AJUDA - Overclock Z370M Aorus (Bios F14a)

Garrone

know-it-all Member
Registrado
Fala meus queridos,

Eu acabei de atualizar minha BIOS para F14a em minha Aorus Z370M, tenho um 9700K e utilizava um OVERCLOCK @ 5,0 nele tranquilamente. O problema é que após a atualização da BIOS para essa nova versão, eu não consigo mais aplicar nenhum overclock.

Eu tentei deixar tudo como está e apenas colocar o CPU CLOCK a 4.8GHz, mas assim que inicio o windows e rodo um teste de stress o processador vai para 4.0.. 3.8 e lá fica... ele não está travando o CLOCK. Já fiz diversas mudanças e não achei o porque o processador está simplesmente trabalhando com o clock tão baixo.

Mesmo em Stock ele está trabalhando abaixo do seu clock, em stock no jogo ele está caindo para 4.1... sendo que normalmente ele fica em 4.6Ghz.

Alguém sabe o porque disso? Antigamente com a BIOS F10 ele não tinha esse problema.
 
Acabei descobrindo que a partir da BIOS F13 a Gigabyte está restringindo o TDP do processador para poupar as VRM da Placa Mãe. Enfim, voltei para a BIOS F12 e voltou ao normal.
 
@Garrone Mano, VALEEU MSM!! Eu estava com o mesmo problema... e consegui achar a solução. Fiz downgrade para a bios F12 e boas. qual teu Vcore ai ?
Deixei o meu em 1.29 e o LLC em turbo.

VRM Bateu 74 Graus no Cinebench e o CPU não passou de 80.
 
@Garrone Mano, VALEEU MSM!! Eu estava com o mesmo problema... e consegui achar a solução. Fiz downgrade para a bios F12 e boas. qual teu Vcore ai ?
Deixei o meu em 1.29 e o LLC em turbo.

VRM Bateu 74 Graus no Cinebench e o CPU não passou de 80.

O meu está com 1.29 também.
 
Na verdade eu achei melhor baixar isso. Estou utilizando o processador com 1,24 a 4,8GHz. Achei melhor deixar o VRM mais tranquilo.. para eu deixar nos 5.0 os VRM pega fogo!
O ideal seria uma mobo melhor para elevar esse processador a 5.0. Vou manter nos 1.24 que está legal.
 
Eu conseguir deixar o meu a 1.27v em 5.0ghz.... e 1.26v a 4.9ghz. Tentei deixar 5.0ghz a 1.26v mas fui jogar e deu tela azul, não sei se é por causa disso, preciso testar de novo. Mas, o VRM em IDLE aqui fica 46 Graus.
 
Fala meus queridos,

Eu acabei de atualizar minha BIOS para F14a em minha Aorus Z370M, tenho um 9700K e utilizava um OVERCLOCK @ 5,0 nele tranquilamente. O problema é que após a atualização da BIOS para essa nova versão, eu não consigo mais aplicar nenhum overclock.

Eu tentei deixar tudo como está e apenas colocar o CPU CLOCK a 4.8GHz, mas assim que inicio o windows e rodo um teste de stress o processador vai para 4.0.. 3.8 e lá fica... ele não está travando o CLOCK. Já fiz diversas mudanças e não achei o porque o processador está simplesmente trabalhando com o clock tão baixo.

Mesmo em Stock ele está trabalhando abaixo do seu clock, em stock no jogo ele está caindo para 4.1... sendo que normalmente ele fica em 4.6Ghz.

Alguém sabe o porque disso? Antigamente com a BIOS F10 ele não tinha esse problema.
quando você roda aplicações pesadas ou jogos ocorre redução do clock mesmo com as configurações na BIOS setadas corretamente, estou com mesmo problema 5.1Ghz depois que roda
jogos ele desce para 5.0Ghz, já mudei diversas configurações e não funciona. vou colocar bios de antes para ver
 
quando você roda aplicações pesadas ou jogos ocorre redução do clock mesmo com as configurações na BIOS setadas corretamente, estou com mesmo problema 5.1Ghz depois que roda
jogos ele desce para 5.0Ghz, já mudei diversas configurações e não funciona. vou colocar bios de antes para ver

Utilize a F12 que vai estar normal.
Apartir da F13 ele diminui o clock sozinho.
 
Utilize a F12 que vai estar normal.
Apartir da F13 ele diminui o clock sozinho.
vixi, minha cpu é um i9-9900KS só tem suporte para o KS a partir da bios v18

Versão
7B10v18
Data de Lançamento
2019-08-15
Descrição
- Update RST driver to 17.5
- Update Microcode.
- Support i9-9900KS CPU.

obs: estou usando 7B10v19
 
Eu conseguir deixar o meu a 1.27v em 5.0ghz.... e 1.26v a 4.9ghz. Tentei deixar 5.0ghz a 1.26v mas fui jogar e deu tela azul, não sei se é por causa disso, preciso testar de novo. Mas, o VRM em IDLE aqui fica 46 Graus.
aqui deixei o meu i7 9700k a 5.1 ghz com vcore de 1.345 LLC turbo temps no prime95 v26,6 82° temps em jogo com avx ( assassins creed ) 61° outros jogos mais leves 43° a 54°, uso o perfil de overclock quando vou jogar, quando tiro o dia para ficar navegando na net carrego o perfil em stock, para dar uma folga no processador
 
Fala meus queridos,

Eu acabei de atualizar minha BIOS para F14a em minha Aorus Z370M, tenho um 9700K e utilizava um OVERCLOCK @ 5,0 nele tranquilamente. O problema é que após a atualização da BIOS para essa nova versão, eu não consigo mais aplicar nenhum overclock.

Eu tentei deixar tudo como está e apenas colocar o CPU CLOCK a 4.8GHz, mas assim que inicio o windows e rodo um teste de stress o processador vai para 4.0.. 3.8 e lá fica... ele não está travando o CLOCK. Já fiz diversas mudanças e não achei o porque o processador está simplesmente trabalhando com o clock tão baixo.

Mesmo em Stock ele está trabalhando abaixo do seu clock, em stock no jogo ele está caindo para 4.1... sendo que normalmente ele fica em 4.6Ghz.

Alguém sabe o porque disso? Antigamente com a BIOS F10 ele não tinha esse problema.
quantos graus fica sua cpu com esse wc?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo