[AJUDA] PC trava em jogos e só volta reiniciando

Godot

Member
Registrado
Então, eu ja tinha criado um topico pra saber se minha fonte (Corsair CX430 v2) aguentava meu novo pc, e a principio ta aguentando, mas estou com outro problema... Enquanto eu estou usando o PC, ele do nada congela, não da pra mexer o cursor do mouse e nem pra dar ctrl + alt + del, eu sou obrigado a reiniciar o PC.

Esse problema ocorre mais enquanto estou jogando jogos, porém os unicos jogos que testei até agora foram League of Legends e Skyrim. Eu tava imaginando que pudesse ser placa de video, mas isso ocorreu uma vez tambem enquanto eu não estava jogando... Não faço ideia do que possa ser, ja fiz teste do HD com HD tune e está normal, ja fiz teste das memoria ram com o memtest e tambem ta normal, então só pode ser fonte ou placa de video?

Ja tentei até formatar o PC, mas mesmo assim continua dando esse problema, o pior que o PC funciona normalmente, os jogos rodam perfeitamente, só que do nada o PC congela e só volta reiniciando a maquina, parece algo aleatório mesmo. Outra coisa que notei foi que esse problema ocorreu mais quando usei meu monitor na resolução 1280 x 1024 que é a recomendada pra ele (é um monitor CRT antigo), porém eu coloquei ele em 1024 x 768 um pouco pra jogar o league of legends, e joguei umas 4 partidas e não deu o problema, mas não da pra jogar direito nessa resolução porque ela fica com muito zoom, fica dificil ver as coisas, mas pelo menos não ficou congelando o pc, enquanto na resolução recomendada de 1280 x 1024, acontecia o problema em toda partida quase. Será que isso tem a ver com o problema?

A configuração do meu pc é a seguinte:

i5 3570
Radeon HD 7850 1gb XFX
Placa mãe Gigabyte GA-B75M-D3H
2x 4gb de ram
HD 1tb seagate
fonte corsair 430cx v2 (versão antiga sem o certificado bronze plus)


Agradeço quem puder me ajudar.
 
É quase certeza que sua fonte ta abrindo o bico, o fato de não dar problema numa resolução menor é porque a VGA está consumindo menos, mas quando você coloca na resolução recomendada a VGA aumenta o consumo e a fonte peida.
 
É quase certeza que sua fonte ta abrindo o bico, o fato de não dar problema numa resolução menor é porque a VGA está consumindo menos, mas quando você coloca na resolução recomendada a VGA aumenta o consumo e a fonte peida.
Mas essa minha configuração em full load não consome nem 300w, se bobear nem 250w, inclusive no topico que eu criei, o pessoal falou que ela aguentava de boa. Será que é defeito da própria fonte, e eu trocando ela por um mesmo modelo o problema resolve? Ou vou ter que pegar alguma que forneça mais energia, tipo uma Corsair CX500 ou Seasonic 520?

Mas eu concordo com voce, que pelo problema do pc, isso tem cara de ser fonte, principalmente porque os jogos rodam normalmente sem qualquer tipo de erro nos graficos e sem quedas de fps (o que indica que é provavel que não seja defeito da vga)... então só resta a fonte mesmo como possivel problema, mas mesmo assim ainda acho meio estranho, ja que esse meu PC ta longe de ser algo top de linha, não gasta tanta energia assim.
 
Tem como testar outra fonte antes de comprar uma nova? Pode não ser esse o problema.
 
Tem como testar outra fonte antes de comprar uma nova? Pode não ser esse o problema.
Pior que não, mas posso trocar com a loja, ta na garantia ainda, mas eu queria ter certeza do que é, até porque ja vou sofrer pra abrir e mexer no PC, ja que não tenho muita experiencia nisso. O provavel é que seja placa de video ou fonte, mas se for fonte não sei se vou precisar pegar uma melhor ou se essa minha unidade especifica está com algum defeito de fabricação.

Outra coisa pra deixar claro, apesar de ja ter citado no topico, é que o PC ja congelou enquanto eu NÃO estava jogando tambem, mas foi só uma vez. Isso indica ainda mais que talvez não seja a fonte.
 
Se for o caso testa a sua placa de vídeo em outro pc e ve se acontece o problema. Se não acontecer pode ser a fonte mesmo ou a mobo.
 
Tenta trocar na loja e pegar uma melhor, pagando a diferença é claro. Já fiz isso umas duas ou três vezes e deu certo.
 
Ás vezes só retirar a GPU, limpar o contato, o slot da mobo que pode resolver ou fazer isso na memória também.
 
Provavelmente é a fonte. Estou com o mesmo problema, mas eu já troquei a placa de vídeo por uma novinha, e já limpei a cpu e até os contatos da memória... Ou seja, já fiz de tudo. E eu andei reparando que meu pc só trava desta forma quando alguém liga o microondas ou a geladeira liga o refrigerador, que ai no caso puxam energia... Vou testar outra fonte no meu pc, caso resolva. Posto aqui para tentar lhe ajudar também :)
 
Bom, o pc travou mesmo jogando em 1024 x 768 tambem agora, o estranho é que no Battlefield 3 por exemplo não travou nenhuma vez, mas sei la, as vezes os outros jogos travam em uns 5 minutos, as vezes demora mais de 1 hora... Pelo que pesquisei na net, é mais provavel que isso seja memoria ram ou mobo, porque se fosse fonte o pc iria reiniciar e não ficar travado pra sempre na imagem. Acho que não é nenhum problema de software ja que os drivers estão todos atualizados.

Uma coisa que eu tinha esquecido tambem era a temperatura, que tambem está normal, usei o speedfan, e enquanto eu jogava league of legends um pouco antes de travar a placa de video não chegava nem a 50C.
 
Eu ia mencionar isso. Se fosse fonte o problema seria mais provavel do PC reiniciar do que ficar travado. Travamento parece ser mais um problema de memoria ou motherboard.
 
Então me ajudem aqui, porque o meu trava a maioria das vezes quando algo puxa energia? E ele não reinicia, trava da mesma forma que o pc do Godot trava.
 
Tb estou tendo problema com essa MOBO, que lixo, PC liga daí vou jogar ele vai e trava, daí o ligo novamente uso por um tempo sem jogar, desligo no outro dia vou usar não liga +, várias vezes usando o próprio Demo q veio no Cd da VGA o PC travou e várias vezes tb estou tendo problemas para a mobo detectar até o teclado (testei USB e PS2 + USB e muitas vezes o PC ligou e não reconheceu o teclado e as vezes só dá a 1ª tela da mobo e dali não vai pra lugar nenhum e depois de um bom tempo dá um bipe longo maior estranho, afff acabei ficando sem paciência já, querendo jogar no lixo, não tenho outras peças pra fazer teste, só estou usando um pente de memória q já espetei em tudo q foi slot e sempre dando problema, maior tempão comprando hardware aos poucos para depois empacar na MOBO lixo :fuuu::fuuu::fuuu::fuuu::fuuu::fuuu:

OBS: usando Win 7 Ultimate 64bits ou melhor tentando usar.

Li tanto post/tópico de reclamação dessa placa q tenho certeza q não é defeito com qualquer outro hardware q não seja a própria Mobo q é toda incompatível e fudida isso sim :feelbad::feelbad:
 
Caramba esse Vinny Mineiro já postou essa mesma mensagem em 3 diferentes tópicos. Ele fica ressucitando esses tópicos antigos e eu perdendo meu tempo lendo para ajudar a galera...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo