• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Ajuda(sério) - Técnico formatador de computador quase explodiu meu PC

CyberPunkNick

CyberPunkNick
Registrado
Senhores. Já postei algumas vezes nesse board como por exemplo:
http://adrenaline.uol.com.br/forum/...4790k-gtx970-12gb-ram.575440/#post-1071452932

Enfim. Segui algumas resposta e também constatei um problema de aquecimento no CPU quando estava em alta performance. Comprei um SSD de 240gb e um Air Cooler hyper 212x.

Só que como eu estava louco de vontade para FINALMENTE poder usar meu computador como deveria e jogar os jogos com o rendimento que queria (no topico anterior dá pra ver meu desabafo que tava uma merda o pc). Só que quando chegou a encomenda eu estava super ocupado (trabalho em casa, trabalho em uma empresa na mesma cidade e em outra empresa a 45min de distancia) e quando vi que tinha que abrir a mobo, tirar tudo, colocar uma placa por baixo da mobo e depois parafusar mil vezes, etc, etc. Decidi chamar um tecnico pra ele ir adiantando e quando chegar em casa eu só chegar e estar tudo prontinho.

Resumindo, cheguei em casa ele estava terminando de parafusar o cooler, olhou os cabos, tudo certinho.
Quando ele ligou na tomada, deu um puta curto circuito. Eu até vi a faísca lol. Antes que perguntem, eu olhei tb e tava tudo certinho ligado.


Resumindo mais ainda pra não ficar longo: meu pc tá 100% "normal" , tudo funciona, ssd, cooler aparentemente tá normal tb. MENOS a vga.

A 970 eu ligo na saída PCIe, ela faz um barulho horrivel de turbina de avião, a mobo até beepa, faz o barulho que deu video (que é 1 beep só né?), só que não chega imagem no monitor, mas um barulho horrível mesmo e aparentemente não funciona.

Como tava funcionando o computador normalmente na onboard, ele teve a excelente ideia de colocar minha 660ti pra eu poder ligar meus monitores (eu uso 4 monitores para trabalho), na hora que LIGOU, em menos de 1 segundo já deu um cheiro absurdo de queimado, acho que insta morreu. A minha 970 pelo menos liga, dá o barulho do cooler, só não "funciona".


Eu chamei um eletricista pra ver a rede elétrica, ele testou tudo e tá tudo dentro dos padrões elétricos. Ele culpou o "tecnico" por ter ligado o computador direto na tomada o que achei LOL.
O tecnico culpou a eletricidade ou a placa mãe.

Hoje a placa mãe está aparentemente normal visto que tudo funciona (não tenho mais nenhuma VGA para testar).

  • Será que pode ser o slot de PCIe que tá dando curto?
  • Será que é a placa mãe mesmo que tá "sobrecarregada", voltagem ou algo assim?
  • Ligar na tomada realmente faria isso tudo acontecer? Hoje to no filtro de linha, mas me recomendaram um no-break, até faz sentido... mas porra dar curto-circuito e faísca assim do nada é foda...
  • Garantia cobre esse problema da gtx970?
  • To com medo do problema acontecer novamente, pior que não posso nem pedir pra algum amigo trazer VGA pra testar e dar o mesmo problema.
  • Tem como medir a voltagem da placa mãe ou algo assim?


O que faço galera, tá foda :(
Era meu ultimo upgradezinho no pc pra ele ficar perfeitinho e eu jogar mega feliz eternamente
 
Estranho cara, já montou as peças fora do gabinete para eliminar algum curto??

Acho difícil ser problema no PCIe, mas não descarto essa possibilidade tb.... e o técnico fez certo em ligar sem estabilizador, isso só atrapalha.
 
Cara isso é muito complicado porque eu moro no interior. :(
Ou então só tem tecnico formatador de computador ou então lojas de lan house.
Tem aquelas lojas de informática que tudo é absurdamente caro (parece que compra de kabum/terabyte/balão/etc) e revendem por aqui lol.
 
Se você não tem o expertise e as peças sobressalentes pra fazer esses testes é a melhor solução. Arrume um jeito de fazer essa análise assistida (contigo lá).
 
Cara porque não me chamou para fazer manutenção no seu micro cara kkk.
Bem primeiramente ele deveria ter ligado em um filtro de linha na falta de um filtro um estabilizador já ajudaria no caso de um curto que foi o caso.
Se o problema foi somente na placa de vídeo verifique se não tem cheiro de queimado nos pinos de alimentação da placa, foi conectado corretamente essa alimentações?Qual a fonte que está no equipamento?O slot da placa mãe ficou com cheiro de queimado?
Se o problema persistiu em outra placa de vídeo pode ser a fonte ou alguma conexão errada na mesmo o ideal e desconectar e conectar novamente as conexões entre a fonte e os conectores necessários.
Se possível fazer teste com outra fonte é valido.
Verifique e nos informe para melhor solução.
 
Que diferença um filtro de linha faria? Pior ainda, um estabilizador pra um PC moderno como o do amigo?
kkkk filtros de linhas trabalham com fusíveis, caso haja uma sobrecarga ou um curto circuito eles desarmam e a unica perca que você terá é um mero fusível que normalmente estouram, o mesmo ocorrem com a maioria de estabilizadores atuais, o que não pode ocorrer é um técnico efetuar a instalação diretamente em uma tomada sem tomar as precauções, isso é regra básica.
Agora como você sitou ligar a fonte para efetuar teste não é um problema em um estabilizador o que não pode é usa-lo como padrão de uso no dia a dia diminuindo a vida útil da fonte.
 
Cara porque não me chamou para fazer manutenção no seu micro cara kkk.
Bem primeiramente ele deveria ter ligado em um filtro de linha na falta de um filtro um estabilizador já ajudaria no caso de um curto que foi o caso.
Se o problema foi somente na placa de vídeo verifique se não tem cheiro de queimado nos pinos de alimentação da placa, foi conectado corretamente essa alimentações?Qual a fonte que está no equipamento?O slot da placa mãe ficou com cheiro de queimado?
Se o problema persistiu em outra placa de vídeo pode ser a fonte ou alguma conexão errada na mesmo o ideal e desconectar e conectar novamente as conexões entre a fonte e os conectores necessários.
Se possível fazer teste com outra fonte é valido.
Verifique e nos informe para melhor solução.

Obrigado pela resposta.
Ele ligou direto na tomada mesmo... não sabia que podia dar curto assim tão facilmente :(
Sobre a placa mãe ela não está com cheiro de queimado e está funcionando normal agora. Tanto que estou utilizando ela.
Pinos de alimentação da placa você diz a entrada PCIe? Não tá com cheiro não.

O que aconteceu foi o seguinte:
--> colocou a gtx970 --> ligou e deu curto/faísca
(a placa liga, cooler funciona, porém não dá video... tá semi viva, semi morta, mas não funciona, porém faz barulho e não tem cheiro de queimado)
--> colocou a gtx660ti --> ligou e em menos de 1 segundo deu maior cheiro de queimado do mundo
(morreu na hora, meia hora depois fomos pra calçada conversar e ainda tava cheiro de queimado)

Minha fonte é uma EVGA de 850w nova que chegou não tem nem 2 meses, porém não é problema dela é? O pc funciona normal agora. Tenho outras fontes, uma de 500w e outra de 650w (não real). Mas as VGAS já foram abatidas de qualquer jeito :(

Uma pergunta meio offtopic: onboard não funciona HDMI? Só da imagem quando eu uso cabo vga, só um monitor meu hoje tem entrada VGA :(
 
Da um Defaut na bios e tenta novamente conectar via HDMI, qual o modelo da MB?
 
O máximo que vi de destruição causada por curtos internos foram adaptadores de MOLEX pra SATA fritarem o PCB de HDs e drives ópticos. Normalmente quando se tem uma fonte com fuga (fonte genérica + tomada sem aterramento) a máquina apresenta apenas instabilidade.

Curto interno (por alguma placa mal instalada/fechando contatos no gabinete) estragando placa-mãe/VGA ou pipocando alguma coisa eu nunca vi, e olha que eu já vi um sem-fim de bizarrices feitas por "técnicos". Ou alguma peça estava com problema (muito difícil) ou o "trécno" que fez o serviço fez alguma bizonhice absurda.

Não vejo como o filtro de linha ajudaria em algo nesse caso. Uma fonte de qualidade tem recursos de proteção suficientes para evitar esse tipo de dano.
 
Melhor garantir não concorda se você vai efetuar uma instalação o melhor é sempre se prevenir de qualquer forma já vi fontes queimarem com um curto mas claro isso é raro, mas no caso acima a fonte aparentemente está normal.
O Slot PCIEx está com alguma obstrução tem algo pegando a parte de trás da placa mãe?o ideal seria desmontar todas as peças montar em uma bancada para testar as peças e verificar exatamente onde esta o problema.
 
Minha placa mãe é uma H97 gaming 3 (não lembro se tem o m depois do 97)
Algo pegando atrás da placa mãe? Bom... quando instalou o cooler tinha que colocar a plaquinha atrás dela, pra poder parafusar e tal. Mas não é isso que você se refere né?

Sobre algo obstruindo o slot, acredito que não visto que eu coloquei e tirei a gtx970 algumas vezes para tentar funcionar :(

O status atual da situação é o seguinte:
gtx 660ti morta, nem liga, nem da sinal, nem nada.
Gtx 970 liga, faz barulho de turbina de avião, beepa a bios, mas não funciona e não passa imagem
Todos os outros componentes funcionam 100%.
A não ser que tenha algo interno como por exemplo algo dando curto, voltagem alta, fonte com problema (apesar de estar funcionando normal) ou algo como por exemplo o slot da PCIe com problema (dando curto/voltagem/whatever)
 
Um estabilizador não teria feito diferença nenhuma. A verdade é que estabilizador deixa a corrente menos instável e como o amigo falou em cima, a fonte já tem a proteção em caso de curto. É mais seguro ligar diretamente na tomada. Nesse caso, provavelmente é defeito na mobo ou na fonte. Você utilizava exatamente essa configuração antes de colocar o cooler?
 
Poste fotos da montagem da máquina, de todas as conexões de fios e placas que eventualmente estejam lá. Tenta tirar uma foto do slot PCIe. Vamos ver se a galera enxerga alguma coisa que nem você nem o técnico viram.
 
Vc disse q saiu até faísca, onde exatamente saiu faísca quando ligou pela primeira vez? Na tomada da parede? Vc tentou ligar a placa com HDMI? Já vi cabo HDMI queimar saída de vídeo tanto de TVs quanto de placas de vídeo pq foram conectados com os respectivos aparelhos ligados. A fonte é modular? Verifique se ele ligou corretamente os cabos de alimentação das placas de vídeo na fonte. Ele utilizou algum adaptador tipo molex?
 
Última edição:
Obrigado pela resposta galera.

@avacci
Sim, estava TUDO 100% funcionando, inclusive estava jogando na steam de manhã antes do tecnico aparecer.
Única coisa que mudou agora foi o SSD e o cooler. Mas aparentemente essa bosta de cooler foi mal colocado ou sei lá porque fui na bios e tava com 56 graus é normal isso? Não era pra ser menor? Sendo que nem VGA tava ligada, tudo bem que na bios botei pro "fan rodar normal" ou era pra colocar full speed?
Eu acho que eu pegava essa temperatura antes mais ou menos, só quando eu iniciava um jogo e usava 100% do GPU/CPU que passava de 100 graus (por isso comprei o cooler)

@intellitour
Vou tirar fotos do meu case e de como está montado tudo e amanhã posto.


@vicechico
A faísca saiu perto ali da VGA mesmo, dentro do case... não sei EXATAMENTE onde foi porque o case tava aberto do outro lado, mas sei que foi dentro do case e mais ou menos no meio da placa mãe.
Não sei com certeza o que é fonte modular, mas é tipo que eu posso conectar cabos na fonte se eu quiser né?
Minha fonte é essa aqui: Fonte EVGA 850W B2 SuperNOVA 80 Plus Bronze 110-B2-0850-V0
http://www.kabum.com.br/produto/604...supernova-850b2-80-plus-bronze-110-b2-0850-v0


Se eu me recordo bem usei um cabo que vem direto da fonte para ligar a VGA e depois um "avulso" que "liga" na fonte para colocar na outra entrada da VGA (eu sempre fiz isso também), visto que precisa de 2 cabos.
Não foi utilizado nenhum adaptador molex.






Uma coisa estranha é que dei default na bios e mesmo assim não consigo passar a imagem pro outro monitor.
Na minha onboard agora eu só consigo usar o VGA num monitor. Meu HDMI não aceita de modo algum, ele tá conectado agora mas não tá reconhecendo.
O estranho que peguei esse mesmo cabo vga do monitor, desconectei e conectei em outro monitor e a imagem não passa pro outro monitor. WTF? Não coloquei adaptador nenhum nem nada, só tirei e coloquei no outro monitor e não vai.
 
Obrigado pela resposta galera.

@avacci
Sim, estava TUDO 100% funcionando, inclusive estava jogando na steam de manhã antes do tecnico aparecer.
Única coisa que mudou agora foi o SSD e o cooler. Mas aparentemente essa bosta de cooler foi mal colocado ou sei lá porque fui na bios e tava com 56 graus é normal isso? Não era pra ser menor? Sendo que nem VGA tava ligada, tudo bem que na bios botei pro "fan rodar normal" ou era pra colocar full speed?
Eu acho que eu pegava essa temperatura antes mais ou menos, só quando eu iniciava um jogo e usava 100% do GPU/CPU que passava de 100 graus (por isso comprei o cooler)

@intellitour
Vou tirar fotos do meu case e de como está montado tudo e amanhã posto.


@vicechico
A faísca saiu perto ali da VGA mesmo, dentro do case... não sei EXATAMENTE onde foi porque o case tava aberto do outro lado, mas sei que foi dentro do case e mais ou menos no meio da placa mãe.
Não sei com certeza o que é fonte modular, mas é tipo que eu posso conectar cabos na fonte se eu quiser né?
Minha fonte é essa aqui: Fonte EVGA 850W B2 SuperNOVA 80 Plus Bronze 110-B2-0850-V0
http://www.kabum.com.br/produto/604...supernova-850b2-80-plus-bronze-110-b2-0850-v0


Se eu me recordo bem usei um cabo que vem direto da fonte para ligar a VGA e depois um "avulso" que "liga" na fonte para colocar na outra entrada da VGA (eu sempre fiz isso também), visto que precisa de 2 cabos.
Não foi utilizado nenhum adaptador molex.






Uma coisa estranha é que dei default na bios e mesmo assim não consigo passar a imagem pro outro monitor.
Na minha onboard agora eu só consigo usar o VGA num monitor. Meu HDMI não aceita de modo algum, ele tá conectado agora mas não tá reconhecendo.
O estranho que peguei esse mesmo cabo vga do monitor, desconectei e conectei em outro monitor e a imagem não passa pro outro monitor. WTF? Não coloquei adaptador nenhum nem nada, só tirei e coloquei no outro monitor e não vai.


Cara, vc pode ter queimado a saida HDMI tb. Quando vc conectou o cabo HDMI na placa o monitor em que ele estava conectado estava ligado ? VC olhou entre a placa mae e o gabinete pra verificar se nao ficou nenhum parafuso ou porca que poderia estar fazendo contato com a parte metalica do gabinete?
 
Primeiro a 970 depois a 660...ele não ligou o conector da placa mãe auxiliar no lugar no PCI E da fonte na VGA?
 
Primeiro a 970 depois a 660...ele não ligou o conector da placa mãe auxiliar no lugar no PCI E da fonte na VGA?

agora que tu falou faz bastante sentido, mas ele disse que os outros componentes funcionam de boa...
 
putz, se sua MB tem entrada pra 20 pinos, deve ter sido isto mesmo, que cagada...
 
putz que cagada se foi isso!
acompanhando pra saber o fim da historia...

uma pergunta que eu ia fazer: rede ai é 110 ou 220v ?
a 970 ja tinha sido usada antes?
 
@vicechico
Então... não sei se entendi muito bem, o que você falou.
A saída HDMI que to tentando usar agora é a onboard. Minha vga nem estou utilizando agora. To 100% onboard.
Você diz que o problema das 2 placas VGA podem ter queimado a saída HDMI da onboard tb?
Sobre esse parafuso/porca em contato eu não sei te dizer, mas não seria provável que queimariam outras peças e não coincidentemente as 2 VGAs?


@marcelofelipe90
Rede é 110, o eletricista mediu e tá tudo 100%.
A 970 eu usava ela sim, usei 10 minutos antes do tecnico chegar por sinal e inclusive a 660ti eu usei algumas semanas atrás e estava 100% normal também
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo