• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Ajuda/Duvidas RAID 0

Kishaba

Well-Known Member
Registrado
Seguinte estou comprando um pc novo e estou afim de fazer um raid 0 nele...mas como sou meio leigo fui pesquisar antes...após dar uma pesquisada resolvi fazer raid nesse hd:

Seagate 500GB 7200.12 RPM 16MB SATA 3.0Gb/s ST3500418AS

estava tudo certo quase encomendando 2x desse hd...porém começei a ler tópicos aqui e em outros founs que raid 0 costuma falhar,que não vale apena fazer raid 0 sem um hd extra para backup, etc...então pensei em adquiirir mais 1 hd igual para backup. Em fim minhas duvidas:

1 - Esse hd é bom para fazer raid 0? já vi um teste daqui do forum mas como n entendo...

2 - Realmente é necessário mais 1 hd para backup? costuma falhar muito ou é exagero?

3 - Mesmo tendo 3 hds ligados na placa mãe eu vou poder escolher só 2 para o raid e deixar o outro para backup sem problemas?

4 - Alguma dica/sugestão?


a placa mãe que vou usar é a ASUS P7P55D-E LX.


Obrigado.
 
Última edição:
1 - Esse hd é bom para fazer raid 0? já vi um teste daqui do forum mas como n entendo...
Tem até um review de um user no outro tópico, da um Raid0 Bem bom de performance ^^

2 - Realmente é necessário mais 1 hd para backup? costuma falhar muito ou é exagero?
Tem gente que quando tem um HD unico, particiona ele para instalação windows e outra para arquivos, pra quando formata não precisa copiar os arquivos.
Eu uso Raid0 com 2HD de 250 e 1 HD de 500 para os arquivos ao invés de particionar, as pastas de usuário do windows como documentos musicas etc ficam no HD de 500.
Se eu formatar o Raid0 Só redirecionar as pastas do windows para os arquivos do HD de 500.
Só possuo um HD de 500 separado por essa facilidade e não por segurança de o Raid0 falhar.


3 - Mesmo tendo 3 hds ligados na placa mãe eu vou poder escolher só 2 para o raid e deixar o outro para backup sem problemas?
Se você tiver 3HDs iguais ligados, você pode por os 3 em Raid0 se quiser, mas se quiser só 2 em Raid0 e usar outro para os arquivos, como eu uso, pose usar sem problemas ^^

4 - Alguma dica/sugestão?
Faça o Raid0 sem medo de ser feliz, o que falam sobre i Raid é exagero, a chance de dar problema usando um único HD é a mesma em Raid0.
Se falhar um HD no Raid0 você pode perder dados, se falhar 1 HD fora de Raid você perde também.
Agora se fosse um Raid de 3 HDs ai sim a chance seria maior.

Uso Raid0 a 3 anos e nenhum problema com os HDs, o problema quando ocorre é relacionado a qualidade da fonte do PC qualidade da placa mãe e a gerencia de energia, fora isso pra dar problema só derrubando os HDs.
 
Aproveitando o tópico, Caviar Black SATA3 1TB 7200RPM é bom pra Raid 0?
 
Amigo KasT, não é bom, não. É EXCELENTE. Faça sem medo de ser feliz. Só não esqueça dos apetrechos de segurança necessários, porque você vai definitivamente VOAR. Definitivamente acredito que você tenha uma performance similar, ou até superior, aos SSD's mais simples do mercado, e talvez até se equivaler a alguns de classe Mainstream.

Desculpem o off-topic, mas lá vai. Alguém poderia me dar uma força com um dilema que estou passando? Só clicar Aqui.
 
Cara, faz sem medo de ser feliz, fazer Raid não é nenhum bicho de sete cabeças e a performance extra que você terá vale muito a pena. E como disseram, a probabilidade de dar algum erro é quase a mesma do que se estiver usando apenas um HD. Estes HDs são excelentes para raid, inclusive é o mesmo modelo que estou usando aqui. Da uma olhada no desempenho dos meus discos:

raidhdtach.jpg


raidhdtune.jpg


Só o tempo de acesso que está meio alto (14ms) mas quando tiver tempo vou ver se consigo diminuir e melhorar um pouco o desempenho.

E apenas um observação, se você for comprar uma plataforma AMD, opte pelas mobos com os novos Chipsets da série 8 com SB 850, pois a AMD deu uma melhorada em relação à geração passada. Mas se for Intel, tanto os X58 como os P55 são excelentes para fazer Raid.

Abraços.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo