[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,022
Conseguiu resolver?

Precisava ter dito qual a placa mãe pra facilitar a compreensão do pessoal na hora de te ajudar.

Pelo que entendi você sua placa mãe está pulando/desativada a tela de inicialização (acho que é POST o nome) logo você não consegue entrar na BIOS.

Sabendo o modelo da placa da pra te ajudar melhor.

Eu tenho esse CPU e aqui funciona tudo normal, a placa mãe é uma Soyo B550m.
Consegui resolveu, valeu, eu só entrei pelo Windows mesmo, reiniciei segurando shift e entrei no modo UEFI pela inicialização avançada, depois disso voltou a entrar normal apertando Del ou F2.
 
Estou em dúvida se compro uma ASUS B550 PLUS ou uma B550M PLUS (as duas estão no mesmo valor), vou colocar um ryzen 5600x nela e manter as outras peças da assinatura.
A M é Micro ATX e sem M é ATX, além da preferência, só vai dar diferença se o seu gabinete for compativel com apenas uma delas.
 
Alguém tem alguma atualização sobre esse fix que a AMD lançou devido a falha de segurança? Atualizei a BIOS (devido ao novo processador) e meu driver de Chipset e acho que tive uma queda de desempenho.

Aguardo o feedback de vocês.
 
Alguém tem alguma atualização sobre esse fix que a AMD lançou devido a falha de segurança? Atualizei a BIOS (devido ao novo processador) e meu driver de Chipset e acho que tive uma queda de desempenho.

Aguardo o feedback de vocês.
geralmente esses fix trazem uma queda de performance junto, quase sempre é imperceptível, coisa de 1% ou menos, seja amd ou intel vai sempre jurar que não tem mas os usuários mais atentos percebem
 
Alguém tem alguma atualização sobre esse fix que a AMD lançou devido a falha de segurança? Atualizei a BIOS (devido ao novo processador) e meu driver de Chipset e acho que tive uma queda de desempenho.

Aguardo o feedback de vocês.
Ta aqui:

Ainda não há bios com o microcode atualizado, deverão sair esse mês com a agesa 1.2.0.B. Driver de chipset não tem nada a ver com a vulnerabilidade, e até onde sei a MS ainda não liberou isso também, então ou vc tá só com impressão errada mesmo, ou sua queda de desempenho foi devido à algum outro fator.

Aqui informações da própria AMD quanto às versões:
 
Ta aqui:

Ainda não há bios com o microcode atualizado, deverão sair esse mês com a agesa 1.2.0.B. Driver de chipset não tem nada a ver com a vulnerabilidade, e até onde sei a MS ainda não liberou isso também, então ou vc tá só com impressão errada mesmo, ou sua queda de desempenho foi devido à algum outro fator.

Aqui informações da própria AMD quanto às versões:
vários drivers de chipset da amd trazem correções de falhas de segurança, e são descritos no changelog



o penúltimo driver de chipset trazia tb descrito no changelog, assim como outros tb

a bios a que ele se refere deve ser a penultima tb para nós mas a última para a placa dele já que é uma b450m então ainda deve estar na agesa 1.2.0.8, que sim tinha correção tb
 
vários drivers de chipset da amd trazem correções de falhas de segurança, e são descritos no changelog



o penúltimo driver de chipset trazia tb descrito no changelog, assim como outros tb

a bios a que ele se refere deve ser a penultima tb para nós mas a última para a placa dele já que é uma b450m então ainda deve estar na agesa 1.2.0.8, que sim tinha correção tb

Sim, mas isso é nos casos quando a falha é relacionada com o chipset em si, nesse caso a falha é da CPU e o fix é apenas por microcode.
 
Sim, mas isso é nos casos quando a falha é relacionada com o chipset em si, nesse caso a falha é da CPU e o fix é apenas por microcode.
acho que vc está se referindo a última falha descoberta, e ele a penúltima que foi corrigida na agesa 1.2.0.8 e no driver de chipset anterior
 
acho que vc está se referindo a última falha descoberta, e ele a penúltima que foi corrigida na agesa 1.2.0.8 e no driver de chipset anterior
Sim, eu falei da última mesmo, não creio que a penúltima seja relevante pra ele pq só afetava Zen 2, e ele tem um Zen 3.
 
Sim, eu falei da última mesmo, não creio que a penúltima seja relevante pra ele pq só afetava Zen 2, e ele tem um Zen 3.
nunca se sabe o quanto pode afetar, é bem comum vermos gente com processador não afetado e procurando meios de remover fixes ou voltar versões pq afetou a performance dele
 
Boa noite galera, ia baixar o chipset da amd no site da gigabyte pq vi que o meu ta desatualizado, acho q o windows baixou sozinho quando iniciou e esqueci de atualizar. É só baixar mesmo ou precisa passar alguma coisa igual ao ddu quando é driver de placa de vídeo?
 
Boa noite galera, ia baixar o chipset da amd no site da gigabyte pq vi que o meu ta desatualizado, acho q o windows baixou sozinho quando iniciou e esqueci de atualizar. É só baixar mesmo ou precisa passar alguma coisa igual ao ddu quando é driver de placa de vídeo?
é bom desinstalar o anterior no painel de controle, reiniciar o pc e aí sim instalar o novo, mas pra ter a última versão é sempre no site da amd mesmo, aqui por exemplo

 
painel de controle, programas

tem lá amd chipset driver, seleciona desinstalar, marca tudo e clica em desinstalar
Acabei de fazer, já instalando o novo agora, depois vou baixar o ddu pra atualizar o da gpu. Pra quem tá aprendendo da medo de fazer burrada kkkkk

Obrigado amigo 🫡
 
Outra dúvida além da BIOS, pra atualizar a placa, precisa ir atualizando uma versão depois da outra ou já pode ir direto pra última?

MSI não avisa nada no site. Deve dar alguma mensagem quando tenta atualizar informando que precisa instalar outra antes.
 
Boa tarde!

Alguém sabe me dizer se vale a pena importar uma b550m da Aorus e Ryzen 5 5600 ou compra aqui no Bronzil msm?
eu peguei exatamente esse kit 2 dias atras, soh vou poder falar algo depois que chegar aqui em casa. Se nao for taxado, vale muito. Mas eh loteria...
 
Aí, finalmente chegaram as crianças:
yT1MJLK.png


jTzWGfO.jpg
 
Qual a temperatura que acham aceitável para uma VRM?

A minha B450m Aorus está chegando a 68C com o 5800X3D em bench multi-thread no Cine R23. Devo me preocupar? Será que chegou o momento de trocar de mobo?
 

Users who are viewing this thread

  • Voltar
    Topo