[Ajuda]Configurar controle de banda no TL-WR1043N!

Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Davi Basto

know-it-all Member
Registrado
Comprei o router recentemente e estou com dificuldade de configurar o controle de banda.
meu ingles nao ajuda mt, mas acho que é nessa opção marcada na imagem. Tenho 2mb e queria dividir a banda por igual pra 2 pcs.
21mrmg1.jpg

se puderem postar exemplos de como configurar ficaria grato.
 
É simples.

Habilite o "Enable Bandwidth Control". Declare a velocidade de download e upload da tua conexão. Marque o tipo de conexão ( ADSL ou outra ). Salve a configuração.
Na aba "Rules list", crie 01 regra para o ip utilizado pelo 1º computador limitando o "Max bandwidth" na metade da velocidade da tua conexão ( no up e no down ).
Repita o processo e crie a mesma regra para o ip do 2º computador.
Para simplificar as coisas, fixe o ip concedido aos micros na seção "Address reservation".

Verifique se funciona, utilizando um site de teste de velocidade.
 
É simples.

Habilite o "Enable Bandwidth Control". Declare a velocidade de download e upload da tua conexão. Marque o tipo de conexão ( ADSL ou outra ). Salve a configuração.
Na aba "Rules list", crie 01 regra para o ip utilizado pelo 1º computador limitando o "Max bandwidth" na metade da velocidade da tua conexão ( no up e no down ).
Repita o processo e crie a mesma regra para o ip do 2º computador.
Para simplificar as coisas, fixe o ip concedido aos micros na seção "Address reservation".

Verifique se funciona, utilizando um site de teste de velocidade.

entendi vorlon obg!
so mais uma duvida.
Se eu configurar apenas um pc para utilizar a metade da banda o outro automaticamente nao iria utilizar a outra metade diponivel ? somenta a nivel de curiosidade mesmo.
 
entendi vorlon obg!
so mais uma duvida.
Se eu configurar apenas um pc para utilizar a metade da banda o outro automaticamente nao iria utilizar a outra metade diponivel ? somenta a nivel de curiosidade mesmo.

nao, o pc que nao faz parte da regra de QoS vai tentar sugar sempre o maximo da conexao
 
O procedimento é este (clique na imagem para deixá-la maior):

1043nd1.png


1043nd2.png


1043nd3.png


1043nd4.png


1043nd5.png

OBS: "amarrar" o IP ao endereço MAC é necessário para evitar que o indivíduo configure manualmente outro IP nas configurações de sua placa de rede (que não está incluso no controle de banda) e possa usufruir de todo o potencial da banda ao invés daquela parcela designada por você.

OBS2: na primeira imagem eu indiquei que fosse digitado 0 (zero) em ambos os campos. Caso surja algum problema futuro com esta configuração, troque os 0's por 100000. Assim, quando você fizer aumento de banda futuramente, não terá que reconfigurar essa opção, apenas as regras individuais do QoS.

Falouws :cool:
 
Última edição:
O procedimento é este (clique na imagem para deixá-la maior):


OBS: "amarrar" o IP ao endereço MAC é necessário para evitar que o indivíduo configure manualmente outro IP nas configurações de sua placa de rede (que não está incluso no controle de banda) e possa usufruir de todo o potencial da banda ao invés daquela parcela designada por você.

OBS2: na primeira imagem eu indiquei que fosse digitado 0 (zero) em ambos os campos. Caso surja algum problema futuro com esta configuração, troque os 0's por 100000. Assim, quando você fizer aumento de banda futuramente, não terá que reconfigurar essa opção, apenas as regras individuais do QoS.

Falouws :cool:

Mais claro impossivel!
obg cara!
qualifiquei.
 
O procedimento é este (clique na imagem para deixá-la maior):


OBS: "amarrar" o IP ao endereço MAC é necessário para evitar que o indivíduo configure manualmente outro IP nas configurações de sua placa de rede (que não está incluso no controle de banda) e possa usufruir de todo o potencial da banda ao invés daquela parcela designada por você.

OBS2: na primeira imagem eu indiquei que fosse digitado 0 (zero) em ambos os campos. Caso surja algum problema futuro com esta configuração, troque os 0's por 100000. Assim, quando você fizer aumento de banda futuramente, não terá que reconfigurar essa opção, apenas as regras individuais do QoS.

Falouws :cool:

Mais claro impossivel!
obg cara!
qualifiquei.
 
Oi,

Gostaria de saber suas configurações de LAN e WAN pra eu fazer isso aki em minha casa tambem. Eu comprei o mesmo roteador que voces e estou apanhando para configurar ele com meu modem ja roteado (conecta sozinho e tals).

Ate eu conceguir tenho q aguentar com um hub antigo aqui =/

Obrigado
 
Oi,

Gostaria de saber suas configurações de LAN e WAN pra eu fazer isso aki em minha casa tambem. Eu comprei o mesmo roteador que voces e estou apanhando para configurar ele com meu modem ja roteado (conecta sozinho e tals).

Ate eu conceguir tenho q aguentar com um hub antigo aqui =/

Obrigado

O ideal seria você configurar seu modem para o modo bridge e deixar que o próprio roteador faça a autenticação PPPoE e cuide da NAT da rede. Se você não souber fazer isso, procure o manual do modelo do seu modem na internet, ou vídeos tutoriais no Youtube explicando o procedimento, que não tenho como te dizer como é, pois você não citou a marca/modelo do seu modem.

Em todo caso, já que o modem está roteado, você pode deixar o roteador temporariamente em modo "bridge" para que ele sirva apenas de ponte, ou seja, de um canal para distribuir o sinal roteado que vem do seu modem. Para fazer isso é simples:

  1. Ligue o cabo de rede que sai do modem na porta WAN do roteador;
  2. Entre na página de configuração do roteador, clique em Network e depois em WAN;
  3. No campo WAN Connection Type, selecione a opção Dynamic IP e depois clique no botão ao lado da caixa para que o roteador detecte as configurações de IP/sub-rede/gateway/DNS;
  4. Feito isso, basta clicar no botão Save ao final da página e ir no menu Wireless para configurar a rede sem fio (SSID, região, canal, modo de comunicação, criptografia utilizada, potência de transmissão do rádio, etc.) e clicar no botão Save depois de finalizar as configurações daquela página específica.

Dessa forma, você terá acesso à internet por intermédio da outra rede interna que o roteador criará (o modem já criou uma), mas o ideal é que o roteador seja responsável por criar o link de conexão (fazer a autenticação PPPoE que hoje é trabalho do modem) e por gerenciar o NAT da rede (que está nas mãos do modem também), até porque da forma como está você não tem como acessar a página de configuração do modem, por meio do roteador (já que ambos estão criando suas próprias redes internas e não compartilhando uma única rede), para fazer algum redirecionamento de porta ou qualquer outra configuração que só possa ser feita no modem, ou seja, você precisa estar conectado diretamente nele para realizar tal procedimento.

Outra coisa que me lembrei agora: se o modem/roteador compartilharem a mesma faixa de IP (ex.: 192.168.1.1), você terá que alterar a faixa de IP que o roteador usa na rede interna para que não gere conflito com o modem. Para fazer isso é simples: basta ir no menu Network, depois em Lan e fazer a alteração do quarto valor da sequência do IP de 1 para 2 por exemplo (192.168.1.1 para 192.168.2.1). Feito isso, você elimina qualquer tipo de conflito gerado por faixas de IPs iguais.

Lembre-se que essa configuração é temporária. O ideal é que você entre na página de configuração do modem e configure-o para que ele trabalhe em modo bridge. Feito isso, basta refazer os procedimentos anteriormente listados, mudando apenas a opção Dynamic IP para PPPoE, configurar o login/senha da autenticação e marcar a opção Connect Automatically para que o roteador sempre faça a discagem quando a conexão for interrompida por qualquer motivo. Feito isso, só clicar em Save que está tudo pronto para uso :)

Falouws :cool:
 
Meu modem é Thomson tg 508.

Vou mostrar aki umas imagens das configurações que o rapaiz da spedy botou nele:

http://img829.imageshack.us/img829/4538/60952098.jpg
http://img534.imageshack.us/img534/8629/67081907.jpg
http://img89.imageshack.us/img89/9053/95010255.jpg
http://img651.imageshack.us/img651/9239/86018046.jpg

O quê tenho que mudar? Sou leigo nesses termos que você usou ^^

Mude apenas o LAN IP de 192.168.1.1 para 192.168.0.1 e clique em Aplicar para salvar as configurações. Dessa forma, você elimina o conflito de IP que haveria com o roteador da TP-Link, que usa exatamente a mesma faixa, ou seja, não precisa mais executar a mudança da faixa de IP no roteador como havia sugerido antes. As demais telas são inúteis, pois não são elas que apresentam as opções de configuração para que o modem volte a trabalhar em modo ponte (ou bridge). Como não tenho esse modem, não sei como configurá-lo em modo ponte, mas várias pessoas aqui do fórum possuem esse modelo em particular e podem te ajudar. Eu também encontrei um tutorial (link aqui) que ensina como fazer essa mudança também. Lembre-se: ao modificar a configuração do modem para bridge, ele não vai mais discar automaticamente, então para que você tenha acesso à internet, será necessário criar um discador PPPoE no Windows (para no caso de algum problema surgir com o roteador) e pré-configurar o router para que ele faça a autenticação PPPoE automaticamente assim que você conectar o cabo de rede que sai do modem na porta WAN dele.

As informações que você precisa seguir estão no meu post anterior. Basta tirar o cabo de rede do modem e ligar em qualquer porta ethernet disponível no roteador (exceto a WAN), abrir o navegador e digitar o IP nativo dele (192.168.1.1) para que você tenha acesso à interface web de configuração e realize as mudanças necessárias.

Falouws :cool:
 
Quero dividir a minha internet de 1mega igualmente pros dois computadores aqui de casa, Quanto eu ponho em: Egress Bandwidth (min e max) E Ingress Bandwidth (min e max)?

http://img339.imageshack.us/img339/9602/brandf.jpg

Ué, só pegar o valor que você recebe de banda e dividir por 2... Em Egress você coloca o valor referente ao upload e em Ingress, o valor do download. Se você recebe 1024Kbps de banda (que é igual a 1Mbps), coloque 512Kbps para cada IP configurado no campo Ingress Bandwidth. Se você recebe 300Kbps de banda de upload, configure 150Kbps para cada IP no respectivo campo (Egress).

Falouws :cool:
 
Amigo, muito obrigado =]
Configurei aqui tudo certinho e agora não me preocupo mais com lags. Obrigado pela colaboração e espero que este tópico ajude ainda mais pessoas.

Falowz
:yes:
 
Amigo, muito obrigado =]
Configurei aqui tudo certinho e agora não me preocupo mais com lags. Obrigado pela colaboração e espero que este tópico ajude ainda mais pessoas.

Falowz
:yes:

Não há de quê. Foi um prazer ter ajudado. Fico feliz por tudo ter dado certo e estar funcionando como deveria :happy:

Falouws :cool:
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo