• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Ajuda! SSD Superaquecendo e travando

Causídico

Well-Known Member
Registrado
Caros colegas, comprei um SSD crucial BX500 de 480 Gb em 20 de junho deste ano. Funcionou normal no primeiro dia. Do dia 21 em diante ele passou a ficar lento em atividades de compressão e descompressão de arquivos grandes. Fui verificar o problema e observei ele alcançar temperaturas de até 72 graus. Agora o superaquecimento acontece até mesmo em downloads pelo steam. A velocidade de download zera por conta do calor.
Curioso que ele permanece rápido no carregamento do sistema operacional, jogos e programas. Também não tem travamento algum durante um jogo. A lentidão e superaquecimento ocorre em downloads grandes e manuseio de grandes arquivos. O Windows 10 é recém instalado nele. Peço ajuda dos colegas para elucidar o problema, pelo menos para adquirir conhecimento, caso eu tenho que retornar a loja física para reclamar do produto.

Editado abaixo:

Passei a monitorar a temperatura e uso da ssd no monitor de recursos do windows 10 e notei algo estranho.
Minha internet é de 100 mega. teoricamente o maximo que eu posso baixar são 12 mb/s por segundo, o que significa que a gravação no ssd chegaria no maximo á 13 ou 14 mega de gravação. Ocorre que durante o download do jogo no steam a leitura de gravação que usa 5 a 7% da capacidade do meu ssd PULA PARA 100%! É ISSO QUE FAZ ESTOURAR A TEMPERATURA DO MEU SSD. NÃO FAZ SENTIDO.
 
Última edição:
Tenta por ele em alguma parte do gabinete da qual ele receba o vento dos fan's.

Se caso seu SSD não tenha garantia(comprou sem nota e a marca exige nota fiscal para RMA), você poderia remover a tampa de cima e pro algum dissipador sobre o chip.

Mas se por um fan direcionado para ele, acho que isso já ajuda.
 
Caros colegas, comprei um SSD crucial BX500 de 480 Gb em 20 de junho deste ano. Funcionou normal no primeiro dia. Do dia 21 em diante ele passou a ficar lento em atividades de compressão e descompressão de arquivos grandes. Fui verificar o problema e observei ele alcançar temperaturas de até 72 graus. Agora o superaquecimento acontece até mesmo em downloads pelo steam. A velocidade de download zera por conta do calor.
Curioso que ele permanece rápido no carregamento do sistema operacional, jogos e programas. Também não tem travamento algum durante um jogo. A lentidão e superaquecimento ocorre em downloads grandes e manuseio de grandes arquivos. O Windows 10 é recém instalado nele. Peço ajuda dos colegas para elucidar o problema, pelo menos para adquirir conhecimento, caso eu tenho que retornar a loja física para reclamar do produto.

Editado abaixo:

Passei a monitorar a temperatura e uso da ssd no monitor de recursos do windows 10 e notei algo estranho.
Minha internet é de 100 mega. teoricamente o maximo que eu posso baixar são 12 mb/s por segundo, o que significa que a gravação no ssd chegaria no maximo á 13 ou 14 mega de gravação. Ocorre que durante o download do jogo no steam a leitura de gravação que usa 5 a 7% da capacidade do meu ssd PULA PARA 100%! É ISSO QUE FAZ ESTOURAR A TEMPERATURA DO MEU SSD. NÃO FAZ SENTIDO.

Quais jogos da Steam que deram esse problema ( de usar 100% da leitura)? Dependendo do jogo ( e dependendo do update que ele faz), depois de baixar todo o jogo ele faz o decryption (acho que é descriptografação em português?) que pode levar um tempo e usar bastante a velocidade de leitura do SSD ou HD ( SSD nesse caso).

Aqui quando eu baixo o update do World of War 3 e do SCUM pela Steam, a % de leitura do meu SSD vai lá para cima, mas a temperatura não chega a 70°C que nem o teu caso ( tenho um Kingston A400).

Tanto o meu SSD como o seu são DRAMless ( não usa DRAM como cache para o SSD), o que pode ajudar acontecer essas travadas e alta taxa de leitura quando é exigido do SSD.

Se tiver um fan para testar, coloca ele jogando vento direto no SSD e faz os mesmos testes de antes.
 
Não desmonte o SSD porque vai perder a garantia... Mas se o aquecimento for igual ao do meu SSD chinesinho que peguei no Aliexpress, em fim quem esquenta é o chip controlador e não o chip das memórias . No meu caso, eu abri e coloquei um dissipador fino de +- 3mm de espessura só sobre o chip controlador, e com isso a temperatura que chegava nos 72C , agora o máximo que chega é +- 55C isso com stress máximo mandando gravar uns 50GB de dados de uma vez.... É o SSD da Zheino de 512GB que postei o teste lá no tópico fixo dos ssds.
 
Última edição:
Funcionou normal no primeiro dia. Do dia 21 em diante ele passou a ficar lento em atividades de compressão e descompressão de arquivos grandes...
Nesse cenário que o calcanhar de Aquiles desses SSD's baratos dramless aparece, escrita de arquivos grandes com frequência.

Eles são ideais quando o uso é 80% leitura e 20% escrita, nesse caso o CxB deles é imbatível, mas se é para escrever arquivos grandes com frequência então precisa de um SSD mais caro com DRAM ou usar o bom, velho e lento HD.
 
  • Curtir
Reações: zex
Agradeço a ajuda de todos. Quero informar que o problema foi resolvido com a reinstalação do windows 10.

Para ficar mais claro o problema do meu ssd, ele consistia na seguinte situação: quando ele era muito demandado na escrita(downloads de grandes arquivos e descompressão) a temperatura aumentava, o que é normal. Ocorre que quando ele chegava em 50 graus, o uso do ssd pulava para 100%, escrita e e leitura paravam, e o sistema congelava. Procurei a resposta em muitos foruns, e aparentemente é um problema de software, um bug entre o driver/controladora/windows 10.

Agora, mesmo alcançando 50 graus o meu ssd continua funcionando normalmente. Em atividades de muita escrita(write) a temperatura sobe até 60 graus, sem nenhum travamento.

Então é isso . Estou monitorando o uso do ssd desde então( porcentagem de uso e temperatura). Acredito que o problema retorne periodicamente, o que vai demandar uma nova instalação do windows 10. É o jeito.
 
O problema do ssd 100% em downloads no steam retornou eu DESCOBRI A CAUSA DO PROBLEMA. INACREDITÁVEL. Por algum motivo o bug dos 100% só ocorre quando o meu headphone corsair void rgb está ligado. quando eu desplugo o ssd funciona normalmente. Me falta conhecimento mas acredito que seja algum problema de distribuição de energia na entrada usb que afeta a controladora do ssd. Minha fonte é uma corsair cx 600 e nunca tive problemas com ela. Então é isso. As vezes o problema está diamte dos nossos olhos e não enxergamos....
 
Agradeço a ajuda de todos. Quero informar que o problema foi resolvido com a reinstalação do windows 10.

Para ficar mais claro o problema do meu ssd, ele consistia na seguinte situação: quando ele era muito demandado na escrita(downloads de grandes arquivos e descompressão) a temperatura aumentava, o que é normal. Ocorre que quando ele chegava em 50 graus, o uso do ssd pulava para 100%, escrita e e leitura paravam, e o sistema congelava. Procurei a resposta em muitos foruns, e aparentemente é um problema de software, um bug entre o driver/controladora/windows 10.

Agora, mesmo alcançando 50 graus o meu ssd continua funcionando normalmente. Em atividades de muita escrita(write) a temperatura sobe até 60 graus, sem nenhum travamento.

Então é isso . Estou monitorando o uso do ssd desde então( porcentagem de uso e temperatura). Acredito que o problema retorne periodicamente, o que vai demandar uma nova instalação do windows 10. É o jeito.
 
O problema do ssd 100% em downloads no steam retornou eu DESCOBRI A CAUSA DO PROBLEMA. INACREDITÁVEL. Por algum motivo o bug dos 100% só ocorre quando o meu headphone corsair void rgb está ligado. quando eu desplugo o ssd funciona normalmente. Me falta conhecimento mas acredito que seja algum problema de distribuição de energia na entrada usb que afeta a controladora do ssd. Minha fonte é uma corsair cx 600 e nunca tive problemas com ela. Então é isso. As vezes o problema está diamte dos nossos olhos e não enxergamos....

Caraca, o fone interferindo o SSD? Essa é nova... Tem certeza disso? Que placa-mãe você tem?
 
Caros colegas, comprei um SSD crucial BX500 de 480 Gb em 20 de junho deste ano. Funcionou normal no primeiro dia. Do dia 21 em diante ele passou a ficar lento em atividades de compressão e descompressão de arquivos grandes. Fui verificar o problema e observei ele alcançar temperaturas de até 72 graus. Agora o superaquecimento acontece até mesmo em downloads pelo steam. A velocidade de download zera por conta do calor.
Curioso que ele permanece rápido no carregamento do sistema operacional, jogos e programas. Também não tem travamento algum durante um jogo. A lentidão e superaquecimento ocorre em downloads grandes e manuseio de grandes arquivos. O Windows 10 é recém instalado nele. Peço ajuda dos colegas para elucidar o problema, pelo menos para adquirir conhecimento, caso eu tenho que retornar a loja física para reclamar do produto.

Editado abaixo:

Passei a monitorar a temperatura e uso da ssd no monitor de recursos do windows 10 e notei algo estranho.
Minha internet é de 100 mega. teoricamente o maximo que eu posso baixar são 12 mb/s por segundo, o que significa que a gravação no ssd chegaria no maximo á 13 ou 14 mega de gravação. Ocorre que durante o download do jogo no steam a leitura de gravação que usa 5 a 7% da capacidade do meu ssd PULA PARA 100%! É ISSO QUE FAZ ESTOURAR A TEMPERATURA DO MEU SSD. NÃO FAZ SENTIDO.
Rapaz estou numa situação parecida, o meu é um SSD ADATA SU630 e reparei que quando fui Jogar Tomb rider Rise of The o mesmo chegou próximo ao limite suportável de aquecimento do produto que era de 70 Graus. chegou aos 68 graus. Será que é defeito mesmo ou problema de gerenciamento do windows10? Se alguem puder da uma luz, ficaria agradecido
 
Vi esse tópico por acaso e descobri que tenho o mesmo SSD e mesmo problema.

Mas nunca achei que fosse aquecimento, tanto que só fica travado quando vai instalar algumas coisas. Principalmente steam.
 
O engraçado que tirei ele do SSD e Joguei o Steam em um a HD comum e o jogo tb. O abençoado do SSD continuou chegando aos 68 graus. chega a subir um cheiro aqui de coisa quente. Deus é mais. Vou fazer uma desinstalação profunda tirando todo resquícios do steam e do jogo dentro do SSD. E instalar tudo no HD. pra vê se esse SSD esquenta.
 
Galera fiz o procedimento descrito acima, porem acho que o SSD esquenta por conta do processamento gráfico da minha RX 570 durante a jogatina, que chega a 74 a 76 Graus. As RX's da AMD sei que esquenta bastante. Mas o SSD esquentar tanto ate chegar aos 70 graus? Tô achando estranho. Irei testar no win7 para vê se não é o Win10 que esta causando isso.
 
Agradeço a ajuda de todos. Quero informar que o problema foi resolvido com a reinstalação do windows 10.

Para ficar mais claro o problema do meu ssd, ele consistia na seguinte situação: quando ele era muito demandado na escrita(downloads de grandes arquivos e descompressão) a temperatura aumentava, o que é normal. Ocorre que quando ele chegava em 50 graus, o uso do ssd pulava para 100%, escrita e e leitura paravam, e o sistema congelava. Procurei a resposta em muitos foruns, e aparentemente é um problema de software, um bug entre o driver/controladora/windows 10.

Agora, mesmo alcançando 50 graus o meu ssd continua funcionando normalmente. Em atividades de muita escrita(write) a temperatura sobe até 60 graus, sem nenhum travamento.

Então é isso . Estou monitorando o uso do ssd desde então( porcentagem de uso e temperatura). Acredito que o problema retorne periodicamente, o que vai demandar uma nova instalação do windows 10. É o jeito.
 
O problema do ssd 100% em downloads no steam retornou eu DESCOBRI A CAUSA DO PROBLEMA. INACREDITÁVEL. Por algum motivo o bug dos 100% só ocorre quando o meu headphone corsair void rgb está ligado. quando eu desplugo o ssd funciona normalmente. Me falta conhecimento mas acredito que seja algum problema de distribuição de energia na entrada usb que afeta a controladora do ssd. Minha fonte é uma corsair cx 600 e nunca tive problemas com ela. Então é isso. As vezes o problema está diamte dos nossos olhos e não enxergamos....

Pode ser que não seja esse o seu caso, mas RGB pra mim, só naquelas controladoras chinesas com controle remoto, controle por software eu evito o máximo. Esses softwares que controlam RGB vivem dando 100% de uso de disco, alto uso de CPU, já peguei isso diversas vezes em diversas máquinas, e não importa muito a marca, parece que todos esses programas são meio bugados.
 
Galera no meu caso realmente tá ligado ao processamento gráfico. Quando baixei as configurações do Jogo de alto para médio ou baixo o HD não esquenta tanto, só chega a 50 a 56 graus. Pois no meu caso só acontece quando estou jogando.
 
Agradeço a ajuda de todos. Quero informar que o problema foi resolvido com a reinstalação do windows 10.

Para ficar mais claro o problema do meu ssd, ele consistia na seguinte situação: quando ele era muito demandado na escrita(downloads de grandes arquivos e descompressão) a temperatura aumentava, o que é normal. Ocorre que quando ele chegava em 50 graus, o uso do ssd pulava para 100%, escrita e e leitura paravam, e o sistema congelava. Procurei a resposta em muitos foruns, e aparentemente é um problema de software, um bug entre o driver/controladora/windows 10.

Agora, mesmo alcançando 50 graus o meu ssd continua funcionando normalmente. Em atividades de muita escrita(write) a temperatura sobe até 60 graus, sem nenhum travamento.

Então é isso . Estou monitorando o uso do ssd desde então( porcentagem de uso e temperatura). Acredito que o problema retorne periodicamente, o que vai demandar uma nova instalação do windows 10. É o jeito.
 
O problema do ssd 100% em downloads no steam retornou eu DESCOBRI A CAUSA DO PROBLEMA. INACREDITÁVEL. Por algum motivo o bug dos 100% só ocorre quando o meu headphone corsair void rgb está ligado. quando eu desplugo o ssd funciona normalmente. Me falta conhecimento mas acredito que seja algum problema de distribuição de energia na entrada usb que afeta a controladora do ssd. Minha fonte é uma corsair cx 600 e nunca tive problemas com ela. Então é isso. As vezes o problema está diamte dos nossos olhos e não enxergamos....
Rapaz tenho o mesmo ssd e inclusive com o mesmo tamanho (bx 500 de 480) que ta rolando a mesma coisa e aparentemente é um erro de firmware que eu consegui identificar por meio do software crucial storage executive (fornecido pela própria crucial para update de firmware e outras coisas), sei que o post do amigo tem muito tempo mas se possível gostaria de saber se chegou a ocorrer um problema do tipo novamente.
 
Galera no meu caso realmente tá ligado ao processamento gráfico. Quando baixei as configurações do Jogo de alto para médio ou baixo o HD não esquenta tanto, só chega a 50 a 56 graus. Pois no meu caso só acontece quando estou jogando.

Não é seu gabinete sem fluxo de ar que como sua placa esquenta dentro dele esquenta todas as peças juntas incluindo o ssd?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo