[TÓPICO OFICIAL] Alienware M15 BR Series

não, trocaram aquela peça descascando, e pedi pra trocar a pasta termica, mas dai ja falaram q ia trocar toda mobo e resfriamento junto, pq nos testes acusou uma falha.
Caradjo... Que sinistro.
Tomara que a nova mobo venha 100%
 
Cade aquele amigo que ia trocar os termal pads e a pasta? Deu certo?
 
Cade aquele amigo que ia trocar os termal pads e a pasta? Deu certo?
Hoje vou no centro do RJ comprar a almofada de carbono (Thermal Grizzly Carbonaut) para substituir a pasta térmica. Vamos ver se 62,5 W / (m · K) de condutividade termica fará alguma diferença.
 
Cade aquele amigo que ia trocar os termal pads e a pasta? Deu certo?
Até hoje não consegui ferramentas com os amigos de turma pra fazer a troca. Estou morando aqui no Rio até dezembro. Finalizando um curso na marinha.
 
Até hoje não consegui ferramentas com os amigos de turma pra fazer a troca. Estou morando aqui no Rio até dezembro. Finalizando um curso na marinha.
Villegagnon?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

A noite teremos vídeo! Hahaha

Vocês não vão acreditar!
O técnico deixou de colocar 3 parafusos no meu heatsink.
3 PARAFUSOS FALTANDO PORR...!
ESTOU ME TREMENDO AQUI DE RAIVA!
 
Última edição:
Villegagnon?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

A noite teremos vídeo! Hahaha

Vocês não vão acreditar!
O técnico deixou de colocar 3 parafusos no meu heatsink.
3 PARAFUSOS FALTANDO PORR...!
ESTOU ME TREMENDO AQUI DE RAIVA!

Se esse termal pad der certo, muito mais pratico e seguro que metal liquido.
O técnico te sacaneou. Ele poderia ter deixado de colocar qualquer outro parafuso exceto esses que dão pressão nos termal pads e na pasta. Aliás, cuidado com o torque ai: Eu quebrei um desses parafusos na board quando dei muito torque. Consegui tirar com pingo de solda.
 
Villegagnon?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

A noite teremos vídeo! Hahaha

Vocês não vão acreditar!
O técnico deixou de colocar 3 parafusos no meu heatsink.
3 PARAFUSOS FALTANDO PORR...!
ESTOU ME TREMENDO AQUI DE RAIVA!


A maquina é boa, é a incompetência humana que destroi a reputação, colocam pasta que nem o rabo na fabrica, controle de qualidade faz inspeção nas coxas e agora essa.

No mais no aguardo do resultado do thermal pad, tomara que fique top.
 
Depois de cortado e aplicado ficou assim:
sfvnM5q.jpg

Mas na primeira tentativa não certo. A pressão não foi aplicada por igual.
Pode-se notar que as partes mais claras sofreram mais pressão que as escuras:
CDkm4Tb.jpg

YAidUiu.jpg

Resumo da ópera: por enquanto a temperatura está igual ou pior melhor (os thermalpads originais devem
estar cedendo com a pressão com o passar do tempo) que a pasta térmica que estava antes.

Amanhã vou comprar thermalpads de 0,5mm para substituir os originais de 1mm e 1,5mm.
Percebo que os thermalpads originais estão impedindo o Carbonauty (ele é bem fininho 0,2mm) ser pressionado adequadamente pelo heatsink.
 
Última edição:
Depois de cortado e aplicado ficou assim:
sfvnM5q.jpg

Mas na primeira tentativa não certo. A pressão não foi aplicada por igual.
Pode-se notar que as partes mais claras sofreram mais pressão que as escuras:
CDkm4Tb.jpg

YAidUiu.jpg

Resumo da ópera: por enquanto a temperatura está igual ou pior melhor (os thermalpads originais devem
estar cedendo com a pressão com o passar do tempo) que a pasta térmica que estava antes.

Amanhã vou comprar thermalpads de 0,5mm para substituir os originais de 1mm e 1,5mm.
Percebo que os thermalpads originais estão impedindo o Carbonauty (ele é bem fininho 0,2mm) ser pressionado adequadamente pelo heatsink.
A real é que esse heatsink não foi projetado para utilizar metal liquido ou essas outras solucões que precisam ficar com mais contato sobre os dies.
Faz um teste antes de comprar os termal de 0,5: Retira todos os termalpads e monta o note ( marca o posicionamento de todos para voltar no lugar ) e veja se PELO MENOS a temperatura da CPU e GPU vai cair consideravelmente. Se não cai, melhor voltar com a pasta termica comum e não ter o custo / trabalho de recortar e encaixar os termal pads de 0,5.
Eu já tinha feito um comentario acima: Depois que eu troquei todos os meus termalpads para 0,5, processador e cpu melhoraram consideravelmente de temperatura, de 100c, em full bato na casa dos 75c,78c, porém, sinto a carcaça da maquina mais quente como um todo ou seja, melhorei um lugar e caguei outros que provavelmente não foram feitos para suportar elevações de temperatura assim como os dies.

Eu ainda quero testar isso, mas se você quiser testar por ai:
Os puristas que me perdoem mas, talves a solução mais simples, pratica e menos ortodoxa para salvar esse notebook do aquecimento e não liga para ''porqueira interna'', seja RETIRAR TODOS OS TERMALPADS e REBOCAR TUDO COM UMA ÓTIMA PASTA TERMICA e para o processador e gpu, usar uma dessas soluções ai da ThermalGryzzi como o Carbonaut, Kryo, Metal, etc.
 
Última edição:
Pelo visto me lasquei... Não irão querer efetuar a troca da minha placa mãe.
Me ofereceram o estorno do valor que paguei na máquina ou a troca pelo M15 R7.
Vou ter que ficar com minha máquina mesmo, infelizmente... Foda que não vou poder usar outro monitor de maior taxa de atualização, já que o monitor não entra em espera se ligado na minha porta USB-C e via HDMI, fico limitado à 85Hz.
Ridículo...
 
Pelo visto me lasquei... Não irão querer efetuar a troca da minha placa mãe.
Me ofereceram o estorno do valor que paguei na máquina ou a troca pelo M15 R7.
Vou ter que ficar com minha máquina mesmo, infelizmente... Foda que não vou poder usar outro monitor de maior taxa de atualização, já que o monitor não entra em espera se ligado na minha porta USB-C e via HDMI, fico limitado à 85Hz.
Ridículo...
Ferrado por ferrado eu pegaria o R7
 
Ferrado por ferrado eu pegaria o R7
Cogitei o x15 R2... Mesmo eu pagando a diferença.
Se aceitarem o X15 tudo bem... Mas o R7 com todos os downgrades não rola. Ainda irei perder meus 32gb de ram ddr4.
Notebook todo em plástico e ainda vai limitar meu monitor, aí é foda.
 
Update#2 sobre a substituição da pasta térmica por thermal pad de grafite (Thermal Grizzily Carbonaut):

Ontem ao perceber que a pressão sobre o grafite não estava sendo suficiente (e por igual), resolvi que no dia
seguinte iria adquirir thermal pads de 0,5mm, mas antes de fechar a máquina, eu aumentei a pressão deformando
mais as perninhas do heatsink e aproveitei que os thermal pads de fábrica são novos e maleáveis, os esmaguei
com meus dedos, assim diminuindo muito suas espessuras originais.

Hoje está chovendo, não gosto de sair na chuva e não sai para comprar os novos thermal pads, mas
para minha surpresa as ações da noite anterior mostraram estes resultados:

Antes (com pasta térmica): https://valid.x86.fr/r7l9ri
Depois (com Carbonaut): https://valid.x86.fr/u2iy1f
w7xTUVn.png


Se aumentar o Turbo Ratio da CPU para 46 em todos os núcleos através do ThrottleStop fica assim: https://valid.x86.fr/xjdqas
VY3uiha.png

Resumo da opera#2: O fabricante diz que ele é um substituto para pastas térmicas de média performance.
Devo ficar observando a evolução das temperaturas nos próximos dias, creio que desta vez o Carbonaut
encostou de forma uniforme nos Dies CPU/GPU e talvez não seja necessário a substituição dos thermal pads de fábrica.

Não se deve remover ou substituir totalmente os thermal pads por de valores inferiores da maneira que componentes fiquem sem realizar
troca de calor com o heatsink. Sem resfriamento adequado uma hora vão queimar.

Vejo que o Carbonaut é uma solução para quem não quer ficar trocando rotineiramente a pasta térmica, pois é um saco e uma melequeira enorme!

Estou terminando de baixar o Call of Duty, já que é um jogo que frita notebook gamer. Quando fizer os testes com CoD mostro a vocês.
 
Última edição:
Cogitei o x15 R2... Mesmo eu pagando a diferença.
Se aceitarem o X15 tudo bem... Mas o R7 com todos os downgrades não rola. Ainda irei perder meus 32gb de ram ddr4.
Notebook todo em plástico e ainda vai limitar meu monitor, aí é foda.
E se vende o X15 no BR? Não seria i X17 não?
 
Cogitei o x15 R2... Mesmo eu pagando a diferença.
Se aceitarem o X15 tudo bem... Mas o R7 com todos os downgrades não rola. Ainda irei perder meus 32gb de ram ddr4.
Notebook todo em plástico e ainda vai limitar meu monitor, aí é foda.
Bixo, você não está pensando direito. É obvio que a melhor solução é optar pelo R7. Eu trocaria SEM PENSAR.

- ATUALMENTE, DIRETO DA FONTE, já está difícil de encontrar peças de reposição para o R6, imagine se você tiver outro problema mais grave, daqui 1 ou 2 anos. As peças de reposição de R6 atualmente JÁ SÃO PEÇAS SUCATEADAS / REPARADAS de outras maquinas, vide a quantidade de gente que o técnico foi em casa colocar um PEÇA ''NOVA'' com problema.

- Melhor processador, melhor placa de vídeo.

- Nunca entendi o tesão dessa galera em colocar 32gb: Trabalho com produção de conteúdo e render em 4K, editando timelines gigantescas, alternando entre diversos programas diferentes e NUNCA tive problema em ter 16gb. Alias, existem INÚMEROS vídeos no Youtube mostrando que a diferença entre 32 e 16 é ínfima, chegando até mesmo atrapalhar quem gosta de estabilizar overclock alto.

- A diferença OCULAR e ao toque, entre o magnésio do R6 e plástico do R7 é quase NULA! E se você pesquisar a fundo vai descobrir que a carcaça de magnésio conduz mais calor que o plastico, tornando o R7 mais frio.

- Melhor tela no R7.

Não cai na onda de ''ZÉ MALUCO'' falando que o upgrade não vale a pena ou que a diferença é pouca pois não é. Querem te segurar no mesmo barco que eles. Já tive os dois aqui, usando lado a lado e o R7 é sim superior tanto em projeto, quanto em construção. Em uma analogia seria como comparar um PS4 Pro e o PS4. Sim, é basicamente o mesmo aparelho, mas com diferenças que valem a pena. TROCA LOGO ESSA BOMBA!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Update#2 sobre a substituição da pasta térmica por thermal pad de grafite (Thermal Grizzily Carbonaut):

Ontem ao perceber que a pressão sobre o grafite não estava sendo suficiente (e por igual), resolvi que no dia
seguinte iria adquirir thermal pads de 0,5mm, mas antes de fechar a máquina, eu aumentei a pressão deformando
mais as perninhas do heatsink e aproveitei que os thermal pads de fábrica são novos e maleáveis eu os esmaguei
com meus dedos, assim diminuindo muito suas espessuras originais.

Hoje está chovendo e não gosto de sair na chuva e não sai para comprar os novos thermal pads, mas
para minha surpresa as ações da noite anterior mostraram estes resultados:

Antes (com pasta térmica): https://valid.x86.fr/r7l9ri
Depois (com Carbonaut): https://valid.x86.fr/u2iy1f
w7xTUVn.png


Se aumentar o Turbo Ratio da CPU para 46 em todos os núcleos através do ThrottleStop fica assim: https://valid.x86.fr/xjdqas
VY3uiha.png

Resumo da opera#2: O fabricante diz que ele é um substituto para pastas térmicas de média performance.
Devo ficar observando a evolução das temperaturas nos próximos dias, creio que desta vez o Carbonaut
encostou de forma uniforme nos Dies CPU/GPU e talvez não seja necessário a substituição dos thermal pads de fábrica.

Não se deve remover ou substituir totalmente os thermal pads por de valores inferiores da maneira que componentes fiquem sem realizar
troca de calor com o heatsink. Sem resfriamento adequado uma hora vão queimar.

Vejo que o Carbonaut é uma solução para quem não quer ficar trocando rotineiramente a pasta térmica, pois é um saco e uma melequeira enorme!

Estou terminando de baixar o Call of Duty, já que é um jogo que frita notebook gamer. Quando fizer os testes com CoD mostro a vocês.
Nossa ficou muito bom!
Já tirou o note da casa dos 100c, sem precisar mudar thermalpad.
Talvez o segredo até mesmo para a pasta termica seja melhorar o contato, como você fez deformando o heatsink!
Acho que ''In game'' a 4.6 ele ainda vai bater na casa dos 90, 92c. Mas ja melhorou bem! Se você manter ele com os clocks em stock, dificilmente vai atingir 80c.
 
Última edição:
E se vende o X15 no BR? Não seria i X17 não?
Acho que não vende o X15 no BR... Tem isso? Se for, passei vergonha no e-mail resposta.
Bixo, você não está pensando direito. É obvio que a melhor solução é optar pelo R7. Eu trocaria SEM PENSAR.

- ATUALMENTE, DIRETO DA FONTE, já está difícil de encontrar peças de reposição para o R6, imagine se você tiver outro problema mais grave, daqui 1 ou 2 anos. As peças de reposição de R6 atualmente JÁ SÃO PEÇAS SUCATEADAS / REPARADAS de outras maquinas, vide a quantidade de gente que o técnico foi em casa colocar um PEÇA ''NOVA'' com problema.

- Melhor processador, melhor placa de vídeo.

- Nunca entendi o tesão dessa galera em colocar 32gb: Trabalho com produção de conteúdo e render em 4K, editando timelines gigantescas, alternando entre diversos programas diferentes e NUNCA tive problema em ter 16gb. Alias, existem INÚMEROS vídeos no Youtube mostrando que a diferença entre 32 e 16 é ínfima, chegando até mesmo atrapalhar quem gosta de estabilizar overclock alto.

- A diferença OCULAR e ao toque, entre o magnésio do R6 e plástico do R7 é quase NULA! E se você pesquisar a fundo vai descobrir que a carcaça de magnésio conduz mais calor que o plastico, tornando o R7 mais frio.

- Melhor tela no R7.

Não cai na onda de ''ZÉ MALUCO'' falando que o upgrade não vale a pena ou que a diferença é pouca pois não é. Querem te segurar no mesmo barco que eles. Já tive os dois aqui, usando lado a lado e o R7 é sim superior tanto em projeto, quanto em construção. Em uma analogia seria como comparar um PS4 Pro e o PS4. Sim, é basicamente o mesmo aparelho, mas com diferenças que valem a pena. TROCA LOGO ESSA BOMBA!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Nossa ficou muito bom!
Já tirou o note da casa dos 100c, sem precisar mudar thermalpad.
Talvez o segredo até mesmo para a pasta termica seja melhorar o contato, como você fez deformando o heatsink!
Acho que ''In game'' a 4.6 ele ainda vai bater na casa dos 90, 92c. Mas ja melhorou bem! Se você manter ele com os clocks em stock, dificilmente vai atingir 80c.
Então mano... O problema é que comprei um monitor de 144hz e não vou poder usar, já que a USB-C é ligada na gpu do processador e não na 3070.
Ridiculo isso... Pior que tô usando a máquina pra trabalho e não posso ficar sem.
R7 pode até ser melhor, mas penalizar o cliente com esse projeto de merda deles é triste.
 
Acho que não vende o X15 no BR... Tem isso? Se for, passei vergonha no e-mail resposta.

Então mano... O problema é que comprei um monitor de 144hz e não vou poder usar, já que a USB-C é ligada na gpu do processador e não na 3070.
Ridiculo isso... Pior que tô usando a máquina pra trabalho e não posso ficar sem.
R7 pode até ser melhor, mas penalizar o cliente com esse projeto de merda deles é triste.
Até onde eu sei o HDMI da um bypass no iGPU e vai direito para o dGPU no R7. Hdmi não mata a pal seu problema?
 
Até onde eu sei o HDMI da um bypass no iGPU e vai direito para o dGPU no R7. Hdmi não mata a pal seu problema?
Não, pois o monitor limita o hdmi à 100hz.
So atinge os 144hz ao usar displayport :(
 
Eu nem consideraria o Legion, pois a tela que colocam nele é ruim comparada a que vem nos AW.
Verdade. Mas trocar a tela é tão fácil...

Comprei uma BOEhydis NE156QHM-NY4 com 165Hz, tela linda e maravilhosa. Custou uns R$400. Fiquei com o note maravilhoso.
 
Verdade. Mas trocar a tela é tão fácil...

Comprei uma BOEhydis NE156QHM-NY4 com 165Hz, tela linda e maravilhosa. Custou uns R$400. Fiquei com o note maravilhoso.
Parabéns que vc sabe fazer, mas a maioria não sabe. O ideal seria ligar e usar e o pior é que o novo Legion vai vir com a mesma tela.
Enquanto isso vai se vender muito AW R7 pelo conjunto, já que a Lenovo não trouxe máquina para cá com a RTX3070ti.
 
Não, pois o monitor limita o hdmi à 100hz.
So atinge os 144hz ao usar displayport :(
Cara, eu tenho um celular aqui que roda a 90hz ou 120hz. Eu mal consigo notar a diferença entre os dois. Será que de 100 para 144 a diferença é tão grande assim?
 
Verdade. Mas trocar a tela é tão fácil...

Comprei uma BOEhydis NE156QHM-NY4 com 165Hz, tela linda e maravilhosa. Custou uns R$400. Fiquei com o note maravilhoso.
Passa essa dica aí, mano. Onde comprou? Link?
Vaza luz? Taxa de contraste boa ou o preto fica acinzentado?
Quantos nits? IPS?
 
Parabéns que vc sabe fazer, mas a maioria não sabe.
Mas isso não inviabiliza a coisa de ser feita.
Eu não sou profissional, não tenho muita experiência com manutenção de notebooks, mas a Lenovo tem um guia bacana, passo a passo. Tem vídeos feitos pela Lenovo mostrando o processo. É bem simples. Muito mais simples do que aplicar pasta térmica no notebook.
E se for o caso de contratar um profissional, nada demais. Mão de obra para trocar tela é tão barata. Coisa de 20 minutos.
 
Mas isso não inviabiliza a coisa de ser feita.
Eu não sou profissional, não tenho muita experiência com manutenção de notebooks, mas a Lenovo tem um guia bacana, passo a passo. Tem vídeos feitos pela Lenovo mostrando o processo. É bem simples. Muito mais simples do que aplicar pasta térmica no notebook.
E se for o caso de contratar um profissional, nada demais. Mão de obra para trocar tela é tão barata. Coisa de 20 minutos.
Veja, estamos falando de um produto de 8-10k que tu compra já sabendo que vai ter que trocar a tela. Pq eles não disponibilizam a opção de vender com esta tela e uma melhor? Me recuso a comprar um produto que vou ter que trocar peça dele só para usar.
Ano passado eu considerei comprar o Legion, mas quando vi o AW com sua tela e a RTX3070 e o suporte em casa de 5 anos da Dell, descartei o legion. Estou completando 1 ano aqui de AW e satisfeito com a máquina. Aqui eu tenho uma tela sharp que é a mesma que equipava o XPS 15, só que a tela do AW tem 165 hz e 3 ms. Para mim que fica o dia todo trabalhando nela, faz uma diferença grande.
A tela do R7 é melhor ainda.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo