[AJUDA] Ryzen 7 2700x Congelando e Travando

thiwelling

New Member
Registrado
Boa tarde a todos. Será que alguém consegue me auxiliar com esse problema?

Abaixo minha configuração (Todas peças novas exceto a fonte que tenho há 5 anos)

PROCESSADOR: Ryzen 7 2700x
PLACA MÃE: Gigabyte AB350m ds3h v2
MEMÓRIA: 2x8 Hyperx Fury 2666 CL16
VÍDEO: RX 580 8gb
SSD: Corsair LX Force 256gb
HD: Barracuda 1tb
FONTE: EVGA 600b


Fiz a montagem do PC e comecei fazer a formatação do SSD para colocar o Windows 10 (Versão 1909). Ele formatou normalmente e fez a instalação do Windows, porém, ai começou a dor de cabeça.
Só de abrir pastas e o navegador (chrome) ele simplesmente congela todo o sistema e volta depois de 15/20 segundos (isso quando não demora mais), ai consigo mexer em coisas básicas por mais 1 minutos e volta a congelar novamente. Esta impráticavel mexer no computador.

O Windows é o 10 com a versão 1909. O Chipset esta atualizado e estou usando o Plano de Energia RYZEN. Bios também atualizada para F50.

Abri o Hwinfo64 pra tentar analisar o que poderia ser e como esta se comportando. O que percebi de diferente é que o CLOCK fica variando bastante a todo momento (Desce pra 2 depois sobe pra 4.1, depois desce pra 2.5 depois sobe pra 4.2 e assim por diante. E a temperatura, sem eu mexer em absolutamente nada fica oscilando o tempo inteiro de 55 a 75º (Achei um valor bem alto). Porém, eu ainda estou sem nenhuma FAN no gabinete (apenas o do próprio processador), por isso deixei a tampa aberta pra "amenizar". Comecei fazer um teste básico de Bench no Cine15 e em 5 segundos a temperatura já estava em 92º, ai parei na hora.

Vi alguns vídeos recomendando a Placa Mãe pelo Custo-Benefício e que aguentaria o 2700x (Não tenho intenção de fazer Overclock nela). Apenas para o uso de edição e renderização 3D.

1. Esses congelamentos será que tem relação com essas oscilações e temperaturas? Percebi que o Clock e a Temperatura ficam variando de segundo em segundo pra valores bem grandes (de 40 a 70º em 3 segundos sem abrir programa nenhum) e de 2.2 pra 4.1 também sem abrir programa nenhum. Hoje chegam os 6 Fans que comprei pra colocar.

2. Poderia ser algo com a fonte que não esta aguentando esse sistema? (No outro PC estava funcionando teoricamente bem.

3. Poderia ser algo relacionado ao próprio Windows 10.

4. Não fiz modificação alguma na BIOS. Teria algo que poderia modificar?

Depois de tudo isso, poderia ser alguma peça com defeito? Sinceramente não sei mais o que fazer :/ P

Alguém teria alguma ideia ou já passou com algo parecido que resolveu?

O foco principal do uso da máquina será para Edição de Vídeos e Modelagens/Estruturas 3D.

Grande abraço!
 
Última edição:
Você já chegou se está usando a ultima Bios pra essa placa? As configs para esse processador na Bios estão corretas? (clock, voltagem etc)

Eu tbm checaria a instalação do cooler do processador, tira ele e veja se a pasta ficou distribuída igualmente.
 
Sim. Já fiz a atualização para a última Bios (F50). As configurações na Bios para o processador estão em AUTOMÁTICO (3.7) e para as memórias também (2666mhz).

Vou verificar como esta o Cooler, mas acredito que não tenha nenhum problema nessa instalação, mas de qualquer maneira não custa verificar :)
 
Tive um problema semelhante mas no meu caso o PC parou de travar com atualizações de windows e drive de vídeo nem sei qual das atualizações foi a responsável por resolver meu problema.
 
Rapaz, eu não sei se é isso, mas essa sua temperatura no Cine foi bem preocupante. Bem preocupante mesmo. E todos esses programas de monitoramento de temperatura não são tão acurados. Então você pode estar sofrendo com um pico de temperatura altíssimo que faz o processador reduzir clock e voltagem ou até congelar. Eu recebi um PC assim recentemente, mas era um Core i5 6xxx. O composto térmico estava muito mal aplicada e ainda era daquelas brancas. Não estou dizendo que é isso, mas verifica essa instalação do cooler e do composto térmico.
 
Rapaz, eu não sei se é isso, mas essa sua temperatura no Cine foi bem preocupante. Bem preocupante mesmo. E todos esses programas de monitoramento de temperatura não são tão acurados. Então você pode estar sofrendo com um pico de temperatura altíssimo que faz o processador reduzir clock e voltagem ou até congelar. Eu recebi um PC assim recentemente, mas era um Core i5 6xxx. O composto térmico estava muito mal aplicada e ainda era daquelas brancas. Não estou dizendo que é isso, mas verifica essa instalação do cooler e do composto térmico.
Beleza amigo?

A pasta térmica é a que ja´veio "semi aplicada" no próprio cooler do 2700x. Só peguei e coloquei por cima do processador. De qualquer maneira vou dar uma averiguada melhor nessa questão também. Um abraço!
 
bom dia amigo. montei uma configuração com o seguinte componetes:
3700x
b450 pro gigabyte wifi
2x crucial 8gb 2666
ssd a400 256gb
hd 1tb seagate barracuda
fonte cx 600 corsair

Desde entâo tenho sofrido com telas azuis sempre modifico algo e elas continuam por diversos motivos.
mas no seu caso tive muitos travamentos e congelamentos resolvi eles utilizando o driver easy pois havia muitos drivers desatualizados, após isso não houve mais travamentos apenas telas azuis, procure também verificar o driver da placa de vídeo, após utilizar o mais recente deu uma estabilizada.
utilizava antes a f42c, e atualizei para a f50 ficou muito melhor e bem rápido para iniciar.
Em breve vou reinstalar o windows para ver se resolvo as telas azuis, nos eventos administrativos no gerenciador de dispositivo tenho visto vários problemas relacionados a permissões que tem feito ele dar tela azul e reiniciar.
espero ter ajudado.
Só um detalhe, a F50 acredito que seja voltada mais para a terceira geração dos Ryzen, talvez não seja necessário você ter ela para uma segunda geração.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo