• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Ajuda com XMP de kits diferentes

VINTÃO

Computer Engineer, retrogaming forever
Registrado
Boa tarde! Tudo bem com todos?

Gostaria de solicitar uma ajuda em como habilitar o XMP na minha placa mãe

Possuo um Ryzen 7 2700 em stock, e recentemente aumentei de 16gb para 32gb de ram.

Mesmo com 16gb nunca consegui habilitar o XMP, aparentemente era por conta da tensão. Agora com 32gb se habilito o XMP e seto manualmente os valores para 3000mhz 16-20-20-38 e 1.360v, o computador liga mas nao consigo jogar nenhum jogo...

Alguem tem alguma sugestão de como iniciar o troubleshoot e ajustes? São 2 kits diferentes, fiz um post parecido sobre isso no passado onde tem mais detalhes


É o meu computador da assinatura, segue Specs principais:

Placa mãe ASROCK B450 FATALITY GAMING K4
RYZEN 7 2700 3.2GHZ
32GB RAM (2400MHZ CL17)

Sendo 2 kits diferentes, mostrados nos prints abaixo:

Um é Crucial Ballistix LT e o outro é XPG Gaming.

Segue link do meu outro post se alguém quiser dar uma olhada, coloquei alguns outros prints:


- No final do post coloquei que ficou com 2800mhz cl16, mas estava muito instável e desfiz tudo

Muito obrigado
Abraços a todos
 
Última edição:
O computador ligando e crashando assim que abro jogo pode ser algum indicio que esteja faltando tensão em algum componente?

Pq antes eu nem conseguia ligar com 1.35v com o XMP ativo, agora com 1.36 liga e nao abre jogo...Oq vcs acham?
 
Se mesmo com somente um kit tu nunca conseguiu utilizar o XMP com sucesso o que eu faria no teu lugar é fazer update de BIOS. Tu tá na 3.5 e lançaram 11 versões depois dela. Sinceramente não sei se isso vai resolver o problema, mas pode ajudar.
Eu acho que a tensão que precisa aumentar é a da controladora de memória do Ryzen 2700, não das memórias, pois com essas latencias da XPG e clock da crucial tecnicamente é uma especificação mais relaxada para ambos os kits
 
Se mesmo com somente um kit tu nunca conseguiu utilizar o XMP com sucesso o que eu faria no teu lugar é fazer update de BIOS. Tu tá na 3.5 e lançaram 11 versões depois dela. Sinceramente não sei se isso vai resolver o problema, mas pode ajudar.
Eu acho que a tensão que precisa aumentar é a da controladora de memória do Ryzen 2700, não das memórias, pois com essas latencias da XPG e clock da crucial tecnicamente é uma especificação mais relaxada para ambos os kits
Opa boa tarde amigo!

Eu atualizei a Bios para 5.60, não vi grandes mudanças no comportamento pós essa atualização, foi uma das ultimas coisas que fiz naquele post anterior

"Eu acho que a tensão que precisa aumentar é a da controladora de memória do Ryzen 2700, não das memórias, pois com essas latencias da XPG e clock da crucial tecnicamente é uma especificação mais relaxada para ambos os kits"
- Obrigado, vou tentar isso. Sabe me dizer o nome desse parâmetro? Vou procurar aqui na BIOS enquanto isso...

Unico teste que nao fiz foi fazer o XMP com apenas 2 pentes de memoria à 1.36v, vou fazer esse teste amanhã pra ver se ele funciona

Tks!
 
Configurei 1.360v 2866mhz CL16 (16-20-20-38) aparentemente sistema está estável, vou manter assim por mais alguns dias. Esse era meu ultimo teste antes de mexer na tensão do controlador de memória e parece estar "ok", vamos ver como se comporta
 
Configurei 1.360v 2866mhz CL16 (16-20-20-38) aparentemente sistema está estável, vou manter assim por mais alguns dias. Esse era meu ultimo teste antes de mexer na tensão do controlador de memória e parece estar "ok", vamos ver como se comporta
e ai, ta suave ou já deu ruim?
 
e ai, ta suave ou já deu ruim?
Deu ruim algumas vezes, alguns crashs pra desktop e um hard freeze no assetto corsa..

Rodei alguns testes depois desse hard freeze no Testmem5 com o profile anta777 extreme e identificou vários erros, mas não tem mt detalhe de como resolver. Ainda estou pesquisando e lendo pra entender, aceito sugestões do que fazer daqui em diante rs

Sinto que estou próximo da solução, fiquei um pouco inseguro de mexer na tensão do controlador de memória pra ser sincero
 
Negócio aí é teste, erro e acerto.

Acho que vc inicia errado por não tem estabilizado oc em um dos kits.

Amiguinho se vc nunca estabilizou as frequências em 1 kit, com 2 você não vai estabilizar mesmo !!!

Inicia novamente, abre o Pc, remove os 2 kits e trabalha em um kit, obteve a estabilidade na frequência de 3000mhz ? Anota os parâmetros, tira o kit coloca o outro e tenta estabilizar com aqueles parâmetros ou superiores no outro kit.

Por fim depois de estabilizado os 2 kits, um de cada vez, agora monta os 2 e seta os maiores parâmetros que vc obtive e tenta ligar o Pc.
 
realmente. O primeiro de tudo é testar usar um kit só, ambos separadamente, com o perfil XMP sem nenhuma alteração tua. depois disso da pra fazer algumas observações.
Já é meio suspeito não conseguir rodar 2x8 a 3000mhz com um ryzen 2700 numa mobo com BIOS atualizada... mas seria difíicl ter certeza absoluta de qual é o problema, pois poderia ser memória bixadas, ou processador bixado, ou placa mãa bixada..... mas agora que tu tem outro kit, da pra conseguir eliminar algumas hipoteses bem mais facilmente.
 
Só uma curiosidade minha mesmo.. pq comprar de 2400 se ja queria usar em 3000 ? pq nao pega de 3000 direto... pra em um futuro aumentar a de 3000...
 
Negócio aí é teste, erro e acerto.

Acho que vc inicia errado por não tem estabilizado oc em um dos kits.

Amiguinho se vc nunca estabilizou as frequências em 1 kit, com 2 você não vai estabilizar mesmo !!!

Inicia novamente, abre o Pc, remove os 2 kits e trabalha em um kit, obteve a estabilidade na frequência de 3000mhz ? Anota os parâmetros, tira o kit coloca o outro e tenta estabilizar com aqueles parâmetros ou superiores no outro kit.

Por fim depois de estabilizado os 2 kits, um de cada vez, agora monta os 2 e seta os maiores parâmetros que vc obtive e tenta ligar o Pc.
Obrigado, vou fazer esse teste com o par de 3000 que na teoria é mais lento que o outro e reporto aqui.

Obrigado mesmo pessoal, tento passar os resultados até o fim do dia rs
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Só uma curiosidade minha mesmo.. pq comprar de 2400 se ja queria usar em 3000 ? pq nao pega de 3000 direto... pra em um futuro aumentar a de 3000...
Não existe memoria nativa de 3000mhz ate onde eu sei, todas são memorias de frequência menor que vc habilita o XMP pra permitir que ela opere na frequência que foi vendida pra vc

É um perfil de overclock pra memória pré-estabelecido pela fabricante
 
Obrigado, vou fazer esse teste com o par de 3000 que na teoria é mais lento que o outro e reporto aqui.

Obrigado mesmo pessoal, tento passar os resultados até o fim do dia rs
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Não existe memoria nativa de 3000mhz ate onde eu sei, todas são memorias de frequência menor que vc habilita o XMP pra permitir que ela opere na frequência que foi vendida pra vc

É um perfil de overclock pra memória pré-estabelecido pela fabricante
tudo bem, mas compra a que mais se aproxima entao sei la...
eu digo isso pq lendo seu relato das voltagems, penso se isso nao pode acabar danificando o computador a medio ou ate curto prazo.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo