• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[Ajuda] GIGABYTE GA-965P-DS3 + E2140

4gotten

Metal is Forever
Registrado
Boas pessoal...

Estou tendo alguns problemas para tentar fazer um overclock na minha configuração que é:

GIGABYTE GA-965P-DS3
Pentium E2140
2x 1Gb SuperTalent 667Mhz
XFX 8600GT Fatal1ty
Fonte 380W Coler Master


Problema:


Quando tento colocar o FSB do processador em 266 ou 333 e inicio o sistema ele entra no windows normalmente, executo o superPI ou Orthos normalmente também, mas quando rodo o 3DMark03 minha pontuação cai de 18000pts (faço em stock) para 11000pts. Interessante que no superPI eu ganho desempenho, em stock faço 35segundos com over faço 22segundos, ou seja eu perco no desempenho 3D. Mas não para ai o "bug", quando eu "reinicio" o Windows a placa-mãe desliga e liga novamente, só que não inicia o sistema... (como se eu estive exajerado no over). Dai tenho que ligar novamente e segura a tecla "Insert" para carregar as configurações padrões...

Pelo que andei vendo bastante gente tem esse mobo, então vou colocar como estou configurando as opções na bios:

Configuração que dá pau:

Robust Graphics Booster: AUTO
CPU Clock Ratio: 8X
CPU Host Clock Frequency(Mhz): ENABLED com FSB de 333
PCI Express Frequency(Mhz): 100Mhz
C.I.A.2: DISABLED (Quando não faço over manualmente eu habilito o CIA2 e funciona normalmente, com over de 17%)
System Memory Multiplier (SPD): 2.00 (667Mhz)
High Speed DRAM DLL Settings: OPTION 1
DDR2 OverVoltage Control: NORMAL
PCI-E OverVoltage Control: NORMAL
FSB OverVoltage Control: NORMAL
(G)MCH OverVoltage Control: NORMAL
CPU Voltage Control: NORMAL (1.3000v)

Temperaturas: Normais, entre 40 e 57C
Voltagem: Normais

Acho que eu estou "esquecendo" que configurar algum item importante. Obrigado aqueles por ajudar. :)
 
Tenta fixar o barramento pci-e no valor padrão porque se não me engano a placa mãe tende a subir ele junto com o over,tenho quase certeza que o pci express é 100mhz,enquanto o pci é 33
 
Tenta fixar o barramento pci-e no valor padrão porque se não me engano a placa mãe tende a subir ele junto com o over,tenho quase certeza que o pci express é 100mhz,enquanto o pci é 33

Opa...

Então eu tenho essa configuração na bios: PCI Express Frequency(Mhz) e eu deixo com 100Mhz... agora eu nao achei o barramento do PCI

:ranting3:
 
PCI-E está em x16 ?

Pode verificar no CPU-Z ou Everest
 
PCI-E está em x16 ?

Pode verificar no CPU-Z ou Everest

Olha isso que eu achei em um topico em outro forum, um cara com o mesmo problema meu:

Olhem só o que acontece quando eu mudo o FSB:
400x6 (vcore setado em 1,35v para evitar qualquer problema)
my.php


266x9 (tudo stock e vcore setado em 1,3v):
my.php


Por isso que o 3dmark fica lento, que tudo fica lerdo em termos de aplicativos 3D.

Outro post do mesmo usuario com o problema solucionado:

Eu setei +0,1v no NB e fixei a freqüência PCI-E em 100MHZ e o problema foi resolvido

Interessante que eu já tinha setado 100Mhz fixo no barramento PCI-E... mas vou tentar colocar +0,1v no NB para verificar.


Achei esse link aqui da adrena:
http://www.adrenaline.com.br/forum/showthread.php?p=2398372#post2398372

O CPU-Z apenas mostra o link width, não dá pra configurar. Se estiver em 1x vc terá que aumentar o PCI-e para algo em torno de 102~105 para manter o PCI-e em 16x. Isso é bug do chipset quando em overclock, a P5B sofre do mesmo problema. Se colocar o PCI-e entre 102-105 e o PCI-e continuar em 1x talvez seja preciso aumentar a voltagem no NB.

Bem entao o "Bug" do chipset, dá o leg em aplicativos 3D, tenho que tentar estabilizar o PCI-Express em 16x.



Outra solução parecida:
Você tem que ir em ADVANCED FEATURES e desativar o Thermal Monitor, o CI alguma coisa e o EIST. Essas funções reduzem clock e vcore dependendo da carga de trabalho, temperatura observada, etc..

Isso resolverá seu problema.

Após fazer o over, abra o CPU-Z e vá na aba MOTHERBOARD. Observe lá se o LINK WIDTH está como x16. Se não, aumente +0,1v no northbridge e fixe a freqüência PCI-E em 100.


Ajuda ai pessoal.
 
Olha isso que eu achei em um topico em outro forum, um cara com o mesmo problema meu:



Outro post do mesmo usuario com o problema solucionado:



Interessante que eu já tinha setado 100Mhz fixo no barramento PCI-E... mas vou tentar colocar +0,1v no NB para verificar.


Achei esse link aqui da adrena:
http://www.adrenaline.com.br/forum/showthread.php?p=2398372#post2398372



Bem entao o "Bug" do chipset, dá o leg em aplicativos 3D, tenho que tentar estabilizar o PCI-Express em 16x.



Outra solução parecida:



Ajuda ai pessoal.


Vai na bios da sua placa mae,da overvolt em todas opcoes de 0,1 menos na pci-e.
Tinha os msm problemas,quando eu fiz isso,parou de vez.
 
Vai na bios da sua placa mae,da overvolt em todas opcoes de 0,1 menos na pci-e.
Tinha os msm problemas,quando eu fiz isso,parou de vez.

Problema solucionado!!! fiz isso e to com over normal...

valeu a ajuda ae! :wave:
 
Problema solucionado!!! fiz isso e to com over normal...

valeu a ajuda ae! :wave:

De nada,essa mobo e otima,mais tem que ter paciencia para aprender a configurar.
Nunca mais volto para ASUS,GIGABYTE RULEZ :d
 
Olha isso que eu achei em um topico em outro forum, um cara com o mesmo problema meu:



Outro post do mesmo usuario com o problema solucionado:



Interessante que eu já tinha setado 100Mhz fixo no barramento PCI-E... mas vou tentar colocar +0,1v no NB para verificar.


Achei esse link aqui da adrena:
http://www.adrenaline.com.br/forum/showthread.php?p=2398372#post2398372



Bem entao o "Bug" do chipset, dá o leg em aplicativos 3D, tenho que tentar estabilizar o PCI-Express em 16x.



Outra solução parecida:



Ajuda ai pessoal.

Revivendo o tópico. Utilizei todas essa dicas e o Link Width não sai de 1x =(
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo