Ajuda com Overclock Ryzen 7

random_user

Well-Known Member
Registrado
Tenho um Ryzen 7 1700 3.0ghz e gostaria de fazer overclock nele, como sou iniciante em overclock no processador estou enfrentando um pouco de dificuldade

Estava mexendo pelo Ryzen Master Application por ser mais simples, só consegui deixar "estável" em 3.7Ghz com 1.28v e em 3.8Ghz com 1.37v, estável entre parenteses pois ainda assim crasha depois de mais ou menos meia hora no prime95 e alguns testes em sequência no cinebench, mas foi o que mais demorou pra travar

Não sei se meu chip que veio uma merd@ ou eu que não estou sabendo fazer o OC.

Minha placa mãe é a ASUS STRIX B350-F e meu cooler é o DeepCool Gammaxx 300 e a fonte é uma Corsair CX500.
O uso principal do processador é para Jogos. Procuro um overclock 100% estável e não degrade muito a cpu em longo prazo com uso 24/7

Se alguém souber algum tutorial detalhado ou mesmo puder me ajudar por aqui eu ficaria muito agradecido!
 
Os seus resultados são parecidos com os meus. Eu consigo estabilizar o meu em 3.7GHz @1.2575V. Em 3.8GHz teria que subir muito próximo de 1.38V e com cooler stock já começa a esquentar demais.

Você conseguiu estabilizar em 3.7GHz? Você pode alterar os valores do LLC (load line calibration) se a sua placa tiver essa opção, para tornar o seu OC estável.
 
Aconteceu exatamente com o meu Ryzen 5 1600X!

Queria subir para 3.8 porém a voltagem teria que subir bastante!

Será que um water cooler de boa qualidade aguentaria facil uns 3.8 a 3.9?

Os seus resultados são parecidos com os meus. Eu consigo estabilizar o meu em 3.7GHz @1.2575V. Em 3.8GHz teria que subir muito próximo de 1.38V e com cooler stock já começa a esquentar demais.

Você conseguiu estabilizar em 3.7GHz? Você pode alterar os valores do LLC (load line calibration) se a sua placa tiver essa opção, para tornar o seu OC estável.
 
Aconteceu exatamente com o meu Ryzen 5 1600X!

Queria subir para 3.8 porém a voltagem teria que subir bastante!

Será que um water cooler de boa qualidade aguentaria facil uns 3.8 a 3.9?

Isso faria a temperatura cair e te daria mais espaço para aprimorar o OC. Com a temperatura baixa, o seu fator limitador seria o Vcore, que de acordo com fontes confiáveis, não deve passar de 1.425V. E esse é o limite máximo do máximo.
 
Tenho um 1600 e uma asus strix b350-f fiz over pra 3.8 aqui direto na bios e esta estavel rodando jogos e cinebeach sem erro e temperaturas boas .Hoje baixei o ryzen master pra ver como e mais prefiro direto na bios
 
Aconteceu exatamente com o meu Ryzen 5 1600X!

Queria subir para 3.8 porém a voltagem teria que subir bastante!

Será que um water cooler de boa qualidade aguentaria facil uns 3.8 a 3.9?

Bem estranho isso. Geralmente os 1600X chegam tranquilamente a 3.9ghz com 1.30-1.35v. Qual é a sua placa mãe?
Tanto na Asus B350 plus quanto na X370 pro consegui 4.0ghz @ 1.368v 100% estável.
 
Sim a minha é a B350 plus, to rodando a 1.3635 3.8GHz

Pra mim rodar 4.0 eu vou precisar de 1 watercooler ou 1 air cooler mais potente eu acho...

Bem estranho isso. Geralmente os 1600X chegam tranquilamente a 3.9ghz com 1.30-1.35v. Qual é a sua placa mãe?
Tanto na Asus B350 plus quanto na X370 pro consegui 4.0ghz @ 1.368v 100% estável.
 
Não vale a pena deixar em @3.80Ghz no seu caso, o ganho de performance não compensa a perda por causa dessa voltagem alta. Deixe com @3.70Ghz e 1.30V, e seja feliz.
 
Eu tô sofrendo pra overclockar também. Tenho um 1600X, com cooler Gammaxx 400, e ele só boota a 3.8, 1.35V mas trava no Prime depois de um tempo. Se for pra rodar a 3.8, prefiro deixar em stock com voltagem normal. O que me dá mais medo é que a temperatura monitorada pelo Ryzen Master passa de 75º depois de um tempo de prime, com overclock. E o bizarro é que placa-mãe informa três temperaturas diferentes de CPU, conforme imagem abaixo, e nem sei em qual confiar.

VzRESaF.jpg

O detalhe é que a minha memória está a 3.333 MHz. Será que isso é o que está limitando o meu potencial de Overclock? A MoBo é uma ASRock X370 Professional Gaming.
 
Opa. Valeu pela resposta, @DrongoCS. Na verdade o app é pra minha Placa-mãe mesmo, e funciona direitinho, mas a temperatura que eu queria é a TDie. A TCtrl é a TDie +20 graus (pra que isso?) e a "CPU Temperature" é a temperatura do sensor do soquete, por isso ela não fica tão quente quanto o CPU mesmo. Tanto o HWMonitor quanto o Ryzen Master mostram a TDie, e eu já tinha pesquisado em outros lugares, mes me esqueci de atualizar aqui. De qualquer jeito, meu processador esquenta muito no Prime a 1.35V (bateu 82 graus já), e a menos que isso eu não consigo nem bootar a 3.9 GHz.

Pra passar de 3.8 vou ter que comprar um Water Cooler, então no momento tô usando em stock mesmo, porque faz muito pouca diferença entre 3.6 (que ele sempre overclocka sozinho pra 3.7) e 3.8. Estou vendo qual tensão mais baixa que eu consigo deixar o SOC que estabiliza minha memo em 3.333, porque isso já deve me dar uns grauzinhos, e de repente eu consigo pegar 3.9 sem grandes problemas, até porque nenhum jogo aqui esquenta meu computador tanto quanto o Prime, rs.

Voltando ao aplicativo, as temperaturas e tensões todas batem com os dados do HW Monitor, só não atualiza em tempo real, e não tem a mesma precisão por causa do número de casas decimais. Ou seja, funciona sim.
 
Depois de muito pesquisar testar e experimentar, consegui estabilizar meu Ryzen 7 1700 em 3.9Ghz e 1.37V

As temperaturas estão boas só fiquei preocupado com a voltagem e degradação do processador

1.37V é seguro para usar em 24/7? O tempo inteiro mesmo, meu PC fica o tempo todo ligado, eu nunca desligo ele. Será que essa voltagem vai desgastar muito?
 
Depois de muito pesquisar testar e experimentar, consegui estabilizar meu Ryzen 7 1700 em 3.9Ghz e 1.37V

As temperaturas estão boas só fiquei preocupado com a voltagem e degradação do processador

1.37V é seguro para usar em 24/7? O tempo inteiro mesmo, meu PC fica o tempo todo ligado, eu nunca desligo ele. Será que essa voltagem vai desgastar muito?
100% seguro, e 0 degradação.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo