Ajuda com Overclock na 980 G1 Gaming.

TheBaltar

know-it-all Member
Registrado
Olá amigos,

Adquiri recentemente essa placa que já tinha 01 ano de vida.
Minha última Nvidia havia sido a 9600GT, então eu estou meio por fora de Overclock em placas na Nvidia.
Bom, vamos lá ao que ocorre.

Config
GA990FXa-UD3
AMD FX8320 @ 4700 (estável)
Asus Xonar DSX
EVGA 850W G2
VGA 980 G1 Gaming da Gigabyte + Driver 364.72 ou 364.51. (ASIC 70%)
Windows 10 Enterprise 1151 original.

Setei no MSI AFB, +71 no Clock e +130 na memória e não alterei a voltagem.
Já cheguei a setar +115 no Clock e +200 na memória, e também, apenas +50 +50 em cada.
Tenho apenas 02 jogos instalados pra testar, Witcher 3 e DayZ. O Witcher 3 simplesmente fecha sozinho depois de alguns minutos jogando, já no DayZ que usa apenas 50% da placa, o driver para de responder em alguns minutos.
Rodando Valley ou Firestrike, nada disso acontece, também não vejo artefatos e a temperatura máxima máxima máxima mesmo que vi a VGA após trocar a pasta térmica é 66º com 65% da rotação da fan.

Estou chateado com isso, sempre ouvi falar bem dos drivers da NVIDIA e mal do Drivers da AMD, porém nunca tive problemas com Drivers utilizando AMD e olha que tive HD4830, HD4870, HD5850, HD7950, HD7970, 290, 290x e 390x. Há tempos eu não via a mensagem "O driver de vídeo parou de funcionar e se recuperou".
No caso das AMD, isso até acontecia com um over mal feito, porém não acredito que uma G1 Gaming não aguente +50 +50 de over sem alterações na voltagem.

Outro fator estranho é, quando estou testando o overclock do processador com o IntelBurn, o driver de vídeo da Nvidia para de responder também. WTF? Isso eu JAMAIS tinha visto!

Alguém pode me ajudar? Esses drivers realmente são umas porcarias?
Obrigado!
 
Última edição:
Você experimentou aumentar a voltagem e o power limit para ver se para de travar o driver?
Utilizando em Stock travou alguma vez?
 
Você experimentou aumentar a voltagem e o power limit para ver se para de travar o driver?
Utilizando em Stock travou alguma vez?

Utilizando em stock eu testei apenas no desktop, e aí ocorre o erro quando eu passo o Intelburn.
O problema é que os erros são intermitentes, e o estranho é que nos Benchmarks não apresenta nada de errado.
 
Fala ai Beetlejuice hahaha. Então cara, pra aumentar 100MHz creio que seja necessário subir a voltagem. Outra que essa série 9xx da nvidia tem o boost 2.0 que aumenta ainda mais o clock. Se vc coloca por exemplo +50Mhz ele aumenta sozinho +75Mhz.. Então tem que compensar um pouco na voltagem e assim como over de CPU tem que ver se compensa a performance extra. Instabilidade em softwares por causa de over é imprevisível, pode estar estável no firestrike mas não no bruxao. Por isso é melhor testar no softwarre mais cruel possível.


EDIT: assim como o amigo acima disse, tem que aumentar o "power limit", eu pessoalmente sempre deixo no máximo e tiro o "link" com as temperaturas. Meu SLI roda aqui com +40MHz e a primeira placa fica sempre a 80° no pior cenário possível.
 
A nvidia andou dando umas mancadas em alguns releases de driver atualmente, aqui instalei o 364.72 depois de muito estudo / leitura em muitos fóruns e tendo o backup da imagem do meu Win10 com o 362.00 instalado kkk

Posta o clock da GPU com o programa GPU-Z só pra gente ter uma ideia melhor.

Pra vc ter uma referência de clock, aqui nas EVGA reference card eu consigo na GPU (sem overvolt) 1512MHz Boost clock e o de prache nas memórias (2000x4 = 8000MHz), com overvoltage de +87mV chega a quase 1600MHz no core com estabilidade, claro que não uso isso.
 
A nvidia andou dando umas mancadas em alguns releases de driver atualmente, aqui instalei o 364.72 depois de muito estudo / leitura em muitos fóruns e tendo o backup da imagem do meu Win10 com o 362.00 instalado kkk

Posta o clock da GPU com o programa GPU-Z só pra gente ter uma ideia melhor.

Pra vc ter uma referência de clock, aqui nas EVGA reference card eu consigo na GPU (sem overvolt) 1512MHz Boost clock e o de prache nas memórias (2000x4 = 8000MHz), com overvoltage de +87mV chega a quase 1600MHz no core com estabilidade, claro que não uso isso.

Eu aumentei o Power Limit para +122, coloquei o boost em 1455Mhz e +200 na memória.
Por enquanto, parece estável. Ontem pelo menos não travou mais.
Continuarei testando.
 
Eu aumentei o Power Limit para +122, coloquei o boost em 1455Mhz e +200 na memória.
Por enquanto, parece estável. Ontem pelo menos não travou mais.
Continuarei testando.


Como estão as temps? Seria bom testar no Metro redux/2033 cara. Esse jogo é ducaraio rs pra testar estabilidade em overs.
 
Como estão as temps? Seria bom testar no Metro redux/2033 cara. Esse jogo é ducaraio rs pra testar estabilidade em overs.

Queria saber qual a voltagem padrão da placa de vcs.
Acho que descobri o erro, a tensão da minha placa é muito baixa 1.2060mv, então eu mudei para 12320mv e por enquanto consegui jogar Witcher 3 por 5h @ 1500/1850.
A temperatura aqui em 1500/1850 com o ar condicionado em 25º fica no máximo em 62º com a fan em 68%. Sem o ar fica em 66º.
 
Queria saber qual a voltagem padrão da placa de vcs.
Acho que descobri o erro, a tensão da minha placa é muito baixa 1.2060mv, então eu mudei para 12320mv e por enquanto consegui jogar Witcher 3 por 5h @ 1500/1850.
A temperatura aqui em 1500/1850 com o ar condicionado em 25º fica no máximo em 62º com a fan em 68%. Sem o ar fica em 66º.


Cara, tá ai uma coisa que ainda não analisei. Minha VGA obviamente é uma vga "básica". Não tem nada de "super OC extreme modafocka" haha então deve ser a voltagem de referência, assim que chegar faço um test no witcher 3 pra ficar o mesmo ambiente que vc e te digo. Suas temps estão ótimas, não tem nenhum risco pra VGA.
 
Então, vi uma média de 1.225Mv pra 1370MHz no core. Então deve ser isso, engraçado que eu tinha um SLI de GTX660 Ti da Giga, dessa versão especial com dois fans e OC e elas travavam muito em jogos, anos depois eu fui descobrir que era por causa da voltagem que era baixa demais... Me pergunto se a Giga faz isso propositalmente. Pq no meu caso travava nos jogos, como se o over de fábrica estivesse instável..
 
A minha aqui tb travava em games com o erro TDR, aí descobri que era a voltagem mínima que estava baixa demais . Fiz um tuto que um user aqui do forum que estava com o mesmo problema postou e setei para mais 150 no Mv e nunca mais tive problemas.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo