[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,021
Hoje engatilhei dois boletos no Aliexpress, um 5600 e um 5600x. O 5600x está 210 reais mais caro que o 5600. Vocês acham que vale a diferença ou ficariam com o 5600? Estou saindo de um 2700x.
5600x não tem custo benefício nenhum. Fica com o 5600 mesmo e se for preciso faz um over básico pra transformar no X.
 
Galera, boa noite.
Meu 5800x3D chegou e fui usar o PBO2 Tuner pra fazer OC nele. Funcionou super bem -30 em todos os cores, baixou a temperatura em uns 10º. Ficou um must, but eu queria automatizar pra funcionar quando incializa o pc.
Fiz os passos desse tutorial aqui: https://github.com/PrimeO7/How-to-u...X3D-Guide-with-PBO2-Tuner/blob/main/README.md
Mas parece que no Win 11 não tá rolando criar uma tarefa, na verdade cria mas não funciona. Alguém sabe alguma forma de fazer funcionar?
 
Galera, boa noite.
Meu 5800x3D chegou e fui usar o PBO2 Tuner pra fazer OC nele. Funcionou super bem -30 em todos os cores, baixou a temperatura em uns 10º. Ficou um must, but eu queria automatizar pra funcionar quando incializa o pc.
Fiz os passos desse tutorial aqui: https://github.com/PrimeO7/How-to-u...X3D-Guide-with-PBO2-Tuner/blob/main/README.md
Mas parece que no Win 11 não tá rolando criar uma tarefa, na verdade cria mas não funciona. Alguém sabe alguma forma de fazer funcionar?
Ué, mas é só setar na bios e acabou
 
Ah sim é o x3D. Li errado
Sim. Ontem eu pesquisei e vi que a MSI travou tudo, acho que só a Asus que libera pra você mexer no vCore. Aí tem a opção do aplicativo mas toda vez q ligar tem que configurar.
 
Galera, boa noite.
Meu 5800x3D chegou e fui usar o PBO2 Tuner pra fazer OC nele. Funcionou super bem -30 em todos os cores, baixou a temperatura em uns 10º. Ficou um must, but eu queria automatizar pra funcionar quando incializa o pc.
Fiz os passos desse tutorial aqui: https://github.com/PrimeO7/How-to-u...X3D-Guide-with-PBO2-Tuner/blob/main/README.md
Mas parece que no Win 11 não tá rolando criar uma tarefa, na verdade cria mas não funciona. Alguém sabe alguma forma de fazer funcionar?

Também não funcionou aqui no Win 10, então eu fiz um .bat e automatizei a inicialização dele.

Fiz assim, na pasta do PBO2 Tuner eu fiz um arquivo com o seguinte texto:

"PBO2 tuner.exe" -25 -25 -25 -25 -25 -25 -25 -25

Salve ele dentro da pasta do PBO2 Tuner com qualquer nome .bat, depois crie um atalho para esse .bat e jogue esse atalho na pasta de programas a inicializar com o Windows (digite shell:startup no executar que ela abre).

Obviamente após isso você não pode mudar a pasta do PBO2 Tuner de lugar, caso contrário precisará refazer o atalho do .bat lá.

Pronto, assim quando o PC inicia ele vai executar isso aí automaticamente e setar os valores que você botou ali, eu usei -25 porque o -30 aqui no meu aparentemente perdi um pouco de performance, aí preferi deixar o -25 mesmo.
 
Sim. Ontem eu pesquisei e vi que a MSI travou tudo, acho que só a Asus que libera pra você mexer no vCore. Aí tem a opção do aplicativo mas toda vez q ligar tem que configurar.

Também não funcionou aqui no Win 10, então eu fiz um .bat e automatizei a inicialização dele.

Fiz assim, na pasta do PBO2 Tuner eu fiz um arquivo com o seguinte texto:

"PBO2 tuner.exe" -25 -25 -25 -25 -25 -25 -25 -25

Salve ele dentro da pasta do PBO2 Tuner com qualquer nome .bat, depois crie um atalho para esse .bat e jogue esse atalho na pasta de programas a inicializar com o Windows (digite shell:startup no executar que ela abre).

Obviamente após isso você não pode mudar a pasta do PBO2 Tuner de lugar, caso contrário precisará refazer o atalho do .bat lá.

Pronto, assim quando o PC inicia ele vai executar isso aí automaticamente e setar os valores que você botou ali, eu usei -25 porque o -30 aqui no meu aparentemente perdi um pouco de performance, aí preferi deixar o -25 mesmo.
Aqui tbm consegui fazer e o paranauê que o zequinha passou(alterar na inicialização) funcionou, mas uma coisa é fato, a AMD é uma merda mesmo, tem um produto tão bom mas em stock é uma fornalha. depois não sabe pq o afegão médio vai pro lado verde/azul :que:
 
Eu tenho 4 memórias asgard, 1 nvme gen 4 asgard e 1 SATA asgard e todos funcionam muito bem. Nada a reclamar.
boa noite irmão suas memórias funcionaram de cara ou teve que setar elas, tenho a mesma configuração, porém coloquei 4x8gb asgard não funcionaram... não da video
 
boa noite irmão suas memórias funcionaram de cara ou teve que setar elas, tenho a mesma configuração, porém coloquei 4x8gb asgard não funcionaram... não da video
Funcionaram em 3600 c14 sim. No seu caso pode ser que o controlador de memória do CPU não aguente 4 pentes nessa configuração
 
Saiu uma versão nova pra BIOS mas somente pra versão global, a BR ainda está na antiga,
Fui ver os outros lançamentos, sempre saia na mesma data, e agora? Como faz?


 
Saiu uma versão nova pra BIOS mas somente pra versão global, a BR ainda está na antiga,
Fui ver os outros lançamentos, sempre saia na mesma data, e agora? Como faz?


Espera sair para a BR ué..rsrs
 
Saiu uma versão nova pra BIOS mas somente pra versão global, a BR ainda está na antiga,
Fui ver os outros lançamentos, sempre saia na mesma data, e agora? Como faz?


abre em pedido de suporte eles podem ter esquecido de atualizar
 
Nada, aqui é tudo travado. Nem vcore da cpu eu consigo alterar.
Ja viu se essa MSI tem a opção do Kombo Strike? Parece ser um undervolt pros 5800x3d, diminuem a temperatura em 10º
 
Também não funcionou aqui no Win 10, então eu fiz um .bat e automatizei a inicialização dele.

Fiz assim, na pasta do PBO2 Tuner eu fiz um arquivo com o seguinte texto:

"PBO2 tuner.exe" -25 -25 -25 -25 -25 -25 -25 -25

Salve ele dentro da pasta do PBO2 Tuner com qualquer nome .bat, depois crie um atalho para esse .bat e jogue esse atalho na pasta de programas a inicializar com o Windows (digite shell:startup no executar que ela abre).

Obviamente após isso você não pode mudar a pasta do PBO2 Tuner de lugar, caso contrário precisará refazer o atalho do .bat lá.

Pronto, assim quando o PC inicia ele vai executar isso aí automaticamente e setar os valores que você botou ali, eu usei -25 porque o -30 aqui no meu aparentemente perdi um pouco de performance, aí preferi deixar o -25 mesmo.

Tô achando que no Win 11 não funciona. Fiz a bat e na hora q eu clico nela abre duas janelas: uma janela que mostra o caminho onde o PBO2 Tuner está e a outra abre o programa porém zerados com as informações zeradas. Será que tem que fazer alguma permissão ou algo do tipo pra fazer funcionar a bat no Win 11?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Aqui tbm consegui fazer e o paranauê que o zequinha passou(alterar na inicialização) funcionou, mas uma coisa é fato, a AMD é uma merda mesmo, tem um produto tão bom mas em stock é uma fornalha. depois não sabe pq o afegão médio vai pro lado verde/azul :que:
Rapaz, eu fiquei impressionado com o produto, tanto em performance quanto em temperatura. Em stock, dependendo do jogo bate 80º.
Confesso q não estou acostumado com isso, rs.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Ja viu se essa MSI tem a opção do Kombo Strike? Parece ser um undervolt pros 5800x3d, diminuem a temperatura em 10º

Obrigado pela dica!
Não me recordo de ter visto essa opção mas em casa eu vou ver.

Nas minhas pesquisas eu achei esse caminho aqui para alterar somente o ppt.
Package Power Limit Control is found in AMD CBS > NBIO Common Options > SMU Common Options > Package Power Limit Control. Change from auto to manual.

Eu fiz uma mudança ontem com uns testes rápidos e vi q baixou bastante o clock mas a temperatura não baixou igual.
 
Última edição:
Rapaz, eu fiquei impressionado com o produto, tanto em performance quanto em temperatura. Em stock, dependendo do jogo bate 80º.
Confesso q não estou acostumado com isso, rs.
Aqui jogando Apex chegava a 90°. não sei se tive sorte, mas com o pbo2 consegui -30 em all, agora jogando WZ2 fica em 72°~75° em dias quentes.
Já cogitou a hipótese de voltar pro windows 10?
 
Tô achando que no Win 11 não funciona. Fiz a bat e na hora q eu clico nela abre duas janelas: uma janela que mostra o caminho onde o PBO2 Tuner está e a outra abre o programa porém zerados com as informações zeradas. Será que tem que fazer alguma permissão ou algo do tipo pra fazer funcionar a bat no Win 11?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Rapaz, eu fiquei impressionado com o produto, tanto em performance quanto em temperatura. Em stock, dependendo do jogo bate 80º.
Confesso q não estou acostumado com isso, rs.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Obrigado pela dica!
Não me recordo de ter visto essa opção mas em casa eu vou ver.

Nas minhas pesquisas eu achei esse caminho aqui para alterar somente o ppt.
Package Power Limit Control is found in AMD CBS > NBIO Common Options > SMU Common Options > Package Power Limit Control. Change from auto to manual.

Eu fiz uma mudança ontem com uns testes rápidos e vi q baixou bastante o clock mas a temperatura não baixou igual.
vc não consegue fazer essas paradas no próprio programa da amd não ?
coloca o timeout /t 20 no inicio do bat pra da tempo do sistema carregar
 
Aqui jogando Apex chegava a 90°. não sei se tive sorte, mas com o pbo2 consegui -30 em all, agora jogando WZ2 fica em 72°~75° em dias quentes.
Já cogitou a hipótese de voltar pro windows 10?
Aqui como eu jogo BF 2042 e na última atualização ele tá com o uso do processador nas alturas, fica oscilando entre 69º - 72º com CO -30 em all, agora em stock passa dos 80°.
Agora sobre o Win 10 eu preciso pensar, o que dá mais trabalho: instalar um SO do zero ou ficar colocando as informações no Tuner a cada vez q vou jogar.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

vc não consegue fazer essas paradas no próprio programa da amd não ?
coloca o timeout /t 20 no inicio do bat pra da tempo do sistema carregar
O Ryzen Master tá tudo bloqueado, não tenho mais acesso a essas informações lá.

Sobre o timeout, ficaria assim?

timeout /t 20 "PBO2 tuner.exe" -25 -25 -25 -25 -25 -25 -25 -25

Desculpa a pergunta pois nessa parte eu sou bem leigo.
 
Quando a memoria crucial micron e-die nao pega o FCLK 1900mhz é o que? o problema é a placa mae x370 ou ryzen 5600? to usando 1867mhz de FCLK
 
Quando a memoria crucial micron e-die nao pega o FCLK 1900mhz é o que? o problema é a placa mae x370 ou ryzen 5600? to usando 1867mhz de FCLK
Pode ser um dos 3.
CPU não aguenta, placa mãe não aguenta ou memória não aguenta
 
Aqui como eu jogo BF 2042 e na última atualização ele tá com o uso do processador nas alturas, fica oscilando entre 69º - 72º com CO -30 em all, agora em stock passa dos 80°.
Agora sobre o Win 10 eu preciso pensar, o que dá mais trabalho: instalar um SO do zero ou ficar colocando as informações no Tuner a cada vez q vou jogar.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


O Ryzen Master tá tudo bloqueado, não tenho mais acesso a essas informações lá.

Sobre o timeout, ficaria assim?

timeout /t 20 "PBO2 tuner.exe" -25 -25 -25 -25 -25 -25 -25 -25

Desculpa a pergunta pois nessa parte eu sou bem leigo.
Segue esse tutorial que o pbo é aplicado automaticamente, uma coisa que percebi é que hj quando liguei a máquina deu umas piscadas na tela, aí lembrei que tinha deixado no perfil economia de energia e hj quando liguei ainda estava assim, então voltei para o modo normal, reiniciei e esta ok até agora.
Aí eu acho que vai de cada processador, aqui aceitou -30 em todos.
 
Alguém sabe me dizer se a mobo Gigabyte GA-A320M-H rev 1.2 funciona de boa com um Ryzen 5 4600G sem precisar atualizar nada? E se precisar atualizar, eu consigo fazer isso sem ter que ter outra CPU que seja compatível com a bios atual? (pq o PC será montado do zero, sem a possibilidade de outra CPU pra fazer isso)
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo