[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

E o pior de tudo é que os preços não fazem sentido. Como é possível uma placa de 90$ custar 600 e uma de 130 $ custar 950 ?
Pelo que estou acompanhando o processador está com ótimo preço (em promoção), mas por outro lado o valor da placa-mãe está complicada. No fim acaba pagando a mesma coisa. 2017 foi um bom ano com o lançamento do Ryzen, mas não está fácil fazer upgrade:

Memória está com preço absurdo por causa da capacidade de produção que não atende a demanda
Placa de vídeo está com um preço absurdo por causa da mineração


E pode esperar mais aumento de preço em 2018+:

A SUMCO, que produz 60% da produção mundial de wafer, vai aumentar o preço 20% em 2018. Em 2016 já houve um aumento que foi "absorvido" pela cadeia de produção. De acordo com esta notícia, desta vez o aumento pode ser sentido pelo consumidor final em meados de 2018+.
https://www.kitguru.net/channel/gen...et-much-more-expensive-as-silicon-costs-rise/

Some o fato que alguém vai precisar pagar pelo custo de desenvolvimento/produção na litografia 7nm/10nm, obviamente esse valor será repassado para o consumidor final. Um projeto no processo 7nm pode custar 250+ milhões de dólares para ser desenvolvido devido a complexidade/metodologia/ferramental. Na litografia 14nm custava uns 70+ milhões.

Devido ao custo, mesmo em 14nm existiam poucos projetos, no caso do Ryzen só existe um chip que por die harvesting vira R3/R5/R7.
 
Pessoal, alguém poderia me ajudar? Pretendo montar um AM4 agora na BF e estou com algumas dúvidas:
https://www.kabum.com.br/produto/91608/placa-mae-asrock-p-amd-am4-matx-ab350m-pro4-ddr4 + R5 1400 ou
https://www.kabum.com.br/produto/93135/placa-mae-asrock-p-amd-am4-a320m-dgs-ddr4 + R5 1600?
E quanto à memória RAM? Qual uma boa opção para 8GB?
Edit:Eu sentiria alguma diferença em jogos entre o R5 1400/R5 1600 mesmo usando uma placa modesta igual a minha GT1030? Acham que compensa R$200 a mais de diferença entre os 2?
Obrigado!
 
Última edição:
Só jogos? Economize os 200 agora.. e fica com uma B350 pro futuro, um up legal. Memória está complicado... aliás, fácil, mas, caríssima!
 
Só jogos? Economize os 200 agora.. e fica com uma B350 pro futuro, um up legal. Memória está complicado... aliás, fácil, mas, caríssima!
Obrigado pela resposta, amigo.
Então, memória acho que vou deixar para um amigo trazer do Paraguai mês que vem, não tenho coragem para pagar R$500 em 8GB DDR4. Qual modelo me indicaria para a ASRock B350m Pro4?
 
Memória, QV da placa => https://www.asrock.com/MB/AMD/AB350M Pro4/index.asp#Memory
Depende do que você encontrar por lá... recomendo Corsair, G.Skil, Crucial ou Patriot, a partir de 2666 MHz (recomendo 3000/3200).
Leia o spoiler sobre memórias deste tópico -- https://adrenaline.uol.com.br/forum/threads/amd-zen-informacoes-tecnicas.610541/ -- e cruze as informações com o QVL.
Crie uma lista das melhores, que estejam no QVL, para procurar. caso encontre alguma da tabela fora do QVL, não se preocupe, não quer dizer que não vai rodar. Apenas que não foi testada na placa.

.
 
Povo bonito, estou com o meu X58 hexa no H105 chutando bundas a vários anos por aqui.
Alguém chegou a fazer um comparativo entre todos os 6c/12t existentes para avaliar o ganho real das plataformas?
 
Povo bonito, estou com o meu X58 hexa no H105 chutando bundas a vários anos por aqui.
Alguém chegou a fazer um comparativo entre todos os 6c/12t existentes para avaliar o ganho real das plataformas?
Na minha experiência, embora o X5670 continue sendo um ótimo CPU frente aos quad da vida, o R7 é bem mais forte. Mas daí vem também o uso que você vai fazer da plataforma.

URUAjFH.png
 
Pessoal, boa tarde.

- Placa-Mãe:
Estou pensando seriamente em montar um 1700x com uma das seguintes placas-mãe:
  • Asus - CROSSHAIR VI HERO;
  • AsRock - X370 Taichi DDR4.
Alguma sugestão?
Pensei na TAICHI mas fiquei com medo do RMA da AsRock. A ASUS já tive a maximus então só elogios perante a garantia. Vou fazer over básico até 3.8 nada de passar dos 4.0

- Memórias:
Além do que to em dúvida das plataformas, pois a 1151V2 tem maior compatibilidade com memórias, mas queria algo mais silencioso, com menor poder consumir energia e usar um Watercooler silencioso.
Mas a AM4 está com esses problemas de chegarem em 3200mhz em compatibilidade de memórias.

Permaneço a disposição.
Att.,
 
Pessoal, boa tarde.

- Placa-Mãe:
Estou pensando seriamente em montar um 1700x com uma das seguintes placas-mãe:
  • Asus - CROSSHAIR VI HERO;
  • AsRock - X370 Taichi DDR4.
Alguma sugestão?
Pensei na TAICHI mas fiquei com medo do RMA da AsRock. A ASUS já tive a maximus então só elogios perante a garantia. Vou fazer over básico até 3.8 nada de passar dos 4.0

- Memórias:
Além do que to em dúvida das plataformas, pois a 1151V2 tem maior compatibilidade com memórias, mas queria algo mais silencioso, com menor poder consumir energia e usar um Watercooler silencioso.
Mas a AM4 está com esses problemas de chegarem em 3200mhz em compatibilidade de memórias.

Permaneço a disposição.
Att.,
 
Pessoal, boa tarde.

- Placa-Mãe:
Estou pensando seriamente em montar um 1700x com uma das seguintes placas-mãe:
  • Asus - CROSSHAIR VI HERO;
  • AsRock - X370 Taichi DDR4.
Alguma sugestão?
Pensei na TAICHI mas fiquei com medo do RMA da AsRock. A ASUS já tive a maximus então só elogios perante a garantia. Vou fazer over básico até 3.8 nada de passar dos 4.0

- Memórias:
Além do que to em dúvida das plataformas, pois a 1151V2 tem maior compatibilidade com memórias, mas queria algo mais silencioso, com menor poder consumir energia e usar um Watercooler silencioso.
Mas a AM4 está com esses problemas de chegarem em 3200mhz em compatibilidade de memórias.

Permaneço a disposição.
Att.,
 
Pessoal, boa tarde.

- Placa-Mãe:
Estou pensando seriamente em montar um 1700x com uma das seguintes placas-mãe:
  • Asus - CROSSHAIR VI HERO;
  • AsRock - X370 Taichi DDR4.
Alguma sugestão?
Pensei na TAICHI mas fiquei com medo do RMA da AsRock. A ASUS já tive a maximus então só elogios perante a garantia. Vou fazer over básico até 3.8 nada de passar dos 4.0

- Memórias:
Além do que to em dúvida das plataformas, pois a 1151V2 tem maior compatibilidade com memórias, mas queria algo mais silencioso, com menor poder consumir energia e usar um Watercooler silencioso.
Mas a AM4 está com esses problemas de chegarem em 3200mhz em compatibilidade de memórias.

Permaneço a disposição.
Att.,

Pra quê 1700X? Pega o 1700 na Cissa por R$ 900 e mete 3.8 no bichão. Também não sei como é RMA AsRock, mas particularmente prefiro essa Taichi.
 
Pra quê 1700X? Pega o 1700 na Cissa por R$ 900 e mete 3.8 no bichão. Também não sei como é RMA AsRock, mas particularmente prefiro essa Taichi.
Amigo obrigado pela resposta.
o 1700x já está comprado! esqueci de mencionar.

O preço do 1700 na cissa está otimo, inclusive pensei até em pegar ele pro pc de outra pessoa familiar.
 
Pra quê 1700X? Pega o 1700 na Cissa por R$ 900 e mete 3.8 no bichão. Também não sei como é RMA AsRock, mas particularmente prefiro essa Taichi.
Amigo obrigado pela resposta.
o 1700x já está comprado! esqueci de mencionar.

O preço do 1700 na cissa está otimo, inclusive pensei até em pegar ele pro pc de outra pessoa familiar.
 
Pessoal, boa tarde.

- Placa-Mãe:
Estou pensando seriamente em montar um 1700x com uma das seguintes placas-mãe:
  • Asus - CROSSHAIR VI HERO;
  • AsRock - X370 Taichi DDR4.
Alguma sugestão?
Pensei na TAICHI mas fiquei com medo do RMA da AsRock. A ASUS já tive a maximus então só elogios perante a garantia. Vou fazer over básico até 3.8 nada de passar dos 4.0

- Memórias:
Além do que to em dúvida das plataformas, pois a 1151V2 tem maior compatibilidade com memórias, mas queria algo mais silencioso, com menor poder consumir energia e usar um Watercooler silencioso.
Mas a AM4 está com esses problemas de chegarem em 3200mhz em compatibilidade de memórias.

Permaneço a disposição.
Att.,
 
Pessoal, boa tarde.

- Placa-Mãe:
Estou pensando seriamente em montar um 1700x com uma das seguintes placas-mãe:
  • Asus - CROSSHAIR VI HERO;
  • AsRock - X370 Taichi DDR4.
Alguma sugestão?
Pensei na TAICHI mas fiquei com medo do RMA da AsRock. A ASUS já tive a maximus então só elogios perante a garantia. Vou fazer over básico até 3.8 nada de passar dos 4.0

- Memórias:
Além do que to em dúvida das plataformas, pois a 1151V2 tem maior compatibilidade com memórias, mas queria algo mais silencioso, com menor poder consumir energia e usar um Watercooler silencioso.
Mas a AM4 está com esses problemas de chegarem em 3200mhz em compatibilidade de memórias.

Permaneço a disposição.
Att.,
Tenho uma Taichi, só festa, nada a reclamar, em contrapartida( Se é que possa ser classificado dessa forma), a CH6 é excelente também. Eu ficaria com a Taichi pela a experiência positiva que tenho com ela, mas a experiência, muito que provavelmente, não seria diferente com a CH6.
 
Pra quê 1700X? Pega o 1700 na Cissa por R$ 900 e mete 3.8 no bichão. Também não sei como é RMA AsRock, mas particularmente prefiro essa Taichi.

Essa loja aí, é confiável? To querendo comprar um SSD e lá está com um preço bem convidativo.
 
Olá pessoal, tudo bem? Acabei comprando o R5 1600 mas não comprei a MB ainda pois estou um pouco perdido, vi uma fatal1ty x370 gaming x na kabum por 689. Existe alguma opção melhor?

Obrigado desde já ;)
 
Pessoal alguem tira uma dúvida?

Comprei ja meu 1600x na promo por 680,00 e agora estou atras de uma mobo interessante pra ele.

Boletei uma asrock ab350 pro4 atx na kabum por 500,00. Compensa pegar ela?
 
Pessoal alguem tira uma dúvida?

Comprei ja meu 1600x na promo por 680,00 e agora estou atras de uma mobo interessante pra ele.

Boletei uma asrock ab350 pro4 atx na kabum por 500,00. Compensa pegar ela?
Pra um over de boas não tem problemas, se quiser chegar a algo mais tipo 3.8, 3.9 e por aí, pegaria alguma mobo com mais fases do que essas Asrock mais simples.
 
com o cooler que vem no 1700, quanto de over e indicado subir ?? nao terei grana pra comprar um WC agora....
andei pesquisando.... um h80i ta mais de 300 reais WTF :rip:
 
Esse ja é preço de Black Friday ou acham que aparece mais barato?
pelo valor que ela fez semana retrasada (755) eu acho que aparece mais barato.....
nao faz sentido ela vender 2 semanas antes por esse valor e passar a BF com 899

pelo menos aproximar do valor praticado antes...
 
Opiniões/Sugestões na minha build ryzen:

Já tenho: r5 1600 (comprado na promo da CISSA)
Pretendo comprar: AB350M PRO 4 (pegar a M pq a ATX ta cem reais mais cara e não vejo tanta vantagem (me corrijam se eu estiver errado)
Memo: https://www.kabum.com.br/produto/89...4gb-3000mhz-ddr4-cl15-black-cmk8gx4m2b3000c15

o que vocês mudariam, ou tá bom assim? pensem que to bem na budget, não posso gastar mais que isso, trocas apenas na mesma faixa de preço
 
Última edição:
Pessoal qual dessas placas vocês me recomendariam, quero compra uma placa ja melhorzinha para fazer over e futuramente trocar apenas o processador.
Asus Strix B350-F
Asus Crosshair VI Hero
Asus Strix X370-F
Asrock Taichi
Asrock Professional Gaming

E mais uma duvida uma fonte de 650W segura o 1700 a 3.9 com uma 1070?
 
Pra quê 1700X? Pega o 1700 na Cissa por R$ 900 e mete 3.8 no bichão. Também não sei como é RMA AsRock, mas particularmente prefiro essa Taichi.

Super confiavel, já comprei 2x celular nela, já comprei um headset da philips e uma placa de video.
Sempre tudo certinho e com NF, não sei como é o pós venda deles, nada me deu dor de cabeça na época.
 
Pessoal qual dessas placas vocês me recomendariam, quero compra uma placa ja melhorzinha para fazer over e futuramente trocar apenas o processador.
Asus Strix B350-F
Asus Crosshair VI Hero
Asus Strix X370-F
Asrock Taichi
Asrock Professional Gaming

E mais uma duvida uma fonte de 650W segura o 1700 a 3.9 com uma 1070?

Cara vai de Crosshair ou Taichi
Tem users aqui de Taichi que pelos relatos é uma mobozona! Tenho um Crosshair e só alegria :D
Pra mim são as melhores AM4

Quanto a fonte aguenta sim pode ir tranquilo.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo