• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,021
O Prism eu sei que é um pu** cooler, mas falar que o Stealth é lixo é meio pesado kkkkkk, meu Ryzen não sai de 45º graus de temperatura com ele (apesar de eu ventilar bem meu gabinete).

Outra pergunta, como faço pra medir a temperatura dos VRM's??? Vejo gente relatando em todo lugar que Overclock de R5 2600 até 4.0ghz é tranquilo e esquenta pouco os VRM's, mas queria saber qual temperatura atual o meu está. Usando Aida64 não achei nada do genero.
Cara quando eu tinha o R5 ele ia até 65ºC facil, e olha que era ventilado o gabinete, sei la pq então haahaha fiquei com uma má impressão dele hahahahahha

Eu uso o HWinfo, ele mostra tudo!
 
Cara quando eu tinha o R5 ele ia até 65ºC facil, e olha que era ventilado o gabinete, sei la pq então haahaha fiquei com uma má impressão dele hahahahahha

Eu uso o HWinfo, ele mostra tudo!
Talvez seja o conjunto moba + VGA que ta criando um ambiente frio pra mim, talvez seu cooler estivesse mal encaixado, não sei dizer. No momento estou satisfeito, eu queria um Noctua pra minha R5, mas ta mt caro, estou buscando soluções mais baratas, por isso me interessei nesse Gammaxx.
 
comprei uma gigabyte ab350 gaming 3 usada e chegou hoje, led cpu acesso e sem imagem no monitor, procurei na net e mudei pra bios de backup agora deu imagem normal tudo funcionando mas desliguei da fonte e liguei de novo, entrou a bios principal corrompida, o que faço agora? como atualizar a bios principal corrompida?
 
Pra tu medir temperatura da vrm só se tu tiver aquela pistola digital que tu aponta o laser e ele retorna a temperatura.

O Prism eu sei que é um pu** cooler, mas falar que o Stealth é lixo é meio pesado kkkkkk, meu Ryzen não sai de 45º graus de temperatura com ele (apesar de eu ventilar bem meu gabinete).

Outra pergunta, como faço pra medir a temperatura dos VRM's??? Vejo gente relatando em todo lugar que Overclock de R5 2600 até 4.0ghz é tranquilo e esquenta pouco os VRM's, mas queria saber qual temperatura atual o meu está. Usando Aida64 não achei nada do genero.
 
Não, @wmh , não só dessa forma... assim, realmente se mede no "corpo do chip. Mas, muitas placas tem sensores de VRMs que facilitam o trabalho. A minha mesmo tem de maneira bem clara, HWinfo64 e AIDA64 mostram VRM ºC .
Algumas placas mostram temp1 / temp 2/ temp 3. Aí, tem de pesquisar qual delas seria de VRM.
 
  • Curtir
Reações: wmh
Tendeu. Fiquei pensando nisso depois que escrevi tentando lembrar da minha placa.

Não fico ligado nessas infos, tenho deixado desligado. Se não travar, tá bom. Huehuehue

Qual é melhor pra ver essas tempos? Hwinfo ou Aida?
Não, @wmh , não só dessa forma... assim, realmente se mede no "corpo do chip. Mas, muitas placas tem sensores de VRMs que facilitam o trabalho. A minha mesmo tem de maneira bem clara, HWinfo64 e AIDA64 mostram VRM ºC .
Algumas placas mostram temp1 / temp 2/ temp 3. Aí, tem de pesquisar qual delas seria de VRM.
 
Gosto do HWInfo, bem completo, satisfaz-me em todas as placas que uso. O AIDA pode não mostra/identificar tudo, mas, aqui ficou clean e legal, com o que preciso.
 
  • Curtir
Reações: wmh
Qual combo acham mais válido?

PC será usado no dia a dia, jogos, gravando jogos, streamando jogos.

Ryzen 5 2600 + Asus X470-F Gaming + GTX 1050TI + 16GB Corsair 3000Mhz CL15
Ryzen 5 2600 + Gygabite Aorus X470 Ultra Gaming + GTX 1060 6GB + 16GB Corsair 3000Mhz CL15

Ou usariam outra variação? Tenho U$760 para comprar, preços da Amazon. Penso em ter uma X470 para no futuro daqui a 3 anos +- pegar um processador melhor.
 
Qual combo acham mais válido?

PC será usado no dia a dia, jogos, gravando jogos, streamando jogos.

Ryzen 5 2600 + Asus X470-F Gaming + GTX 1050TI + 16GB Corsair 3000Mhz CL15
Ryzen 5 2600 + Gygabite Aorus X470 Ultra Gaming + GTX 1060 6GB + 16GB Corsair 3000Mhz CL15

Ou usariam outra variação? Tenho U$760 para comprar, preços da Amazon. Penso em ter uma X470 para no futuro daqui a 3 anos +- pegar um processador melhor.
Com certeza a segunda opção, e pegaria um Air Cooler melhor que o Stealth que vem com 2600 pra rodar ele pelo menos em @4.00Ghz.
 
  • Curtir
Reações: wmh
Comofas/ pra mostar na tela da área de trabalho? Vi aqui que ele usa o rivatuner embutido no hwinfo.

Setei a f11 pra aparecer na tela mas não mostra. ;/

Gosto do HWInfo, bem completo, satisfaz-me em todas as placas que uso. O AIDA pode não mostra/identificar tudo, mas, aqui ficou clean e legal, com o que preciso.
 
Qual combo acham mais válido?

PC será usado no dia a dia, jogos, gravando jogos, streamando jogos.

Ryzen 5 2600 + Asus X470-F Gaming + GTX 1050TI + 16GB Corsair 3000Mhz CL15
Ryzen 5 2600 + Gygabite Aorus X470 Ultra Gaming + GTX 1060 6GB + 16GB Corsair 3000Mhz CL15

Ou usariam outra variação? Tenho U$760 para comprar, preços da Amazon. Penso em ter uma X470 para no futuro daqui a 3 anos +- pegar um processador melhor.
2ªa opção, exatamente o que tenho, exceto a RAM.E se pegar uma boa B350, sobra pra subir pra GTX1070/1070ti e ficaria perfeito!
Investir na VGA, SSD ou CPU traria mais benefício do que em mobo. Essa Corsair vai bem com com as mobos AM4.

 
Comofas/ pra mostar na tela da área de trabalho? Vi aqui que ele usa o rivatuner embutido no hwinfo.

Setei a f11 pra aparecer na tela mas não mostra. ;/
Fácil. Sim, usa o Rivatuner Statics Server em conjunto. No HW, vai em 'config.' , na aba de "OSD", seleciona o parâmetro que quer, marca "show value in OSD". Pode exibir 'label' (rótulo) do campo e definir posição em 'position' (line, column).
No RTSS, vc escolhe a partir de que canto vai aplicar a posição, define cor e opacidade de fundo. PAra mais detalhes, procuro tuto na web.

.
 
Última edição:
  • Curtir
Reações: wmh
Talvez seja o conjunto moba + VGA que ta criando um ambiente frio pra mim, talvez seu cooler estivesse mal encaixado, não sei dizer. No momento estou satisfeito, eu queria um Noctua pra minha R5, mas ta mt caro, estou buscando soluções mais baratas, por isso me interessei nesse Gammaxx.
auhauhauah vai saber...

Recomendo o Gammax na boa, achei ele incrivel, apliquei a MasterGel nele e no meu R7 em teste de stress não passa de 41/42ºC, isso em dias quentes heheheheheh
 
  • Curtir
Reações: wmh
2ªa opção, exatamente o que tenho, exceto a RAM.E se pegar uma boa B350, sobra pra subir pra GTX1070/1070ti e ficaria perfeito!
Investir na VGA, SSD ou CPU traria mais benefício do que em mobo. Essa Corsair vai bem com com as mobos AM4.
.

Mas não seria melhor pegar as x470 por conta dos futuros processadores?
 
O OSD só funciona quando tá dentro de algum aplicativo? Não é tipo linux que fica na área de trabalho?

2ªa opção, exatamente o que tenho, exceto a RAM.E se pegar uma boa B350, sobra pra subir pra GTX1070/1070ti e ficaria perfeito!
Investir na VGA, SSD ou CPU traria mais benefício do que em mobo. Essa Corsair vai bem com com as mobos AM4.

 

Fácil. Sim, usa o Rivatuner Statics Server em conjunto. No HW, vai em 'config.' , na aba de "OSD", seleciona o parâmetro que quer, marca "show value in OSD". Pode exibir 'label' (rótulo) do campo e definir posição em 'position' (line, column).
No RTSS, vc escolhe a partir de que canto vai aplicar a posição, define cor e opacidade de fundo. PAra mais detalhes, procuro tuto na web.

.
 
O OSD só funciona quando tá dentro de algum aplicativo? Não é tipo linux que fica na área de trabalho?
Que eu saiba o OSD só mostra qd algo está em full screen.
 
  • Curtir
Reações: wmh
Pessoal, estou tendo problemas com o meu overclock no aplicativo Handbrake.
Ele congela e não consegue terminar uma conversão.
Estou fazendo over em um ryzen 2700 em uma Taichi x370
Over para 4125 Ghz, voltagem 1,43 v
Water cooler, etc.
Alguém poderia dar uma sugestão?

Nos benchs,como o cinebench não trava
 
Pessoal, estou tendo problemas com o meu overclock no aplicativo Handbrake.
Ele congela e não consegue terminar uma conversão.
Estou fazendo over em um ryzen 2700 em uma Taichi x370
Over para 4125 Ghz, voltagem 1,43 v
Water cooler, etc.
Alguém poderia dar uma sugestão?

Nos benchs,como o cinebench não trava
Se tá travando, tá instável. Nem precisa passar o prime. Afrouxa um pouco e testa novamente pra verificar.
 
Pessoal, estou tendo problemas com o meu overclock no aplicativo Handbrake.
Ele congela e não consegue terminar uma conversão.
Estou fazendo over em um ryzen 2700 em uma Taichi x370
Over para 4125 Ghz, voltagem 1,43 v
Water cooler, etc.
Alguém poderia dar uma sugestão?

Nos benchs,como o cinebench não trava
Voltagem extremamente alta aliás ... Tentaria reduzir um pouco o VCore, juntamente com o clock pra @4.10Ghz se for preciso, e quanto está o VSOC?
 
eu nei uso prime 95
aqui ta tela azul mesmo todo padrão so se colocar em 800mhz que não cai o O.S
Cada um tem seu método de verificar estabilidade. O prime95 é o teste recomendado pelo Robert Hallock da AMD.

Na minha modesta opinião o cinebench não carrega tanto quanto o prime95.

Coloquei antes no tópico: o prime95 é uma ótima maneira de verificar a estabilidade inicial. Se passar no teste com temperatura controlada no máximo vai precisar aumentar vcore ou reduzir o multiplicador (caso tenha congelamento, tela preta, reboot ou outro problema).

Pela minha experiência (com o Ryzen) mesmo passando no prime95, pode ocorrer problema dependendo da carga. É completamente aleatório. Pode ficar 5 dias sem acontecer nada e boom, ocorre erro no outro dia. Na verdade 15-30min de prime95 é diferente de usar durante horas e horas com cargas diferentes.

Como não uso overclock agressivo, aumentei um pouco o vcore e ficou 100% estável. Nunca mais tive problema. Se a temperatura estiver no limite, é só reduzir o clock e manter o vcore.
 
Voltagem extremamente alta aliás ... Tentaria reduzir um pouco o VCore, juntamente com o clock pra @4.10Ghz se for preciso, e quanto está o VSOC?
O VSOC tá 1.03125
 
O VSOC tá 1.03125
Está ótimo. Só tentaria reduzir mais o VCore mesmo.
 
Cada um tem seu método de verificar estabilidade. O prime95 é o teste recomendado pelo Robert Hallock da AMD.

Na minha modesta opinião o cinebench não carrega tanto quanto o prime95.

Coloquei antes no tópico: o prime95 é uma ótima maneira de verificar a estabilidade inicial. Se passar no teste com temperatura controlada no máximo vai precisar aumentar vcore ou reduzir o multiplicador (caso tenha congelamento, tela preta, reboot ou outro problema).

Pela minha experiência (com o Ryzen) mesmo passando no prime95, pode ocorrer problema dependendo da carga. É completamente aleatório. Pode ficar 5 dias sem acontecer nada e boom, ocorre erro no outro dia. Na verdade 15-30min de prime95 é diferente de usar durante horas e horas com cargas diferentes.

Como não uso overclock agressivo, aumentei um pouco o vcore e ficou 100% estável. Nunca mais tive problema. Se a temperatura estiver no limite, é só reduzir o clock e manter o vcore.
Concordo, aqui usava @3.90Ghz com 1.22V de VCore, passou no teste até de VFX do AIDA que é o extremo do extremo, e jogando deu freeze. Aumentei pra 1.24V, passava em qualquer teste de stress, e funcionava sem problemas em jogos, depois de 3 dias freeze novamente... Resolvi baixar o clock pra @3.85 e VCore 1.20V e 100% estável em qualquer cenário, o ponto ideal é balancear clock, voltagem e temperatura (ainda mais pra quem usa o cooler box e agora nessa época do ano começa ficar mais quente).
 
@joaorosini
Acho que consegui dar uma estabilizada agora...
1,36v, Clock de 4025 Ghz, SOC 1,03
Memória a 3400 Mhz @ 14 14 14 30
Passou bom um batch do HandBrake, Cinebench e um teste curto do prim95 (me assusta o processador chegar a 70 Graus com Water Cooler)

Se eu abaixo muito o CPU Core o cinebench trava e nem completa

Vou continuar testando a estabilidade
 
Sobre RYZEN 7 nm



 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo