[Ajuda] Windows só inicializa após diversas tentativas desligando/ligando o PC

vinnnni

Member
Registrado
E ai. Então, to com esse problema que começou há uns meses atrás e até hoje eu não consegui resolver. Toda vez que eu desligo e ligo o meu computador ele vai pra tela preta escrita "no bootable device -- insert boot disk and press any key". Isso começou depois que eu removi a bateria da BIOS uma vez pra resetá-la...
  • Reiniciando o PC para acessar a BIOS, na maioria das vezes o Windows Boot Manager (SSD) não aparece na lista de opções de Boot, só o HDD. As vezes aparece o HDD e um tal de "TC58NC1000".
  • Antes, pra arrumar isso bastava eu desligar o PC no botão e ao ligar novamente o Windows inicializava automaticamente, na maioria das vezes logo na segunda tentativa. Recentemente, to tendo que ficar ligando/desligando e acessando a BIOS até que o Windows Boot Manager apareça para escolha. Quando ele aparece, fica sempre em segundo como prioridade - Figura 1. Ao trocar e colocar o SSD em primeiro, o Windows inicializa normalmente.
  • As vezes acontece de que quando religo o PC, fica sem sinal no monitor e nem o teclado nem o mouse ligam. A solução é desconectar da tomada, apertar o botao e aguardar alguns minutos e retornar as tentativas descritas no ponto anterior.
F4HrR6u.jpg

Eu fiz um post semana passada no Tom's Hardware pedindo ajuda, e a conclusão até agora é que pode ser a fonte já que ela tem mais de 7 anos de uso bastante intensos. Mas antes de comprar outra queria ver aqui se consigo alguma outra ajuda. Aqui vai uma lista do que ja tentei e que não resolveu:

  • Trocar a bateria da BIOS por uma nova;
  • Formatar o SSD e instalar o Windows novamente;
  • Desabilitar a opção de Hibernar e 'Fast Boot';
  • Atualizar a BIOS para versão mais recente;
  • Trocar os cabos SATA do SSD e HDD;
  • Usar outras portas SATA da placa mãe;
  • Testar outro cabo de alimentação da fonte.
Specs (PC construído em 2016):
Corsair CX600W Fonte (de 2013)
PNY 240GB SSD
WD 1TB HDD
Intel Core i5-6500
AMD radeon R9 380x
Crucial Ballistix 16GB RAM 2400MHz
Gigabyte GA-H110M-A Placa Mãe

Valeu!
 
Eu já tive esse problema e era a fonte mesmo.

A minha fonte não estava com problema, mas começou a dar esse mesmo problema de não encontrar os HD depois que eu adicionei um novo HD. Então como a fonte era meio fraca de potencia, causava esse tipo de problema.

Coloquei uma fonte mais forte e já era... Resolvido.

Sei que a fonte antiga não estava co problema, pois coloquei ela pra funcionar em um outro computadorzinho e ela funcionou por mais uns 3 anos sem erro.

Também já vi casos do computador não ligar de primeira... Ter que ficar desligando e ligando até iniciar e o problema era fonte.

Então se sua placa mãe não tiver nenhum capacitor estufado e seus discos estiverem ótimos... Certamente é a fonte.
 
Eu já tive esse problema e era a fonte mesmo.

A minha fonte não estava com problema, mas começou a dar esse mesmo problema de não encontrar os HD depois que eu adicionei um novo HD. Então como a fonte era meio fraca de potencia, causava esse tipo de problema.

Coloquei uma fonte mais forte e já era... Resolvido.

Sei que a fonte antiga não estava co problema, pois coloquei ela pra funcionar em um outro computadorzinho e ela funcionou por mais uns 3 anos sem erro.

Também já vi casos do computador não ligar de primeira... Ter que ficar desligando e ligando até iniciar e o problema era fonte.

Então se sua placa mãe não tiver nenhum capacitor estufado e seus discos estiverem ótimos... Certamente é a fonte.

Então, eu comprei uma nova fonte já. Comprei a Corsair CX550W, acho que essa potência é mais do que suficiente pra minha configuração. To esperando chegar pra ver no que dá. Se não funcionar, possívelmente é ou o SSD ou a Placa-Mãe que pifou.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo