Ajuda com PC para jogar em 1080p@60FPS

LastOneAlive

Estudante de Ciências Contábeis
Registrado
Bom dia, boa tarde, boa noite!

Buenas, sou novo aqui no fórum e venho pedir a ajuda de vossa sabedoria para eu montar meu PC. Como o título já diz, estou "mirando" nos 60FPS em 1080p, sem títulos específicos, sou gamer casual, então gostaria de jogar tudo que há atualmente. Pois então, meu orçamento é meio apertado (sou estagiário e universitário, então já viu rsrs), eu conseguiria pagar uma parcela de até uns 370 reais(10x). Peço para que não sugiram PCs que custam R$ 3.700 à vista, pois não tenho a grana na mão e todos sabem que a vista se consegue algo melhor com preço menor.

Eu pensei num PC assim:

Processador AMD Ryzen 5 1400
Water Cooler CoolerMaster MasterLiquid Lite 120
Placa Mãe MSI A320M PRO-VH PLUS Socket AM4
2x Memória Adata 4GB(1x4) 2400MHz DDR4
Placa de Vídeo Galax GeForce GTX 1060 6GB EXOC
HD Seagate 1TB Barracuda 3,5 Pol 7200 RPM 64MB Cache
Gabinete DeepCool Gamer Wave V2
Ventoinha DeepCool XFAN 120
Fonte EVGA 750 N1 750W PFC Ativo

Total a prazo: 10x R$ 377,58 (FRETE INCLUÍDO)

Peço para que opinem, discordem, concordem, sugiram como devo montá-lo o mais barato possível para atingir os 1080p@60 FPS.

Um forte abraço!

OBS.: Realmente não entendo muita coisa sobre PC, então se vcs acham que o hardware e fraco pro meu propósito ou que não precisa tudo isso, enfim, me ajudem rsrs. Quero o melhor Custo X Benefício possível para 1080p@60FPS.
 
Olá, ótima configuração.

Minha opinião: Incluir um HD SSD. exemplo: (Samsung 850 Evo 240gb)
Caso o orçamento esteja apertado você pode economizar em algumas peças do kit. como por exemplo o WalterCooler entre outras.

Não pesquisei sobre detalhes de peças (Placa mãe essas coisas).
 
Vou ser apedrejado aqui, mas o valor da 1060 6gb em relação a 1060 3gb não condiz com o ganho de performasse. Pega essa diferença de valor e compra um SSD.
Qualquer site que avalie o CxB hj mostra que a 3gb tem um custo benefício melhor. E no futuro é bem mais provável que a placa fique obsoleta pelo chip gráfico que pela quantidade de ram.
Sim, existe alguns poucos jogos que a 3gb vai perde em ram, mas isso é exceção e não a regra.
Os seus 300 reais de diferença vão durar muito mais em um SSD.
 
Vou ser apedrejado aqui, mas o valor da 1060 6gb em relação a 1060 3gb não condiz com o ganho de performasse. Pega essa diferença de valor e compra um SSD.
Qualquer site que avalie o CxB hj mostra que a 3gb tem um custo benefício melhor. E no futuro é bem mais provável que a placa fique obsoleta pelo chip gráfico que pela quantidade de ram.
Sim, existe alguns poucos jogos que a 3gb vai perde em ram, mas isso é exceção e não a regra.
Os seus 300 reais de diferença vão durar muito mais em um SSD.

Pensei nisso tb. O ideal era eu colocar o SSD e não mudar a GPU, mas como eu disse, meu orçamento é meio apertado, então eu terei de abrir mão de algo para incluir o SSD. Você acredita então que a 1060 3GB seria suficiente? Consequentemente eu poderia pegar uma fonte menos potente, pois acredito eu que a GPU que eu coloquei no orçamento subiu bastante os Watts - não sei se de repente é pelo fato dela ser EXOC.
 
Configuração está boa, só não tem necessidade do Water Cooler, e tente pegar uma placa mãe B350, de resto está tudo certo, roda todos os jogos hoje em 1080p / Ultra / 60 FPS. E tem a fonte que está bem exagerada, uma CX550 é melhor dimensionada.
 
Pensei nisso tb. O ideal era eu colocar o SSD e não mudar a GPU, mas como eu disse, meu orçamento é meio apertado, então eu terei de abrir mão de algo para incluir o SSD. Você acredita então que a 1060 3GB seria suficiente? Consequentemente eu poderia pegar uma fonte menos potente, pois acredito eu que a GPU que eu coloquei no orçamento subiu bastante os Watts - não sei se de repente é pelo fato dela ser EXOC.

Processador AMD Ryzen 5 1400 - Está bom
Water Cooler CoolerMaster MasterLiquid Lite 120 - Não acho que tenha necessidade de um Water Cooler, principalmente se não tiver a intensão de fazer overclock
Placa Mãe MSI A320M PRO-VH PLUS Socket AM4 - Está bom
2x Memória Adata 4GB(1x4) 2400MHz DDR4 - Compraria 1x de 8GB, não vai ter uma diferença muito grande nos jogos e de quebra abre a possibilidade de um upgrade futuro pra 16GB
Placa de Vídeo Galax GeForce GTX 1060 6GB EXOC - Aí entra a questão polêmica. Com base na minha argumentação acima eu prefiro pegar a 3GB e comprar um SSD. Mas também existe a possibilidade de pegar uma 1070 mais basicona, já que tem como economizar em outras peças. Não acho a 1060 6GB ruim (Ela é superior na verdade), só penso que a diferença de preço entre as duas no mercado hoje faz da 6Gb uma escolha não tão boa pra quem precisa de outras peças básicas.
HD Seagate 1TB Barracuda 3,5 Pol 7200 RPM 64MB Cache - Está bom
Gabinete DeepCool Gamer Wave - Está bom (Ísso é muito pessoal na verdade)
Ventoinha DeepCool XFAN 120
Fonte EVGA 750 N1 750W PFC Ativo - Não entendo de fontes, mas no site https://outervision.com/power-supply-calculator diz que uma 1070 com o seu processador pede uma 600W pra rodar com folga. Então dá pra dar uma economizada aí sim
 
Configuração está boa, só não tem necessidade do Water Cooler, e tente pegar uma placa mãe B350, de resto está tudo certo, roda todos os jogos hoje em 1080p / Ultra / 60 FPS. E tem a fonte que está bem exagerada, uma CX550 é melhor dimensionada.

Pois é, cara, eu montei esse PC na Pichau e dizia que precisava de pelo menos uma fonte de 700W :/
 
Seguindo os conselhos e analisando novamente buscando o melhor CxB, fiz algumas modificações

Processador AMD Ryzen 5 1400
Placa Mãe MSI A320M PRO-VH PLUS Socket AM4
2x Memória Adata 4GB(1x4) 2400MHz DDR4
Placa de Vídeo Galax GeForce GTX 1060 3GB OC DDR5
HD Seagate 1TB Barracuda 3,5 Pol 7200 RPM 64MB Cache
SSD Sandisk Plus 120Gb
Gabinete DeepCool Gamer Wave V2
Ventoinha DeepCool XFAN 120
Fonte ThermalTake Smart Atx 80Plus White 600W

Total a prazo: 10x R$ 348,65 (FRETE INCLUÍDO)

Ainda tô em dúvida da questão da fonte, no site da Pichau diz que precisa de, no mínimo, 575W para essa config. Confere ou menos já é suficiente?

Ainda aberto para sugestões de modificações na config :DD
 
Configuração está boa, só não tem necessidade do Water Cooler, e tente pegar uma placa mãe B350, de resto está tudo certo, roda todos os jogos hoje em 1080p / Ultra / 60 FPS. E tem a fonte que está bem exagerada, uma CX550 é melhor dimensionada.
Cara, sou bem leigo no assunto. O que essa placa mãe é melhor com relação a outra?
 
Segue a conf. que recomendo, só a memoria que não consegui selecionar de 2400MHz mas é o mesmo valor!
PROCESSADOR AMD RYZEN 5 1400 QUATRO NÚCLEOS CACHE 10MB 3.2GHZ AM4 - YD1400BBAEBOX
PLACA MÃE MSI B350M BAZOOKA SOCKET AM4 CHIPSET AMD B350
MEMORIA ADATA XPG 8GB (1X8) 2133MHZ DDR4, AX4U213338G15-SBF (alterar pra 1 pente de 8gb 2400MHz depois você compra outro pente de 8gb)
PLACA DE VÍDEO GALAX GEFORCE GTX 1060 3GB EX OC WHITE GDDR5 192-BIT, 60NNH7DVM3NW
SSD PLUS SANDISK 120G, SDSSDA-120G-G26
HD SEAGATE 1TB BARRACUDA 3,5 7200 RPM 64MB CACHE
GABINETE DEEPCOOL GAMER WAVE V2, DP-MATX-DPWAVE2
FONTE EVGA 550 G3 80 PLUS GOLD 550W PFC ATIVO, 220-G3-0550-Y0 (coloquei uma de 550w Gold)

  • 10x de R$385,48
    sem juros no cartão
  • à vista R$3.385,24
    no boleto com 12% de desconto
Cooler usa o Stock mesmo, se quiser pode trocar depois!!!
 
Segue a conf. que recomendo, só a memoria que não consegui selecionar de 2400MHz mas é o mesmo valor!
PROCESSADOR AMD RYZEN 5 1400 QUATRO NÚCLEOS CACHE 10MB 3.2GHZ AM4 - YD1400BBAEBOX
PLACA MÃE MSI B350M BAZOOKA SOCKET AM4 CHIPSET AMD B350
MEMORIA ADATA XPG 8GB (1X8) 2133MHZ DDR4, AX4U213338G15-SBF (alterar pra 1 pente de 8gb 2400MHz depois você compra outro pente de 8gb)
PLACA DE VÍDEO GALAX GEFORCE GTX 1060 3GB EX OC WHITE GDDR5 192-BIT, 60NNH7DVM3NW
SSD PLUS SANDISK 120G, SDSSDA-120G-G26
HD SEAGATE 1TB BARRACUDA 3,5 7200 RPM 64MB CACHE
GABINETE DEEPCOOL GAMER WAVE V2, DP-MATX-DPWAVE2
FONTE EVGA 550 G3 80 PLUS GOLD 550W PFC ATIVO, 220-G3-0550-Y0 (coloquei uma de 550w Gold)

  • 10x de R$385,48
    sem juros no cartão
  • à vista R$3.385,24
    no boleto com 12% de desconto
Cooler usa o Stock mesmo, se quiser pode trocar depois!!!

Show de bola! 550W é suficiente então? A minha curiosidade ficou por conta dessa placa mãe. O que muda nela com relação a MSI A320M?
 
Show de bola! 550W é suficiente então? A minha curiosidade ficou por conta dessa placa mãe. O que muda nela com relação a MSI A320M?
Placa mae com chipset B350 permite overclock, A320 não, entre outras coisas, como número de conexões.
Mesmo q vc nao queria fazer overclock, a diferença é pequena e a longo prazo quando quiser extrair mais do seu PC vai valer a pena.

Sobre a fonte, esse PC, mesmo se fizer overclock do processador a 3.8GHz com vcore de 1.35, vai usar somente 371W em full load.
Pegaria uma EVGA 500W 80+ Bronze que sai metade do preço e mesmo que troque a vga e o processador futuramente ainda vai dar conta.
https://www.pichau.com.br/hardware/...-80-plus-bronze-pfc-ativo-500w-100-b1-0500-kr
 
Show de bola! 550W é suficiente então? A minha curiosidade ficou por conta dessa placa mãe. O que muda nela com relação a MSI A320M?
Sim é o suficiente, essa fonte é gold, diferente dá que você seleciono white que pra mim não compensa, dá uma pesquisa sobre a placa mãe, mas as duas atende sua conf.
 
Placa mae com chipset B350 permite overclock, A320 não, entre outras coisas, como número de conexões.
Mesmo q vc nao queria fazer overclock, a diferença é pequena e a longo prazo quando quiser extrair mais do seu PC vai valer a pena.

Sobre a fonte, esse PC, mesmo se fizer overclock do processador a 3.8GHz com vcore de 1.35, vai usar somente 371W em full load.
Pegaria uma EVGA 500W 80+ Bronze que sai metade do preço e mesmo que troque a vga e o processador futuramente ainda vai dar conta.
https://www.pichau.com.br/hardware/...-80-plus-bronze-pfc-ativo-500w-100-b1-0500-kr
Boa dica, pode ser essa tbm!
 
Placa mae com chipset B350 permite overclock, A320 não, entre outras coisas, como número de conexões.
Mesmo q vc nao queria fazer overclock, a diferença é pequena e a longo prazo quando quiser extrair mais do seu PC vai valer a pena.

Sobre a fonte, esse PC, mesmo se fizer overclock do processador a 3.8GHz com vcore de 1.35, vai usar somente 371W em full load.
Pegaria uma EVGA 500W 80+ Bronze que sai metade do preço e mesmo que troque a vga e o processador futuramente ainda vai dar conta.
https://www.pichau.com.br/hardware/...-80-plus-bronze-pfc-ativo-500w-100-b1-0500-kr

Muito obrigado pelos esclarecimentos. Vou de B350, sem dúvida.
 
Vai conseguir 1080p tranquilo

O meu pc da descrição esta sobrando pra 1080p 60FPS
 
O rapaz que recomendou a fonte da EVGA 550 G3, trocou a 1060 de 6Gb por uma de 3Gb, essa troca nunca que vale a pena. Com certeza é melhor pegar a Smart 500/600W + GTX 1060 6GB.
 
Pensei nisso tb. O ideal era eu colocar o SSD e não mudar a GPU, mas como eu disse, meu orçamento é meio apertado, então eu terei de abrir mão de algo para incluir o SSD. Você acredita então que a 1060 3GB seria suficiente? Consequentemente eu poderia pegar uma fonte menos potente, pois acredito eu que a GPU que eu coloquei no orçamento subiu bastante os Watts - não sei se de repente é pelo fato dela ser EXOC.

O rapaz que recomendou a fonte da EVGA 550 G3, trocou a 1060 de 6Gb por uma de 3Gb, essa troca nunca que vale a pena. Com certeza é melhor pegar a Smart 500/600W + GTX 1060 6GB.

Olá amigo
Pelas contas ele pode pegar um fonte Corsair CX430, pois todo a configuração (p.mãe + ryzen 5 1400 + 2x 8gb Ddr4 (16gb) + HD + SSD + 2 fan 120 e um WC H80i) daria 340w.

https://outervision.com/power-supply-calculator

A GTX 1060 6gb seria a melhor opção.
 
Última edição:
O rapaz que recomendou a fonte da EVGA 550 G3, trocou a 1060 de 6Gb por uma de 3Gb, essa troca nunca que vale a pena. Com certeza é melhor pegar a Smart 500/600W + GTX 1060 6GB.
Vi vídeos comparativos entre as duas GPUs e realmente a diferença de preço não condiz com a diferença de desempenho. O melhor custo x benefício acredito que seja a de 3GB.

Edit: A questão é a longevidade. Em seguida os jogos vão exigir mais VRAM, e a de 3GB pode ficar praticamente obsoleta.
 
Última edição:
Vi vídeos comparativos entre as duas GPUs e realmente a diferença de preço não condiz com a diferença de desempenho. O melhor custo x benefício acredito que seja a de 3GB.

Edit: A questão é a longevidade. Em seguida os jogos vão exigir mais VRAM, e a de 3GB pode ficar praticamente obsoleta.
O problema é que os jogos já usam mais de 4Gb de VRAM, a de 3Gb já está teoricamente obsoleta pro padrão de desempenho da 1060.
 
O problema é que os jogos já usam mais de 4Gb de VRAM, a de 3Gb já está teoricamente obsoleta pro padrão de desempenho da 1060.

Vi testes em que colocavam lado a lado as placas rodando os jogos nas mesmas configurações gráficas. Tirando o Máfia 3( esse sim deu uma diferença de uns 11 FPS), a maioria dos jogos dava 3~4 FPS de diferença. Isso procede?

Como eu disse, busco o melhor custo x beneficio para jogar em Full HD@60FPS, mas tb não vale a pena pegar uma 1060 3GB, economizar 300 reais, se os próximos jogos ela já não aguente a qualidade High.
 
Vi testes em que colocavam lado a lado as placas rodando os jogos nas mesmas configurações gráficas. Tirando o Máfia 3( esse sim deu uma diferença de uns 11 FPS), a maioria dos jogos dava 3~4 FPS de diferença. Isso procede?

Como eu disse, busco o melhor custo x beneficio para jogar em Full HD@60FPS, mas tb não vale a pena pegar uma 1060 3GB, economizar 300 reais, se os próximos jogos ela já não aguente a qualidade High.
A diferença da 3Gb pra de 6Gb é uns 7-8 FPS. O grande problema são as texturas, maioria dos jogos hoje se colocar no Ultra a VRAM já estoura os 3Gb...
 
Vou pegar a de 6GB mesmo então, deixo para comprar um monitor mais pra frente daí, vou jogando na TV(só jogo jogos offline mesmo, inputlag não é problema).
 
Sua config dá e sobra para 1080p / 60FPS.

Montei recentemente para meu irmão uma máquina bem mais modesta, com Pentium G4560, GTX 1050 2GB, 8 GB DDR4, HD 1 TB, Fonte 400W Corsair e uma placa mãe micro-atx da Gigabyte. Já fiz testes em vários jogos e ela consegue rodar muitos no HIGH em 60 FPS a 1080p. Outros precisa baixar filtros ou texturas para MEDIO, aí mantém 60FPS em Full HD de boas.
 
Vou pegar a de 6GB mesmo então, deixo para comprar um monitor mais pra frente daí, vou jogando na TV(só jogo jogos offline mesmo, inputlag não é problema).

Colega, veja uma fonte de 500W como uma CX500 ou mesmo uma EVGA 500B, usso se a economia dessa troca for maior que 50,00

Seu futuro PC é muito econômico no fator energético da qual não ultrapassará nem 400W em carga máxima, então uma fonte de 500W dará ao PC uma boa folga para colocar qualquer outra peça.

Quanto a GTX 1060, o fator da pulga atrás da orelha é se daqui a dois anos os jogos realmente vai usar mais de 3GB de Vram, pois nos review entre 3GB e 6GB o que faz a diferença entre elas é alguns Shader Ckock que o modelo de 6GB tem sobre a de 3GB, e não porque ela tem mais Vram da qual EU ACHO que influenciaria em coisa de 2fps, MAS se puder ir no modelo de 6GB então vá em frente, pois pior será seu arrependimento e duvida que poderá ter pensado, "Se eu tivesse colocado a de 6GB iria ter mais fps nesse jogo".
 
Colega, veja uma fonte de 500W como uma CX500 ou mesmo uma EVGA 500B, usso se a economia dessa troca for maior que 50,00

Seu futuro PC é muito econômico no fator energético da qual não ultrapassará nem 400W em carga máxima, então uma fonte de 500W dará ao PC uma boa folga para colocar qualquer outra peça.

Quanto a GTX 1060, o fator da pulga atrás da orelha é se daqui a dois anos os jogos realmente vai usar mais de 3GB de Vram, pois nos review entre 3GB e 6GB o que faz a diferença entre elas é alguns Shader Ckock que o modelo de 6GB tem sobre a de 3GB, e não porque ela tem mais Vram da qual EU ACHO que influenciaria em coisa de 2fps, MAS se puder ir no modelo de 6GB então vá em frente, pois pior será seu arrependimento e duvida que poderá ter pensado, "Se eu tivesse colocado a de 6GB iria ter mais fps nesse jogo".

Pois é. Já disse várias vezes que quero o melhor custo benefício para jogar 1080p@60FPS. Não sou daqueles doentes por FPS, nem jogo profissionalmente, nem nada que exija mais que 60FPS. Não me importaria também de diminuir uma coisinha aqui e outra ali daqui algum tempo para manter essa faixa de frames. A questão é se vale a pena pagar os 300~400 reais a mais(estou usando o preço a prazo da Pichau como base). Se vou ter problema só daqui uns dois anos, vou de 3GB, pois até lá pretendo fazer um upgrade mais forte no PC(talvez uma 1070ti e um processador que empurre ela bem).
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo