Ajuda em como melhorar a programar em JAVA!

Michel027

know-it-all Member
Registrado
Bem, o título já é um pouco explicativo. Quero saber como vocês estudam, ou estudaram JAVA(talvez outras linguagens). Quero melhorar minha habilidade com programação, visto que, até agora pretendo realizar uma pós na área de gerência de software. Vocês refazem questões resolvidas, forçam a cabeça tentando "adivinhar" o código, fazem exercícios de lógica de programação? Tenho muitas dúvidas nessa área, pretendo ser um guru da programação algum dia e queria um pouco da ajuda de quem é mais experiente. Obrigado a quem responder! Hehe :D
 
A questão não é aprender Java, pois o mesmo é simples, quando você pegar as peculiaridades, aprender a usar as bilbiotecas, já estará apto a programar, mas é exatamente o que você disse, se quer se tornar um guru da programação você tem que aprender a otimizar ao máximo seus programas (ainda mais se tratanto de Java, que é lento), portanto aprender lógica de programação, projeto e análise de algoritmos, algoritmos avançados, teoria dos grafos, organização e recuperação da informação em HDs são tópicos essenciais. Enquanto isso aprenda Java, aos poucos, e depois que terminar todos esses tópicos passe para algo mais avançado de Java e tente pegar certificados.
 
A questão não é aprender Java, pois o mesmo é simples, quando você pegar as peculiaridades, aprender a usar as bilbiotecas, já estará apto a programar, mas é exatamente o que você disse, se quer se tornar um guru da programação você tem que aprender a otimizar ao máximo seus programas (ainda mais se tratanto de Java, que é lento), portanto aprender lógica de programação, projeto e análise de algoritmos, algoritmos avançados, teoria dos grafos, organização e recuperação da informação em HDs são tópicos essenciais. Enquanto isso aprenda Java, aos poucos, e depois que terminar todos esses tópicos passe para algo mais avançado de Java e tente pegar certificados.

Valeu a dica. Bem, por enquanto estou conhecendo a ferramenta(Além do que a faculdade ensina). Fazendo exercícios propostos justo pra descobrir novos códigos, sabendo implementar quando for necessário. Só ando meio perdido, não sei se isso é totalmente normal. Foi um dos motivos por eu ter criado esse tópico, também.
 
Faz uns programas por hobbie(aprender programação crua, comandos, bibliotecas, etc)

E estuda pra certificação(só estuda, não precisa tirar, aí vc aprende os conceitos e metodologias de desenvolvimento)
 
O mais legal é procurar no google exercícios, ou pedir pra alguém.
Tem uns que tu quebra a cabeça pra fazer, mas como JAVA trabalha com 'mesmice' acaba sendo fácil. Não é uma linguagem difícil de se aprender. To tendo aula de JAVA, mas aprendi quase tudo na raça, já que o tempo que o professor tem pra explicar a matéria detalhadinha é muito curta.
Pega bíblias do JAVA e lê com atenção, isso é o que mais ajuda.
 
Faz uns programas por hobbie(aprender programação crua, comandos, bibliotecas, etc)

E estuda pra certificação(só estuda, não precisa tirar, aí vc aprende os conceitos e metodologias de desenvolvimento)

Acho que só pegaria certificações pra incrementar meu currículo, também.

O mais legal é procurar no google exercícios, ou pedir pra alguém.
Tem uns que tu quebra a cabeça pra fazer, mas como JAVA trabalha com 'mesmice' acaba sendo fácil. Não é uma linguagem difícil de se aprender. To tendo aula de JAVA, mas aprendi quase tudo na raça, já que o tempo que o professor tem pra explicar a matéria detalhadinha é muito curta.
Pega bíblias do JAVA e lê com atenção, isso é o que mais ajuda.

Bem, agora que tive programação I na faculdade, mas normalmente eles dão apenas o básico. Vou na raça mesmo, como você falou. Já pesquisei um site com exercícios, tá salvo nos meus favoritos. Quando terminar eu pego outro!

Muito obrigado pelas dicas, já entendi que tem que ser na raça pra aprender a programar bem! Mas quem tiver mais, por favor, diga! :fovhappy:
 
Quanto a estágio, eu já tenho. É voluntário, justamente pra ganhar experiência e pra também eu não ficar sem nada pra fazer. Já mandei currículos pra outros lugares, agora é só ter sorte de arranjar algum bom destinado a programação.
 
Movido para a área correta.
 
a melhor maneira de melhorar é com muito treino....não fazendo o que você já sabe, e sim se fudend0 no que não sabe....

Pra mim funcionou :fovhappy:
 
Movido para a área correta.

Realmente, fiquei em dúvida aonde criar o tópico. Visto que muitas pessoas pedem ajuda no papo-cabeça.

a melhor maneira de melhorar é com muito treino....não fazendo o que você já sabe, e sim se fudend0 no que não sabe....

Pra mim funcionou :fovhappy:

É justamente isso que eu estou já fazendo, pegando códigos onde nunca tinha visto nada. :D
 
a melhor maneira de melhorar é com muito treino....não fazendo o que você já sabe, e sim se fudend0 no que não sabe....

Pra mim funcionou :fovhappy:

Concordo com o Luketa, nada melhor que treino. Pense num aplicativo que possa ser útil (assim é até mais válido) e comece a programar apenas para aprender...
Se não tiver idéia do que fazer, pegue um livro e faça os exercícios propostos. Aprendi (e muito) desta forma. :joia:
 
(ainda mais se tratanto de Java, que é lento), portanto aprender lógica de programação, projeto e análise de algoritmos, algoritmos avançados, teoria dos grafos, organização e recuperação da informação em HDs são tópicos essenciais. Enquanto isso aprenda Java, aos poucos, e depois que terminar todos esses tópicos passe para algo mais avançado de Java e tente pegar certificados.

Java é lento ? Java já foi lento meu caro hoje em dia na versão 6 ele foi muito otimizado.
YouTube - Broadcast Yourself.
Aconselho a ver o video do Paulo Siqueira dono da caelum.
A jvm esta mais rápida que o gcc anterior , Java nao é interpretada.

O que deixa aplicações em Java lento sao programadores medíocres.
Israel Freitas: 5 principais motivos pelos quais o Java é lento

Para o dono do tópico , de esta iniciando use o codingbat.com
 
Última edição:
Arranje um emprego de programador Java ou estágio.
 
É mais fácil eu arranjar estágio, visto que nem formado eu sou. E sim, vou tentar!

Como algumas pessoas falaram, já estou resolvendo exercícios propostos. Primeiramente quero dominar JAVA, depois vou pegar C++. :)
 
É mais fácil eu arranjar estágio, visto que nem formado eu sou. E sim, vou tentar!Como algumas pessoas falaram, já estou resolvendo exercícios propostos. Primeiramente quero dominar JAVA, depois vou pegar C++. :)
Faz o inverso , muito mais fácil já que Java deriva de c++
 
O mais legal é procurar no google exercícios, ou pedir pra alguém.
Tem uns que tu quebra a cabeça pra fazer, mas como JAVA trabalha com 'mesmice' acaba sendo fácil. Não é uma linguagem difícil de se aprender. To tendo aula de JAVA, mas aprendi quase tudo na raça, já que o tempo que o professor tem pra explicar a matéria detalhadinha é muito curta.
Pega bíblias do JAVA e lê com atenção, isso é o que mais ajuda.

Java é mesmice?Java é fácil?
Eu estou estudando para tirar certificação java SCJP, e te digo uma coisa o básico é fácil sim mas se vc se aprofundar verá que a coisa muda.Java tem muitas coisas que um bom programador precisa saber senão faz besteira e fala que a plataforma java é lenta.

A questão não é aprender Java, pois o mesmo é simples, quando você pegar as peculiaridades, aprender a usar as bilbiotecas, já estará apto a programar, mas é exatamente o que você disse, se quer se tornar um guru da programação você tem que aprender a otimizar ao máximo seus programas (ainda mais se tratanto de Java, que é lento), portanto aprender lógica de programação, projeto e análise de algoritmos, algoritmos avançados, teoria dos grafos, organização e recuperação da informação em HDs são tópicos essenciais. Enquanto isso aprenda Java, aos poucos, e depois que terminar todos esses tópicos passe para algo mais avançado de Java e tente pegar certificados.

Como nosso amigo aqui em baixo explicou, java não é lento, sou programador java e sei disso, mas é claro que a linguagem C é mais rápida mas para programar em C o cara tem que saber muito mesmo senão faz uma besteira sem tamanho pois o programador tem liberdade total.

Java é lento ? Java já foi lento meu caro hoje em dia na versão 6 ele foi muito otimizado.
YouTube - Broadcast Yourself.
Aconselho a ver o video do Paulo Siqueira dono da caelum.
A jvm esta mais rápida que o gcc anterior , Java nao é interpretada.

O que deixa aplicações em Java lento sao programadores medíocres.
Israel Freitas: 5 principais motivos pelos quais o Java é lento

Para o dono do tópico , de esta iniciando use o codingbat.com

Muito bem colocado.


E para o autor do tópico eu aconselho a ler também um bom livro de padrões de projeto eu indico o "Padrões de Projeto em Java" o autor é STEVEN JOHN METSKER.
 
programador tem q saber programar em qualquer linguagem, para isso vc tem q sempre saber como construir o algoritmo cru, feito isso vc só precisa consultar a sintaxe, nas linguagens mais novas e dependendo do foco da mesma, alguns problemas são facilmente resolvidos com métodos já prontos, como classes por exemplo, mas não saber disso apenas não te faz um mal programador, não conhecer plenamente uma linguagem não te limita em nada, ter uma lógica fraca sim.

experimente fazer exercícios de lógica em linguagens diferentes, e entendera oq eu estou falando.
 
Eu acho que a logica é o inicio pra qualquer linguagem de programação. Depois que o cara domina a logica, fica facil aprender qualquer linguagem.
 
Cara, uma vez estava lendo uma revista da devmedia e achei o conteúdo bem legal.

Ela explicava bem o funcionamento de alguma coisa da linguagem(java) e era algo mais relax por não ser um curso.
 
Muito obrigado a todos e desculpem a demora pela minha resposta. Estava passando por apertos em meu horário(estágio + fim de semestre na faculdade) e só agora lembrei do tópico! Li tudo, vou ver todas as dicas. :)
 
Cara Da uma Lida no Livro USE A CABEÇA: JAVA , o melhor livro de java que eu li.Ele utiliza uma didática diferente dos outros !

qualquer coisa passa se email que eu mando para vc !
 
Amigo pegue no site da caelum as apostilas deles, tem tudo e muito bem explicado, uma dica que te dou e você aprender os padrões de projeto dentro do java, sabendo isso, vai ser muito mais facil, pois todos os programas utilizam o mesmo padrão de projeto, e na apostilas da caelum tem do basico ao avançado, incluindo esses padroes de projetos!!!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo