• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[Ajuda] Placa mãe não dá vídeo – Erro Q-led VGA

lookp7

Well-Known Member
Registrado
Placa-mãe: Asus Z590 Prime A
CPU: 10900KF
Cooler: Corsair 110i
Memória RAM: G.Skill 2x8GB F4-3200 C16D
Fonte: Corsair CX750M
Discos: SSD Samsung 970 Evo
VGA: RTX 2080 MSI Gaming X Trio

Onde o PC está ligado: Filtro de linha
Rede elétrica aterrada:Sim

Sistema operacional: Windows 10
Drivers:
Versão BIOS: 0402

Problema: Placa mãe não dá vídeo, liga todos os leds e fans, logo em seguida apresenta erro de VGA no q-led e emiti 1 bip longo e 3 curtos.

O que eu já fiz: Conforme erro apresentando, realizei a troca da placa de vídeo por uma 1060 de outro PC, mesmo assim continuou com o mesmo erro. Realizei a troca da fonte, retirei as memórias instaladas nos slots 2 e 4, deixando apenas uma, e nada. Só não consegui trocar o processador, pois não encontrei ninguém que conheço que tenha um PC da 10ª ou 11ª geração para testar o processador. Fiz os testes também em bancada, desmontando e montando tudo novamente, inclusive em todos os slots pci.
Com os testes que realizei, descartei falha de hardware da minha GPU e fonte. Memórias já usava no meu PC antigo, estavam em perfeito funcionamento, somente não tenho como testar o processador que é novo.

Devido o erro informado no q-led e na quantidade de bips emitidos, no site da Asus diz ser algo relacionado a VGA, acabei enviando a placa para RMA e hoje responderam que a placa está funcionando.
Minha dúvida é, como posso saber se é algo relacionado ao meu processador? Tem como realizar algum teste sem ter que instalar em outra placa?

Li em muitos fóruns que o problema poderia estar relacionado a Bios, mas perguntei para o pessoal que realizou os testes, se haviam atualizado a Bios, responderam que não, mas não sei se configuraram a mesma, pois não sei se é possível, a bios estar configurada somente para vídeo on-board e desta forma não reconhecer a minha GPU ou se essa configuração é automática, pois lembro já ter visto essa configuração em placas antigas que poderia selecionar somente vídeo pela GPU, vídeo integrado ou deixar em automático. Como meu processador não tem vídeo integrado, não pude testar sem placa de vídeo.

Assim que receber novamente a placa, vou montar e caso não funcione, terei que levar em alguma loja de informática para testar o processador. Mas mesmo assim se fosse o processador, deveria ter acusado erro no q-led, pois um dos primeiros itens a ser verificados na inicialização em sequencia é a CPU, RAM, VGA é por fim Boot.
 
Sim, a sequência é CPU-RAM-VGA-BOOT.
Esse PC funcionava normalmente antes?

Mas seu processador não tem vídeo integrado, será que o bug da placa está nisso? Me parece BIOS, o ideal era mesmo uma atualização se tiver/ou melhor, é zerar o chip com a gravadora e colocar um arquivo limpo nele.

Não sei, o melhor é esperar a placa mãe chegar e testar novamente, é algo estranho pois você fez testes com duas GPU, o recomendado era testar essas GPU em outro setup, utilizando a mesma fonte pra ver.

Não é impossível, mas pode ser o processador mesmo. Você não tem garantia da intel?
 
Sim, a sequência é CPU-RAM-VGA-BOOT.
Esse PC funcionava normalmente antes?

Mas seu processador não tem vídeo integrado, será que o bug da placa está nisso? Me parece BIOS, o ideal era mesmo uma atualização se tiver/ou melhor, é zerar o chip com a gravadora e colocar um arquivo limpo nele.

Não sei, o melhor é esperar a placa mãe chegar e testar novamente, é algo estranho pois você fez testes com duas GPU, o recomendado era testar essas GPU em outro setup, utilizando a mesma fonte pra ver.

Não é impossível, mas pode ser o processador mesmo. Você não tem garantia da intel?
Fiz um up, as peças novas: placa mãe, processador e fonte.
Realizei teste com uma GPU 1060 e a fonte em outro PC e funcionou de boa.
Processador veio dos USA, tenho que ver se meu amigo trouxe o invoice se for solicitar garantia.
 
Erro de CPU é um beep longo e quatro curtos.

Esse cara teve a mesma coisa... Precisou conectar um CPU com vídeo integrado pra acessar a BIOS.
 
Editado por um moderador:
Erro de CPU é um beep longo e quatro curtos.

Esse cara teve a mesma coisa... Precisou conectar um CPU com vídeo integrado pra acessar a BIOS.
Tenho desconfiança que seja isso que esta acontecendo. A Tera vai enviar uma nova placa mãe, estou com receio que aconteça a mesma coisa e tenha que fazer o procedimento do fórum gringo. Havia pedido para o pessoal do RMA fazer um teste com processador KF mas não falaram nada se fizeram, só que estariam enviando uma placa nova.
Agradeço a ajuda amigo.
 
Foi enviado uma nova placa mãe, instalei tudo de novo e apresentou o mesmo erro. Já não sei o que fazer. Pensei em comprar um Celeron G5905 só para realizar o mesmo teste do forum gringo ou achar uma loja de info aqui no RJ para fazer uns testes.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo