[TÓPICO OFICIAL] Alienware M15 BR Series

Pra atualizar a ram (pra quem pegou com 16) vcs compraram dois pentes de 16 novos ou compraram outro de 16 igual o que já vem?

Se foram dois novos, que modelo seria?
 
Esse negócio de 1R vs 2R é meio polêmico, porque depende unicamente de otimização de memória do SO. PROVAVELMENTE NUM FUTURO 2R vai ficar melhor. Tem casos específicos que 2R é melhor, e sempre quem explica o motivo não sabe bem. Eu estudei MUITO isso pras minhas aulas (sim, dou aula de arquitetura de computadores) e... vamos lá!
Toda leitura de memória RAM é destrutiva, ou seja, pra manter os dados você precisa de usar um circuitinho que realimenta os dados, a gente chama ele de circuito de Refresh.
Acontece que pra você ler de novo de um mesmo banco (BANK) você tem que esperar o refresh terminar (uns 4 ciclos). Então se você tiver leituras (ou escritas) consecutivas em BANKS diferentes, você não precisa esperar o término do refresh, logo esses 4 ciclos são economizados (sim, tem um monte de datasheet de RAM que dá pra comprovar isso, se quiserem explicação mais técnica depois eu coloco). Mas e daí? Daí que os 2R têm maior densidade, logo possuem menos BANKS. A CHANCE de ler do mesmo aumenta, semelhante a uma anomalia que a gente costuma ter quando usa filas chamada anomalia de Belady, em que a gente aumenta memória RAM ou CACHE e o resultado piora!
Mas enfim, pra não desviar o assunto: ERA pra ser melhor, mas por conta de leituras repetidas no mesmo banco, fica mais lento! Existem benchmarks em Desktops AMD que apresentam melhores resultados pra 2R, existem várias situações específicas pra usos diferentes, mas sim, POR ENQUANTO, para NOTEBOOKS, para as memórias que foram testadas por outras pessoas, é mais confiável apostar em 1R se o que você quer é velocidade... pelo menos por enquanto! Não escreva em pedra, porque provavelmente no futuro 2R fique melhor!
Pessoal, hj o pessoal da dell veio trocar o sistema de cooler do meu note, e eu fiquei acompanhando o cara abrir a maquina (depois tive que sair), e aparentemente a memoria que veio no note é single rank, estava querendo dar upgrade nelas, mas agora fiquei em duvida. Achei que as que vinham eram 1rx16, mas pelo jeito são 1rx8 (tirei foto dela), será q vai dar diferença assim? Mais tarde vou testar a temperatura se mudou alguma coisa.
 
E bota chato nisso! To com os dedos todos doidos hahahah

Gente, eu comprei essa memoria da XPG: https://www.kabum.com.br/produto/30...hunter-para-notebook-cl20-ax4s320032g20i-sbht

Só que depois de instalar, percebi que o centro teclado e o fundo ficaram elevados! Bem aonde fica a memoria instalada... Pq essa memoria vem com uma cobertura extra, digamos assim. Tem como resolver isso???
Só para atualizar, não tem nada a ver com a nova memória. E uma daquelas coisas: ja estava lá, e eu só percebi depois que fui instalar a nova RAM, e fiquei cabreiro. É uma elevação muito discreta do centro do teclado, voltei para a original, e continuava lá. Não atrapalha em nada a digitação, pelo menos não que eu tenha percebido.

Mas ach bom clarificar, para outros não pensarem que a memória não é compativel.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal, hj o pessoal da dell veio trocar o sistema de cooler do meu note, e eu fiquei acompanhando o cara abrir a maquina (depois tive que sair), e aparentemente a memoria que veio no note é single rank, estava querendo dar upgrade nelas, mas agora fiquei em duvida. Achei que as que vinham eram 1rx16, mas pelo jeito são 1rx8 (tirei foto dela), será q vai dar diferença assim? Mais tarde vou testar a temperatura se mudou alguma coisa.

A minha memória veio 1Rx8 da ADATA, fabricada no Brasil (8Gb, 3200 Mhz). Não sei sei se em outros computadores veio diferente, mas acho difícil a DELL fabricar mais de um tipo aqui na terra do samba.

Sobre memória 1Rx8 e 2Rx8, eu li em um post anterior que tem pouca diferença de performance entre uma e outra. O mais importante, pelo que eu vi, é não vir como 1Rx16, que tem uma performance bem pior - estava vindo assim no inicio para os gringos, por falta de memória Rx8 no mercado, pelo que eu li. E não era só no M15 e na Dell, era meio que para todo mundo.
 
Video mostrando meu M15 R6 RTX3070 rodando a 3 FPS o Red Dead Redemption 2.
Triste comprar um note caro achando que rodará os jogos sem problemas e passar por isso.
Fiz upgrades ainda de RAM e armazenamento.


Tem algo de errado com o seu notebook, esse vídeo fiz a algum tempo e mesmo jogando e gravando ao mesmo tempo teve esse resultado.

 
Video mostrando meu M15 R6 RTX3070 rodando a 3 FPS o Red Dead Redemption 2.
Triste comprar um note caro achando que rodará os jogos sem problemas e passar por isso.
Fiz upgrades ainda de RAM e armazenamento.


Nesse caso ai o TDP da GPU esta em 15W e isso que esta limitando o desempenho do Jogo, comigo aconteceu algumas vezes após atualizar para o Driver 511.69 (Mais recente no site da Dell), a minha solução foi desligar e ligar na tomada ou além disso fechar e abrir o jogo novamente. Espero que isso ajude no seu caso. Minha bios atual é a 1.6.0.

OBS: Quando atualizei para o novo drive eu fiz a instalação limpa usando DDU para desinstalar a versão anterior.

Tem algo de errado com o seu notebook, esse vídeo fiz a algum tempo e mesmo jogando e gravando ao mesmo tempo teve esse resultado.


Na minha opinião esse é o "Defeito" desse modelo, se o monitor fosse de 2,5K a CPU trabalharia mais fria, a placa de vídeo ia brilhar e ele seria um notebook Equilibrado.

Tomb Raider foi só sugestão, o importante é medir a diferença de desempenho depois dos ajustes em benchmark pois simplesmente jogando a variáveis mudam, não é ideal para comparar.
Em modo balanceado os coolers ficam em quantos %?
Não existe um opção no ACC de full speed?

Acredito ter chego num ponto de equilíbrio/desempenho, agora vou apenas acompanhar em todas as minhas atividades do dia a dia.

COM Undervolt Estável para Jogos e Perfil Térmico DESEMPENHO Personalizado para não fazer tanto barulho com atividades básicas, Elevei a entrada do coolers a 1,2CM de distancia da base

Undervolt CPU: -91.8mV
Clock sustentado = ~3,7GHz
Power sustentado = ~63W
Temperatura = ~77ºC
Fans = 86%

Undervolt GPU: 731mV
Clock sustentado = ~1590MHz
Power sustentado = ~79-105W
Temperatura = ~75ºC
Fans = 82%
FPS= ~70 - 80

rDbL1dw.png


Aqui acredito que um monitor de 2.5K, Ar condicionado, trocando a pasta térmica pela Grizzly Kryonaut e tirando a proteção plástica preta interna das memorias ram são coisas que acredito ter impacto positivo na redução de temperatura/Aumento de desempenho seguindo a ordem acima onde o monitor é o que gera maior impacto e a retirada dos plástico interno menor impacto. Mas são coisas que farei ao longo do tempo, por hora estou satisfeito com o desempenho.

Cara eu não vi o video inteiro mas reparei que esta usando o geforce experience. Fecha ele para testar, coloca as configurações dentro do jogo no minimo naquele slider global de graficos, aplica e depois coloca no maximo ou no meio e aplica novamente, isso tudo no menu principal e não com o jogo carregado.

Isso de ficar na casa de 5fps acontece comigo quando o jogo soterra a vram, geralmente depois de desligar o dlss ou alterar as configurações com o jogo rodando (e não no menu). Eu suspeito que o rdr tem algum pau de não descartar os shaders qdo você faz alterações graficas mto bruscas e isso vai lotando a vram. Se fizer alterações pequenas isso não acontece, eu consigo reproduzir perfeitamente esse comportamento se eu desligar o dlss de volta para TAA com o jogo rodando. Pra desligar o dlss tenho que voltar pro menu principal, mas eu uso 4k. No seu caso ai como ele ja inicia rodando assim e esta usando 1080p, acho dificil estar lotando a memória mesmo se estiver tudo no máximo.

Se isso não resolver, reparei que o uso da gpu esta em 15W, ou o jogo não ta puxando devido a esse pau de shaders, ou ta usando o video intel ou é pau em driver. Se for o terceiro recomendo desinstalar com DDU e tentar outra versão anterior ou posterior.

Ate o momento tive apenas um problema estranho enquanto jogava Cyberpunk 2077, que no meio do jogo a tela ficou preta como se entrasse em modo hibernação, mas o jogo continuou rodando por baixo, não voltou precisei desligar o note para voltar ao normal. Fiquei pensando se não foi por isso, pois pouco antes havia ativado o Ray Tracing no jogo.
 
Última edição:
E bota chato nisso! To com os dedos todos doidos hahahah

Gente, eu comprei essa memoria da XPG: https://www.kabum.com.br/produto/30...hunter-para-notebook-cl20-ax4s320032g20i-sbht

Só que depois de instalar, percebi que o centro teclado e o fundo ficaram elevados! Bem aonde fica a memoria instalada... Pq essa memoria vem com uma cobertura extra, digamos assim. Tem como resolver isso???
Eu uso 32 GB aqui deste que comprei a máquina e não tive este problema. Acho que vc colocou a tampa errada.
 
Nesse caso ai o TDP da GPU esta em 15W e isso que esta limitando o desempenho do Jogo, comigo aconteceu algumas vezes após atualizar para o Driver 511.69 (Mais recente no site da Dell), a minha solução foi desligar e ligar na tomada ou além disso fechar e abrir o jogo novamente. Espero que isso ajude no seu caso. Minha bios atual é a 1.6.0.

OBS: Quando atualizei para o novo drive eu fiz a instalação limpa usando DDU para desinstalar a versão anterior.


Na minha opinião esse é o "Defeito" desse modelo, se o monitor fosse de 2,5K a CPU trabalharia mais fria, a placa de vídeo ia brilhar e ele seria um notebook Equilibrado.



Acredito ter chego num ponto de equilíbrio/desempenho, agora vou apenas acompanhar em todas as minhas atividades do dia a dia.

COM Undervolt Estável para Jogos e Perfil Térmico DESEMPENHO Personalizado para não fazer tanto barulho com atividades básicas, Elevei a entrada do coolers a 1,2CM de distancia da base

Undervolt CPU: -91.8mV
Clock sustentado = ~3,7GHz
Power sustentado = ~63W
Temperatura = ~77ºC
Fans = 86%

Undervolt GPU: 731mV
Clock sustentado = ~1590MHz
Power sustentado = ~79-105W
Temperatura = ~75ºC
Fans = 82%
FPS= ~70 - 80

rDbL1dw.png


Aqui acredito que um monitor de 2.5K, Ar condicionado, trocando a pasta térmica pela Grizzly Kryonaut e tirando a proteção plástica preta interna das memorias ram são coisas que acredito ter impacto positivo na redução de temperatura/Aumento de desempenho seguindo a ordem acima onde o monitor é o que gera maior impacto e a retirada dos plástico interno menor impacto. Mas são coisas que farei ao longo do tempo, por hora estou satisfeito com o desempenho.



Ate o momento tive apenas um problema estranho enquanto jogava Cyberpunk 2077, que no meio do jogo a tela ficou preta como se entrasse em modo hibernação, mas o jogo continuou rodando por baixo, não voltou precisei desligar o note para voltar ao normal. Fiquei pensando se não foi por isso, pois pouco antes havia ativado o Ray Tracing no jogo.

Concordo, aqui quando jogo em 2k ou 4k a CPU fica ali na mesma temperatura da GPU ambas por volta de 70oC. Jogando em 1080p a CPU estava batendo nos 100oC e gerando throttle. Só melhorou em Full HD quando fiz undervolt, fiz inclusive vídeo antes e depois no mesmo jogo e da pra ver claramente. Se viesse com um monitor 1440p 120hz seria o equilíbrio perfeito para esse notebook.
 
Nesse caso ai o TDP da GPU esta em 15W e isso que esta limitando o desempenho do Jogo, comigo aconteceu algumas vezes após atualizar para o Driver 511.69 (Mais recente no site da Dell), a minha solução foi desligar e ligar na tomada ou além disso fechar e abrir o jogo novamente. Espero que isso ajude no seu caso. Minha bios atual é a 1.6.0.

OBS: Quando atualizei para o novo drive eu fiz a instalação limpa usando DDU para desinstalar a versão anterior.


Na minha opinião esse é o "Defeito" desse modelo, se o monitor fosse de 2,5K a CPU trabalharia mais fria, a placa de vídeo ia brilhar e ele seria um notebook Equilibrado.



Acredito ter chego num ponto de equilíbrio/desempenho, agora vou apenas acompanhar em todas as minhas atividades do dia a dia.

COM Undervolt Estável para Jogos e Perfil Térmico DESEMPENHO Personalizado para não fazer tanto barulho com atividades básicas, Elevei a entrada do coolers a 1,2CM de distancia da base

Undervolt CPU: -91.8mV
Clock sustentado = ~3,7GHz
Power sustentado = ~63W
Temperatura = ~77ºC
Fans = 86%

Undervolt GPU: 731mV
Clock sustentado = ~1590MHz
Power sustentado = ~79-105W
Temperatura = ~75ºC
Fans = 82%
FPS= ~70 - 80

rDbL1dw.png


Aqui acredito que um monitor de 2.5K, Ar condicionado, trocando a pasta térmica pela Grizzly Kryonaut e tirando a proteção plástica preta interna das memorias ram são coisas que acredito ter impacto positivo na redução de temperatura/Aumento de desempenho seguindo a ordem acima onde o monitor é o que gera maior impacto e a retirada dos plástico interno menor impacto. Mas são coisas que farei ao longo do tempo, por hora estou satisfeito com o desempenho.



Ate o momento tive apenas um problema estranho enquanto jogava Cyberpunk 2077, que no meio do jogo a tela ficou preta como se entrasse em modo hibernação, mas o jogo continuou rodando por baixo, não voltou precisei desligar o note para voltar ao normal. Fiquei pensando se não foi por isso, pois pouco antes havia ativado o Ray Tracing no jogo.
Kryonaut é ótima, mas para notebook eu não gosto. Degrada muito rápido. Já li comentários que acima de 80°C constante ela perde suas propriedades em questão de poucas semanas. Não sei quanto a nova, Kryonaut Extreme... Pra notebook eu gosto e uso a Thermalright TFX e a Noctua NT-H2. Mas se fosse você só trocaria a pasta original depois de um ano ou mais.
 
Última edição:
Concordo, aqui quando jogo em 2k ou 4k a CPU fica ali na mesma temperatura da GPU ambas por volta de 70oC. Jogando em 1080p a CPU estava batendo nos 100oC e gerando throttle. Só melhorou em Full HD quando fiz undervolt, fiz inclusive vídeo antes e depois no mesmo jogo e da pra ver claramente. Se viesse com um monitor 1440p 120hz seria o equilíbrio perfeito para esse notebook.
Concordo ctgo Java.Brunno eu só diria 1440p 144hz para a galera que curte jogos competitivos.

Kryonaut é ótima, mas para notebook eu não gosto. Degrada muito rápido. Já li comentários que acima de 80°C constante ela perde suas propriedades em questão de poucas semanas. Não sei quanto a nova, Kryonaut Extreme... Pra notebook eu gosto e uso a Thermalright TFX e da Noctua NT-H2. Mas se fosse você só trocaria a pasta original depois de um ano ou mais.
Aaaah sim ... sim, só vou abrir após um ano mesmo é o período que faço uma geral nos meus notes, de ano em ano. Eu tenho aq a Kryonaut e a Conductonaut, não sabia dessa condição da Kryonaut, por que aqui 80C é bem básico nesse note nas minhas condições ambientes ele bate isso fácil em games, vou pesquisar sobre e pesquisar sobre essas pastas térmicas que você citou também.
 
Nesse caso ai o TDP da GPU esta em 15W e isso que esta limitando o desempenho do Jogo, comigo aconteceu algumas vezes após atualizar para o Driver 511.69 (Mais recente no site da Dell), a minha solução foi desligar e ligar na tomada ou além disso fechar e abrir o jogo novamente. Espero que isso ajude no seu caso. Minha bios atual é a 1.6.0.

OBS: Quando atualizei para o novo drive eu fiz a instalação limpa usando DDU para desinstalar a versão anterior.


Na minha opinião esse é o "Defeito" desse modelo, se o monitor fosse de 2,5K a CPU trabalharia mais fria, a placa de vídeo ia brilhar e ele seria um notebook Equilibrado.



Acredito ter chego num ponto de equilíbrio/desempenho, agora vou apenas acompanhar em todas as minhas atividades do dia a dia.

COM Undervolt Estável para Jogos e Perfil Térmico DESEMPENHO Personalizado para não fazer tanto barulho com atividades básicas, Elevei a entrada do coolers a 1,2CM de distancia da base

Undervolt CPU: -91.8mV
Clock sustentado = ~3,7GHz
Power sustentado = ~63W
Temperatura = ~77ºC
Fans = 86%

Undervolt GPU: 731mV
Clock sustentado = ~1590MHz
Power sustentado = ~79-105W
Temperatura = ~75ºC
Fans = 82%
FPS= ~70 - 80

rDbL1dw.png


Aqui acredito que um monitor de 2.5K, Ar condicionado, trocando a pasta térmica pela Grizzly Kryonaut e tirando a proteção plástica preta interna das memorias ram são coisas que acredito ter impacto positivo na redução de temperatura/Aumento de desempenho seguindo a ordem acima onde o monitor é o que gera maior impacto e a retirada dos plástico interno menor impacto. Mas são coisas que farei ao longo do tempo, por hora estou satisfeito com o desempenho.



Ate o momento tive apenas um problema estranho enquanto jogava Cyberpunk 2077, que no meio do jogo a tela ficou preta como se entrasse em modo hibernação, mas o jogo continuou rodando por baixo, não voltou precisei desligar o note para voltar ao normal. Fiquei pensando se não foi por isso, pois pouco antes havia ativado o Ray Tracing no jogo.
poderia compartilhar as configurações do Cyberpunk, inclusive FPS médio?
 
Concordo ctgo Java.Brunno eu só diria 1440p 144hz para a galera que curte jogos competitivos.


Aaaah sim ... sim, só vou abrir após um ano mesmo é o período que faço uma geral nos meus notes, de ano em ano. Eu tenho aq a Kryonaut e a Conductonaut, não sabia dessa condição da Kryonaut, por que aqui 80C é bem básico nesse note nas minhas condições ambientes ele bate isso fácil em games, vou pesquisar sobre e pesquisar sobre essas pastas térmicas que você citou também.
Nada impede de vocÊ testar. Se degradar rápido você muda...Uma coisa interessante em notebooks é que geralmente a pasta térmica de fábrica é inferior às melhores do mercado, mas elas duram muito, anos... Depois que você trocar a primeira vez, provavelmente vai sentir a necessidade de trocar a cada 6 meses ou, no máximo, de ano em ano.
 
Galera, uma dúvida boba minha, talvez alguém consiga me ajudar.

Todo notebook que eu já tive(gamer ou não) com teclado retro-iluminado, depois de um tempo sem mexer(stand-by), a luz do teclado apagava.
Isso não é possível no nosso m15?

Grande abraço.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Concordo, aqui quando jogo em 2k ou 4k a CPU fica ali na mesma temperatura da GPU ambas por volta de 70oC. Jogando em 1080p a CPU estava batendo nos 100oC e gerando throttle. Só melhorou em Full HD quando fiz undervolt, fiz inclusive vídeo antes e depois no mesmo jogo e da pra ver claramente. Se viesse com um monitor 1440p 120hz seria o equilíbrio perfeito para esse notebook.
Aqui eu jogo 1440p e fica na casa dos 80-85 em dias quentes com o ar condicionado desligado. Única coisa que fiz foi o off-set pra -12.
 
poderia compartilhar as configurações do Cyberpunk, inclusive FPS médio?
Claro que dá cara, eu não achei o benchmark do Cyberpunk 2077, mas dps procuro com calma, mas joguei por 30min e ta ai 2 prints a 15min e 30min respectivamente não fiz mas pq vou sair agora para treinar, inclusive no print da para ver q comecei meus testes no overclock da Vram :cool:.

exyintG.png


iFukUCd.png


Abaixo segue as configs aplicadas automaticamente, só instalei e joguei (Comprei ontem na promo da Epic Games, ele e RDR2)
K0GuSzl.png

ETi4Ubm.png

5kxvWbn.png


Nada impede de vocÊ testar. Se degradar rápido você muda...Uma coisa interessante em notebooks é que geralmente a pasta térmica de fábrica é inferior às melhores do mercado, mas elas duram muito, anos... Depois que você trocar a primeira vez, provavelmente vai sentir a necessidade de trocar a cada 6 meses ou, no máximo, de ano em ano.

Eu não senti a necessidade com meus notes antigos, mas também nenhum era gamer, esse é meu primeiro e cara a diferença de calor e consumo de energia é absurda, não duvido que ocorra isso que você comentou. Eu ja mensuro um custo mensal de + ou - R$ 20,00 só o note, mas vamos ver no fim de abril. (Estou usando um smart plug da positivo)
 
Pessoal, boa noite... Hoje o pessoal da Dell veio trocar o sistema de resfriamento do M15, o técnico desmontou o note e trocou o sistema de coolers e recolocou a pasta térmica. Eu acompanhei uma parte do processo com o técnico, demorou cerca de 2 horas o processo todo, a pasta térmica que ele utilizou é da marca MICROSI.
Pelo que estou vendo, parece que o problema de superaquecimento melhorou muito, sem fazer undervolt nem nada do tipo, as temperaturas baixaram bastante e o CPU não bate mais 100C (chega nos 90C mas nao muito mais que isso)! Rodando o mesmo programa de mineração, a temperatura máxima que o processador chegou foi de 84C e da placa de vídeo ficou abaixo de 80C, com os coolers rodando no máximo a CPU fica abaixo dos 70C e a GPU em 70C. Esse mesmo programa ontem se rodasse do jeito que rodou hoje, o notebook rapidamente reiniciava, e olha que hoje o dia foi bem quente aqui em Brasilia.
Fica a dica aí... aqui aparentemente resolveu o problema a troca dos coolers e a pasta térmica, e o técnico veio em casa (eu comprei o support plus), sem desgate nenhum.
Agora sim satisfeito.
Abs.
 
Pessoal, boa noite... Hoje o pessoal da Dell veio trocar o sistema de resfriamento do M15, o técnico desmontou o note e trocou o sistema de coolers e recolocou a pasta térmica. Eu acompanhei uma parte do processo com o técnico, demorou cerca de 2 horas o processo todo, a pasta térmica que ele utilizou é da marca MICROSI.
Pelo que estou vendo, parece que o problema de superaquecimento melhorou muito, sem fazer undervolt nem nada do tipo, as temperaturas baixaram bastante e o CPU não bate mais 100C (chega nos 90C mas nao muito mais que isso)! Rodando o mesmo programa de mineração, a temperatura máxima que o processador chegou foi de 84C e da placa de vídeo ficou abaixo de 80C, com os coolers rodando no máximo a CPU fica abaixo dos 70C e a GPU em 70C. Esse mesmo programa ontem se rodasse do jeito que rodou hoje, o notebook rapidamente reiniciava, e olha que hoje o dia foi bem quente aqui em Brasilia.
Fica a dica aí... aqui aparentemente resolveu o problema a troca dos coolers e a pasta térmica, e o técnico veio em casa (eu comprei o support plus), sem desgate nenhum.
Agora sim satisfeito.
Abs.
O técnico era bem preparado?
Eu também comprei o Support + mas, em um outro dell, veio um cara cheio de pressa para resolver o problema e desmontou de qualquer jeito. Foi ok pq era só a memória, mas achei foda....
Quanto a Microsi, ela é uma boa pasta, já tinha ouvido falar dela. Mas ela passa longe de ser uma pasta top de linha. Como seu problema resolveu com a troca, fico triste em saber que colocam pasta térmica errada ou de baixa qualidade em um Alienware ainda na fábrica.
 
Rapaz... deixei o notebook ligado aqui e sai. Quando cheguei, liguei o monitor e tava com a tela escura. Tanto no note quanto a tela do monitor... tentei mexer nos teclados e nada. Apertei o botáo de power uma vez e ele só desligou...

Quando religuei, tava tudo certo...

Já aconteceu isso com alguem?? Nunca aconteceu isso no meu notebook antigo...

EDIT: O erro acontece ao entrar no modo sleep. Quando tenta reiniciar, o notebook simplesmente reinicia. Log de Eventos da um erro critico em um negócio chamado nvlddmkm.sys. Pelo que to entendendo, é algum bug maluco do sleep mode com relação ao driver da Nvidia...

O sleep desses notebooks agora é um tal de S0, que substituiu o S3... aparentemente o S3 dá pra gente voltar com algumas modificações de registro... Por enquanto desliguei o modo hibernação e o Sleep na bateria/fio. Vou deixar ligado de madrugada e ver se amanhã ele continua ligado.
 
Última edição:
O técnico era bem preparado?
Eu também comprei o Support + mas, em um outro dell, veio um cara cheio de pressa para resolver o problema e desmontou de qualquer jeito. Foi ok pq era só a memória, mas achei foda....
Quanto a Microsi, ela é uma boa pasta, já tinha ouvido falar dela. Mas ela passa longe de ser uma pasta top de linha. Como seu problema resolveu com a troca, fico triste em saber que colocam pasta térmica errada ou de baixa qualidade em um Alienware ainda na fábrica.
O que veio aqui em casa trocar a fonte era extremamente preparado, ficou 1 h conversando comigo e pelo nível da conversa o cara entendia muito. Terminei aprendendo mais do que ensinando.

Pessoal, boa noite... Hoje o pessoal da Dell veio trocar o sistema de resfriamento do M15, o técnico desmontou o note e trocou o sistema de coolers e recolocou a pasta térmica. Eu acompanhei uma parte do processo com o técnico, demorou cerca de 2 horas o processo todo, a pasta térmica que ele utilizou é da marca MICROSI.
Pelo que estou vendo, parece que o problema de superaquecimento melhorou muito, sem fazer undervolt nem nada do tipo, as temperaturas baixaram bastante e o CPU não bate mais 100C (chega nos 90C mas nao muito mais que isso)! Rodando o mesmo programa de mineração, a temperatura máxima que o processador chegou foi de 84C e da placa de vídeo ficou abaixo de 80C, com os coolers rodando no máximo a CPU fica abaixo dos 70C e a GPU em 70C. Esse mesmo programa ontem se rodasse do jeito que rodou hoje, o notebook rapidamente reiniciava, e olha que hoje o dia foi bem quente aqui em Brasilia.
Fica a dica aí... aqui aparentemente resolveu o problema a troca dos coolers e a pasta térmica, e o técnico veio em casa (eu comprei o support plus), sem desgate nenhum.
Agora sim satisfeito.
Abs.
Muito bom saber disso, ou seja, uma pasta térmica top pode melhorar mais ainda.
 
O técnico era bem preparado?
Eu também comprei o Support + mas, em um outro dell, veio um cara cheio de pressa para resolver o problema e desmontou de qualquer jeito. Foi ok pq era só a memória, mas achei foda....
Quanto a Microsi, ela é uma boa pasta, já tinha ouvido falar dela. Mas ela passa longe de ser uma pasta top de linha. Como seu problema resolveu com a troca, fico triste em saber que colocam pasta térmica errada ou de baixa qualidade em um Alienware ainda na fábrica.
Pelo tempo que acompanhei ele mexendo parecia que sabia o que tava fazendo sim, mas eu acompanhei uns 10 minutos só... eu até tenho uma pasta noctua aqui que eu usei pra colocar no meu desktop, mas numa olhada muito rapida na net eu vi que não era tao ruim a que ele estava colocando então deixei ela mesmo, o técnico até disse que poderia colocar a q eu quisesse. Queria pagar pra ver se resolve, e parece que resolveu, se precisar mais pra frente eu coloco essa Noctua ou alguma coisa melhor, eu não tive coragem de me arriscar com o metal liquido no desktop, dado que não tenho muita experiencia em colocar pasta térmica e os videos que eu vi me pareceram um pouco complicado... rs.. e fazer cagada no desktop, o prejuizo ia ser grande. Enfim, em relação ao note eu fiquei até tranquilo porque no limite se o cara estragasse tem o support plus, entao deixei mexer sem medo. Ah, me lembrei que no sistema de cooler, pelo que eu vi e o técnico disse já vinha com algum condutor térmico aplicado, e ele disse que ia colocar a pasta térmica a mais, para complementar...





sistema de resfriamento trocado, detalhe pro dissipador que já vem com alguma pasta aplicada.



Pasta termica que ele aplicou



Curiosidade da Memória ram 1rx8
 
Aberto chamado na Dell para trocar a placa-mãe e pente de memória. Não tem uma das peças. Já vi que vai demorar. Paga-se uma garantia caríssima e tem que ficar esperando.....
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo