Aluguel x Dívida "Eterna"

Cara, se o ÚNICO fator que você está considerando é o financeiro, fique no aluguel.

Se você pegar a entrada e investir, e ficar pagando aluguel, daqui a 20-30 anos terá mais dinheiro do que se der entrada agora e ficar pagando prestação.

Mas se você considerar outros fatores, aí só você mesmo pode dizer. Tem gente que é bom em economizar dinheiro e se planejar financeiramente. (Eu não sou).

Mas se você é daqueles que vai gastando no olhômetro, e no fim do mês vê quanto faltou ou quanto sobrou, melhor garantir o imóvel. Daqui a 20 anos você pode perceber que "economizou" com o aluguel pra gastar com outras coisas, e vai seguir não tendo um apartamento. Vai pensar, putz, se tivesse comprado lá atrás, hoje estaria terminando de pagar.

Eu comprei (financiado) no "meio'' do boom imobiliário: paguei mais do que valia um ano antes, e menos do que vale hoje. Dei uns 40% de entrada, financiei o resto em 15 anos, já paguei 5, usei o FGTS, etc. A parcela é decrescente (sistema SAC), então há 5 anos pesava no meu orçamento, hoje sai no mijo. Não me arrependo nem um pouco - mesmo sabendo que se tivesse guardado o dinheiro e alugado o mesmo apartamento, estaria no lucro.

Usando as (poucas) informações que você deu: você tem 21 anos. Alugue. Use seu dinheiro pra você, invista em você, viaje, coma mulheres, faça cursos de qualificação profissional. Lá pelos 28 ou 30, volte a pensar sobre o assunto e, se for o caso, compre.
 
Na verdade as parcelas também sobem. É menos do que um aluguel mas são corrigidas pela TR. Fiz uma simulação rápida e estimo que a parcela fique 100% maior no fim do financiamento. Estou negociando a compra de um imóvel com um corretor e o imóvel de 165mil fiz uma proposta de 150mil e eles aceitaram. Mesmo assim estou na dúvida se pego. Parcela ficou em 660 reais.

Parcela que sobe é treta. Foge disso. Sistema SAC a parcela não pode subir (TR é baixíssima).

Procure outras opções de financiamento.

Uma dica: pague uma hora de uma consulta de um advogado para ele ler o contrato antes de você assinar. Pode prevenir você de furadas.
 
Na verdade as parcelas também sobem. É menos do que um aluguel mas são corrigidas pela TR. Fiz uma simulação rápida e estimo que a parcela fique 100% maior no fim do financiamento. Estou negociando a compra de um imóvel com um corretor e o imóvel de 165mil fiz uma proposta de 150mil e eles aceitaram. Mesmo assim estou na dúvida se pego. Parcela ficou em 660 reais.
Se for pra sair do aluguel acho que vale a pena sim comprar o imóvel, o aluguel é reajustado com o valor do imóvel e é bem alto, o reajuste anual da caixa é muito baixo, a parcela é decrescente e o reajuste anual não a joga acima do valor de 12 meses atras, tenho meus boletos aqui pra comprovar.
 
Se for pra sair do aluguel acho que vale a pena sim comprar o imóvel, o aluguel é reajustado com o valor do imóvel e é bem alto, o reajuste anual da caixa é muito baixo, a parcela é decrescente e o reajuste anual não a joga acima do valor de 12 meses atras, tenho meus boletos aqui pra comprovar.

Somente pela Tabela SAC é decrescente, mas decrescente na teoria pois com o reajuste pela TR pode até encarecer a parcela, ou pelo menos ficar igual, e tem gente que financia pela tabela Price que é fixa, mas com o reajuste da TR aumenta mês a mês. Apesar da Tabela Price parecer ruim eu acho ela muito melhor pois necessita de menor renda e menor entrada. Fiz umas simulações e com uma mesma renda precisaria de 60 mil pela tabela SAC e apenas 20 mil pela Price. E com essa diferença de 40 mil investidos renderia 400 reais pra ajudar a pagar a parcela.
Comprar imóvel vale sim a pena se a entrada for a menor possível e a taxa de juros ficar abaixo dos 5,5%.
 
Cara, se o ÚNICO fator que você está considerando é o financeiro, fique no aluguel.

Se você pegar a entrada e investir, e ficar pagando aluguel, daqui a 20-30 anos terá mais dinheiro do que se der entrada agora e ficar pagando prestação.

Mas se você considerar outros fatores, aí só você mesmo pode dizer. Tem gente que é bom em economizar dinheiro e se planejar financeiramente. (Eu não sou).

Mas se você é daqueles que vai gastando no olhômetro, e no fim do mês vê quanto faltou ou quanto sobrou, melhor garantir o imóvel. Daqui a 20 anos você pode perceber que "economizou" com o aluguel pra gastar com outras coisas, e vai seguir não tendo um apartamento. Vai pensar, putz, se tivesse comprado lá atrás, hoje estaria terminando de pagar.

Eu comprei (financiado) no "meio'' do boom imobiliário: paguei mais do que valia um ano antes, e menos do que vale hoje. Dei uns 40% de entrada, financiei o resto em 15 anos, já paguei 5, usei o FGTS, etc. A parcela é decrescente (sistema SAC), então há 5 anos pesava no meu orçamento, hoje sai no mijo. Não me arrependo nem um pouco - mesmo sabendo que se tivesse guardado o dinheiro e alugado o mesmo apartamento, estaria no lucro.

Usando as (poucas) informações que você deu: você tem 21 anos. Alugue. Use seu dinheiro pra você, invista em você, viaje, coma mulheres, faça cursos de qualificação profissional. Lá pelos 28 ou 30, volte a pensar sobre o assunto e, se for o caso, compre.
 


Parcela que sobe é treta. Foge disso. Sistema SAC a parcela não pode subir (TR é baixíssima).

Procure outras opções de financiamento.

Uma dica: pague uma hora de uma consulta de um advogado para ele ler o contrato antes de você assinar. Pode prevenir você de furadas.

Como acabei de falar acima não acho a SAC melhor, porque a entrada tem que ser muito maior. E tanto SAC quando PRICE são corrigida sigualmente pela TR, então o aumento é o mesmo. Price vale a pena por causa da entrada menor, parcela menor, renda menor. Só o fato de deixar o dinheiro da entrada investidos já paga quase a prestação inteira. Na simulação que fiz precisaria de 60 mil pela SAC e 20 mil pela Price. esses 40 mil de diferença renderiam investidos 400 reais que pagam mais de 60% da parcela que no meu caso era de 660 reais. Então sairia do meu bolso apenas 260 reais e na sac sairia os 660.
 
Última edição:
Fui ontem numa construtora. E cara, juros de 5.4%. Entrada de 20% onde dá pra se usar o FGTS, e o restante dos 20% dá pra se dividir de 30 vezes sem juros. Realmente as condições estão boas, entrada facilitada e juros baixos.

É impossível eu guardar 680 reais hoje, mas dificilmente eu deixaria de pagar uma dívida de 680. Vou levar os docs amanhã pra ver se aprovam o financiamento. Só um teste, tenho um FIES no meu nome e quero ver se ele interfere alguma coisa.
 
Cara, se o ÚNICO fator que você está considerando é o financeiro, fique no aluguel.

Se você pegar a entrada e investir, e ficar pagando aluguel, daqui a 20-30 anos terá mais dinheiro do que se der entrada agora e ficar pagando prestação.

Mas se você considerar outros fatores, aí só você mesmo pode dizer. Tem gente que é bom em economizar dinheiro e se planejar financeiramente. (Eu não sou).

Mas se você é daqueles que vai gastando no olhômetro, e no fim do mês vê quanto faltou ou quanto sobrou, melhor garantir o imóvel. Daqui a 20 anos você pode perceber que "economizou" com o aluguel pra gastar com outras coisas, e vai seguir não tendo um apartamento. Vai pensar, putz, se tivesse comprado lá atrás, hoje estaria terminando de pagar.

Eu comprei (financiado) no "meio'' do boom imobiliário: paguei mais do que valia um ano antes, e menos do que vale hoje. Dei uns 40% de entrada, financiei o resto em 15 anos, já paguei 5, usei o FGTS, etc. A parcela é decrescente (sistema SAC), então há 5 anos pesava no meu orçamento, hoje sai no mijo. Não me arrependo nem um pouco - mesmo sabendo que se tivesse guardado o dinheiro e alugado o mesmo apartamento, estaria no lucro.

Usando as (poucas) informações que você deu: você tem 21 anos. Alugue. Use seu dinheiro pra você, invista em você, viaje, coma mulheres, faça cursos de qualificação profissional. Lá pelos 28 ou 30, volte a pensar sobre o assunto e, se for o caso, compre.
 


Parcela que sobe é treta. Foge disso. Sistema SAC a parcela não pode subir (TR é baixíssima).

Procure outras opções de financiamento.

Uma dica: pague uma hora de uma consulta de um advogado para ele ler o contrato antes de você assinar. Pode prevenir você de furadas.


Olá amigo !
Muito obrigado pela resposta.

Bom, basicamente é realmente isso que farei... Bom, digamos que meu salário é bem alto para minha idade e eu consigo poupar todo mês R$500~800. Como sou solteiro, não tenho filhos (amém), vou continuar no aluguel. Quando chegar aos 30 anos, provavelmente eu ja terei uma poupança bem legal, sem contar com o FGTS (40k+). Dai sim verei o que fazer....

:D
 
Esse título é bem contraditório, "Aluguel x Divida eterna"

Aluguel é uma divida eterna.

O financiamento tem fim, seja pagando naturalmente, amortizando como a maioria faz ou vendendo quitando a divida e recolhendo o residual corrigido pelo valor de mercado.
 
Esse título é bem contraditório, "Aluguel x Divida eterna"

Aluguel é uma divida eterna.

O financiamento tem fim, seja pagando naturalmente, amortizando como a maioria faz ou vendendo quitando a divida e recolhendo o residual corrigido pelo valor de mercado.

Não é bem assim.
Com um imóvel quitado a pessoa deixa de receber lucros de um dinheiro que poderia estar investido. É perder dinheiro eternamente também.
Com um investimento bem aplicado a pessoa pode ganhar o bastante pra pagar o aluguel e sobrar. E é um patrimônio da mesma forma que um imóvel.
É bem mais complexo do que parece. A maioria das pessoas só pensa no valor do aluguel e no valor da prestação. Mas tem muito mais coisa envolvida. Por isso discutimos isso em um fórum.
 
Fui ontem numa construtora. E cara, juros de 5.4%. Entrada de 20% onde dá pra se usar o FGTS, e o restante dos 20% dá pra se dividir de 30 vezes sem juros. Realmente as condições estão boas, entrada facilitada e juros baixos.

É impossível eu guardar 680 reais hoje, mas dificilmente eu deixaria de pagar uma dívida de 680. Vou levar os docs amanhã pra ver se aprovam o financiamento. Só um teste, tenho um FIES no meu nome e quero ver se ele interfere alguma coisa.

se parcelam a entrada em 30 vezes provavelmente é imóvel na planta e isso é a maior furada. Você pagará juros de obra. e quando o imóvel ficar pronto pagará o valor de mercado da época reajustado e não o valor de hoje. Ano passado quase caí nessa. voltei 1 ano depois no local da obra, e não tem mais nem o ponto de venda nem começaram a obra. Quem caiu nessa se deu mal. Imóvel financiado só vale a pena pronto pra morar, e peça uns 15K de desconto que a maioria tem essa margem pra fechar a venda.
 
Não é bem assim.
Com um imóvel quitado a pessoa deixa de receber lucros de um dinheiro que poderia estar investido. É perder dinheiro eternamente também.
Com um investimento bem aplicado a pessoa pode ganhar o bastante pra pagar o aluguel e sobrar. E é um patrimônio da mesma forma que um imóvel.
É bem mais complexo do que parece. A maioria das pessoas só pensa no valor do aluguel e no valor da prestação. Mas tem muito mais coisa envolvida. Por isso discutimos isso em um fórum.
É exatamente assim, e não tem nada de complexo, é que você tem uma concepção equivocada de "ganhar dinheiro", na verdade o que você quer dizer é que está deixando de ganhar "MAIS" dinheiro, é claro que dá pra ganhar mais investindo em outras aplicações, perder seria se o imóvel valorizasse a baixo da inflação e o cenário daqui o fator da necessidade de morar deve ser considerado na equação. Com dinheiro sobrando é claro que não é vantagem hoje investir em imóvel que está valorizando pouco acima da inflação.

A teoria de pagar aluguel e investir ao mesmo tempo é linda no papel mas nunca vi ninguém fazer essa mágica acontecer na prática com cálculos de verdade com os devidos valores do imóvel, aluguel, correções e as taxas de juros praticadas, só vejo manipulação com valores chutados pra ajustar o cálculo e assim comprovar na lousa.
 
Última edição:
Vejo os termos de "aplicação", "investimentos", entre outros nas mais diversas respostas. Aproveitando o tópico e o raciocínio dele, alguém consegue dar exemplos dessas aplicações que poderia ser realizadas com os valores de uma entrada no imóvel?
 
Vejo os termos de "aplicação", "investimentos", entre outros nas mais diversas respostas. Aproveitando o tópico e o raciocínio dele, alguém consegue dar exemplos dessas aplicações que poderia ser realizadas com os valores de uma entrada no imóvel?

Os investimentos usados como base pra rendimentos nessas aplicações de longo prazo costumam ser renda fixa, seja Tesouro Direto (simples de investir, sem aplicação mínima - 30 reais só, e seguro no LP) ou outras rendas fixas privadas (CDBs, LCI, LCA, que têm a vantagem de não ter imposto de renda).

Na taxa de hoje, por exemplo, o rendimento de longo prazo tem que ser maior que uns 10% ao ano para ser vantajoso. Menos que isso, é melhor comprar títulos pré-fixados e ser feliz.
 
Fiz uma proposta de 150k em um AP de 165k aqui na Cidade e aceitaram.

Fiz uma simulação de financiamento que daria 20K de entrada e parcelas fixas de 660. Achei legal

Só que o AP não é bem como eu queria, É Térreo, em uma localização um pouco afastada. To pensando em pegar só pra aproveitar a oportunidade.
Será que compensa?
Já estou a anos procurando e esta foi a primeira vez que encontrei algo "pagável".


Só que tenho uma resistência muito forte na compra de imóvel, sei que vou perder uns 50K em valor na hora da compra. Mas tenho 28 anos e ainda moro na casa da mãe.
 
Última edição:
Mas valeu a pena quitar? Dependendo do juros que contratou, vale a pena manter a dívida eterna.

Eu sempre defendi o aluguel ao invés da compra, mas fui ver um imóvel esse fim de semana e quase me convenci de que vale a pena comprar, mas com uma condição. Ficando endividado pelo maior valor possível e dando o menor valor de entrada possível.

A lógica é a seguinte:

Me passaram a taxa de juros de 5,5% ao ano. Achei baixa

Considerando que o imóvel valorize apenas a inflação, chuto uns 6,5% ao ano. No meu caso eu ficaria devendo 120Mil. Meu AP valorizaria 6,5% e eu pagaria 5,5%. Então eu ganharia 1% ao ano em cima da dívida. ou seja: 1200 reais por ano por manter a dívida.
Se eu quitasse eu perderia a oportunidade de ganhar 12% ao ano da Selic, pra economizar esses 5,5% de juros, é um negócio ruim quitar a dívida. a diferença é 6,5% então eu perderia nessa escolha 7800 por ano. é praticamente o pagamento das parcelas o ano todo. Você deixa de pagar prestação por outro lado deixa de ganhar 7800 investindo o dinheiro na Selic.Se deixar 120 Mil investido em algo que pague 12% ao ano, ganharia 14.400. daria pra pagar as parcelas e sobraria dinheiro. E ganharia mais 1200 por manter a dívida. total de lucro: 15.600.

Faltou pouco pra eu pegar esse apartamento, só não peguei porque o valor que ficou interessante era o térreo, mal localizado, o primeiro andar já encarecia 15 mil. e me deixaria quase zerado.

Pra mim um valor lucrativo pra compensar comprar um AP é em média 150 mil, assim a entrada fica baixíssima, e a parcela na faixa dos 700 reais que é o valor de um aluguel. Tem também o fator emocional que é bem melhor ser proprietário e decorar da maneira que preferir.

5,5% ao ano? Onde essa taxa?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo