Ajuda para criar AD, conceitos de Virtualização, Storage e ETC!! *HELP*

GunboltVT

Geek
Registrado
Pessoal boa noite.

Acabei de entrar em outra empresa como analista de infra, eu tenho experiencia em ambiente de rede windows, windows server e etc, mas fiquei muito tempo em uma empresa administrando esses serviços, mas nunca passei por implantações mais complexas ou reestruturação para criar alguns serviços do 0, ai que eu preciso de orientação, mais orientaçoes de conceitos para eu poder executar, gostaria muito de sua ajuda, pois eu entrei nessa empresa eu entrei numa fase que está ocorrendo um projeto de virtualização que fizeram com a Dell, não tenho ninguém para recorrer, na verdade o cenário está assim:

Temos hoje em torno de 10 servidores, (AD(dc, dns e dhcp),file-server, printer-server, DB oracle, BD SQL, Servidor Wsus e etc)

Fazemos o BKP por fita LTO3 de arquivos de file-server e fita LTO2 para bkp de arquivos de banco de dados, dá em torno de 350GB cada FITA.

A nível de rede o ip é 10.150.66.1-50 (sem DHCP para IP fixo dos servidores) e o DHCP entra de 51-254 para sub rede 66 e 77, máscara /16.

O servidor 10.160.66.1 atua como domain controller, dns e dhcp.

A Dell vai virtualizar alguns servidores e vários outros servidores vamos subir do 0(para organizar, tem diretorio de rede em varios servidores, tudo espalhado, impressoras instaladas em vario, queremos arrumar tudo, no caso o AD vai ser um deles e é o principal.

Iremos subir o AD num DELL R420, e compramos 2xR620 para as VM`s(VmWare VSphere) e um Storage MD3200 com 12 discos de 600GB.

Atualmente nesses 10 servidores temos em torno de 960GB de arquivos que são arquivos de usuários em diretórios (file-server), arquivos de banco de dados (logs e cópias) e etc..

A dell vai fazer o que?

Instalar o vCenter em alguma servidor físico (provavelmente o R420 que vai ser o novo AD), e instalar o VSphere nos 2 servidores que vão ser o host das Vm`s e instalar o Storage que usa um S.O nativo dele e fazer cópia de 3 vm`s só, o resto vai ser comigo:

Enfim eu preciso de orientações principalmente conceituais de como fazer.

No caso, para subir um AD novo(vamos alterar o nome do domínio) e ir migrando aos poucos para ser transparente os usuários, qual seria o caminho? A Dell vai vender uma licença Windows Server 2012 Standard, o AD atual é Windows Server 2003. (Poderia me orientar como proceder em trust e outras coisas(conceitos)? Outra dúvida, para subir o outro AD ao mesmo tempo vou ter que setar um IP fixo nele do mesmo padrão da minha rede atual correto? Existe alguma maneira de exportar as configurações de escopo atual (domain controller, dns e dhcp)? Vai ser necessário isso? Ou subimos o outro servidor e vamos ter que criar todos os escopos denovo? dns, dhcp não vai conflitar? uso outros IP`s ou pode copiar tudo?

Sobre o storage, hoje usamos arquivos em servidores e fazemos backup em fita, no caso com o Storage devemos mover os arquivos do file server para o Storage? o Storage faz backup e restore de arquivos? Podemos eliminar as fitas de bkp? No caso queremos usar ela com o BKP EXEC para fazer BKP das VM`s, e no caso dos arquivos do storage o mesmo faz o backup né? é isso???? O storage no caso tem serviço de restore? Qual é o conceito para isso no nosso cenário? Porque hoje temos file server com em torno de 350GB de arquivos que fazemos backup por fita, o STORAGE vai ajudar em que na verdade?

O Storage vai usar conceito DAS (Direct Attached Storage), os 2 servidores vm`s vão estar diretamente ligado neles). Agora qual o conceito disso? Se o que temos de arquivo nem chega a 1TB, qual é o sentido do storage?

Sobre os outros servidores vão fazer a cópia e subir nas vm`s.

Minha preocupação é o AD, esse trust no caso, no AD novo tenho que ''copiar'' as configurações do outro, outro que tenho setar outros parametros (DC, DNS e DHCP) para aparecer nas estações 2 domínios antigo e atual e assim ir migrando correto? Quais são os conceitos para realizar isso?

Outra preocupação é o conceito de VM, no caso, 2 servidores, eles possuem quantas interfaces de rede, como no caso, se tiver 5 vm`s em 1 servidor, como fica a atribuição de IP? por 1 cabo de rede ligado ao SW Core, que distribui para os hosts, no caso, vai existir 5 ip`s saindo por uma interface só? é isso? o vm configura em bridge né? para os hosts acessarem os servidores?

Pessoal, são muitas dúvidas e perguntas, mas se puder ter a paciência de ler e me ajudar agradeço demais.

Muito Obrigado!
 
Se eu não me engano existem soluções Microsoft já prontas para este tipo de migração.. Certa vez fiz algo parecido, mas criei um script que fisese para não ficar massante o trabalho...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo