• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Ajuda - I7 960 pedindo muito Vcore

WillMBarbosa

Digdin Digdin Digdin
Registrado
Entao, minha bios está setada assim:



Sem thumbs no spoiler

28062010076.jpg

28062010077.jpg

28062010078.jpg

28062010079.jpg

As memos estao lentas, já pra tirar elas da jogada, e como já falei em outro tópico, nao tenho muita experiencia em over nos I7, estou acostumado com o 775, que deu BSOD, sobe Vcore e pronto. Entendo tb que nenhum processador é igual ao outro, e cada um pede uma voltagem diferente, mas mesmo assim está muito alto! No CPU-z fica entre 1.314 e 1.320. Tudo bem tb que está dentro do Vid Range, e está estável pelo linx e prime95, mas nao gosto de vê-lo ultrapassando os 90º, nos testes...


Alguém tem alguma dica, pra ver se consigo reduzir essa voltagem?


PS: O Spread spectrum está auto nas imgs, mas eu desabilitei ele, só esqueci de tirar outra foto
 
Passe toda a sua configuração:

MOBO: marca e modelo?
MEMO: marca/modelo/frequência original/quantos pentes?
VGA: marca/modelo?
FONTE: marca/modelo/watts?
COOLER DO PROCESSADOR: marca/modelo?

Para ajudar melhor ;)

[]'s, jcjcosta
 
claro, claro... Tinha esquecido de postar o resto...

Core I7 960 ES
Asus P6X58D-E, com última bios disponível
Super Talent 2X2GB 1600MHz @ 1333MHz (1600MHz pede 1.9v)
EVGA GTX480
TT Toughpower 1200w modular
Corsair H50
2x2 WD 500GB Caviar Blue RAID0
Seven ultimate x64
 
CPU Ratio Setting - 25
C1E Support - Disable
Hardware prefetcher - Enable
Adjacent Cache line prefetcher - Enable
Intel Virtualization tech - Enable
CPU TM Function - Disable
Execute Disabled bit - Disabled
Intel HT Technology - Enable
Active Processor Cores - all
A20M - Disabled
Intel SpeedStep (TM) Tech - Disabled
Intel C-STATE tech - Disabled

CPU voltage - 1.28v~1,30v (testando entre estas voltagens)
CPU PLL voltage - 1.84v
QPI-DRAM voltage - 1.30v~1,40v (aqui vc tem que ir testando até achar o ponto certo entre essas voltagens)

IOH voltage - 1,20v
IOH PCIE voltage - AUTO
ICH voltage- 1,20v
ICH PCIE voltage - AUTO

Load-line calibration - Enable
CPU differential amplitude - AUTO
Extreme OV - Disabled

CPU spread spectrum - Disabled
PCIE spectrum - AUTO
CPU clock skew - AUTO
IOH clock skew - AUTO

Para reiniciar os testes, relaxa bem as memórias, e tenta começar abaixo de <1600mhz e com menos voltagem nas mesmas.
E tenta também com outros multiplicadores além de 25x.
 
Última edição:
Amigo, fiz exatamente como vc passou, e acabei de terminar 53minutos de linx!!! Vou continuar os testes, mas parece que realmente estabilizou, e a temperatura máxima foi de 83º. Agora vou começar a reduzir as voltagens pouco a pouco, pra ver qual o minimo que ele pede, valeu mesmo!

Ah, mas claro, overclock nao é receita de bolo, entao devo perguntar uma coisa...

PQ desativar o TM Function? Isso nao serve para proteger o processador contra o superaquecimento? E ele nao se ativa apenas perto do TJ max?

Abraços
 
Amigo, fiz exatamente como vc passou, e acabei de terminar 53minutos de linx!!! Vou continuar os testes, mas parece que realmente estabilizou, e a temperatura máxima foi de 83º. Agora vou começar a reduzir as voltagens pouco a pouco, pra ver qual o minimo que ele pede, valeu mesmo!

Ah, mas claro, overclock nao é receita de bolo, entao devo perguntar uma coisa...

PQ desativar o TM Function? Isso nao serve para proteger o processador contra o superaquecimento? E ele nao se ativa apenas perto do TJ max?

Abraços

Opa amigo,

Beleza que tá conseguindo sucesso ;)

Agora vai diminuindo aos pouquinhos o vcore para vê até onde ele segura.

TM Function habiltado causa instabilidade no over que vc quer. E seu wc Corsair H50 segura bem nos @4ghz.Pode ficar tranquilo.

[]'s, jcjcosta
 
TM Function habiltado causa instabilidade no over que vc quer. E seu wc Corsair H50 segura bem nos @4ghz.Pode ficar tranquilo.
Isso mesmo. TM on pode causar instabilidade no momento do OC.

Isso vai baixando as voltagens agora até achar o mínimo possível para cada opção.
 
E não esqueça de postar aqui os resultados!! :yes:
 
Não esqueci do tópico, hein? Já estou conseguindo reduzir as voltagens, mas as temperaturas ainda estao altas, ultrapassando os 93º com uns 5 minutos de Prime95... Entao nao vai adiantar buscar estabilidade dessa forma, já que vai ser inviável ficar assim... Eu troquei recentemente meu Z600 por esse H50, achando que resolveria, mas parece que nao adiantou muita coisa. Troquei tb a pasta térmica, mas nao adiantou... Vou continuar buscando a raiz do problema, e se nao resolver, em setembro eu compro um water cooler, e resolvido.
 
Não esqueci do tópico, hein? Já estou conseguindo reduzir as voltagens, mas as temperaturas ainda estao altas, ultrapassando os 93º com uns 5 minutos de Prime95... Entao nao vai adiantar buscar estabilidade dessa forma, já que vai ser inviável ficar assim... Eu troquei recentemente meu Z600 por esse H50, achando que resolveria, mas parece que nao adiantou muita coisa. Troquei tb a pasta térmica, mas nao adiantou... Vou continuar buscando a raiz do problema, e se nao resolver, em setembro eu compro um water cooler, e resolvido.

Até quanto de vcore vc conseguiu estabilizar aí jiribidiberto ???

Muito estranho estas temperaturas :eek:

Muda a posição do dissipador (Bloco) H50 pra vê se ajuda. Talvez um lado do "cooler" não encaixa direito ao die da cpu.

[]'s, jcjcosta
 
Até quanto de vcore vc conseguiu estabilizar aí jiribidiberto ???

Muito estranho estas temperaturas :eek:

Muda a posição do dissipador (Bloco) H50 pra vê se ajuda. Talvez um lado do "cooler" não encaixa direito ao die da cpu.

[]'s, jcjcosta

Ainda nao consegui 100% a 4.0, mas em 3.8GHz estou sentindo firmeza com 1.264, e reduzindo a cada 15min de prime. Quando começar a travar, subo um pouco, e deixarei rodando por horas.

Nessas condições, 3.8GHz, e 1.264v, está agora com máx 92º...

E olha que já melhorei muito a ventilação no meu gabinete.

Cortei em baixo e coloquei um fan 92mm ventilador, mais um baia fan 120mm ventilador, além de já ter um frontal perto dos HD´s, e como exaustao, apenas o traseiro mesmo, mas sao 2 fans, 1 de 90CFM e outro de 72CFM.

Outra coisa que achei estranho é que o ar que está saindo do radiador do H50 está bem frio, se considerando que o proc. está a 92º...
 
Ainda nao consegui 100% a 4.0, mas em 3.8GHz estou sentindo firmeza com 1.264, e reduzindo a cada 15min de prime. Quando começar a travar, subo um pouco, e deixarei rodando por horas.

Nessas condições, 3.8GHz, e 1.264v, está agora com máx 92º...

E olha que já melhorei muito a ventilação no meu gabinete.

Cortei em baixo e coloquei um fan 92mm ventilador, mais um baia fan 120mm ventilador, além de já ter um frontal perto dos HD´s, e como exaustao, apenas o traseiro mesmo, mas sao 2 fans, 1 de 90CFM e outro de 72CFM.

Outra coisa que achei estranho é que o ar que está saindo do radiador do H50 está bem frio, se considerando que o proc. está a 92º...

Tá parecendo que não encaixou direito o bloco né? ou algum defeito mesmo no H50.

Tenta entrar em contato do o user CATA que tem o mesmo WC, quem sabe ele pode ajudar em algo ;)

Membro CATA: http://www.adrenaline.com.br/forum/members/2323548.html

[]'s, jcjcosta
 
Tá parecendo que não encaixou direito o bloco né? ou algum defeito mesmo no H50.

Tenta entrar em contato do o user CATA que tem o mesmo WC, quem sabe ele pode ajudar em algo ;)

Membro CATA: http://www.adrenaline.com.br/forum/members/2323548.html

[]'s, jcjcosta

Pior que já foi montado e desmontado dezenas de vezes =\... Quando passar a preguiça, tento mais uma vez.

Busquei outra estratégia, ao inves de jogar para 4.0 e reduzir vcore, vou fazer o seguinte...

Agora está assim:

Bclk 166
Mult 23
Vcore 1.224

Se estabilizar dessa forma, já é um resultado excelente, ao menos para mim. Depois jogo o mult para 24 e vou subindo vcore aos poucos.

Nesse momento, 5 minutos de blend, temperatura máx 87º...

Está alta, mas é como se diz, eu nao rodo prime nem linx no dia a dia, entao ele vai ficar na faixa de 70º full em uso normal. Nada para reclamar...

Edit---

PROBLEMA DE TEMPERATURA RESOLVIDO!!!

Simplesmente mudei o local do radiador para o baia fan, ou seja, recebendo ar frio de fora, e nao utilizando o ar quente do gabinete. Claro, apliquei um filtro para poeira, mas mesmo com o filtro, que reduz drasticamente a eficiencia do fan, a temperatura máxima nas mesmas condições acima é de 77º, com 45 minutos de linx e 1h de small fft do prime, contra 93º anteriores, com mesmo tempo de teste :D :D :D

Como só tenho tempo para brincar em fins de semana, vou deixar em stock novamente para o pessoal aqui em casa usar, e sábado q vem recomeço minha jornada rumo aos 4.0GHz

Valeu a quem está ajudando, aprendi muito com esse tópico e com esse processador!
 
Última edição:
Ta mais doque certo eu tb so uso raiador puxando ar de fora e jogando para dentro e ainda tem nego que diz o contrario kkkk !!

Cade os resultados post aew amigo hehe
 
Ta mais doque certo eu tb so uso raiador puxando ar de fora e jogando para dentro e ainda tem nego que diz o contrario kkkk !!

Cade os resultados post aew amigo hehe



Agora sim, 100% de estabilidade. Agora eu fico mais confortável para chegar aos 4.0GHz
 
Edit---

PROBLEMA DE TEMPERATURA RESOLVIDO!!!

Simplesmente mudei o local do radiador para o baia fan, ou seja, recebendo ar frio de fora, e nao utilizando o ar quente do gabinete. Claro, apliquei um filtro para poeira, mas mesmo com o filtro, que reduz drasticamente a eficiencia do fan, a temperatura máxima nas mesmas condições acima é de 77º, com 45 minutos de linx e 1h de small fft do prime, contra 93º anteriores, com mesmo tempo de teste :D :D :D

Como só tenho tempo para brincar em fins de semana, vou deixar em stock novamente para o pessoal aqui em casa usar, e sábado q vem recomeço minha jornada rumo aos 4.0GHz

Valeu a quem está ajudando, aprendi muito com esse tópico e com esse processador!

Que excelente cara :D

Agora quero vê @4.0ghz abaixo de 1,28v.

Fico no aguardo ;)
 
Qual o #Batch deste seu i7 960?

Aqui com o meu (3845B218) faz 4.0GHz HT on com 1.216v.

Passa o restante das configurações que você está usando se possível. (VTT, IOH, ICH, PLL...).
 
Última edição:
Eita ta esquentando horrores hein, aqui eu lapidei a base do meu cooler, com 3.8ghz 1.23v não passa de 50~55ºC, aqui pede uns 1.37v pra 4.0ghz, mas mesmo com esse vcore não vai mto além de 60~65ºC naum...
 
Qual o #Batch deste seu i7 960?

Aqui com o meu (3845B218) faz 4.0GHz HT on com 1.216v.

Passa o restante das configurações que você está usando se possível. (VTT, IOH, ICH, PLL...).

Onde vejo o batch do processador? Tem algum software ou fica nele mesmo?

Os outros dados passo depois, como disse tenho tempo para PC apenas fim de semana, só dei uma passada aqui pra dizer q ainda nao esqueci do tópico, e volto logo logo para postar mais resultados, vlw.
 
Onde vejo o batch do processador? Tem algum software ou fica nele mesmo?

Os outros dados passo depois, como disse tenho tempo para PC apenas fim de semana, só dei uma passada aqui pra dizer q ainda nao esqueci do tópico, e volto logo logo para postar mais resultados, vlw.

Você pode ver o Batch no próprio CPU ou no verso da caixa (Box) dele!
 
Você pode ver o Batch no próprio CPU ou no verso da caixa (Box) dele!

Ih, entao fica pro fds... Nao tenho caixa, é OEM

Abraços
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo