[AJUDA]HD Seagate com erro E/S

Dagobertow

=D
Registrado
Estou com um problema com o HD Seagate de 2TB modelo ST2000DM001. Comprei esse HD em 2013 e do nada ele parou de aparecer no windows explorer. Quando eu tento abrir esse HD no gerenciador de discos, ele aparece offline e com o tamanho de 128GB.





Eu já tentei inicializar o HD em MBR ou GPT porém sempre aparece a seguinte mensagem: A solicitação não pôde ser executada devido a um erro do dispositivo de E/S
Eu já troquei o cabo do HD e alterei o cabo de entrada sata na placa mão porem não funcionou. Eu queria muito conseguir acessar o HD novamente para fazer o backup dos meus arquivos que estão nele.

Alguém sabe me informar se tem algo que eu possa fazer para eu conseguir acessar meus dados novamente?

Desde já obrigado!
 
2013 e só parou agora? Guerreiro! :vinho: Você não deveria ficar tentando inicializar o disco inadvertidamente sob risco de sobrescrever justamente os seus arquivos.

Experimente rodar algum software tipo o GetDataBack para (tentar) recuperar algo, se os dados forem importantes prepare-se para colocar a mão no bolso mandando para uma especializada.

Bem vindo ao clube, já perdi 3 desse mesmo modelo.

Backup, sempre!
 
2013 e só parou agora? Guerreiro! :vinho: Você não deveria ficar tentando inicializar o disco inadvertidamente sob risco de sobrescrever justamente os seus arquivos.

Experimente rodar algum software tipo o GetDataBack para (tentar) recuperar algo, se os dados forem importantes prepare-se para colocar a mão no bolso mandando para uma especializada.

Bem vindo ao clube, já perdi 3 desse mesmo modelo.

Backup, sempre!

Vou tentar usar o GetDataBack para tentar recuperar algo, caso não consiga vou tentar algo no linux.
Eu achava que o tempo de vida de um HD seria bem maior :(
 
Vou tentar usar o GetDataBack para tentar recuperar algo, caso não consiga vou tentar algo no linux.
Eu achava que o tempo de vida de um HD seria bem maior :(
HD é loteria, até o liga/desliga faz o tempo de vida cair bastante, ao mesmo tempo em que este modelo não foi feito para ficar ligado 24/7.

Com o CrystalDiskInfo (ou um smartctl no linux) você consegue ver a quantidade de horas de uso dele, se tiver mais de 20~30 mil horas é uma boa durabilidade para este modelo de disco, os meus (tive 3) tiveram essa média.

[]´s
 
Última edição:
Usa isso, depois tentar restaurar com o GetDataBack ou R-Studio.

Como sempre é bom lembrar dos prerequisitos pra restauração de dados:

1. Se for o seu disco de sistema também, use-o como disco de dados em outro PC;
2. NUNCA escreva dados no disco;
3. NUNCA tente restaurar os dados pro mesmo disco.
 
Olá Dagobertow,

Tente recuperar seus dados usando o Recuva, é fácil de usar e em muitos casos pode ajudá-lo a recuperar todos os dados gratuitamente sem ter que visitar um laboratório de recuperação de dados:

https://www.ccleaner.com/recuva/download

Foreman_12644546_7422_recuvawizardfiletype.png
 
Olá Dagobertow,

Tente recuperar seus dados usando o Recuva, é fácil de usar e em muitos casos pode ajudá-lo a recuperar todos os dados gratuitamente sem ter que visitar um laboratório de recuperação de dados:

https://www.ccleaner.com/recuva/download

Foreman_12644546_7422_recuvawizardfiletype.png

Eu achava que o Recurva só funcionava com arquivos excluídos. Quando eu chegar em casa eu vou colocar rodar o programa para ver o que vai dar.
 
O erro de tamanho também pode ser um problema com o driver do chipset, vá até o gerenciador de dispositivos e reinstale-os. Você pode verificar manualmente para ver quais drivers de disco seu sistema usa:
  • Clique com o botão direito em Computador.
  • Selecione Gerenciar.
  • Selecione o Gerenciador de Dispositivos na lista à esquerda.
  • Expanda a ramificação Controladores IDE ATA / ATAPI da árvore do sistema.
  • Clique duas vezes na linha do controlador SATA da Intel.
  • Por exemplo:
  • 218615-2.jpg
Dependendo do hardware do seu sistema, os sistemas operacionais de Windows podem estar usando os drivers Intel Rapid Storage Technology (RST), que são comuns. Drivers alternativos do Microsoft Windows também são comumente usados. Você pode obter o RST aqui e executá-lo em seu computador: https://downloadcenter.intel.com/pt...echnology-Intel-RST-User-Interface-and-Driver
 
Última edição:
Bem, se tiver problemas relacionados ao software e não relacionados a hardware, pode tentar recuperar os blocos ruins com comandos no CMD (executá-lo como administrador), tente por exemplo chkdsk x: /r (onde x: é a letra da sua unidade externa), isso localizará setores defeituosos e recuperará informações legíveis. Se não funcionar eu conheço outro que também poderia ajudar apenas deixe-me saber se isso funciona para você.

E o que aconteceu com os drivers do chipset que recomendamos no começo deste post? você conseguiu atualizar? Apenas como um lembrete, no gerenciador de dispositivos, tente desinstalar os Controladores IDE ATA / ATAPI e execute o aplicativo RST da Intel para atualizar esses drivers.
 
E aí, resolveu?
Ainda não, essas duas ultimas semanas estou sem tempo. Mais para o final de semana eu devo ter tempo de sentar para tentar recuperar alguma coisa.
 
Bem, se tiver problemas relacionados ao software e não relacionados a hardware, pode tentar recuperar os blocos ruins com comandos no CMD (executá-lo como administrador), tente por exemplo chkdsk x: /r (onde x: é a letra da sua unidade externa), isso localizará setores defeituosos e recuperará informações legíveis. Se não funcionar eu conheço outro que também poderia ajudar apenas deixe-me saber se isso funciona para você.

E o que aconteceu com os drivers do chipset que recomendamos no começo deste post? você conseguiu atualizar? Apenas como um lembrete, no gerenciador de dispositivos, tente desinstalar os Controladores IDE ATA / ATAPI e execute o aplicativo RST da Intel para atualizar esses drivers.

Atualizei os drivers e nada. Acredito que possa ser algum defeito no hardware.
Não consigo executar o comando chkdsk no prompt de comando, quando eu tento inserir o comando retorna a seguinte mensagem: A solicitação não pôde ser executada devido a um erro do dispositivo de E/S
 
Você pode tentar normalizer alterando o modo de transferência para a unidade no canal IDE:

1. Pressione Windows + X para abrir o menu e selecione Gerenciador de dispositivos.
2. Expanda controladores IDE ATA / ATAPI. Um subconjunto será aberto, listando os diferentes canais IDE ATA / ATAPI para o computador.
3. Clique com o botão direito do mouse no canal em que a unidade está conectada e clique em Propriedades. Normalmente, esse canal é o canal IDE secundário.
4. Na guia Configurações avançadas, selecione Somente PIO na caixa Modo de transferência para o dispositivo que representa a unidade apropriada. Normalmente, esse é o Dispositivo 0. Em seguida, clique em OK e saia de todas as janelas.
5. Teste a unidade e verifique se a mensagem "A solicitação não pôde ser executada devido a um erro de dispositivo de E / S" foi removida.

Embaixo postarei algumas imagens para referência:
DMA2.jpg

dma3.gif

DMA3.jpg

dma4.gif
 
Coveiro mode: on
Essa semana o meu HDD me abandonou. Usava como disco secundário para pastas do usuário.
Uso software de monitoramento, desliguei estava 100%, liguei estava morto o coitado e diz ter 3,6 Gb de capacidade.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo