[Ajuda] Overclock i7-8700k + Gigabyte Z390 M GAMING

FabricioGS

#GoPats
Registrado
Pessoal,

Essa placa mãe Gigabyte Z390 M GAMING ta me tirando do sério.

Meu último pc era um i7-4700k + Gigabyte GA-Z87M-D3H e ele sobe MUITO e com pouco vcore, chip golden mesmo.

Mas nesta placa Z390 a primeira coisa que notei é que overclock praticamente só rola com tudo em "auto". Óbvio que voltagens estão altas demais e temperaturas também. E o que me irrita é que eu seto vcore manual pra 1.275v por exemplo na bios, no windows fica entre 1.340 e 1.389v :eek::mad: o que é praticamente igual a "auto".

Eu já tinha vídeos da galera criticando a bios das Gigabyte mais recentes, mas PQP, eu já tive problemas com vdrop (quando vcore cai muito), mas vcore subindo sem controle é a primeira placa.

Quais opções eu desabilito pra poder ficar com voltagens mais estáveis, sem muita variação e podendo controlar a temperatura? Eu não consigo nem saber se esse i7-8700k é bom ou ruim de overclock (acredito que esteja na média) porque qualquer vcore que eu seto manualmente na bios é alterado magicamente quando chego no windows :nooo::vish:
 
Pelo o que andei olhando o 8700k na Z390 pega 5.0ghz com 1.35v de vcore.

Porem vou compartilhar minha experiencia, antes de pegar o 9600k eu tinha 2500k + Z68 e o 2500k pegava 4.8ghz fácil, esta Z68 vou colocar a venda em breve pois já vendi o resto, teoricamente o chipset tem total suporte a serie 3 da intel então comprei um 3770k, para minha surpresa ele funcionava perfeitamente em stock, mas caso fosse colocado +100mhz dava tela azul, não tinha configuração que segurava OC com o 3770k e procurando na net achei um mesmo caso no fórum Toms Hardware que um sujeito que não obtinha oc em 3770k + Z68 e chegaram a conclusão que era o chipset com o processador.

Não descarte que pode ser problema da combinação 8700k + Z390, o Z390 saiu para serie 9 e a Intel pode ter colocado o suporte zuado a serie 8 ou a GigaByte fez a bios destes seu modelo com pouco capricho.

Mas teoricamente para fazer o OC neste seu 8700k seria simplesmente:

Multiplicador: 50x
Vcore: 1.35
C-state: Disabled

Pronto.

Tenta olhar se tem algum com uma configuração igual a sua fazendo oc em fórum gringo ou YT.
 
@kamalh valeu, acho que você matou a charada: proc 8a geração e z390 não otimizado, deve ser isso.

Mas eu consigo over estável, 5GHz vem fácil, mas a questão é a voltagem:

jwzXNHv.png


Setando 1,270v vcore na bios, fica em 1,400v+ em idle e em full load sobe mais ainda, em torno de 1.42v

Se isto estiver certo, pra dia a dia é muita voltagem. Estou rodando a 4.8GHz estável com 1.250v setado na bios, mas no HWinfo fica em ~1,365v.

hopxYla.png


É uma diferença ABSURDA de vcore setado na bios pro windows. É quase como se eu deixasse em auto, essa placa é doidona, praticamente não importa o que eu seto manual na bios, ela joga as voltagens dela e tipo.. foda-se.

Só queria saber se isso é normal deste chipset ou das Gigabytes atuais.
 
Última edição:
@kamalh valeu, acho que você matou a charada: proc 8a geração e z390 não otimizado, deve ser isso.

Mas eu consigo over estável, 5GHz vem fácil, mas a questão é a voltagem:

jwzXNHv.png


Setando 1,270v vcore na bios, fica em 1,400v+ em idle e em full load sobe mais ainda, em torno de 1.42v

Se isto estiver certo, pra dia a dia é muita voltagem. Estou rodando a 4.8GHz estável com 1.250v setado na bios, mas no HWinfo fica em ~1,365v.

hopxYla.png


É uma diferença ABSURDA de vcore setado na bios pro windows. É quase como se eu deixasse em auto, essa placa é doidona, praticamente não importa o que eu seto manual na bios, ela joga as voltagens dela e tipo.. foda-se.

Só queria saber se isso é normal deste chipset ou das Gigabytes atuais.

Isso é o load line calibration que faz teu vcore subir demais, tenta ver quais são as opções de load line calibration e posta aqui!

Na minha gigabyte z170 eu deixo em HIGH e o vcore praticamente não oscila!
 
Gente, eu fiz uma enorme confusão. Uma coisa é o VID que é o quanto seu processador acha que precisar de voltagem naquele momento e naquelas condições, outra coisa é o VCORE, que é a voltagem que efetivamente a placa está mandando pro processador.

Eu estava olhando o vcore real agora com o HWiNFO64 e ele ta bem mais próximo do que eu seto na bios sim, até com um vdrop considerável (normal nas Gigabyte, infelizmente). Então desconsiderem o que falei acima, não era vcore que eu tava vendo, era VID.

Aqui a diferença clara:

Oi6BQsu.png


Isso é o load line calibration que faz teu vcore subir demais, tenta ver quais são as opções de load line calibration e posta aqui!

Na minha gigabyte z170 eu deixo em HIGH e o vcore praticamente não oscila!

To usando llc em EXTREME porque como falei as Gigabyte tem um vdrop maior que das outras marcas e acima deste modo só tem o ULTRA EXTREME.

Agora eu consigo ficar estável até 4.9GHz, mas com 5GHz, mesmo rodando testes como o da screenshot acima, depois de um tempo jogando ou usando windows, dá crash BSOD do nada. Deve ser alguma voltagem que está em auto e está bem alta, mas não sei nem por onde começar a mexer.
 
Pões o LLC em STANDARD e o usar o offset positivo para chegar no seu vcore alvo em stress (ex.: 1,275).

Para 1.275 sugiro tentar STANDARD com vcore offset +0,07 pra começar. O boost deve ficar próximo de 1.35v, mas vai ficar maior parte do tempo em 1,275v no stress e reduzir junto com os clocks (STEPS). Vai calibrando no offset.

Já testei algumas placas Z e tenho essa z390m. Na Gigabyte parece que cada opção de LLC faz algo diferente sem seguir aquele quela gráfico LLC.

Tenho uma z390m aqui. Naquilo que já testei até o momento, a opção que deu o menor vboost (-) vcore foi em LCC em standard. Em high, ultra etc o vboost ficou muito alto e quanto tentava compensar com offset negativo não estabilizava. Em LLC em padrão ou low não ficava instável nem jogando o vcore manualmente no céu. Vai entender...

Over nessas ultimas gerações tá em reduzir o vboost em relação ao vcore no stress. Em algum placas consigo 0,04 de diferença, outras 0,07. Se o cpu for bom, nao vai fazer diferença, pq o vboost ainda tá dentro do limite. Eu tenho um i5 que pede 1.25 em 5Ghz. Algumas placas vão informar vboost de 1,27, outras 1,32v...Como mesmo o maior vboosts ainda fica na região aceitável, essa diferença não é relevante pra mim. Mas se o cara tem um CPU que já pede 1,35v, uma placa mais afinada já vai começar a fazer a diferença. Mas isso considerando que a leitura da placa é precisa. Pq as vezes na pratica tá tudo muito próximo, o que mudou foi a leitura entre as placas.
 
Troquei a placa mãe de Gigabyte Z390 M Gaming (10+2 fases) para a Gigabyte Z390 Aorus Elite (12+2 fases) e estabilizei a 5GHz com 1.290 vcore setado na BIOS (menos não estabiliza) e llc em EXTREME. Vou tentar com llc TURBO, mas acho que a;i vou ter que subir o vcore um pouco. Será que fica ruim deixar EXTREME pro dia a dia? Vou tentar 5.1GHz e 5.2GHz depois. Esta temperatura baixa é uma maravilha pra rodar os benchs de stress test :mr:
 
Cpu com vcore em 1.3 e temp controlada vão rodar aí por uma década ou a placa mãe dar defeito primeiro.
 
Troquei a placa mãe de Gigabyte Z390 M Gaming (10+2 fases) para a Gigabyte Z390 Aorus Elite (12+2 fases) e estabilizei a 5GHz com 1.290 vcore setado na BIOS (menos não estabiliza) e llc em EXTREME. Vou tentar com llc TURBO, mas acho que a;i vou ter que subir o vcore um pouco. Será que fica ruim deixar EXTREME pro dia a dia? Vou tentar 5.1GHz e 5.2GHz depois. Esta temperatura baixa é uma maravilha pra rodar os benchs de stress test :mr:

Não sabia desse lance das fases da mobo, achava que era só silicon lottery hahaha
Qto tá ficando as temps?
 
Não sabia desse lance das fases da mobo, achava que era só silicon lottery hahaha
Qto tá ficando as temps?

Também não sabia do negócio das fases, até ler alguns fóruns gringos. CPUs high end como o i7-8700k, 9700k ou 990k tem um TDP muito elevado e se a placa mãe não tiver capacitores com fases suficiente, não consegue um overclock estável a partir de certas frequências. Essas são minhas temperaturas no momento (estou jogando CS:GO):

X9RUssb.png
 
Também não sabia do negócio das fases, até ler alguns fóruns gringos. CPUs high end como o i7-8700k, 9700k ou 990k tem um TDP muito elevado e se a placa mãe não tiver capacitores com fases suficiente, não consegue um overclock estável a partir de certas frequências. Essas são minhas temperaturas no momento (estou jogando CS:GO):

X9RUssb.png
Que top em!
Conseguiu 5.1 ou 5.2?
 
Troquei a placa mãe de Gigabyte Z390 M Gaming (10+2 fases) para a Gigabyte Z390 Aorus Elite (12+2 fases) e estabilizei a 5GHz com 1.290 vcore setado na BIOS (menos não estabiliza) e llc em EXTREME. Vou tentar com llc TURBO, mas acho que a;i vou ter que subir o vcore um pouco. Será que fica ruim deixar EXTREME pro dia a dia? Vou tentar 5.1GHz e 5.2GHz depois. Esta temperatura baixa é uma maravilha pra rodar os benchs de stress test :mr:
Tenho a mesma dúvida, tenho uma Z390 M Gaming e não estou muito satisfeito com ela, nem minhas memórias (2x 8GB 4000Mhz - Hyperx Predator) ela dá conta de manter nos 4000Mhz que é seu valor de base, tenho que rodar elas a 3600Mhz... E em over com meu 9700k a 5Ghz estou mantendo VCore de 1,3V, atinge entre 70~80ºC em stress test dependendo da temperatura ambiente, mas creio que poderia melhorar essa temperatura, mas não com essa placa.

Será que vale a pena eu trocar por uma Z390 Aorus Elite?
 
Tenho a mesma dúvida, tenho uma Z390 M Gaming e não estou muito satisfeito com ela, nem minhas memórias (2x 8GB 4000Mhz - Hyperx Predator) ela dá conta de manter nos 4000Mhz que é seu valor de base, tenho que rodar elas a 3600Mhz... E em over com meu 9700k a 5Ghz estou mantendo VCore de 1,3V, atinge entre 70~80ºC em stress test dependendo da temperatura ambiente, mas creio que poderia melhorar essa temperatura, mas não com essa placa.

Será que vale a pena eu trocar por uma Z390 Aorus Elite?

Acho que a placa mãe não influencia diretamente na temperatura não, nem no vcore, mas vai te dar mais estabilidade sim.

No meu caso uso um pente só de 16GB e com XMP padrão que dá 3200MHz, mas usando 2 pentes e com uma frequência mais alta talvez você precise de mais vcore e aumentar algumas outras voltagens, as quais também não sei rs. São esses ajustes finos que não manjo direito.
 
Tenho a mesma dúvida, tenho uma Z390 M Gaming e não estou muito satisfeito com ela, nem minhas memórias (2x 8GB 4000Mhz - Hyperx Predator) ela dá conta de manter nos 4000Mhz que é seu valor de base, tenho que rodar elas a 3600Mhz... E em over com meu 9700k a 5Ghz estou mantendo VCore de 1,3V, atinge entre 70~80ºC em stress test dependendo da temperatura ambiente, mas creio que poderia melhorar essa temperatura, mas não com essa placa.

Será que vale a pena eu trocar por uma Z390 Aorus Elite?
Cara, da uma olhada no seu VCCIO e no VCCSA. Eu não confio muito usar o perfil de XMP nessa minha MSI aqui e preferi fazer manual e tive um pouco de dificuldade pra achar o VCCSA e o IO corretos pra manter estável.
 
Cara, da uma olhada no seu VCCIO e no VCCSA. Eu não confio muito usar o perfil de XMP nessa minha MSI aqui e preferi fazer manual e tive um pouco de dificuldade pra achar o VCCSA e o IO corretos pra manter estável.

Quanto você está usando de VCCIO e VCCSA pra 5GHz e qual a frequência está usando nas suas memórias?
 
Quanto você está usando de VCCIO e VCCSA pra 5GHz e qual a frequência está usando nas suas memórias?
VCCIO: 1.15V
VCCSA: 1.2V
To usando 3733MHz nas memorias com os timings em 16-16-16-36 (1.37 V). Da pra subir mais (Samsung B-Die) , mas por enquanto to satisfeito.
 
Criei um tópico sobre a Z390 M Gaming deixando meu clock sempre acima de 4600MHz e a primeira resposta foi me dizendo para ler o manual da placa... Ainda assim, continuo com o clock do meu I7 9700k acima de 4600MHz sem ter feito nada! Isso é default dessa Placa mãe? Dar esse boost? Talvez eu seja ignorante demais, mas se o clock base dela é 3.6GHz ela deveria partir dai e não de 4.6GHz...
 
Última edição:
Criei um tópico sobre a Z390 M Gaming deixando meu clock sempre acima de 4600MHz e a primeira resposta foi me dizendo para ler o manual da placa... Bobeira padrão... Ainda assim, continuo com o clock do meu I7 9700k acima de 4600MHz sem ter feito nada! Isso é default dessa Placa mãe? Dar esse boost? Talvez eu seja ignorante demais, mas se o clock base dela é 3.6GHz ela deveria partir dai e não de 4.6GHz...
Qual seria exatamente o problema?
É um comportamento padrão, o processador tem seu clock aumentado conforme a demanda de processamento pelo "Intel Turbo Boost", que pode ser configurado na BIOS.

A tecnologia Intel Turbo Boost é uma forma de executar automaticamente o núcleo do processador com mais velocidade do que a frequência marcada. O processador deve estar trabalhando com os limites de potência, temperatura e especificação da potência de design térmico (TDP). Isso resulta em um aumento do desempenho de aplicações únicas e multithread. Não há necessidade de instalar qualquer software ou aplicativo para suportar a tecnologia Intel® Turbo Boost.
 
Z390 M Gaming Gigabyte
I7 9700K
Noctua NH-D15
16 GB Ram Ballistix 3200 MHz (2x8)

Não alterei nada na BIOS, mas como estava esquentando bastante a GPU jogando The Witcher 3 decidi adicionar mais um fan de 12.
Tive que ligar o FAN novo no sysfan 2 por causa do Noctua do Processador que é gigante e interfere no acesso do sysfan 1. Liguei o Fan de 12 que veio com o gabinete direto na Fonte via Molex.
Depois do Fan novo instalado configurei com o Smart Fan para ele bater 100% quando a GPU subir de 75º.
Percebam que não mexi em NADA de OC.
Instalei o app manager da Gigabyte para monitorar o fan novo pelo smart fan no Windows (até então só o acessava pela BIOS).
Depois disso tudo percebi que o processador agora está o tempo todo acima de 4600MHz! Como se estivesse em ultraboost mesmo em idle.
As Temperaturas da CPU estão na média abaixo de 50º, mesmo jogando.
Tentei mexer na opção tweaker da BIOS mas pouco adiantou. Inclusive mexi em algo que não deveria e a BIOS entrou em loop, precisei de clear CMOS.

Imagens abaixo em IDLE.

6EWDsOH.png

AexnouL.png

ClLLzRM.png

LjfUODW.png
 
Z390 M Gaming Gigabyte
I7 9700K
Noctua NH-D15
16 GB Ram Ballistix 3200 MHz (2x8)

Não alterei nada na BIOS, mas como estava esquentando bastante a GPU jogando The Witcher 3 decidi adicionar mais um fan de 12.
Tive que ligar o FAN novo no sysfan 2 por causa do Noctua do Processador que é gigante e interfere no acesso do sysfan 1. Liguei o Fan de 12 que veio com o gabinete direto na Fonte via Molex.
Depois do Fan novo instalado configurei com o Smart Fan para ele bater 100% quando a GPU subir de 75º.
Percebam que não mexi em NADA de OC.
Instalei o app manager da Gigabyte para monitorar o fan novo pelo smart fan no Windows (até então só o acessava pela BIOS).
Depois disso tudo percebi que o processador agora está o tempo todo acima de 4600MHz! Como se estivesse em ultraboost mesmo em idle.
As Temperaturas da CPU estão na média abaixo de 50º, mesmo jogando.
Tentei mexer na opção tweaker da BIOS mas pouco adiantou. Inclusive mexi em algo que não deveria e a BIOS entrou em loop, precisei de clear CMOS.

Imagens abaixo em IDLE.

6EWDsOH.png

AexnouL.png

ClLLzRM.png

LjfUODW.png
Apesar de mesma placa mãe não é exatamente a mesma questão do tópico mas vamos lá:

Note que alguns dos cores reduziram para 800mhz por um breve período:

Sem-t-tulo.png


Isso deveria ocorrer com todos os outros, importante saber que também há frequências intermediárias também (1600~3200~3600mhz, etc.), sempre que há uma carga menor neles.

Se a placa-mãe está com configurações de energia padrão (C1/C3/etc ativados) e o ajuste de energia no Windows está em 'Equilibrado' (padrão) é quase certo que algum processo não esta deixando-o baixar o clock.

Seu Windows é original? Verifique tudo que está aberto, aplicativos que ficam ao lado do relógio, em background e launchers de jogos e afins também consomem processamento.

De toda forma e independente disso, se o load dos cores (em %) está ok, as temperaturas estão normais e o processador está trabalhando bem não há com que se preocupar.
 
Ok, obrigado pelo retorno.
o ajuste de energia estava em alto desempenho. Alterei para equilibrado mas nada mudou.
Windows original.
Mas ainda que um processo possa estar forçando o clock, o processador já inicia neste clock, na BIOS ele aparece assim!
Este clock mesmo em IDLE.
É como se o stock dele fosse 4.6GHz e sabemos que não é.

Edit: Pelo que percebo ele está em boost constante.


Intel’s Core i7-9700K is an unlocked 9th generation Coffee Lake CPU. It is an 8 core, 8 thread processor. The 9700K features 12 MB of cache, a 95W TDP and Intel UHD 630 graphics. Like the other 9th generation chips, it is compatible with Intel’s new Z390 chipset as well as last years Z370 chipset (with an updated BIOS). The 9700K has stock base / boost clocks of 3.6 / 4.6 GHz and a single core boost of 4.9 GHz
 
Última edição:
Aproveitando o tópico, para os Intel 9° geração ainda vale usar o bom e velho Prime 95 em "blend mode" pra testar o OC ?
 
Ok, obrigado pelo retorno.
o ajuste de energia estava em alto desempenho. Alterei para equilibrado mas nada mudou.
Windows original.
Mas ainda que um processo possa estar forçando o clock, o processador já inicia neste clock, na BIOS ele aparece assim!
Este clock mesmo em IDLE.
É como se o stock dele fosse 4.6GHz e sabemos que não é.

Edit: Pelo que percebo ele está em boost constante.


Intel’s Core i7-9700K is an unlocked 9th generation Coffee Lake CPU. It is an 8 core, 8 thread processor. The 9700K features 12 MB of cache, a 95W TDP and Intel UHD 630 graphics. Like the other 9th generation chips, it is compatible with Intel’s new Z390 chipset as well as last years Z370 chipset (with an updated BIOS). The 9700K has stock base / boost clocks of 3.6 / 4.6 GHz and a single core boost of 4.9 GHz
Algo me diz que seja algo relacionado a software mas fica difícil saber sem estar sentado na frente do PC, pode ser Windows como também pode ser algum software por baixo.

Bios está na última versão? Confirma isso e experimenta restaurar a configuração de fábrica (bios) pra ver se muda em algo.

Aqui fica assim, mas para tirar esse print foi bem difícil pois há programas rodando ao mesmo tempo então ele fica subindo e descendo constantemente:

1574907743077.png


As "regras" de boost do 9700k são essas, então as velocidades em si estão corretas:

1574907905067.png


Reforço o que disse anteriormente, se isso não está impactando na performance ou temperatura eu não me preocuparia demasiadamente.

Aproveitando o tópico, para os Intel 9° geração ainda vale usar o bom e velho Prime 95 em "blend mode" pra testar o OC ?
Sim, mas não precisa ser nesse modo, há outros mais interessantes e otimizados.

RealBench é outro software bem bacana, além do próprio OCCT.
 
Não alterei nada na BIOS

O boost da Intel é ON por default em algumas bios / placas, pq afinal de contas é a forma de entregar o máximo do CPU pro usuário.
Quanto estar SEMPRE em boost:

- Intel SpeedStep precisa estar ON na Bios pra fazer idle clock.
- Checa no plano de energia qual % tá marcada de Uso Minimo do Processador. Se tiver em 100% mesmo no "equilibrado", não vai entrar em idle clock.
- Vc pode ter algum processo / serviço rodando que não tá deixando seu CPU entrar em idle. Testa iniciar em modo de segurança.

Aproveitando o tópico, para os Intel 9° geração ainda vale usar o bom e velho Prime 95 em "blend mode" pra testar o OC ?

Blend Mode sim ainda é válido, pra fazer teste longo (8+ horas).

Pra short test eu uso HyperPI no modo 32MB, se não aparecer WHEA error no Event Viwer aí eu passo pra um Prime Blend longo.
99.99% das vezes passa, HyperPI 32MB é hj uma das formas mais rápidas de descobrir se seu OC de CPU/RAM tá estável.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo