AJUDA! SSD batendo 100% disco! Meu SSD está com defeito?

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos heitozito
  • Data de Início Data de Início

heitozito

Audiovisual enthusiast
Tenho um SSD Corsair Force LE de 480gb ja tem uns 2 anos ou menos. Desde a ultima vez que formatei meu PC, venho tendo problemas com tela azul (Erro MEMORY_MANAGEMENT) ou isso, ou congelando a tela do meu PC, fiz de tudo pra entender o que era, limpei, formatei de novo, troquei memoria, troquei VGA. Realizo então (abrindo o task manager) que em certas atividades meu disco bate um pico de 100% de uso. Fiz diversos testes que acusam uma saude de 100% do SSD. Então fiz um teste no CrystalDisk (segue ai para os entendidos)

-----------------------------------------------------------------------
CrystalDiskMark 6.0.2 x64 (C) 2007-2018 hiyohiyo
Crystal Dew World : https://crystalmark.info/
* MB/s = 1,000,000 bytes/s [SATA/600 = 600,000,000 bytes/s]
* KB = 1000 bytes, KiB = 1024 bytes

Sequential Read (Q= 32,T= 1) : 558.636 MB/s
Sequential Write (Q= 32,T= 1) : 289.541 MB/s
Random Read 4KiB (Q= 8,T= 8) : 338.971 MB/s [ 82756.6 IOPS]
Random Write 4KiB (Q= 8,T= 8) : 153.339 MB/s [ 37436.3 IOPS]
Random Read 4KiB (Q= 32,T= 1) : 181.369 MB/s [ 44279.5 IOPS]
Random Write 4KiB (Q= 32,T= 1) : 97.939 MB/s [ 23910.9 IOPS]
Random Read 4KiB (Q= 1,T= 1) : 26.359 MB/s [ 6435.3 IOPS]
Random Write 4KiB (Q= 1,T= 1) : 61.143 MB/s [ 14927.5 IOPS]

Test : 1024 MiB [C: 35.9% (160.2/446.6 GiB)] (x5) [Interval=5 sec]
Date : 2018/12/17 1:59:52

Um palpite pode ser o Windows Update que está constantemente instalando uma atualização e falhando toda vez.

Já removi o arquivo de paginação pro windows usar o que achar necessário. Mas ainda assim os picos estão acontecendo. Peço encarecidamente a ajuda dos amigos e agradeço desde já.

Já removi o arquivo de paginação pro windows usar o que achar necessário. Mas ainda assim os picos estão acontecendo. Peço encarecidamente a ajuda dos amigos e agradeço desde já.

Eu não removeria a paginação, esse processo é necessário para procurar por arquivos. Existem outros mecanismos que podem ser usados para ajudá-lo a remover esse problema, primeiro execute os comandos CHKDSK e também SFC /SCANNOW e tente novamente para ver se o problema persiste.

Tenho um SSD Corsair Force LE de 480gb ja tem uns 2 anos ou menos. Desde a ultima vez que formatei meu PC, venho tendo problemas com tela azul (Erro MEMORY_MANAGEMENT) ou isso, ou congelando a tela do meu PC, fiz de tudo pra entender o que era, limpei, formatei de novo, troquei memoria, troquei VGA. Realizo então (abrindo o task manager) que em certas atividades meu disco bate um pico de 100% de uso. Fiz diversos testes que acusam uma saude de 100% do SSD. Então fiz um teste no CrystalDisk (segue ai para os entendidos)

Sequential Read (Q= 32,T= 1) : 558.636 MB/s
Sequential Write (Q= 32,T= 1) : 289.541 MB/s
Random Read 4KiB (Q= 8,T= 8) : 338.971 MB/s [ 82756.6 IOPS]
Random Write 4KiB (Q= 8,T= 8) : 153.339 MB/s [ 37436.3 IOPS]
Random Read 4KiB (Q= 32,T= 1) : 181.369 MB/s [ 44279.5 IOPS]
Random Write 4KiB (Q= 32,T= 1) : 97.939 MB/s [ 23910.9 IOPS]
Random Read 4KiB (Q= 1,T= 1) : 26.359 MB/s [ 6435.3 IOPS]
Random Write 4KiB (Q= 1,T= 1) : 61.143 MB/s [ 14927.5 IOPS]

Test : 1024 MiB [C: 35.9% (160.2/446.6 GiB)] (x5) [Interval=5 sec]
Date : 2018/12/17 1:59:52

Um palpite pode ser o Windows Update que está constantemente instalando uma atualização e falhando toda vez.

Windows original? Essa build não é a mais recente... Tente usar uma mais nova.

Windows original? Essa build não é a mais recente... Tente usar uma mais nova.
Sim, o windows ta toda hora tentando atualizar e da erro.

Eu não removeria a paginação, esse processo é necessário para procurar por arquivos. Existem outros mecanismos que podem ser usados para ajudá-lo a remover esse problema, primeiro execute os comandos CHKDSK e também SFC /SCANNOW e tente novamente para ver se o problema persiste.

ja tentei, tentei tambem o /restorehealth

e diz que o repositorio de componentes foi corrompido

Desabilite o windows update, simples.

Windows Update nunca consegue utilizar 100% de um SSD. Alias dificilmente quem tem SSD saberia que esta ocorrendo uma atualização, pois o PC não fica lento...

Cara pra te ajudar só acessando o seu PC via team viewer

Você tá equivocado aí colega, eu reformatei o PC, nao ativei o W10, baixei o assistente de atualização e desativei os serviços ocultos.
Deixei tudo atualizando pela madrugada, parece ter resolvido.

Alguem pode me dizer se as leituras do meu SSD estão saudáveis?

Maioria das vezes é o windows update, tenta desativar que deve melhorar..

troca de S.O windows 10 é problema volta pro 8.1 q resolve

Formatei meu PC, atualizei o Windows pra Fall Creators, desabilitei o Update e o Sys no services.msc

Fiz mais uma leitura.

Os entendidos ai podem dizer se algo de relevante dá pra achar?

Sequential Read (Q= 32,T= 1) : 562.393 MB/s
Sequential Write (Q= 32,T= 1) : 534.335 MB/s
Random Read 4KiB (Q= 8,T= 8) : 339.218 MB/s [ 82816.9 IOPS]
Random Write 4KiB (Q= 8,T= 8) : 370.342 MB/s [ 90415.5 IOPS]
Random Read 4KiB (Q= 32,T= 1) : 250.188 MB/s [ 61081.1 IOPS]
Random Write 4KiB (Q= 32,T= 1) : 176.704 MB/s [ 43140.6 IOPS]
Random Read 4KiB (Q= 1,T= 1) : 26.707 MB/s [ 6520.3 IOPS]
Random Write 4KiB (Q= 1,T= 1) : 76.100 MB/s [ 18579.1 IOPS]

Test : 1024 MiB [C: 20.5% (91.5/445.7 GiB)] (x5) [Interval=5 sec]
Date : 2018/12/19 13:58:03

Formatei meu PC, atualizei o Windows pra Fall Creators, desabilitei o Update e o Sys no services.msc

Fiz mais uma leitura.

Os entendidos ai podem dizer se algo de relevante dá pra achar?

Sequential Read (Q= 32,T= 1) : 562.393 MB/s
Sequential Write (Q= 32,T= 1) : 534.335 MB/s
Random Read 4KiB (Q= 8,T= 8) : 339.218 MB/s [ 82816.9 IOPS]
Random Write 4KiB (Q= 8,T= 8) : 370.342 MB/s [ 90415.5 IOPS]
Random Read 4KiB (Q= 32,T= 1) : 250.188 MB/s [ 61081.1 IOPS]
Random Write 4KiB (Q= 32,T= 1) : 176.704 MB/s [ 43140.6 IOPS]
Random Read 4KiB (Q= 1,T= 1) : 26.707 MB/s [ 6520.3 IOPS]
Random Write 4KiB (Q= 1,T= 1) : 76.100 MB/s [ 18579.1 IOPS]

Test : 1024 MiB [C: 20.5% (91.5/445.7 GiB)] (x5) [Interval=5 sec]
Date : 2018/12/19 13:58:03

Aparentemente os resultados estão normais e você pode confirmar isso tanto no site do fabricante como também em reviews pela internet, mas há a possibilidade do comportamento retornar assim que você ativar o windows de maneira alternativa.

Seu problema nunca esteve no SSD e a melhor forma de resolver isso é utilizando software original.

Qualquer um que mande você desabilitar qualquer serviço do windows para o SSD não ficar 100% é extremamente leigo e não faz a menor ideia do que esta sugerindo...

Caso qualquer SSD ou HD fique há 100% a culpa é de algum software TERCEIRO ou algum virus que INFECTOU algum serviço do Windows.

Pergunta para uma informação simples que devia estar aqui mas não achei no tópico: Qual o processo que tá usando 100% do disco???????

Acho que se refere à guia "Desempenho", na qual você vê o uso total em vez de falar sobre algum processo específico.

disk-performance-taskmanager_0.jpg

O fato é que essa coisa é um mistério que ninguém sabe porque e como acontece.
Eu uso Windows 8.1 Pro legítimo e estava com o SSD a 100% e seguindo orientações de terceiros marquei a caixa "Sem arquivo de paginação" e a atividade do disco caiu de 100% para 0.
Tudo ficou ok, mas, com alguns games recentes dando crash devido a falta de memória, eu desmarquei essa caixa e mandei o Windows voltar a gerenciar a memória e, para minha surpresa, o SSD não voltou a ficar com 100% de uso, ficando sempre entre 0 e 1%.

Então, conforme eu disse acima, essa coisa do hd ou ssd ficar a 100%, mesmo sem uso, é um mistério, que acho que nem a Microsoft sabe explicar.

Eu uso Windows 8.1 Pro legítimo e estava com o SSD a 100% e seguindo orientações de terceiros marquei a caixa "Sem arquivo de paginação" e a atividade do disco caiu de 100% para 0.
Tudo ficou ok, mas, com alguns games recentes dando crash devido a falta de memória, eu desmarquei essa caixa e mandei o Windows voltar a gerenciar a memória e, para minha surpresa, o SSD não voltou a ficar com 100% de uso, ficando sempre entre 0 e 1%.

Então, conforme eu disse acima, essa coisa do hd ou ssd ficar a 100%, mesmo sem uso, é um mistério, que acho que nem a Microsoft sabe explicar.
Quando falta memória ram ele usa a paginação.

"alguns games recentes dando crash devido a falta de memória". Então, você rodou jogos que exigem mais memória do que tem, aqui deixo a paginação do SSD desligada e as do HD's ligada para não dar desgaste desnecessário no SSD.

carinha, existe ferramentas de "escova bit" que você pode utilizar para saber exatamente os MICROS-PROCESSOS que estão utilizando o seu hardware.

https://docs.microsoft.com/en-us/sysinternals/downloads/process-utilities

brinque com isso e pare de mimimii

Todos os notebooks e pcs que eu peguei pra arrumar que estavam com 100% de disco é porque estavam usando "driver booster", iOBIT, virus, advance system care e todo tipo de porcar3a que o usuário acha que vai melhorar o pc dele.

@heitorto E então? A situação normalizou com o problema do disco em 100%?

Atualização: O Computador parou de crashar e de usar 100% do disco, o maximo que chega é 55% e é bem dificil. Só que no momento não estou fazendo uso de processos em que o PC crashava antes (fortnite, programas de edição e etc), no maximo um GTA SAMP que não exige muito.
Antes de formatar e resolver esse problema, eu havia usado o Driver Booster por preguiça de fazer eu mesmo, fora isso, ainda acho que uma atualização na minha bios deve melhorar ainda mais.

Providencias que eu tomei, uma deles devem ter resolvido.

- Troquei a entrada da placamae aonde o SSD estava.
- Formatei meu PC, troquei de W10 pro pra W10 Home.
- Atualizei o W10 pra Fall Creators, o que mudou meu windows bastante, o que o deixou até mais leve.
- Desabilitei o Windows Defender (ele junto ao Update estavam sobrepondo-se um ao outro com atualizações que nunca completavam devido a erros ??????)
- Desabilitei o Windows Update e o SYS via services.msc
- Fiz uma varredura usando o diagnóstico do windows (alguem pode me indicar um programa melhor?)

Ainda nao estressei meu PC ao máximo para fins de saber se o crash de memória vai ocorrer. Já joguei alguns jogos e ele parece ter respondido de maneira aceitavel, o que me leva a pensar que os drivers tambem poderiam estar conflitando.

Ainda há algumas coisas que eu não abordei que podem ser ou vir a ser causas deste problema no futuro

- Memória RAM (troquei de soquete, nao surtiu diferença no desempenho)
- Superaquecimento do SSD (ele fica bem abaixo da VGA que é uma Sapphire R9 280x -que ja sabemos que é um verdadeiro forno-, porém coloquei fans na frente do PC e amenizou o calor)
- Problema aleatorio na placa-mãe.

Ainda exige investigação profunda, porém meu conhecimento é limitado, conforme for acontecendo e evoluindo, irei adicionar a esse post.

Oh sim! Também isso ... O sistema operacional tem que ser a versão original do Windows, porque as versões piratas não reagem bem em muitos casos.

Atualização: O Computador parou de crashar e de usar 100% do disco, o maximo que chega é 55% e é bem dificil. Só que no momento não estou fazendo uso de processos em que o PC crashava antes (fortnite, programas de edição e etc), no maximo um GTA SAMP que não exige muito.
Antes de formatar e resolver esse problema, eu havia usado o Driver Booster por preguiça de fazer eu mesmo, fora isso, ainda acho que uma atualização na minha bios deve melhorar ainda mais.

Providencias que eu tomei, uma deles devem ter resolvido.

- Troquei a entrada da placamae aonde o SSD estava.
- Formatei meu PC, troquei de W10 pro pra W10 Home.
- Atualizei o W10 pra Fall Creators, o que mudou meu windows bastante, o que o deixou até mais leve.
- Desabilitei o Windows Defender (ele junto ao Update estavam sobrepondo-se um ao outro com atualizações que nunca completavam devido a erros ??????)
- Desabilitei o Windows Update e o SYS via services.msc
- Fiz uma varredura usando o diagnóstico do windows (alguem pode me indicar um programa melhor?)

Ainda nao estressei meu PC ao máximo para fins de saber se o crash de memória vai ocorrer. Já joguei alguns jogos e ele parece ter respondido de maneira aceitavel, o que me leva a pensar que os drivers tambem poderiam estar conflitando.

Ainda há algumas coisas que eu não abordei que podem ser ou vir a ser causas deste problema no futuro

- Memória RAM (troquei de soquete, nao surtiu diferença no desempenho)
- Superaquecimento do SSD (ele fica bem abaixo da VGA que é uma Sapphire R9 280x -que ja sabemos que é um verdadeiro forno-, porém coloquei fans na frente do PC e amenizou o calor)
- Problema aleatorio na placa-mãe.

Ainda exige investigação profunda, porém meu conhecimento é limitado, conforme for acontecendo e evoluindo, irei adicionar a esse post.
Que desperdício de tempo, fosfato e saco quando -aparentemente- o problema é bem simples: Windows pirata.

Executar comandos como o CHKDSK e o SFC /SCANNOW pode ajudá-lo com isso.

Alguns componentes volta e meia davam como "corrompidos".

Seu windows é original?

Sim, o problema nunca foi o windows, sendo que instalei ele 2x e só voltou a "funcionar" depois que pulei pra fall update.

Users who are viewing this thread

Voltar