• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,021
A perda de performance para GPUs potentes do 3 pro 4.0 não é realmente expressiva, mas quando o assunto é SSD o bicho muda completamente de figura. Eu tenho 3 KC3000 2TB, que são capazes de trabalhar a 7000/7000 e, quando alterei na BIOS para que o mesmo usasse Gen 3 ao invés do Gen 4, a performance caiu substancialmente, inclusive na leitura e gravação 4K. Claro que tem SSDs com diferentes velocidades, mesmo aqueles que já suportam Gen 4, mas nos modelos topo de linha pode ter certeza que o impacto é bem maior.

Sim, já vem com suporte. Eu comprei essa Asrock que citei para montar o PC de um amigo e ela já vem com BIOS 7.40, sendo que o suporte aos Ryzen 5000 vieram com a BIOS 4.10.

Falouws :cool:
Eu arrisco dizer que esse aumento de velocidade em SSD é inútil pra grande maioria das pessoas também, só serve pra benchmark.
Utilidade é mais pra quem trabalha movendo arquivos grandes com frequência no dia a dia, jogos não se enquadram nisso.
 
PCI 4.0 eu não vejo muita utilidade no momento. Vi uns testes de uma 4090 e até de uns SSDs e a diferença do 4.0 pro 3.0 é ridícula. Acho que quando fizer diferença já estará na hora de trocar de plataforma. Então desencanei.

Essas outras 2 que vc citou (inclusive a da Asrock é quase igual a que já possuo) são boas, mas não sei se já viriam com suporte ao Ryzen 5600x.
Confesso que fiquei tentado nessa Asus Tuf A520, que apesar do chipset de entrada me pareceu ser uma placa mais parrudinha junto com essa papagaiada gaymer.



Excelente preço não sei por se tratar de uma A520 com presepada gaymer... Mas a placa me passou uma boa impressão apesar do chipset de entrada. Tá um pouco acima de outras A520, mas nada absurdo, fora que parece que já vem com bios pro 5600x, o que na atual situação é o principal pra mim.

O único ruim é que se não funcionar eu não vou saber se é pela bios ou se é pelo problema do PC ser outra coisa. Mas enfim, acho que vou tentar essa placa.

Se compatibilidade com ryzen 5000 é importante, eu tenho essa:

Funcionou com um 5600, que é bem mais recente que o 5600x.
O preço não tá muito bom, acho que já esteve bem mais barata (na faixa dos 450,00).
 
Eu arrisco dizer que esse aumento de velocidade em SSD é inútil pra grande maioria das pessoas também, só serve pra benchmark.
Utilidade é mais pra quem trabalha movendo arquivos grandes com frequência no dia a dia, jogos não se enquadram nisso.

O problema é que o Gen 3 vai limitar a velocidade até mesmo da leitura e gravação 4K, que é o mais utilizado tanto no Windows quanto em jogos. Se o SSD que ele usa ainda é Gen 3, então não há problema em ir de B450, já que a placa de vídeo dele não perderá muita performance também, mas pra quem tem SSD Gen 4 e/ou usa (ou pretende usar no futuro) uma CPU mais parruda, ir de B550 é a melhor opção (VRM mais parrudo e suporte ao Gen 4).

Falouws :cool:
 
Um "downgrade" de um 5900X para um 5800X3D/5700X3D seria muita loucura da minha parte?
Se o caso de uso for jogos, não é downgrade. :)
Mas aí vale a pergunta: por que tu pegou um 5900X ao invés do 5800X? Essas CPUs de 12/16 núcleos brilham mais em estações de trabalho.

O problema é que o Gen 3 vai limitar a velocidade até mesmo da leitura e gravação 4K, que é o mais utilizado tanto no Windows quanto em jogos. Se o SSD que ele usa ainda é Gen 3, então não há problema em ir de B450, já que a placa de vídeo dele não perderá muita performance também, mas pra quem tem SSD Gen 4 e/ou usa (ou pretende usar no futuro) uma CPU mais parruda, ir de B550 é a melhor opção (VRM mais parrudo e suporte ao Gen 4).

Falouws :cool:

Você realizou algum teste de performance que não foi benchmark sintético mensurando leitura contínua?
Esses benchmarks são importantes, mas refletem um caso de uso beeem específico: pessoas movendo/escrevendo/lendo arquivos gigantes, de centenas de GBs, normalmente em trabalhos de edição de imagem ou vídeo. Nunca vi um benchmark mostrando qualquer melhoria significativa pra jogos.

Eu concordo com o @igormp , a diferença de performance de um SSD gen 3 pra um gen 5 vai ser insignificante pra maioria das pessoas, inclusive a maioria das estações de trabalho.
 
Última edição:
O problema é que o Gen 3 vai limitar a velocidade até mesmo da leitura e gravação 4K, que é o mais utilizado tanto no Windows quanto em jogos. Se o SSD que ele usa ainda é Gen 3, então não há problema em ir de B450, já que a placa de vídeo dele não perderá muita performance também, mas pra quem tem SSD Gen 4 e/ou usa (ou pretende usar no futuro) uma CPU mais parruda, ir de B550 é a melhor opção (VRM mais parrudo e suporte ao Gen 4).

Falouws :cool:
Não limita, desempenho 4k random ainda é pífio em SSDs comuns e fica longe de saturar barramento 3.0.
 
Você realizou algum teste de performance que não foi benchmark sintético mensurando leitura contínua?
Esses benchmarks são importantes, mas refletem um caso de uso beeem específico: pessoas movendo/escrevendo/lendo arquivos gigantes, de centenas de GBs, normalmente em trabalhos de edição de imagem ou vídeo. Nunca vi um benchmark mostrando qualquer melhoria significativa pra jogos.

Eu concordo com o @igormp , a diferença de performance de um SSD gen 3 pra um gen 5 vai ser insignificante pra maioria das pessoas, inclusive a maioria das estações de trabalho.

Não, só realizei testes sintéticos. E de fato aparentemente não há melhoria significativa pros jogos nos benchs existentes, mas ainda não temos uma grande disseminação do Direct Storage.

Não limita, desempenho 4k random ainda é pífio em SSDs comuns e fica longe de saturar barramento 3.0.

A questão não é saturar ou não a banda do PCI-E 3.0, mas sim perder performance justamente no ponto que é mais crítico entre os SSDs (e o mais usado). Se eu ganhei performance ao testar o mesmo SSD num Ryzen 5600 (10MB/s a mais em relação ao meu 3600 na leitura 4K), então suponho que não poderei aproveitar o potencial máximo do meu drive caso ele fosse limitado ao Gen 3.

Falouws :cool:
 
A questão não é saturar ou não a banda do PCI-E 3.0, mas sim perder performance justamente no ponto que é mais crítico entre os SSDs (e o mais usado). Se eu ganhei performance ao testar o mesmo SSD num Ryzen 5600 (10MB/s a mais em relação ao meu 3600 na leitura 4K), então suponho que não poderei aproveitar o potencial máximo do meu drive caso ele fosse limitado ao Gen 3.

Falouws :cool:
Não perde desempenho, pode testar em bench aí o seu nvme, dificilmente ele vai passar de 3500MB/s em 4k rand, oq está dentro do limite do PCIe 3.0.
E vc escreveu certo esses 10MB/s? Se sim, isso é só margem de erro, é menos de 0.5% de diferença em PCIe 3.0, 0.25% em 4.0.

Vc não vai aproveitar o máximo do seu drive simplesmente pq não faz atividades que façam uso dele, esse é o ponto. No máximo uma diferença irrisória em load times de alguns jogos.
 
A questão não é saturar ou não a banda do PCI-E 3.0, mas sim perder performance justamente no ponto que é mais crítico entre os SSDs (e o mais usado).

O ponto mais crítico para performance típica num SSD é a leitura e escrita de dados aleatórios, a qual está bem longe de saturar a banda de um SSD PCIe 3.0.
 
Excelente preço não sei por se tratar de uma A520 com presepada gaymer... Mas a placa me passou uma boa impressão apesar do chipset de entrada. Tá um pouco acima de outras A520, mas nada absurdo, fora que parece que já vem com bios pro 5600x, o que na atual situação é o principal pra mim.
semana passada essa placa estava custando 499, ja vem preparada para o 5600x
 
Não perde desempenho, pode testar em bench aí o seu nvme, dificilmente ele vai passar de 3500MB/s em 4k rand, oq está dentro do limite do PCIe 3.0.
E vc escreveu certo esses 10MB/s? Se sim, isso é só margem de erro, é menos de 0.5% de diferença em PCIe 3.0, 0.25% em 4.0.

Vc não vai aproveitar o máximo do seu drive simplesmente pq não faz atividades que façam uso dele, esse é o ponto. No máximo uma diferença irrisória em load times de alguns jogos.

Não foi margem de erro porque eu sei que esse SSD é capaz de entregar 92 MB/s na leitura 4K, segundo o teste realizado pelo TheOverclockingPage, mas no meu 3600, com o SSD ligado ao slot primário, ele não passa de 72MB/s, porém fica oscilando entre 68-72MB/s. Já com o 5600 ele bateu 10MB/s a mais em comparação ao 3600 no mesmo teste, então se não for limitação do próprio 3600, é coisa da minha placa-mãe que tá bixada de algum jeito. Se dentro do Gen 4 isso já acontece, então suponho que ocorra o mesmo com o Gen 3, mas estou sem tempo pra testar isso.

E eu não estou falando apenas dos loading times, estou falando do carregamento dos assets em tempo real, puxados diretamente do SSD para a GPU usando o Direct Storage. Claro, é algo ainda pro futuro, mas eu preferi investir no Gen 4 para estar preparado, mas se a velocidade que o Gen 3 oferta é suficiente pra isso, aí só o tempo vai dizer.

O ponto mais crítico para performance típica num SSD é a leitura e escrita de dados aleatórios, a qual está bem longe de saturar a banda de um SSD PCIe 3.0.

Exato, e é justamente dessa velocidade que estou falando. Quando testei um 5600 de um amigo meu nessa mesma placa-mãe, essa velocidade aumentou 10MB/s em comparação com o obtido pelo meu 3600. Suponho então que o Gen 3 seria capaz de limitá-la ainda mais, mas claro, isso para quem já usa SSD Gen 4, que é o meu caso.

Falouws :cool:
 
Para mim só pesa mesmo escolher PCIe 4.0 ao invés de 3.0 se a pessoa utilizar uma placa de vídeo com menos de 16 linhas: Colocar uma RTX4060 ou RX7600 em uma placa PCIe 3.0 vai dar perda de desempenho, e se utilizar uma GPU PCIe 4.0 x4 (como as famigeradas RX6400 e 6500XT) vai ter uma perda realmente perceptível. Tirando isso, não vejo prioridade para tal, os NVMe PCIe 4.0 ainda vão decolar e o DirectStorage, quando realmente for implementado e utilizado em massa, tanto as GPUs quanto as Mobos atuais estarão defasadas (opinião própria).
 
Vejo a galera com receio de placa mãe com processador x3d

Peguei um 5700x3d e taquei o bixao logo numa b450m gaming/br kkkkkkkkk


Joguei 2 dissipadores noa mosfets lá da placa mãe e pau no gato , e de quebra ainda joguei um par de ddr4 3600 pra 4000mhz e bora pra cima hauahauaha
 
Vejo a galera com receio de placa mãe com processador x3d

Peguei um 5700x3d e taquei o bixao logo numa b450m gaming/br kkkkkkkkk


Joguei 2 dissipadores noa mosfets lá da placa mãe e pau no gato , e de quebra ainda joguei um par de ddr4 3600 pra 4000mhz e bora pra cima hauahauaha
acho que não tem motivo de ficarem preocupados com isso, o 5700x3d mesmo puxa pouco, se fosse um 5900x ou 5950x aí seria preocupante mesmo
 
Bom dia a todos.

Hoje o que seria um bom kit AM4 sem gastar um rim ? Queria jogar no máximo em 2K.
 
Topico errado.
 
Venturi lançou pré venda do 5700x3d por 1782,00
Sei lá, to achando meio bosta esses valores
Venturi gaming? É confiável essa loja?
 
O 5700X3D sumiu do site da Kabum, a página dá 404 :pensa:
 
O 5700X3D sumiu do site da Kabum, a página dá 404 :pensa:

Se brincar, quando voltar, vai estar disponível pra pronta entrega, com preço mais caro. Vai vendo... :datena:

Falouws :cool:
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo