Ajuda com Haf 922 e placa-mãe Biostar Tpower i55

CarlosRavinov

know-it-all Member
Registrado
Vou montar meu pc e gostaria de uma ajuda com o Haf 922 e a Placa Mãe Biostar Tpower i55.

--
Manual biostar tpower i55.

http://www.biostar.com.tw/app/pt/mb/accessories.php?S_ID=442

Tem ali na aba Manual pra baixar.
-----------------
0-O que eu faço com aqueles "adesivos" que estão na mobo depois que eu tira-los?
-----------------
1-Dúvidas relativas aos fans do Haf 922.


Eles não encaixam na SYS_FAN. Aqui tem uma foto deles:

http://www.clubedohardware.com.br/fullimage.php?image=27318

http://www.waz.com.br/img/coolermaster/coolermaster_922_detalhe4.jpg

Note os cabos que saem de cima do haf. Como que eu encaixo aquilo na mobo? Eles são assim mesmo?
--
2-Outra dúvida referente tbm aos fans. Na Tpower i55 só tem 3 conectores para fans. O SYS_fan1 e o SYS_fan2 e a CPU_fan. No haf vieram 3 ventoinhas com conectores e eu pretendia colocar mais 3. Duas na lateral e uma na parte de baixo. Onde eu ligo elas na mobo ?


---------------
http://bbs-mychat.com/attach/Fid_460/460_550823.jpg

3-Eu coloco o cabo sata dos Hds(2 de 500 gb) na porta sata3, sata2 ou sata 1?

--
4-E o cabo sata do gravador? Coloco ele em qual desses 3 sata?

--
5-Como eu coloco um hd como master e o outro como slave?

--
6-Está saindo um cabo Sata daqueles vermelhos do Haf. Ligo eles na porta Sata tbm? Em qual?

--
7-Que negócio é aquele de Jumpers que fala no manual na página 14? Não achei na placa mãe.

--
8-Na página 14, sobre o Front panel Header.

a)Eu encaixo o Speaker que veio com o gabinete na mobo, mas e a outra ponta dele? Uma redonda... fica pendurada?

b)Como eu encaixo os cabos de Hdd Led, power led, power-on e reset? Tipo, olhando, eles encaixam de qualquer jeito na mobo... Não são como os cabos sata que só tem uma maneira de encaixar.

c)Saem 2 cabos usb do haf, ambos ligados a um conector. Eu o ligo no F_JUSB1, F_JUSB2 ou F_JUSB3 da mobo? (página 15 do manual).

d)Esses 2 cabos ligados a apenas um conector, já são aqueles 2 conectores USB (o Haf tem 2) que ficam no painel frontal do gabinete?

e)Veio um cabo pra um pino power led + e um cabo pra power led -. Mas no manual indicam 2 pinos power led + e 1 pino power led - na mobo. Não era pra ter vindo 2 cabos power led + e 1 power led - no gabinete?
--
9-O cabo de áudio. Eu ligo cabo Hd audio na mobo. Mas e o AC'97 que tbm sai do Haf? Onde eu o coloco?

--------------
10-Na página 16 do manual, está falando sobre o CD-ROM audio-in Conector.

O que eu ligo aí?

---------------------
11-E naquele JSPDIOUT1? Só ligo se tiver colocado alguma placa no Slot PCI?

--
12-O que eu ligo naquele J1394_1:IEEE 1394 Header?
--
13-Na página 18 do Manual. Clear CMOS Header.

Eu preciso fazer aquilo?

------------
14-Depois de montado, eu tenho que configurar a bios item por item, ou é automático?
 
Nem está com dúvidas né? Bom, estou no trabalho agora, vou responder as que sei sem pesquisar nada:

1) Acredito que os fans de 200mm do HAF 922 você pode ligar direto na fonte, pelos Molex (4 pinos). Como eu fazia no meu HAF 932.

2) Se quiser colocar vários fans e não ficar usando adaptadores, compre um controlador de fans.

3 e 4) Tanto faz.

5) Interface SATA não existe mais isso de Master e Slave. Você escolhe pela Bios qual a ordem de boot deles.

6) Sim, aquilo é um conector para HD's E-SATA olha no manual da placa mãe se é alguma das portas SATA em específico ou se são todas que tem suporte a E-SATA ou hot swap.

7) Não baixei o manual, mais tarde quando tiver um tempo eu edito ou alguém responde abaixo...

8) a) A parte redonda é o speaker, não encaixa em nada, é aquilo que emite o som, óbvio a outra ponta você conecta.
b) Só seguir no manual, sempre tem lá bem detalhado.
c) Tanto faz, os outros vai ter sobrando para futuras portas USB.
d) Sim.
e) Está certo assim. Precisa um + e outro - somente.

9) Como sua placa mãe possui saída audio HD ligue somente aquele, AC97 é para placas mães que possuem saída de audio AC97 ao invés das HD.

10) É um cabo que sai do drive de CD e liga na mobo, não lembro mais direito para que serve, sei que não uso mais aqui.

11) Não sei.

12) 1394, deve ser para conectar uma porta firewire, utilizada em equipamentos de gravação de vídeo geralmente.

13) Clear CMOS é para limpar as configurações da Bios, ou seja, colocar elas novamente em Default (padrão). Provavelmente não precisará dar Clear CMOS.

14) É automático.

Acabou, hehe, se tiver mais alguma dúvida, só perguntar.
 
Última edição:
Amigo os cabos na frente vc liga nos conectores normalmente em baixo da sua placa mãe, se vc ler o manual consegue fazer facilmente... os coolers do haf se não puder ligar na MB, todos possuem adaptador para ligar na fonte...

É um gabinete nota 10 vc vai ver!

abraço!
 
na questao 3,4 de preferencia liga em sequencia sata 0 _ 1 hd sata 1 _ hd 2 sata 3 _ gravadora ...

sobre o setup a configuraçao e a seu gosto.. partes mais tecnicas vc deve procurar informaçoes ..nao saia mudando tudo mude no maximo a ordem de boot e algo que tenho conhecimento pois qualquer mudança errada pode ser pejudicial aos seus componentes..

muitas coisas numa mb ficam sem ligar mesmo tipo diskete.(alguem ainda usa isso).
no manual tmb cita uma coisa.. os modulos de memoria devem ser conctados no DDR3-A1 or DDR3-B1 verifique isto tmb.. pois se conectador nos primeiros possivelmente a MB nao dara video..
 
Última edição:
Como o nightmike respondeu todas as outras perguntas, tentarei resolver a de numero 11:

esta entrada eh provavelmente a de audio SPDIF, pra VGA's q possuem este cabo e ao conecta-lo a esta entrada na mobo, vc passa a ter som via DVI/HDMI. Aqui na minha 9600GT eu faço assim, funciona perfeitamente. Se esta entrada ficar na parte superior esquerda, proxima as USB's, eh ela msm!

image.jpg







vlwzxx..
 
Desculpem a demora, fiquei sem monitor e tive que pegar um reserva .

nightmike

Nem está com dúvidas né? Bom, estou no trabalho agora, vou responder as que sei sem pesquisar nada:

:D

1) Acredito que os fans de 200mm do HAF 922 você pode ligar direto na fonte, pelos Molex (4 pinos). Como eu fazia no meu HAF 932.

Entendi. Pensei que só tinham ligação na mobo.

2) Se quiser colocar vários fans e não ficar usando adaptadores, compre um controlador de fans.

Poderia ser de qualquer marca?

3 e 4) Tanto faz.

Entendi. Pensei que teria que colocar os hds no sata1 e o gravador no sata2.

5) Interface SATA não existe mais isso de Master e Slave. Você escolhe pela Bios qual a ordem de boot deles.

Entendi. Então é só colocar os hds no gabinete, ligar os cabos e acertar pela bios? Não mexo em nenhum pino ou algo do tipo do hd?

6) Sim, aquilo é um conector para HD's E-SATA olha no manual da placa mãe se é alguma das portas SATA em específico ou se são todas que tem suporte a E-SATA ou hot swap.

Não achei nada sobre isso no manual...

7) Não baixei o manual, mais tarde quando tiver um tempo eu edito ou alguém responde abaixo...

Ok.

8) a) A parte redonda é o speaker, não encaixa em nada, é aquilo que emite o som, óbvio a outra ponta você conecta.

E ele fica pendurado na mobo?

b) Só seguir no manual, sempre tem lá bem detalhado.

Entendi quase todos. Só não sei ligar os cabos com entrada para só um pino. Coloco ele com a inscrição que vem nele virada pros pentes de memória?

c) Tanto faz, os outros vai ter sobrando para futuras portas USB.
d) Sim.

Ok.

e) Está certo assim. Precisa um + e outro - somente.

Entendi.

9) Como sua placa mãe possui saída audio HD ligue somente aquele, AC97 é para placas mães que possuem saída de audio AC97 ao invés das HD.

E o que eu faço com o ac97?

10) É um cabo que sai do drive de CD e liga na mobo, não lembro mais direito para que serve, sei que não uso mais aqui.

Então tbm não vou usar.

11) Não sei.

Ok.

12) 1394, deve ser para conectar uma porta firewire, utilizada em equipamentos de gravação de vídeo geralmente.

Entendi.

13) Clear CMOS é para limpar as configurações da Bios, ou seja, colocar elas novamente em Default (padrão). Provavelmente não precisará dar Clear CMOS.

Entendi.

14) É automático.

Então é só acertar, data, hora e pronto?

Acabou, hehe, se tiver mais alguma dúvida, só perguntar.

Vlw!

----------------------------------
SS-Polako

Amigo os cabos na frente vc liga nos conectores normalmente em baixo da sua placa mãe, se vc ler o manual consegue fazer facilmente...

Como assim embaixo da placa mãe?

os coolers do haf se não puder ligar na MB, todos possuem adaptador para ligar na fonte...

É um gabinete nota 10 vc vai ver!

abraço!


Entendi, são adaptadores.

Vlw!

------------------------------------
Filipir

“na questao 3,4 de preferencia liga em sequencia sata 0 _ 1 hd sata 1 _ hd 2 sata 3 _ gravadora ...”

Nossa, não entendi...

sobre o setup a configuraçao e a seu gosto.. partes mais tecnicas vc deve procurar informaçoes ..nao saia mudando tudo mude no maximo a ordem de boot e algo que tenho conhecimento pois qualquer mudança errada pode ser pejudicial aos seus componentes..

Ok. Acho que só vou saber mudar data e hora, rsrs. Mas vou tentar ler bem o manual.

muitas coisas numa mb ficam sem ligar mesmo tipo diskete.(alguem ainda usa isso).
no manual tmb cita uma coisa.. os modulos de memoria devem ser conctados no DDR3-A1 or DDR3-B1 verifique isto tmb.. pois se conectador nos primeiros possivelmente a MB nao dara vídeo

Entendi.

Vlw!

--------------
Palmitoloko

Como o nightmike respondeu todas as outras perguntas, tentarei resolver a de numero 11:

esta entrada eh provavelmente a de audio SPDIF, pra VGA's q possuem este cabo e ao conecta-lo a esta entrada na mobo, vc passa a ter som via DVI/HDMI. Aqui na minha 9600GT eu faço assim, funciona perfeitamente. Se esta entrada ficar na parte superior esquerda, proxima as USB's, eh ela msm!

A Hd5870 não deve ter esse cabo. Pelo menos não veio nenhum com ela.

VlW


--
:thumbs_up
 
2) Sim, de qualquer marca...

5) Somente configura a ordem de boot pela bios, foi-se a época de jumpers em HD e drives de DVD/CD para definir master e slave hehe...

8) a) Sim fica lá pendurado, que nem uma bola na árvore de natal.
b) Isto, inscrição virada para cima, geralmente é este o padrão.

9) Liga o cabo audio HD e deixa o AC97 lá pendurado ao lado. (Mais um enfeite de natal, só colocar depois os pisca-pisca :p).

14) Sim.



SS-Polako

Amigo os cabos na frente vc liga nos conectores normalmente em baixo da sua placa mãe, se vc ler o manual consegue fazer facilmente...

Como assim embaixo da placa mãe?

Parte inferior da placa mãe ele quis dizer, está certo lá onde você está ligando eles...

------------------------------------
Filipir

“na questao 3,4 de preferencia liga em sequencia sata 0 _ 1 hd sata 1 _ hd 2 sata 3 _ gravadora ...”

Nossa, não entendi...

Por preferência siga a ordem, nas duas primeiras portas SATA, que são 0 e 1 respectivamente, ligue os HD's e na porta SATA 2 (que na verdade é a porta de número 3, porque começa a contar do 0 :p) ligue o drive de DVD/CD.


Deixei essa pro final:
6) Sim, aquilo é um conector para HD's E-SATA olha no manual da placa mãe se é alguma das portas SATA em específico ou se são todas que tem suporte a E-SATA ou hot swap.

Não achei nada sobre isso no manual...

Sua placa mãe já possui saidas e-sata na traseira, então se não quiser nem precisa ligar aquele cabo, mas as portas SATA da placa mãe, aquelas internas provavelmente também são hot swap (troca quente traduzindo diretamente, ou seja pode fazer a troca com o PC ligado). Eu particularmente nunca desconecto HD's sata ou e-sata com o PC ligado, mesmo indo lá e removendo o hardware com segurança, prefiro desligar e daí desconectar, neura minha ^^...
 
geralmente as radeons fazem isso nativamente, sem precisar do cabinho que vc encontra nas nvideas...
 
Posta um foto ai para a galera depois que você montar ele todo :yes:
 
2) Sim, de qualquer marca...

Ok.

5) Somente configura a ordem de boot pela bios, foi-se a época de jumpers em HD e drives de DVD/CD para definir master e slave hehe...

Ah, blz, então!

8) a) Sim fica lá pendurado, que nem uma bola na árvore de natal.
b) Isto, inscrição virada para cima, geralmente é este o padrão.

Entendi!

9) Liga o cabo audio HD e deixa o AC97 lá pendurado ao lado. (Mais um enfeite de natal, só colocar depois os pisca-pisca ).

Rsrs. Ok!

14) Sim.

Ok.

SS-Polako

Amigo os cabos na frente vc liga nos conectores normalmente em baixo da sua placa mãe, se vc ler o manual consegue fazer facilmente...

Como assim embaixo da placa mãe?

Parte inferior da placa mãe ele quis dizer, está certo lá onde você está ligando eles...

Ah, tá! Entendi.
------------------------------------
Filipir

“na questao 3,4 de preferencia liga em sequencia sata 0 _ 1 hd sata 1 _ hd 2 sata 3 _ gravadora ...”

Nossa, não entendi...

Por preferência siga a ordem, nas duas primeiras portas SATA, que são 0 e 1 respectivamente, ligue os HD's e na porta SATA 2 (que na verdade é a porta de número 3, porque começa a contar do 0 ) ligue o drive de DVD/CD.

Não sabia que tinha de 1 a 6. Pelo que dava pra entender pelo manual só eram Sata1 a 3. Obrigado!

Deixei essa pro final:
6) Sim, aquilo é um conector para HD's E-SATA olha no manual da placa mãe se é alguma das portas SATA em específico ou se são todas que tem suporte a E-SATA ou hot swap.

Não achei nada sobre isso no manual...

Sua placa mãe já possui saidas e-sata na traseira, então se não quiser nem precisa ligar aquele cabo, mas as portas SATA da placa mãe, aquelas internas provavelmente também são hot swap (troca quente traduzindo diretamente, ou seja pode fazer a troca com o PC ligado). Eu particularmente nunca desconecto HD's sata ou e-sata com o PC ligado, mesmo indo lá e removendo o hardware com segurança, prefiro desligar e daí desconectar, neura minha ^^...

Eu tbm não vou usar isso. Não custa desligar o pc pra desconectar o hardware.

---
Obrigado pela ajuda!
:yes:

--------------------------------------
 
é so vc ligar os hd como preferencia nos primeiros satas ate mesmo por organizaçao depois ligar as gravadoras,etc...

sua placa mae possue 6 satas mais um e-sata..assim como esta nas especificaçaoes pelo site

ARMAZENAMENTO
# 6 x Conector SATA2 3Gb/s
# 1 x Conector eSATA2 3Gb/s
# 1 x Conector IDE
# Suporta SATA RAID: 0,1,5,10
 
Posta um foto ai para a galera depois que você montar ele todo :yes:

Vou ter que pegar uma emprestada(não tenho) então vai demorar um pouco, mas eu tiro e posto aqui!

----
"é so vc ligar os hd como preferencia nos primeiros satas ate mesmo por organizaçao depois ligar as gravadoras,etc...

sua placa mae possue 6 satas mais um e-sata..assim como esta nas especificaçaoes pelo site

ARMAZENAMENTO
# 6 x Conector SATA2 3Gb/s
# 1 x Conector eSATA2 3Gb/s
# 1 x Conector IDE
# Suporta SATA RAID: 0,1,5,10 "

Mas e onde fica esse eSATA? Na traseira tem dois eSATA. Será que é esse?

------
Aproveitando,

15-Eu posso ligar o mouse e o teclado em qualquer usb da traseira da mobo?

16-Pra que serve aquele Optical + Coaxial S.PDIF Out?
 
Eh verdade, as Radeons já possuem entrada HDMI com audio embutido, esqueci de destacar este detalhe.






vlwzxx..
 
No meu post nº 12 quando eu disse:

"Vou ter que pegar uma emprestada(não tenho) então vai demorar um pouco, mas eu tiro e posto aqui"

Eu estava me referindo a câmera digital.
----------------------------------------------------------
"Eh verdade, as Radeons já possuem entrada HDMI com audio embutido, esqueci de destacar este detalhe.

vlwzxx.. "

Mas eu não vou usar a entrada HDMI da Hd5870, vou usar a DVI pra poder liga-lo na Samsung 2233rz...
 
Pra colocar o processador na tpower, eu aperto ele no soquete ou é so colocar devagar que ele encaixa sozinho?

--
Me perdi de novo naquele front panel Header.

No manual está claro o que eu tenho que fazer, mas quando chega na hora de encaixar os cabos do gabinete na placa mãe eu fico perdido...
Não sei se coloco o fio verde do lado direito, o branco do esquerdo, ou se é o vermelho ou o preto pro lado esquerdo... :/

Tem uma letra "g" num dos lados desses fios. Aha que isso significa "ground", não?

Por exemplo. Na página 14 do manual " os pinos "on/off"(pinos 15 e 16) correspondem ao cabo "power sw" do gabinete? Se for, então aquela letra g desse cabo teria que ficar pra direita pra encaixar on, no manual, corresponde ao "ground", mas se eu conecta-lo assim, a iscrição "power sw" dele, ficaria virado pra fora da placa mãe, e não em direção aos pentes de memória, como ficaram os cabos usb e de audio. :/

Alguém conseguiu entender minha dúvida? :/
 
pode colocar o processador no lugar seguindo passos descritos no manual verifique apenas se o processador esta no lugar certo (pelas guias) depois descer a tampinha e travar.

------------

sim o "g" neste caso significa ground = terra no seu caso o lado preto(ou branco) fica para a direita..

o power e o reset nao faz diferença de lado, tanto faz de um lado ou de outro so dele estar no lugar ja esta otimo. agora o power led e o hdd led tem lado ,e neste caso e o lado colorido pra esquerda e o preto ou o branco para direita.
 
pode colocar o processador no lugar seguindo passos descritos no manual verifique apenas se o processador esta no lugar certo (pelas guias) depois descer a tampinha e travar.

------------

sim o "g" neste caso significa ground = terra no seu caso o lado preto(ou branco) fica para a direita..

o power e o reset nao faz diferença de lado, tanto faz de um lado ou de outro so dele estar no lugar ja esta otimo. agora o power led e o hdd led tem lado ,e neste caso e o lado colorido pra esquerda e o preto ou o branco para direita.

Aqui está assim:

--
Hdd Led . 1 fio Vermelho e outro Branco. Vermelho = S + triângulo.
Branco = G.
--
Power Led. Dois fios separados. Um é verde e o outro é branco. Verde tem um sinal de + e a letra G.
Branco Tem um sinal de - e a letra G.
--
Power SW . 1 fio Preto e outro Vermelho. Preto = G.
Vermelho = S + triângulo.
--
Reset SW . Um fio Preto e outro Branco . Preto = S + triângulo. .
Branco = c23
--
Speaker. Um fio Vermelho e outro Preto. 4 encaixe para pinos. 1º Sai um fio vermelho = S + triângulo e um sinal de +
2º Ñ tem fio = G
3º Ñ tem fio = Não tem nada escrito
4º Sai um fio preto = Não tem nada escrito ,tem um sinal de -
-------------
Então é só eu colocar de todos esses aí em cima citados, preto ou branco pra direita e coloridos pra esquerda? Alguns ficarão com o nome deles(hdd led por exemplo) virado pra fora da mobo. Não tem problema?
 
Provavelmente este "G" significa Ground sim.

pra instalar o CPU, basta retirar a trava (aquela especie de "palito") da parte de baixo da chapinha de metal, levantar esta chapinha, colocar o processador, q só ficará encaixado em uma posiçao, ou seja, nao tem como errar, fechar a chapinha sobre ele e pressionar com a trava.






vlwzxx..
 
Última edição:
sim a escrita dos conectores fica virado para fora da MB.
 
Provavelemnte este "G" significa Gorund sim.

pra instalar o CPU, basta retirar a trava (aquela especie de "palito") da parte de baixo da chapinha de metal, levantar esta chapinha, colocar o processador, q só ficará encaixado em uma posiçao, ou seja, nao tem como errar, fechar a chapinha sobre ele e pressionar com a trava.






vlwzxx..

Entendi. Obrigado!


sim a escrita dos conectores fica virado para fora da MB.

Só desses que eu citei, né?

Ainda estou em dúvida a respeito do "Reset Sw". Os fios dele são preto e branco.

Fiz esse esquema baseado no desenho do Snake Plissken, que retirei daqui: http://www.adrenaline.com.br/forum/...248870-instalar-cabos-power-sw-reset-etc.html

Em todos os fios, o branco e o preto sempre tem a letra G, já os fios vermelhos sempre tem um triângulo e a letra S em cima, e sempre estão do lado esquerdo.

Mas no caso do "Reset SW" o Preto está com o triângulo + a letra S em cima, e o branco é c23. ???

No caso do "Reset SW", o fio que possue o triângulo e a letra S em cima (que em todos os outros fios ficavam do lado esquerdo) ficará do lado direito(Pin 8) porque o pin 7 tem que ser "G" (Ground), e ground seria o fio branco = c23...

--
Alguém pode me ajudar com isso? :wacko:


________________________________________________________
Hdd Led . 1 fio Vermelho e outro Branco. Vermelho = S + triângulo.
Branco = G.
________________________________________________________

Power Led. Dois fios separados. Um é verde e o outro é branco. Verde tem um sinal de + e a letra G.
Branco Tem um sinal de - e a letra G.
________________________________________________________

Power SW . 1 fio Preto e outro Vermelho. Preto = G.
Vermelho = S + triângulo.
________________________________________________________

Reset SW . Um fio Preto e outro Branco . Preto = S + triângulo. .
Branco = c23
________________________________________________________

Speaker. Um fio Vermelho e outro Preto. 4 encaixe para pinos. 1º Sai um fio vermelho = S + triângulo e um sinal de +
2º Ñ tem fio = G
3º Ñ tem fio = Não tem nada escrito
4º Sai um fio preto = Não tem nada escrito ,tem um sinal de -
________________________________________________________
 

Attachments

  • Dados painel Frontal.bmp
    175.8 KB · Visitas: 204
  • Imagem painel frontal.bmp
    234.6 KB · Visitas: 275
Editado por um moderador:
amigo vc poderia pedir ajuda presencial tbm com algum amigo seu que entenda de hardware...:yes::wave:
 
amigo vc poderia pedir ajuda presencial tbm com algum amigo seu que entenda de hardware...:yes::wave:

Se eu tivesse algum amigo que entendesse de hardware eu já teria pedido a ajuda dele faz tempo. ;)

Esta no manual assim, então se encaixa perfeitamente esta certo.

Pelo jeito, tanto os power led, quanto o reset sw, power sw, hdd led encaixam perfeitamente de qualquer jeito, mas não é porque encaixam que está certo. :/
 
Mas como já foi dito, o POWER SW e o RESET SW, não importa a posição dos fios.


So vai importar se for o HDD led e o POWER led; se ligar errado os led's não ligam
 
Editado por um moderador:
Mas como jah foi dito, o POWER SW e o RESET SW, não importa a posição dos fios.


So vai importar se for o HDD led e o POWER led, se ligar errado os led's não ligão

Sim, o amigo filipir me disse isso. Mas é só por previnir mesmo, se todos os outros tem lado certo pra encaixar, só esses dois não teriam? Fico na dúvida... Ainda mais com o resert e o power, imagina se eu os ligo de qualquer jeito e dá algum problema? Se os hdd led e o power led, ficariam sem ligar, imagina se o power e o reset ficassem sem funcionar. :/
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo