• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Ajude um noob com um i5-750 + Asus P7P55D PRO

kidgafanhoto

Active Member
Registrado
Então galera, eu nunca fiz isso antes, até tenho uma leve(bem leve) noção e tal, mas preciso de alguem que manja mesmo pra poder me instruir.
Eu já reparei que muita gente aqui tem essa configuração (i5-750 + Asus P7P55D PRO) então se alguem que tem ela puder me ajudar eu fico muito grato. Eu já estou usando um Corsair A70 e tenho fonte (Seasonic 520W) pra aguentar o over de boa, eu queria chegar até os 4Ghz.
Uma dúvida:
Ouvi dizer que se vc fizer um over mechendo no Vcore do processador, isso pode diminuir a vida útil dele, então para não acontecer isso é recomendavel um over sem mexer no Vcore do processador, essa informação procede ?

Agradeço a todos que me ajudarem, vlw !

dsc09684w.jpg

dsc09685i.jpg

dsc09686v.jpg

dsc09687v.jpg

dsc09688l.jpg

dsc09689k.jpg

dsc09690ce.jpg

dsc09691vl.jpg

dsc09692s.jpg
 
Última edição:
Que memórias você tem? Para fazer um over desse nível precisará de memórias de alta frequência, pois quando aumentar o BCLK speed automaticamente as velocidades das memórias aumentarão. Veja isto ai, que conforme der lhe ajudo. Com o seu cooler mantém umas temps boas, blz.
 
Última edição:
OI, 1º :ai overclock turner = manual
2º: cpu ratio = valor máximo, 20 ou 21
3º extreme phase full = enable
4º bclk = 160, suas memórias já vão pra 1600mhz que é a veloc. delas
5º dram frequencia = se precisar ajuste pra 1600
6º asus/3º party = mude para 3º party
7º dram timing control = coloque os valores referentes a sua ram CL 9-9-9-24(CAS-TRCD-TRP-TRAS), CR (command rate) 1t ou 1n
8º cpu voltage = comece com 1.18
9º imc = valor que dizer ao lado da bios ser padrao
10º dram voltage = 1.65, é o que a OCZ recomenda pra essas memo
11º cpu pll e pch = valores que dizem padrao ao lado
12º dram cha e chb = deixe em auto
13º resto tudo em auto = em casa olho como que ta a minha ai te aviso só a noite

faça um teste de estabilidade, juntamente monitorando as temperaturas do cpu com o Intel Burn test, coloque o máximo de ram que der pra realmente ver se está estável e rode no mínimo 5 vezes, isto se seleciona no programa mesmo.
IntelBurnTest v2.3 download from Guru3D.com
 
Sobre o oitavo item "8º cpu voltage = comece com 1.18" , no caso eu estaria aumentando o Vcore do processador ? É que eu vi uma vez que overclock sem aumentar o Vcore é melhor, pois não diminui a vida do processador.
 
Os Core, mesmo em stock, tem voltagem variável dependendo do clock/boost/etc. Pela especificação da Intel eles podem ir até 1.4v sem problemas, desde que, obviamente, você tenha refrigeração pra isso (que é o seu caso).

Mas o ideal realmente é que use o mínimo de vcore possível pro clock que você quer chegar. Pra rodar a esses 4ghz no i5 750 provavelmente vai precisar 1.3v ou mais. Seta isso e vai testando a estabilidade. Se ficar instável aumenta 0.1-0.2v, ou se passar nos testes vai diminuindo até onde der.
 
Velho, não sei nada especificamente deste processador... sequer sei se ele é destravado pra over.. mas imaginando que sim, e imaginando que as coisas não tenham mudado muito, pense assim:

Over alto inclui mexer no Vcore. Mas não se assuste... se diminuir a vida útil, vamos dizer que seu processador "só" vai durar 5 anos... No mínimo... Então relaxa. Ele vai tá valendo 20 reais, antes de ir dessa pra melhor.

E pra mexer no vcore, funcionava assim... espero que ainda seja:

Aumenta para o valor limite, que como o amigo ai falou, é 1.4 v. Liga o pc e monitora a temperatura. Neste caso, vc vai ter que se informar qual é o aceitável pro seu processador. Bom, se a temp tiver legal, comece a mexer na frequencia... se tiver alta demais, vai abaixando o vcore e lgiando o pc, até descobrir quanto que fica numa temp boa. Além disso, vc tb pode verificar se o cooler tá bem preso e talz...

Bom, uma vez que vc tem o vcore. Começa a aumentar o clock, até chegar na frequencia que tu quer, ou que seja estavel. Tem que ir fazendo teste de desempenho. Quando vc achar a frequencia estavel, vc pode começar a baixar o vcore, e ver até quando continua estavel pra aquela frequencia...



Bom, não sei se ficou confuso... mas o básico era isso ai. Pesquisar outra pessoas que já fizeram o caminho das índias, tb sempre ajuda a te dar base do que vai ser estavel.
 
Amigo, dê uma olhada nesse tópico, já no primeiro post tem um tuto detalhado.
http://adrenaline.uol.com.br/forum/overclocks/298243-asus-p7p55d-series-overclocking-club.html

Tem muitas informações e com certeza irá te ajudar. :joia:

Vlw, vou ver esse tópico e seguir as dicas do dradrielrs , mas só vou começar a mecher no final de semana nisso, antes eu tava pensando em atualizar a BIOS da minha MB, eu baixei a ultima versao e ela termina com extenção .ROM , eu acredito que seja só colocar ela em um pendrive e fazer o boot por ele, eh só isso mesmo ou tem mais algum segredo ?
 
Atualiza a bios sim, tenho a ultima e verifiquei melhor estabilidade. Pode começar o over com 1,16 e não 1,18 que disse antes, quanto ao que você falou de se preocupar em diminuir a vida útil do cpu, acredito que até 1.20, sem problemas, pois este cpu e o meu também, quando em TurboBoost passa de 1,20, pode ver pelo CPU-Z.
 
Atualiza a bios sim, tenho a ultima e verifiquei melhor estabilidade. Pode começar o over com 1,16 e não 1,18 que disse antes, quanto ao que você falou de se preocupar em diminuir a vida útil do cpu, acredito que até 1.20, sem problemas, pois este cpu e o meu também, quando em TurboBoost passa de 1,20, pode ver pelo CPU-Z.

Então dradrielrs , eu tava pensando nisso pq quando eu montei o meu pc a uns 2 anos atrás eu fiz um teste de desempenho, no windows que tinha acabado de instalar, com o SiSoftware Sandra, e deu tela azul na bagaça ! Desde então eu continuo com o mesmo windows daquela época, que no caso é o 7 e nunca mais eu tive tela azul, nem jogando crysis com tudo no talo kkk

Só me confirma uma coisa antes deu atualizar minha bios: É só por o arquivo .ROM no pendrive e bootar por ele que atualiza sozinho ou tem que fazer mais frescuras depois disso ?
 
Poe somente o arquivo da bios no pendrive e na pagina da bios mesmo, em Tools se não me engano, vá em EZflash lá se faz o procedimento para atualização da Bios, selecione o seu pen drive, ai irá aparecer o arquivo que você botou dentro. Só tenha certeza de pegar o arquivo correspondente exato a sua placa mãe e não reinicie ou desligue seu pc durante o procedimento.
 
Poe somente o arquivo da bios no pendrive e na pagina da bios mesmo, em Tools se não me engano, vá em EZflash lá se faz o procedimento para atualização da Bios, selecione o seu pen drive, ai irá aparecer o arquivo que você botou dentro. Só tenha certeza de pegar o arquivo correspondente exato a sua placa mãe e não reinicie ou desligue seu pc durante o procedimento.

Na "página da bios" que vc se refere, seria na tela da bios no computador ligado ? Eu tava procurando um tutorial e achei esse aqui no youtube:

[video=youtube;pikBe8Cu6T4]http://www.youtube.com/watch?v=pikBe8Cu6T4[/video]

É do jeito que ta no video mesmo ?
 
É isso ai mesmo.
 
Já atualizei a bios e setei as configurações de overclock que vc disse, só na parte do Dram Timing Control que eu fiquei um pouco confuso pq eu nao consegui achar o "CL 9-9-9-24(CAS-TRCD-TRP-TRAS), CR (command rate) 1t ou 1n" então acabei chutando nos que eu achava aqui, daí tirei uma print pra ver se ficou certo:

96515702.jpg


40180632.jpg




E aqui é uma print da hora em que eu fui fazer o teste de estress:

80589663.jpg


Eu não consegui deixar em 4GB de ram pq quando eu setava pra 4000MB o programa dava um erro dizendo que eu nao podia usar mais memoria do que eu tinha oO
Mas tipo, eu fiz tudo isso e a frequencia do meu processador continua a mesma '-'
 
Última edição:
O Vcore é muito relativo. Varia de processador para processador.
Eu tenho aqui uma mobo semelhante com o mesmo processador. Consegui subir 3.6 com 1.26v no vcore.
Mais que isso tinha que chegar perto dos 1.30v. Mas já vi i5-750 com 4ghz e 1.25v.
 
O Vcore é muito relativo. Varia de processador para processador.
Eu tenho aqui uma mobo semelhante com o mesmo processador. Consegui subir 3.6 com 1.26v no vcore.
Mais que isso tinha que chegar perto dos 1.30v. Mas já vi i5-750 com 4ghz e 1.25v.

eu tinha um i5 750 que pegava 4.2 com 1.32v
 
posso dizer uma coisa,teste de estabilidade nao ser pra porcaria alguma,só faz é lascar teu HW,tu vai ajustando as voltagens no seu dia a dia,com 1.32v no i5 750 que eu tinha,nao passava em nenhum teste de stress,mas usava sem problema algum,24/7,nao se esqueça de deixar ativado o Load Line Calibration,e desative o C1E e Speedstep(aqui deixava o OC instavel)...no mais...good luck!
 
Ta tudo certo, lá no timing mode ta em auto poe 1N, e tenta ver se não vai o multiplicador de 20 pra 21, com certeza ficou mais potente a máquina deste jeito.
 
posso dizer uma coisa,teste de estabilidade nao ser pra porcaria alguma,só faz é lascar teu HW,tu vai ajustando as voltagens no seu dia a dia,com 1.32v no i5 750 que eu tinha,nao passava em nenhum teste de stress,mas usava sem problema algum,24/7,nao se esqueça de deixar ativado o Load Line Calibration,e desative o C1E e Speedstep(aqui deixava o OC instavel)...no mais...good luck!

Vlw pela dica, só uma coisa: o C1E que vc se refere seria o PCIE Spread Spectrum ? e o Speedstep seria o Spread Spectrum ? Pois caso não for eu não encontrei eles aqui na minha bios D:
No caso eu deduzi que vc estava se referindo aos supostos(Spread Spectrum ; PCIE Spread Spectrum), então já desativei eles.
------------
Ta tudo certo, lá no timing mode ta em auto poe 1N, e tenta ver se não vai o multiplicador de 20 pra 21, com certeza ficou mais potente a máquina deste jeito.

Eu fiz isso, e subi a voltagem do CPU para 1.24V, agora no CPU-Z ta mostrando o Core Speed em 3373Mhz, e no Speedfan a temperatura do processador fica mais ou menos em 40°C (considerando o fato de estar quente pra ******* aqui).
No caso então se eu quiser aumentar o Clock atual(3373Mhz) o unico jeito é aumentando a voltagem do CPU ?
 
Você tem que aumentar o BLCK.
Com multiplicador de 21, você precisa de 190 no BLCK (para chegar em 4ghz)

Clock final = Multiplicador x BLCK.

Eu, se fosse você, colocaria 21x190 com Vcore de 1.30v. Se ligar, começara usar, faz um teste de stress, abre um jogo, etc. Se funcionar, volte até a BIOS e diminua o Vcore. 0,1v, e teste novamente. Se der, diminua mais. Se não der, aumente. E assim vai, você vai refinando até achar a config perfeita. Como o amigo acima disse, teste de stress às vezes leva o PC num nível que você nunca vá chegar um dia, mas é o método mais usado para testar a estabilidade.

E quando achar a configuração ideal e estabilizada, você pode ativar as opções de economia de energia (C1E e EIST) sem problemas.
 
Editado por um moderador:
Você tem que aumentar o BLCK.
Com multiplicador de 21, você precisa de 190 no BLCK (para chegar em 4ghz)

Clock final = Multiplicador x BLCK.

Eu, se fosse você, colocaria 21x190 com Vcore de 1.30v. Se ligar, começara usar, faz um teste de stress, abre um jogo, etc. Se funcionar, volte até a BIOS e diminua o Vcore. 0,1v, e teste novamente. Se der, diminua mais. Se não der, aumente. E assim vai, você vai refinando até achar a config perfeita. Como o amigo acima disse, teste de stress às vezes leva o PC num nível que você nunca vá chegar um dia, mas é o método mais usado para testar a estabilidade.

E quando achar a configuração ideal e estabilizada, você pode ativar as opções de economia de energia (C1E e EIST) sem problemas.

É, hoje de madrugada eu fucei bastante na bios e descobri isso mesmo, eu consegui 3.6ghz com 1.25v, acho que da até pra diminuir a voltagem, eu vou tentar depois, mas foda que com 1.25v nao consegui segurar 3.8ghz :feelbad: não queria ter que usar mais de 1.25v, pq pra cima disso fica amarela a cor da voltagem, que ja indica que a coisa ta começando a ficar feia :haha:
 
Ta na média então... Mas fica tranquilo que com um bom cooler, ate 1.30v nao tem problema algum. Eu só não subi mais porque para 100mhz a mais teria que subir mto a voltagem..
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo