• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,021
Nova BIOS ASUS PRIME B350M-A (Saiu ontem)

PRIME B350M-A BIOS 0902
Update AGESA 1.0.0.6B
 
Uso uma RX460 4GB.. Só jogo esses jogos mesmo!
Pra multitarefas, ele vai bem? Uso muito o IDE Eclipse para desenvolvimento em Java e meu i5 já ta apertado pra compilar os projetos nessa IDE..

O grande lance dos Ryzen é exatamente a produtividade, no momento o R5 1600 tem o maior custo benefício do mercado e quem procura mais desempenho acaba pegando o R7 1700. Com certeza o R5 1600 vai se sair bem melhor que sei i5 e melhor que o i5 7500 para compilação devido os 2 núcleos a mais e o SMT. Se a grana está apertada pode pegar o R5 1500 que possui o SMT.
 
ae galera, um ponto negativo para a Gigabye AX370 Gaming 5
pelo que pesquisei, esse problema também acontece nas versões K5 e K7

basicamente estas 3 placas mãe possuem dois codecs de áudio

o problema é que no audio frontal, quando você usa um fone de ouvido, após um tempo o som fica com chiado
se você remover o conector do fone e inserir novamente, o som até normaliza, mas volta a incomodar depois de um tempo

existe uma função que faz a amplificação do volume do fone de ouvido, quando se muda esta opção de habilitado/desabilitado ou vice-versa, o chiado também some, mas também volta a incomodar depois de um tempo

nas saídas de som traseiras isso não acontece

pesquisei bastante aqui e ninguém até agora conseguiu resolver problema, e nem a gigabyte se pronuncia sobre isso
todo mundo está na esperança que uma atualização de bios corrija o problema
 
Quase "perdi" um braço para configurar a MSI Pro Carbon! Apesar de estar completamente por fora de hardwares modernos, acho que a idade da plataforma AM4 pesa um pouco. No mais, show de bola a placa; som de excelente qualidade (opinião pessoal) e bons recursos. Quem esta querendo uma placa com bom CxB, acho que vale a pena tentar.
 
Acabei de inverter o cooler do Ryzen 3 que uso aqui no serviço.... Só por estética mesmo pra ficar de pé o logo da AMD. Detalhe que a capa do cooler atrapalha pra fixar novamente os parafusos e cai limalha do dissipador na placa mãe... Tem que tomar cuidado. Pra quem tem o cooler RGB fica show virar, eu fiz mais de curioso mesmo.
 
fiz umas 4 vezes, inclusive a minha Tomahawk tem a bios 1,80 no site oficial mas no beta ja esta na 1,91 e ja esta em meu pc, atualizei mas meu unico problema ainda é chegar nos 2933 de velocidade na memória, nao sei fazer isso manualmente, onde mexer e o que mexer, consegui apenas deixar em 2800.

Aqui atualizei uma vez, apenas quando comprei e usei a bios do site... com essa já consigo estabilizar as memos em 3200, 16-17-17-17-30, mas as vezes não boota de primeira, por isso me interessei nas bios beta, vou testar essa ultima versão!
 
ae galera, um ponto negativo para a Gigabye AX370 Gaming 5
pelo que pesquisei, esse problema também acontece nas versões K5 e K7

basicamente estas 3 placas mãe possuem dois codecs de áudio

o problema é que no audio frontal, quando você usa um fone de ouvido, após um tempo o som fica com chiado
se você remover o conector do fone e inserir novamente, o som até normaliza, mas volta a incomodar depois de um tempo

existe uma função que faz a amplificação do volume do fone de ouvido, quando se muda esta opção de habilitado/desabilitado ou vice-versa, o chiado também some, mas também volta a incomodar depois de um tempo

nas saídas de som traseiras isso não acontece

pesquisei bastante aqui e ninguém até agora conseguiu resolver problema, e nem a gigabyte se pronuncia sobre isso
todo mundo está na esperança que uma atualização de bios corrija o problema

Muita gente na gringa reclama disso mesmo, inclusive acontecia comigo. Fuçando aqui e ali percebi que no meu gabinete o GND da USB Frontal e do Audio Frontal são compartilhados, e ao tirar o Wireless Receiver do controle do Xbox da USB frontal o chiado melhorou muito (mas ainda tinha), o que indicava uma possível interferência. Então eu fiz um Pequeno MOD, usando as UBS's fontrais somente como USB, peguei outra placa de Audio/USB Frontal, removi os circuitos da USB já que não iria usar e adaptei em um slot do gabinete traseiro, ficando com os dois áudios na parte traseira do gabinete (que para mim não tem problema algum). Resumindo, separei os circuitos frontais.. uma placa somente para USB e uma somente para Audio, como eu tenho vários gabinetes aqui, foi fácil arrumar uma plaquinha de áudio frontal.

Posso dizer que não tive mais problema com chiado no áudio frontal, pelo menos por enquanto.
 
Alguém viu Asus X370 Prime, Asrock X370 Killer, ou até uma Asrock X370 Taichi vendendo por um preço realista e com NF ? Sumiu tudo...
 
Galera, acabei de comprar a AsRock Fatality X370 ITX + G-Skill Trident Z 3600MHz com chips B-die. Já tenho o 1700. Com esse conjunto ai, chances boas de rodar a 3.8GHz com alta frequencia nas memos?

@ediT:
Vi alguém falando a umas paginas atras que fazer over e tal ta tudo mastigadinho no tópico que me parece que o Vulture fez, alguém poderia passar o link? Vejo aqui pessoas falando da satisfação de ter conseguido configurar e tal e o que me deixa mais aflito é o lance de timing de memos. Não manjo nada e faz tempo que não faço over. A ultima vez foi a uns 2 anos num 6600K...
 
Última edição:
Galera, acabei de comprar a AsRock Fatality X370 ITX + G-Skill Trident Z 3600MHz com chips B-die. Já tenho o 1700. Com esse conjunto ai, chances boas de rodar a 3.8GHz com alta frequencia nas memos?

@ediT:
Vi alguém falando a umas paginas atras que fazer over e tal ta tudo mastigadinho no tópico que me parece que o Vulture fez, alguém poderia passar o link? Vejo aqui pessoas falando da satisfação de ter conseguido configurar e tal e o que me deixa mais aflito é o lance de timing de memos. Não manjo nada e faz tempo que não faço over. A ultima vez foi a uns 2 anos num 6600K...

Ta ai o tópico! Mais que excelente :D
https://adrenaline.uol.com.br/forum/threads/amd-zen-informacoes-tecnicas.610541/
 
Muita gente na gringa reclama disso mesmo, inclusive acontecia comigo. Fuçando aqui e ali percebi que no meu gabinete o GND da USB Frontal e do Audio Frontal são compartilhados, e ao tirar o Wireless Receiver do controle do Xbox da USB frontal o chiado melhorou muito (mas ainda tinha), o que indicava uma possível interferência. Então eu fiz um Pequeno MOD, usando as UBS's fontrais somente como USB, peguei outra placa de Audio/USB Frontal, removi os circuitos da USB já que não iria usar e adaptei em um slot do gabinete traseiro, ficando com os dois áudios na parte traseira do gabinete (que para mim não tem problema algum). Resumindo, separei os circuitos frontais.. uma placa somente para USB e uma somente para Audio, como eu tenho vários gabinetes aqui, foi fácil arrumar uma plaquinha de áudio frontal.

Posso dizer que não tive mais problema com chiado no áudio frontal, pelo menos por enquanto.

cara, que bizarro haha
faz sentido o que você disse sobre interferência provocada por esses GND's compartilhados... vou ver se isso acontece no 400C
o mais estranho é que a opção do software do headphone amp enabled/disabled corrige o chiado
 
Galera, já fechei a compra da Gigabyte Aorus Gaming 5 e do Ryzen 1700...
Agora estou na dúvida sobre as memos...

Memória G.SKill Trident Z 16GB (2x8GB) 3200MHz DDR4 CL 14 - F4-3200C14D-16GTZSW 1160 reais. Latência 14-14-14-34-2N
Memória G.SKill Trident Z RGB 16GB (2x8GB) 3600MHz DDR4 CL 17 - F4-3600C17D-16GTZR 1200 reais. Latência 17-18-18-38-2N

Memória G.SKill Trident Z RGB 16GB (2x8GB) 3200MHz DDR4 CL 16 - F4-3200C16D-16GTZR 990 reais. Latência 16-18-18-38-2N

Minhas dúvidas são, será que consigo rodar a de 3600mhz a 3600mhz nessa placa? Ou é melhor a de 3200mhz com latência baixa? Já que preços são iguais...
Ou é mais certo de não dar bug a de 3200mhz com latência 16? Como descubro sobre os chips?, vi que Samsung seria melhor.

Ah, achei agora essa:


Memória Corsair Dominator Platinum 16GB (2x8GB) 3466Mhz DDR4 CL16 + Cooler Airflow - CMD16GX4M2B3466C16 1100 reais. Latência 16-18-18-36
 
Essas Placas Mãe, vendidas no ML, que o Vendedor não emite nota, o fabricante dá garantia delas ou só quando comprada em loja mesmo ?

As placas estão meio sumidas nas lojas
 
cara, que bizarro haha
faz sentido o que você disse sobre interferência provocada por esses GND's compartilhados... vou ver se isso acontece no 400C
o mais estranho é que a opção do software do headphone amp enabled/disabled corrige o chiado

Pois é, mas lendo no tópico Beta Bios Gigabyte, galera falava de uma possível interferencia, até mesmo da qualidade do cabo que sai do audio frontal até a placa mãe, ai resolvi fazer os testes..
no caso agora, o cabo ta bem curto e isolei o circuito da placa do audio com cola quente também, para eliminar qualquer inteferencia.. No ultimo ano da faculdade, fizemos um mini transmissor FM e o mesmo apresentava ruidos na transmissão, só de isolar o circuito com cola quente resolveu o problema do ruido, até que me serviu de alguma coisa isso.. hahahaha

Ficou um serviço mais ou menos por dentro, mas por fora ficou show os conectores (to com preguiça de tirar foto). imporante é que funciona :haha:

Audio.jpg




Galera, já fechei a compra da Gigabyte Aorus Gaming 5 e do Ryzen 1700...
Agora estou na dúvida sobre as memos...

Memória G.SKill Trident Z 16GB (2x8GB) 3200MHz DDR4 CL 14 - F4-3200C14D-16GTZSW 1160 reais. Latência 14-14-14-34-2N
Memória G.SKill Trident Z RGB 16GB (2x8GB) 3600MHz DDR4 CL 17 - F4-3600C17D-16GTZR 1200 reais. Latência 17-18-18-38-2N

Memória G.SKill Trident Z RGB 16GB (2x8GB) 3200MHz DDR4 CL 16 - F4-3200C16D-16GTZR 990 reais. Latência 16-18-18-38-2N

Minhas dúvidas são, será que consigo rodar a de 3600mhz a 3600mhz nessa placa? Ou é melhor a de 3200mhz com latência baixa? Já que preços são iguais...
Ou é mais certo de não dar bug a de 3200mhz com latência 16? Como descubro sobre os chips?, vi que Samsung seria melhor.

Ah, achei agora essa:


Memória Corsair Dominator Platinum 16GB (2x8GB) 3466Mhz DDR4 CL16 + Cooler Airflow - CMD16GX4M2B3466C16 1100 reais. Latência 16-18-18-36

Cara, se te servir como referencia, possuo o mesmo kit, AX370 Gaming 5 + R7 1700 com as memórias F4-3200C16-8GTZKW (16-18-18-38) e rodo elas em 3200MHz 16-16-16-36 desde a Bios F5 (está na F9a Beta). Já consegui rodar elas em 3333MHz 17-18-18-38, rodei uns bench e só, não testei a estabilidade, fiquei em 3200MHz 16 mesmo.

Mem_Config.png
 
b2vSx1o.jpg



Amanhã chegam as últimas peças que faltam para montar o pç essas memorias será que rodam a 2933 na ASRock x370 killer?
 
Galera, já fechei a compra da Gigabyte Aorus Gaming 5 e do Ryzen 1700...
Agora estou na dúvida sobre as memos...

Memória G.SKill Trident Z 16GB (2x8GB) 3200MHz DDR4 CL 14 - F4-3200C14D-16GTZSW 1160 reais. Latência 14-14-14-34-2N
Memória G.SKill Trident Z RGB 16GB (2x8GB) 3600MHz DDR4 CL 17 - F4-3600C17D-16GTZR 1200 reais. Latência 17-18-18-38-2N

Memória G.SKill Trident Z RGB 16GB (2x8GB) 3200MHz DDR4 CL 16 - F4-3200C16D-16GTZR 990 reais. Latência 16-18-18-38-2N

Minhas dúvidas são, será que consigo rodar a de 3600mhz a 3600mhz nessa placa? Ou é melhor a de 3200mhz com latência baixa? Já que preços são iguais...
Ou é mais certo de não dar bug a de 3200mhz com latência 16? Como descubro sobre os chips?, vi que Samsung seria melhor.

Ah, achei agora essa:


Memória Corsair Dominator Platinum 16GB (2x8GB) 3466Mhz DDR4 CL16 + Cooler Airflow - CMD16GX4M2B3466C16 1100 reais. Latência 16-18-18-36

Sua placa mãe é GA-AX370-Gaming 5? Pegaria Memória G.SKill Trident Z 16GB (2x8GB) 3200MHz DDR4 CL 14 - F4-3200C14D-16GTZSW 1160 reais. Latência 14-14-14-34-2N.
  1. 4 x DDR4 DIMM sockets supporting up to 64 GB of system memory
    * Due to a Windows 32-bit operating system limitation, when more than 4 GB of physical memory is installed, the actual memory size displayed will be less than the size of the physical memory installed.
  2. Dual channel memory architecture
  3. Support for DDR4 3200(O.C.)/2933(O.C.)/2667*/2400/2133 MHz memory modules
    * Support for higher than DDR4 2667 MHz may vary by CPU.
  4. Support for ECC Un-buffered DIMM 1Rx8/2Rx8 memory modules
  5. Support for non-ECC Un-buffered DIMM 1Rx8/2Rx8/1Rx16 memory modules
  6. Support for Extreme Memory Profile (XMP) memory modules
 
Bom dia galera do adrena, alguém com uma placa Asrock X370 Gaming K4 conseguiu alcançar mais de 2933mhz nas memorias ?
Tenho um Ryzen 1700 e 2x8gb G.Skill GTZB 3200mhz,mas nem com a ultima atualização de bios, não alcanço nem os 3000.
 
Aqui atualizei uma vez, apenas quando comprei e usei a bios do site... com essa já consigo estabilizar as memos em 3200, 16-17-17-17-30, mas as vezes não boota de primeira, por isso me interessei nas bios beta, vou testar essa ultima versão!

Coloca tRas da memoria 35, e vê se para de dar problema, no Boot.

Você configurou os timmings no caso (tRas) Menor que o padrão de fabrica, A maioria é 35 pra cima ...
 
Coloca tRas da memoria 35, e vê se para de dar problema, no Boot.

Você configurou os timmings no caso (tRas) Menor que o padrão de fabrica, A maioria é 35 pra cima ...


Já experimentei timmings maiores que o padrão da memória e acontece o mesmo "fenômeno".

Ontem instalei a ultima bios beta da msi e não consegui de jeito nenhum deixar as memórias funcionando em 3200, voltei a bios oficial mais recente e voltou ao normal...
 
Bom dia galera do adrena, alguém com uma placa Asrock X370 Gaming K4 conseguiu alcançar mais de 2933mhz nas memorias ?
Tenho um Ryzen 1700 e 2x8gb G.Skill GTZB 3200mhz,mas nem com a ultima atualização de bios, não alcanço nem os 3000.

Deveremos ter exatamente a mesma dificuldade, nossas placa devem ser idênticas em overclock e as memórias devem ser da mesma família, os dados da sua são esses?
memoria.png
 
Deveremos ter exatamente a mesma dificuldade, nossas placa devem ser idênticas em overclock e as memórias devem ser da mesma família, os dados da sua são esses?
memoria.png

Chegando em casa a noite eu dou uma conferida e te confirmo aqui. Mas qual o nome desse programa que você esta usando?
 
Que config vocês recomendam para jogos e streaming? Estava cogitando o R5 1600, só que a cada dia eu fico pensando melhor e querendo pegar um R7 1700, mas no caso teria que pegar uma mobo mais parruda? Ou fico no meio do caminho e pego um 1600X?
 
O grande lance dos Ryzen é exatamente a produtividade, no momento o R5 1600 tem o maior custo benefício do mercado e quem procura mais desempenho acaba pegando o R7 1700. Com certeza o R5 1600 vai se sair bem melhor que sei i5 e melhor que o i5 7500 para compilação devido os 2 núcleos a mais e o SMT. Se a grana está apertada pode pegar o R5 1500 que possui o SMT.
Obrigado pelas respostas e dicas, amigo.
Sábado vou comprar um kit pela Pichau, pois os preços no FDS são menores... rsrsrs
Um abraço!!!!!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo