Ajuda em oc no processador e na memória ram

Ilukzz

Well-Known Member
Registrado
Boa tarde, estou querendo fazer OC tanto no processador como nas memórias e estou querendo tirar duvidas antes de tentar, gostaria de dicas para conseguir valores bons e que melhorem o desempenho.
Meu kit é esse: R7 1700/MSI B450 Tomahawk/2x8GB/CX 550w
Processador: https://ibb.co/n6zw41x
Placa mãe: https://ibb.co/m5wR9c3
Memória: https://ibb.co/fD3f1GS
Memória 1: https://ibb.co/BZskpFw
Memória 2: https://ibb.co/br1dFqL
Fazia 3.7 em 1.18V com meu 1700 antigo!

Acredito que dependendo da sorte da loteria do silício, consegue meter 3.9 em 1.35V. Minha placa mãe ainda é a Asrock B350 Fatality ITX.

Para as memórias, tente colocar em 2993 CL 16 em 1.35V e vê no que dá

O melhor a se fazer é usar o Ryzen DRAM Calculador e se basear na pior memória (2400 cl16) pois a melhor (2400 cl14) provavelmente acompanhará!

Aliás, qual seu cooler, o box? Não tentaria 1.35V com o cooler box... Ainda mais dependendo do fluxo de ar do seu gabinete
 
Acredito que dependendo da sorte da loteria do silício, consegue meter 3.9 em 1.35V. Minha placa mãe ainda é a Asrock B350 Fatality ITX
Eu tinha deixado 3.7 antes, não lembro qual era a voltagem mas tinha medo da temperatura do VRM, e meu processador esquenta mais que o normal em iddle fica cerca de 50°C por causa da pasta térmica...
Para as memórias, tente colocar em 2993 CL 16 em 1.35V e vê no que dá
O estranho é que a CL 14 trabalha em 2132 já a CL 16 em 2400, mas vou testar isso que você disse...
O melhor a se fazer é usar o Ryzen DRAM Calculador e se basear na pior memória (2400 cl16) pois a melhor (2400 cl14) provavelmente acompanhará!
Vou baixar pra ver mesmo.
Aliás, qual seu cooler, o box? Não tentaria 1.35V com o cooler box... Ainda mais dependendo do fluxo de ar do seu gabinete
Cooler box, tenho 5 coolers no gabinete, 2 mandando ar e 3 tirando.
 
Eu tinha deixado 3.7 antes, não lembro qual era a voltagem mas tinha medo da temperatura do VRM, e meu processador esquenta mais que o normal em iddle fica cerca de 50°C por causa da pasta térmica...

O estranho é que a CL 14 trabalha em 2132 já a CL 16 em 2400, mas vou testar isso que você disse...

Vou baixar pra ver mesmo.

Cooler box, tenho 5 coolers no gabinete, 2 mandando ar e 3 tirando.
Qual o seu gabinete?
Então, o interessante é não exaurir muito ainda mais que ainda está com cooler box, que por mais que seja bem robusto para o padrão BOX, não faz milagre!

Também fico no aguardo das voltagens utilizadas e temperatura máxima do processador em utilização de 100%, aí da pra discutir qual a melhor margem de segurança de voltagem/temperatura/clock dele ;)
 
Qual o seu gabinete?
Aerocool AERO 500
Então, o interessante é não exaurir muito ainda mais que ainda está com cooler box, que por mais que seja bem robusto para o padrão BOX, não faz milagre!
Se acha que um 3.7 a 1.20v é muito?
 
Fiz o teste, testei a memória em 2933 a 1.35v e não deu bot, aumentei pra 1.36 e deu boot de boas...
O processador botei 3.7 a 1.1875 e deu boot, alguma dica pra testar agora?
 
Aerocool AERO 500

Se acha que um 3.7 a 1.20v é muito?
 
Fiz o teste, testei a memória em 2933 a 1.35v e não deu bot, aumentei pra 1.36 e deu boot de boas...
O processador botei 3.7 a 1.1875 e deu boot, alguma dica pra testar agora?
Vou verificar o gabinete e já te do retorno quanto ao fluxo de ar, mas a princípio 5 Fans é bem ventilado (recomendaria 3 jogando ar pra dentro, 'intake', e duas pra fora, 'exaust').

Então, muitos da velha guarda usam o prime 95 e memtest para verificar a estabilidade.
Eu já um dia acreditei, mas hoje creio que não é a melhor opção. Pois são irreais, a não ser pelo memtest que ainda é bom!

Existem duas possibilidades:
- usar programas mais realistas como Aida 64 (para CPU, GPU e memória) versão teste, memtest para memória, dentre outros (acho que também uso o HeavyLoad para CPU, memória ou Furmark para GPU);
- o melhor teste na minha opinião seria realmente jogar/ usar produtividade onde você usará no dia a dia: Battlefield V, CS:GO, edição, etc pois as outras opções podem ser desnecessariamente pesadas onde exigem MUITO mais que a sua rotina.

PS: mexeu também nós timmings da memória com o DRAM Calculator?
 
Última edição:
- o melhor teste na minha opinião seria realmente jogar/ usar produtividade onde você usará no dia a dia: Battlefield V, CS:GO, edição, etc pois as outras opções podem ser desnecessariamente pesadas onde exigem MUITO mais que a sua rotina.
Vou testar no jogo, quero ver como vai afetar a temperatura...
PS: mexeu também nós timmings da memória com o DRAM Calculator?
´
Só botei 2993 a 1.36v CL 16, acho que fiz o básico...
 
Vou testar no jogo, quero ver como vai afetar a temperatura...
´
Só botei 2993 a 1.36v CL 16, acho que fiz o básico...
2933 CL16 é um excelente passo, acho que se não quiser ir mais a fundo tá ótimo já o pulo de 2400 para essa velocidade!

Recomendo aliás, colocar as duas fans frontais e a traseira como intake, as duas no topo como exaust: além de criar pressão positiva (para o ar sair do gabinete, já que tem mais ar entrando), o ar quente sobe (por isso as fans de cima são exaustoras), além da fan traseira jogar ar frio diretamente no cpu cooler e vrm!

Abçs!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo