[Ajuda] Computador parou de Funcionar logo após montado - Queimei Algo?

thiagoor

Active Member
Registrado
Um amigo do meu irmão pediu ajuda pra montar o seguinte PC:
MB Placa Mãe Asus Z97-A
Gabinete Satellite Gamer K331
CPU Processador Intel 1150 i7-4790K 4.0GHZ 8MB
SSD HD SSD SATA3 2.5" 480GB Kingston SV300S37A/480G
HD SEAGATE 1TB
RAM 2x Memória DDR3 8GB 1866MHz
Fonte ATX 750W Reais Corsair CX 750M Series 80
VGA Placa de Vídeo PCI-Exp 4GB DDR5 K620 PNY Quadro

Liguei tudo corretamente e testei em um monitor, tudo ok, entrou no Setup bonito.

Depois que desliguei percebi que a ventoinha superior do gabinete não estava ligada, dai tentei liga-la na placa mãe. A placa mãe só tem entradas de 4 pinos e o pino do FAN era de 3, dai encaixei mesmo assim (seguindo aquelas barrinhas guia), imaginei que só não teria sensor de temperatura. Dai liguei novamente o o computador não ligou: ficou sem sinal de video (em ambas as saídas de videos, da mobo e da VGA) e o FAN do CPU não rodava mais. Mesmo tirando a ligação que fiz (fiz isso logo em seguida) ele continua igual.

A fonte liga, o HD roda, não da nenhum bipe, e aparentemente a CPU esquenta.

Será que queimei algo? O que você podem me sugerir?

PS: Fiquei muito P**O, pois estava fazendo um favor e com uma idiotice eu melei tudo.

Obrigado desde já!
Thiago
 
o único plug pra cooler que eu vi foi o do processador, onde vc achou o outro ?
------------
Achei 3 olhando no manual, geralmente o pessoal coloca naquele mais embaixo, próximo a pci-e, já aqueles 2 que ficam próximos a memória, um é do cpu, e o outro, tem que ver o que esta escrito nele.
 
o único plug pra cooler que eu vi foi o do processador, onde vc achou o outro ?
------------
Achei 3 olhando no manual, geralmente o pessoal coloca naquele mais embaixo, próximo a pci-e, já aqueles 2 que ficam próximos a memória, um é do cpu, e o outro, tem que ver o que esta escrito nele.

Tentei ligar ele num CHA_FAN que tem no lado do plug de energia da MoBo. Isso pode ter queimado a MoBo? Meu maior medo é de ter queimado mais coisas, são peças muito caras.
 
Tentei ligar ele num CHA_FAN que tem no lado do plug de energia da MoBo. Isso pode ter queimado a MoBo? Meu maior medo é de ter queimado mais coisas, são peças muito caras.

CHA_FAN4 ? da MB ou do processador ?
 
CHA_FAN4 ? da MB ou do processador ?

Isso! Como assim "da MB ou do processador"?

O o FAN do CPU eu liguei no CPU_FAN, e o FAN do gabinete eu tentei ligar nesse, mas o Fan do gabinete era de 3 pinos apenas...depois disso o FAN do CPU e a VGA não responderam mais, mesmo ligando o Fan do CPU em outros plugs
 
Bom.., o cpu-fan, é o branquinho, achei o cha_fan1, e o 4 e mais um perdido ali perto do cpu_fan, um tal de cpu_opi, vai lá saber o que é ..
em resumo, se vc encaixou o plug femêa do cooler, no plug macho da placa, a não ser que estejá em curto, não é pra dar problema.
em relação a energia, o plug de 8 pinos,12v é o exclusivo do processador, e o de 24 pinos, voltagens variadas é da placa mãe.
------------
Não achei o cha_fan 2 e 3 até agora .. =S
 
Me recomenda fazer algo?
Amanhã tentarei desencaixar as RAMs para ver se a MoBo apita.
Pensei que eu pudesse ter queimado o circuito dos FANs, mas como nem aparece imagem no monitor mais então eu não sei o que pode ser.

Bônus:
vlCoGPL.png


Valeu!
 
Me recomenda fazer algo?
Amanhã tentarei desencaixar as RAMs para ver se a MoBo apita.
Pensei que eu pudesse ter queimado o circuito dos FANs, mas como nem aparece imagem no monitor mais então eu não sei o que pode ser.

Bônus:
http://i.imgur.com/vlCoGPL.png

Valeu!

na teoria básica ainda sem começar a relembrar todas as teorias de hardware que vi na vida ? aproveita que tem vídeo on-board, tira a placa de vídeo e testa nele.
é o mais comum, as vezes a sequencia de boot no setup ta errada.
 
Olha se não tem algum conector fonte/mobo mal encaixado sabe se lá ne?
 
confere as memórias e da um reset na bios, como recém montou não vai perder nenhuma config mesmo
 
Talvez um reset resolva.
 
Tentei o reset de BIOS, mas não foi :/ Vou começar a desmontar ele agora, vou testar tudo...Depois digo o que fiz e se algo resolveu...Valeu povo!
 
Tem certeza que você não desligou o cooler do CPU por engano? Acho muito estranho parar de funcionar assim sem mais nem menos. Ou você tava carregado de eletricidade estática, aí pode ter queimado mesmo :feelbad:
 
Quando você plugou o fan nela ela chegou a dar uma envergada de encostar na chapa atrás?? Pode ter sido isso.

Monta tudo fora do gabinete e faz o teste...coloca o mínimo de coisas possível para ligar. Teste a fonte tbm que essa não é muito santa, falo por experiência própria.

Espero ter ajudado!
 
Valeu pela ajuda pessoal, mas consegui.

Primeiro tirei as RAMs para ver se a MoBo acusava algo, e continuou na mesma. O mesmo aconteceu quando tirei a VGA.
Fiquei mais certo ainda que a MoBo havia queimado, mas resolvi continuar a testar tirando os cabos, e por sorte o primeiro que testei foi o cabo do USB 3.0 do gabinete, tirei ele e ligou tudo normalmente, depois coloquei de volta e continuou funcionando...Enfim, não faço a mínimo como isso aconteceu, coisa do cabrunco mesmo hehehehe

Mas só uma dúvida: quando queima uma MoBo por estática da mão, a gente sente o choque certo?

Obrigado a todos pela ajuda!
 
Valeu pela ajuda pessoal, mas consegui.

Primeiro tirei as RAMs para ver se a MoBo acusava algo, e continuou na mesma. O mesmo aconteceu quando tirei a VGA.
Fiquei mais certo ainda que a MoBo havia queimado, mas resolvi continuar a testar tirando os cabos, e por sorte o primeiro que testei foi o cabo do USB 3.0 do gabinete, tirei ele e ligou tudo normalmente, depois coloquei de volta e continuou funcionando...Enfim, não faço a mínimo como isso aconteceu, coisa do cabrunco mesmo hehehehe

Mas só uma dúvida: quando queima uma MoBo por estática da mão, a gente sente o choque certo?

Obrigado a todos pela ajuda!

Estava dando curto nessa porta USB e a fonte resolveu não ligar para proteger seu equipamento. Simples assim.

Não sente choque nada, pode sim soltar uma faísca mas pode não acontecer nada e algum capacitor queimar. Também não vai derreter alguma trilha da placa impressa, rsrsrsrs... basta uma pequena sobrecarga e pronto, já era!
 
Valeu pela ajuda pessoal, mas consegui.

Primeiro tirei as RAMs para ver se a MoBo acusava algo, e continuou na mesma. O mesmo aconteceu quando tirei a VGA.
Fiquei mais certo ainda que a MoBo havia queimado, mas resolvi continuar a testar tirando os cabos, e por sorte o primeiro que testei foi o cabo do USB 3.0 do gabinete, tirei ele e ligou tudo normalmente, depois coloquei de volta e continuou funcionando...Enfim, não faço a mínimo como isso aconteceu, coisa do cabrunco mesmo hehehehe

Mas só uma dúvida: quando queima uma MoBo por estática da mão, a gente sente o choque certo?

Obrigado a todos pela ajuda!

Não sente nada,só para de funcionar.. mas acho q não foi o caso... foi o conector USB 3.0 q tá zuado.
 
se vc for bem sensitivo sente, mas um curto de 3v onde passa 1,2v já deve fazer um estrago. naqueles exames médicos que vai la saber pra que que serve eu só senti depois de quase 40v =S
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo