Cara, GTAV ao contrário do prometido não é um jogo bem otimizado, apesar disso comigo está rodando de boa e não tive nenhum problema.
Quanto a ter problemas com drivers, em minha última visita ao tópico da Nvidia achei dois na mesma página reclamando de bugs, ambos relatavam problemas em 2 drivers seguidos (oficiais) sendo o lançado com GTAV um deles, isso não quer dizer que os drivers sejam ruins, eu tive VGA Nvidia por muito tempo e nunca tive problemas com drivers, assim como não estou tendo com AMD, na maioria das vezes os problemas são causados pelo usuário ou por algum programa gerando conflito.
Por outro lado o que posso dizer de drivers é que minha GTX460 não ganhava desempenho nos drivers desde que a 560 foi lançada, a Nvidia simplesmente abandonou a placa, já a 280X que é de 2011 continua ganhando melhorias, isso pode ser por falta de uma série nova mas até aqui em longevidade e suporte nos drivers a AMD está ganhando de lavada.
Bem... Eu acho que o suporte da AMD pras suas placas antigas só estão durando porque eles tão usando a mesma arquitetura desde 2012, mas eu via reclamações de gente que tinha HD 6950, 6970... Dizendo que desde que a AMD lançou as HD 7xxx, os drivers abandonaram a geração anterior. Isso acontecia do lado da Nvidia também, né... Lançou a GTX 6xx e o povo das Fermi reclamavam muito.
Pode ser coincidência... A Nvidia, enquanto ainda não tinha saído das Kepler, sempre melhorava o desempenho da minha GTX 670 aqui... FOI SÓ sair a geração 9xx que cagou tudo. Curiosamente, após a geração 9xx ser lançada, a R9 290X melhorou com drivers e está se saindo até melhor que a GTX 780 Ti, placa que até então era melhor do que a 290X na maior parte dos jogos. E hoje a 290X compete com mais vantagem do que a própria GTX 970, principalmente por ter 4 GB "reais" e é uma ótima opção pra quem não quer gastar com GTX 980, porque a 290X nem é tão inferior assim em altas resoluções (afinal, todos sabem que a Nvidia deu nome de placa High ao seu chip Mid GM204 e jogou aí no mercado com um ganho de desempenho ridículo em cima da geração anterior, mas preço premium...).
Então devemos esperar pra ver o que a AMD vai fazer agora nessa próxima geração, como será a arquitetura, e qual será o suporte real dela às suas placas antigas. É óbvio que até hoje a 280X recebe bom suporte, né... A geração atual da AMD foi lançada em sua maior parte em 2012 (e isso nem é uma crítica negativa, uma placa de 2012 consegue responder bem à concorrência de placas lançadas em 2014 e 2015).
Tudo indica q, pelo menos em vr, as maxwell tb terao vida curta como as kepler.
Fora de vr parece que nao. Nao é possivel q de novo...
Olha, eu até hoje não consigo enxergar esse ofurô todo do VR em jogos. Não consigo enxergar um The Witcher, por exemplo, feito em VR, não consigo imaginar um jogo de futebol em VR, um jogo de aventura em VR (qualquer jogo em terceira pessoa, não enxergo como ficar bom em VR).
Cara, nem mesmo jogo de tiro, vai ser muito estranho. Você vai mirar virando a cabeça, ok. Mas vai atirar com o mouse? E quando tiver que girar 180° pra olhar pra trás? Vai ter que girar o corpo todo e não vai ter como usar teclado e mouse. Vai precisar de um dispositivo pra fazer de "arma". Mas e pra andar? Vamos andar pelo quarto até dar de cara com o armário?
Então os jogos vão mudar radicalmente pra se adaptarem ao VR? Mas vai ser impossível adaptar certas coisas, e sem adaptá-las (andar, correr, girar e golpear/atirar, por exemplo, não vai fazer sentido usar VR em alguns jogos).
Agora, pra corrida? Aí sim vai se encaixar perfeitamente! Com volantes e pedais artificiais? Melhor ainda! Você vai acelerar, controlar o carro e ter sua visão girando cabeça e olhos! Vai poder olhar no retrovisor com um simples movimento com a cabeça, não precisa andar com os próprios pés porque você tá de carro, né... É só pisar no acelerador ou tocar um botão no teclado (ou no joystick).
Ah, tem essa do joystick, né. Num jogo de tiro em first person o cara pode girar o VR em 360° até com um controle sem fio na mão e usar tranquilamente pra atirar. Só que mesmo assim algum controle em forma de arma seria melhor... Mas ia ficar estranho pra andar. Apertar um botão na arma? Esquisito demais...
Os jogos que eu mais gosto, que são os em Third Person (The Witcher, Assassins Creed, Dragon Age, Batman...), não vejo como... Não enxergo como usar VR nesses jogos. Me ajuda!
Enfim, se é desse jeito que eu tô pensando, VR vai passar longe daqui...
Não gosto de jogos de corrida (eu o gênero que eu menos gosto), e os jogos de tiro eu até gosto, mas não sou tão fã assim, já não jogo um FPS desde que joguei BF3 em 2012.
Skyrim? Odeio jogar em first person. Fica feio, o personagem só bate de um jeito, é estranho demais. E vai cair no mesmo problema dos jogos de tiro. Vamos usar uma espada como controle? Mas e na hora de usar arco e flecha? Um arco como controle? E na hora de andar? Etc.