• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4 e além

Você pretende fazer upgrade pra os Zen 4?

  • Sim, farei upgrade

    Votes: 87 33.0%
  • Depende do ganho de performance

    Votes: 54 20.5%
  • Não, acabei de fazer um upgrade no socket AM4 mesmo

    Votes: 96 36.4%
  • Não, migrei ou migrarei para Intel

    Votes: 27 10.2%

  • Total de votos
    264
No máximo eu trabalho com programação web (visual studio code) e vou fazer umas stream, eu faço do switch com placa de captura, mas nos jogos de pc, acho que o nvenc da conta, nem que eu precise diminuir a qualidade dos graficos!
É, então não vai precisar de mais CPU. O nvenc dá conta sim, não precisa reduzir gráfico nenhum, ele não impacta o desempenho da GPU (no máximo CPU se vc usar filtros adicionais na sua stream).
 
É, então não vai precisar de mais CPU. O nvenc dá conta sim, não precisa reduzir gráfico nenhum, ele não impacta o desempenho da GPU (no máximo CPU se vc usar filtros adicionais na sua stream).
Caraca, eu nao sabia que o nvenc não impactava no desempenho da placa, eu sabia que era dedicado pra isso, mas não que era independente, legal!!! Olha foi essa config aqui que montei pra ter uma ideia de preço! Orçamento do I5 12400F
 
Caraca, eu nao sabia que o nvenc não impactava no desempenho da placa, eu sabia que era dedicado pra isso, mas não que era independente, legal!!! Olha foi essa config aqui que montei pra ter uma ideia de preço! Orçamento do I5 12400F
Só não é 100% independente pq faz uso da vram e do barramento PCIe também, mas esse impacto é negligível.

Precisa gastar tanto assim com as fans? E 16gb é o suficiente pra vc trabalhar? Só vejo meus amigos que trabalham com node chorando com falta de ram.
 
Só não é 100% independente pq faz uso da vram e do barramento PCIe também, mas esse impacto é negligível.

Precisa gastar tanto assim com as fans? E 16gb é o suficiente pra vc trabalhar? Só vejo meus amigos que trabalham com node chorando com falta de ram.
Ahhh, eu trabalho com node e 8GB, mas sei lá, eu devo estar acostumado com pc lento! kkkkk, Sobre as fans, eu to disposto, acho que deu trauma desse meu pc atual, eu não consigo por a tampa lateral nele, pq se nao ele começa a travar, congelar! O acrilico da tampa lateral chegou a deformar de calor! ai como esse gabinete cabe 8 fans, eu ja meti o louco e falei, vou colocar todas!!! Hj meu pc ta aqui todo aberto. A GA 970a-DS3P tem um chipset estranho, ele ferve literalmente!!!! Agora se for mesmo necessário por mais 16GB é até possível, 449 por 16GB DDR4 tá bem melhor do que pagar 220 em 8GB DDR3 da minha atual :rolleyes:
 
Ahhh, eu trabalho com node e 8GB, mas sei lá, eu devo estar acostumado com pc lento! kkkkk, Sobre as fans, eu to disposto, acho que deu trauma desse meu pc atual, eu não consigo por a tampa lateral nele, pq se nao ele começa a travar, congelar! O acrilico da tampa lateral chegou a deformar de calor! ai como esse gabinete cabe 8 fans, eu ja meti o louco e falei, vou colocar todas!!! Hj meu pc ta aqui todo aberto. A GA 970a-DS3P tem um chipset estranho, ele ferve literalmente!!!! Agora se for mesmo necessário por mais 16GB é até possível, 449 por 16GB DDR4 tá bem melhor do que pagar 220 em 8GB DDR3 da minha atual :rolleyes:
Lembro que paguei uma facada em pentes de 8gb ddr3 com meu fx uns 2 anos atrás, e acabei trocando de plataforma de todo jeito pq ainda não tava dando conta 🥲

De toda forma, acho melhor levar essa conversa pro tópico de builds mesmo, lá vai ter gente que sabe opinar melhor:
 
Lembro que paguei uma facada em pentes de 8gb ddr3 com meu fx uns 2 anos atrás, e acabei trocando de plataforma de todo jeito pq ainda não tava dando conta 🥲

De toda forma, acho melhor levar essa conversa pro tópico de builds mesmo, lá vai ter gente que sabe opinar melhor:
Vou levar pra lá, mais pq to achando interessante a conversa e gostando de ver outras opinioes! Só me respondam uma dúvida, essa placa mãe que eu orcei, tem dois conectores de CPU um de 8 e outro de 4 pinos! Os dois devem ser ligados, correto? A maioria das fontes que estou vendo só tem o de 8 pin (4+4) Inclusive essa que está no orçamento é assim!
 
Vou levar pra lá, mais pq to achando interessante a conversa e gostando de ver outras opinioes! Só me respondam uma dúvida, essa placa mãe que eu orcei, tem dois conectores de CPU um de 8 e outro de 4 pinos! Os dois devem ser ligados, correto? A maioria das fontes que estou vendo só tem o de 8 pin (4+4) Inclusive essa que está no orçamento é assim!
Não, pode ligar só o de 8 pinos. O extra é caso queira fazer uns OC extremos.

Minha mobo antiga tinha ele e nunca liguei, funcionava sem problemas.
 

CPUs AMD Ryzen 7000 “Zen 4” chegam ao varejo em 15 de setembro, placas-mãe X670 em 27 de setembro, B650 em 10 de outubro.​


NNg5DoZ.jpg



CPUs AMD Ryzen 7000 "Zen 4" chegam às prateleiras de varejo em 15 de setembro, mas você não poderá comprar uma placa-mãe X670 até 27 de setembro​

Fomos os primeiros a cofirmar que a AMD terá um CPU oficial Ryzen 7000 "Zen 4" revelado em 29 de agosto e que um lançamento subsequente ocorrerá em 15 de setembro. Desde esse relatório, uma série de relatórios citando vários problemas com o BIOS nas placas-mãe X670 surgiram. De acordo com nosso segundo exclusivo no prazo de lançamento, os processadores Ryzen 7000 chegarão às prateleiras no dia 27 de setembro, o mesmo dia que os processadores Raptor Lake de 13ª geração da Intel.


No entanto, com base nas informações mais recentes que temos, parece que a AMD dividirá o lançamento do AM5 em três segmentos. Primeiro, obteremos as CPUs de desktop Ryzen 7000 "Zen 4" no dia 15 de setembro, conforme planejado originalmente, mas enquanto os usuários poderão comprar suas CPUs, as placas não serão lançadas no varejo até 27 de setembro. Isso é mais ou menos um atraso de duas semanas e, mais uma vez, o motivo citado é devido a vários problemas de BIOS . Além dos problemas do BIOS, também estamos ouvindo relatos de layouts de PCB inteiros sendo redesenhados para as placas-mãe X670E e X670, o que significa que algo realmente deu errado, mas esse problema pode ser específico apenas para alguns fornecedores de placas-mãe.


7nUrwrw.jpg



Também pudemos confirmar que as placas-mãe AMD B650 para consumidores comuns chegarão ao varejo no dia 10 de outubro, pouco mais de uma semana após o lançamento das placas-mãe AMD X670. Portanto, no geral, podemos esperar um cronograma de lançamento da seguinte forma:

  • Lançamento de varejo de CPUs de desktop AMD Ryzen 7000 "Zen 4" - 15 de setembro
  • Lançamento de varejo das placas-mãe AMD X670 - 27 de setembro
  • Lançamento de varejo das placas-mãe AMD B650 - 10 de outubro
Atualmente, não há informações se as placas-mãe do chipset B650E da AMD também serão lançadas no mesmo dia que as placas Non-E B650, mas considerando que o X670E será lançado junto com o X670 Non-E, o mesmo pode ser esperado para a série B650.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

EK ANUNCIA BLOCOS DE ÁGUA PARA CPU COMPATÍVEIS COM AM5 EK-QUANTUM VELOCITY².​



ypcAfZ4.jpg



A EK®, fornecedora líder de soluções de refrigeração para computadores, está anunciando a última geração de blocos de água EK-Quantum Velocity². Esses blocos de água específicos para soquete são projetados especificamente para o soquete AMD® AM5 e CPUs da série Ryzen 7000. Como seu antecessor AM4, o bloco de água AM5 possui compatibilidade com EK-Matrix7, o que significa que foi projetado de acordo com o padrão em que a altura do produto e a distância da porta são gerenciadas em incrementos de 7 mm. O produto implementa um mecanismo de resfriamento Velocity² modificado otimizado para CPUs da série Ryzen 7000 para garantir o melhor desempenho de resfriamento e fluxo de refrigerante ideal. Enquanto o padrão de furos de montagem do novo soquete AM5 ainda é de 54 x 90 mm, as placas-mãe AM5 agora possuem uma placa traseira de soquete de CPU integrada com roscas #UNC 6-32, exigindo, portanto, um novo sistema de montagem.

EK-Quantum Velocity² AM5
Este novo bloco de água AM5 é construído sobre uma plataforma Velocity² premiada e reconhecida no mercado que recebeu um prêmio iF Design, um prêmio europeu de hardware e um prêmio de inovação CES. Os blocos de água Velocity² estão a caminho de superar seu antecessor e assumir a liderança do mercado.


XyBsiew.jpg



Incorporado no Velocity² está um motor de refrigeração de alto desempenho específico para soquetes com baixa restrição de fluxo hidráulico. Isso é alcançado por meio de uma combinação de pressão de montagem e geometria de placa fria adaptada especificamente para o IHS e o layout da matriz do soquete AMD AM5. A placa fria torneada em torno é feita com precisão para cobrir o IHS de forma eficaz e colocar pressão ideal na área da matriz. Com a ajuda de um recorte assimétrico da placa de jato, o fluxo também é direcionado para as áreas que mais precisam.


vtcaIvO.jpg




Devido à placa traseira robusta e integrada que vem com as placas-mãe AM5, o sistema de montagem EK-ExactMount com patente pendente foi reprojetado para um processo de instalação ainda mais simples. O resultado final é um mecanismo de montagem “invisível” e ainda mais fácil de usar, o que significa que todo o sistema de montagem está dentro do bloco de água, representando um verdadeiro produto de peça única. A placa traseira é montada de fábrica na placa-mãe, enquanto os parafusos Torx com mola são integrados ao bloco de água e são aparafusados por rotação no sentido anti-horário na placa traseira de estoque da placa-mãe.



d5Xy6GF.jpg



Os parafusos de montagem integrados são projetados com um design de parada rígida . Isso significa que, uma vez que os parafusos cheguem ao final da rosca, o bloco estará perfeitamente montado e tensionado . Isso elimina os riscos de supertorquear o bloco de água e potencialmente danificar sua placa-mãe e/ou CPU.

A versão AM5 feita para CPUs Ryzen Desktop vem em 5 variantes:

  • EK-QuantumVelocity² D-RGB – AM5 Nickel + Plexi – com tampo em acrílico fundido usinado em CNC
  • EK-QuantumVelocity² D-RGB – AM5 Níquel + Acetal – com um acetal POM preto durável usinado em CNC
  • EK-QuantumVelocity² D-RGB – AM5 Nickel + Satin Titanium – tampo de latão usinado em CNC com acabamento em prata acetinado
  • EK-QuantumVelocity² D-RGB – AM5 Full Nickel – com tampo de latão niquelado usinado em CNC
  • EK-QuantumVelocity² D-RGB – AM5 Nickel + Gold – igual ao Full Nickel e revestido com ouro genuíno (não é uma farsa <3 GN)
Essas variações são puramente estéticas , o que significa que o desempenho não varia entre as variantes do produto. A placa fria é fabricada com cobre eletrolítico 99,99% puro da mais alta qualidade . O cobre é usinado com precisão para o melhor contato e transferência de calor possível e posteriormente niquelado.

EK-Matrix7
O EK-Quantum Velocity² é um produto certificado EK-Matrix7. O EK-Matrix7 é um produto raster conveniente que adiciona uma nova dimensão ao resfriamento líquido do PC, em que a altura do produto e a distância da porta são gerenciadas em incrementos de 7 mm. Isso melhora o alinhamento do produto e reduz o tempo gasto planejando o loop e os tubos de dobra. Através de um planejamento meticuloso e design cuidadoso de nossos produtos, construir um PC com refrigeração líquida torna-se fácil e divertido, assim como brincar com tijolos de brinquedo.

Compatibilidade
Os novos blocos de água de CPU da série EK-Quantum Velocity² são específicos de soquete, compatíveis apenas com o soquete AMD AM5 e CPUs de desktop Ryzen série 7000.

Os blocos de água também são compatíveis com placas-mãe AMD AM4 ao usar o backplate padrão, mas devido às variações nos tipos de backplate, o mecanismo hard-stop pode não funcionar corretamente. Devido às mudanças na curvatura da placa fria, é recomendado usar AM4 Velocity² para soquete AM4 e a versão AM5 para placas-mãe soquete AM5.

Compatibilidade D-RGB
EK-Quantum Velocity² D-RGB – Os blocos de água da CPU AM5 estão equipados com 17 LEDs D-RGB. Os modelos com tampo de acrílico transparente são totalmente iluminados, enquanto as opções de tampo sólido possuem feixes de luz sofisticados cortando-os. Eles são compatíveis com todas as tecnologias de sincronização RGB endereçáveis populares de todos os principais fabricantes de placas-mãe. A marcação da seta no conector LED D-RGB de 3 pinos está alinhada com a marcação +5V no conector RGB endereçável.

Disponibilidade e preço
Os blocos de água da série EK-Quantum Velocity² AM5 são fabricados na Eslovênia, Europa, e estão disponíveis para pré-encomenda na EK Webshop e na Partner Reseller Network. Espera-se que eles comecem a ser enviados no final de meados de outubro de 2022. A tabela abaixo mostra o preço de varejo sugerido pelo fabricante (MSRP) com IVA incluído.


UBy93kc.jpg



6mwTdXd.jpg



uliYs9n.jpg



MvQndor.jpg



MSRP

  • EK-Quantum Velocity² D-RGB – AM5 Níquel + Plexi 125,90€
  • EK-Quantum Velocity² D-RGB – AM5 Níquel + Acetal 1 25,90€
  • EK-Quantum Velocity² D-RGB – AM5 Níquel + Satin Titanium 167,90€
  • EK-Quantum Velocity² D-RGB – AM5 Níquel + Ouro 209,90€
  • EK-Quantum Velocity² D-RGB – AM5 Full Nickel 167,90€
 
Última edição:
É hoje?
 
Finalmente nosso fórum está de volta! E vamos que vamos continuar movimentando-o :)


Resumindo a notícia: Mesmo preço da geração passada (troque o 5800x pelo 7700x) :v
- Ryzen 9 7950X - US$ 799 (cerca de R$ 4.040, sem impostos)
- Ryzen 9 7900X - US$ 549 (cerca de R$ 2.770, sem impostos)
- Ryzen 7 7700X - US$ 449 (cerca de R$ 2.270, sem impostos)
- Ryzen 5 7600X - US$ 299 (cerca de R$ 1.510, sem impostos)

---
Evolução de clock dos Ryzens, da primeira à quinta geração, junto com uma explicação do lançamento estranho dessa geração pelo Yuri Bubliy:


Zen -> 4200MHz
Zen+ -> 4400MHz
Zen2 -> 4750MHz
Zen3 -> 5050MHz
Zen4 -> 5850MHz

E quanto ao lançamento, os processadores virão duas semanas antes das placas-mãe... o motivo é o imaginado: problemas com a AGESA, memória e boost clock.

---

E aqui temos mais detalhes dobre o Zen4, confirmando algumas coisas e mostrando algumas novas:
- CPU "Raphael", CCD "Durango" com núcleos "Persephone";
- CCD TSMC N5 (72.22mm²), IOD TSMC N6 (125,66mm²);
- 8MB L2 + 32MB L3 Cache, 6,57 bilhões de transistores (~>90 MTr/mm²).

Essa quantidade enorme de transistores a mais (4bi -> 6bi) foram gastos majoritariamente em duas áreas: O front-end e unidade de ponto flutuante (para o AVX512F). E esse aumento de transistores em uma área menor significa alta densidade térmica, e aqui teremos problemas, pois são quase 2W/mm² dissipados em um IHS menor que o do AM4, logo o cooler precisa ser bom para conseguir extrair esse calor e dissipa-lo corretamente, e é justamente por causa disso que os CPUs Zen4 funcionarão de uma forma diferente do Zen3: Em vez de fixar uma velocidade de clock ou limite de energia, o processador agora tem limitação de temperatura (abordagem mais parecida com um laptop). Na prática isso significa maximizar o desempenho para uma determinada capacidade de resfriamento, ou seja, o processador se ajustará para ficar dentro dos limites de temperatura estabelecidos (isso também significa uma diferença de desempenho mais significativa que muda com a capacidade de resfriamento).

---

Creio que essa será a última rodada de suposições já que daqui a algumas horas teremos o anúncio oficial da linha AM5. Por último, score no CPU-Z :)
7950X ES: 750~780 ST / 16100~16800 MT
7700X QS: 750~780 ST / 7750~8050 MT
 
Finalmente nosso fórum está de volta! E vamos que vamos continuar movimentando-o :)


Resumindo a notícia: Mesmo preço da geração passada (troque o 5800x pelo 7700x) :v
- Ryzen 9 7950X - US$ 799 (cerca de R$ 4.040, sem impostos)
- Ryzen 9 7900X - US$ 549 (cerca de R$ 2.770, sem impostos)
- Ryzen 7 7700X - US$ 449 (cerca de R$ 2.270, sem impostos)
- Ryzen 5 7600X - US$ 299 (cerca de R$ 1.510, sem impostos)

---
Evolução de clock dos Ryzens, da primeira à quinta geração, junto com uma explicação do lançamento estranho dessa geração pelo Yuri Bubliy:


Zen -> 4200MHz
Zen+ -> 4400MHz
Zen2 -> 4750MHz
Zen3 -> 5050MHz
Zen4 -> 5850MHz

E quanto ao lançamento, os processadores virão duas semanas antes das placas-mãe... o motivo é o imaginado: problemas com a AGESA, memória e boost clock.

---

E aqui temos mais detalhes dobre o Zen4, confirmando algumas coisas e mostrando algumas novas:
- CPU "Raphael", CCD "Durango" com núcleos "Persephone";
- CCD TSMC N5 (72.22mm²), IOD TSMC N6 (125,66mm²);
- 8MB L2 + 32MB L3 Cache, 6,57 bilhões de transistores (~>90 MTr/mm²).

Essa quantidade enorme de transistores a mais (4bi -> 6bi) foram gastos majoritariamente em duas áreas: O front-end e unidade de ponto flutuante (para o AVX512F). E esse aumento de transistores em uma área menor significa alta densidade térmica, e aqui teremos problemas, pois são quase 2W/mm² dissipados em um IHS menor que o do AM4, logo o cooler precisa ser bom para conseguir extrair esse calor e dissipa-lo corretamente, e é justamente por causa disso que os CPUs Zen4 funcionarão de uma forma diferente do Zen3: Em vez de fixar uma velocidade de clock ou limite de energia, o processador agora tem limitação de temperatura (abordagem mais parecida com um laptop). Na prática isso significa maximizar o desempenho para uma determinada capacidade de resfriamento, ou seja, o processador se ajustará para ficar dentro dos limites de temperatura estabelecidos (isso também significa uma diferença de desempenho mais significativa que muda com a capacidade de resfriamento).

---

Creio que essa será a última rodada de suposições já que daqui a algumas horas teremos o anúncio oficial da linha AM5. Por último, score no CPU-Z :)
7950X ES: 750~780 ST / 16100~16800 MT
7700X QS: 750~780 ST / 7750~8050 MT

Vi esta notícia aqui também sobre os bugs dos processadores Zen 4:
 
E quanto ao lançamento, os processadores virão duas semanas antes das placas-mãe... o motivo é o imaginado: problemas com a AGESA, memória e boost clock.
Todo lançamento da AMD sempre acompanha uma enxurrada de bugs que da medo…rsss

Ter que esperar um pouco para amadurecer com atualizações de firmware e drivers.

Consumidor é o beta tester da AMD no lançamento.
 

Zen4 CCD tem 58% mais transistores que o Zen3​

A poucas horas do lançamento da nova série de desktops da AMD, a Angstronomics tem novas informações sobre os novos chiplets Zen4.


TYLFEa6.jpg



De acordo com o site, o CCD do AMD Ryzen 7000 fabricado com o nó TSMC N5 possui 6,57 bilhões de transistores, 58% a mais que o Zen3 baseado no TSMC N7. O CCD com o codinome “Durango” é o chiplet de última geração da AMD com até oito núcleos Zen4 com o codinome “Persephone”. Nova arquitetura, maior cache e suporte a instruções AVX512 são os principais fatores para o aumento da densidade dos transistores.

O chiplet AMD Zen4 tem 90 milhões de transistores por mm quadrado, que é 40 MTr/mm² a mais que o Zen3. Cada um dos núcleos do Zen4 possui 1 MB de cache L2, duas vezes maior que o do Zen3, enquanto o dimensionamento da área de cache é menor. Efetivamente, tomando uma porcentagem maior da área total da matriz, mas também significando que a área lógica dobrou na densidade dos transistores, relata o site.

Como consequência, o resfriamento da CPU de desktop Ryzen 7000 pode ser mais complicado. A matriz de 72,5 mm² com potência turbo máxima próxima de 170W resulta em 1,92W por mm², e isso sem considerar a potência máxima de pico (PPT) de 230W. Para CPUs Zen3 que era de 83,74 mm², die com TDP de 105W, então 1,25 W/mm².

Além disso, também há um vazamento do @OneRaichu com CPUs Ryzen 7000 de 16 núcleos, provavelmente o carro-chefe Ryzen 9 7950X no benchmark CPU-Z. A CPU marca 15645 pontos no teste multicore, que é 8% abaixo dos resultados de benchmark Core i9-13900K “Raptor Lake” vazados.


wh8yXhI.png



Espera-se que a nova série seja lançada em meados de setembrocom preços semelhantes aos da sérir 5000.
 
Em vez de fixar uma velocidade de clock ou limite de energia, o processador agora tem limitação de temperatura (abordagem mais parecida com um laptop). Na prática isso significa maximizar o desempenho para uma determinada capacidade de resfriamento, ou seja, o processador se ajustará para ficar dentro dos limites de temperatura estabelecidos (isso também significa uma diferença de desempenho mais significativa que muda com a capacidade de resfriamento).
Boa sorte pra quem for tentar explicar pro pessoal que a CPU batendo 90~100ºC vai ser normal já que ela vai usar e abusar de todo headroom de temperatura que tiver, a não ser que a pessoa queira limitar os clocks agressivamente.
 
Caralho que "SandBagging" que deram mané
XWMzN7E.png

jvXuUgc.jpg
 

CPUs AMD Ryzen 7000 “Zen 4” oficiais – 5 nm e até 16 núcleos, clocks de impulso de 5,7 GHz, lançamento em 27 de setembro, preços entre US $ 299 e US $ 699 nos EUA.​



lXHnHNd.jpg



A AMD revelou oficialmente as especificações completas, desempenho e preços de suas CPUs de desktop Ryzen 7000 de próxima geração . Além das CPUs, a equipe vermelha também está lançando sua plataforma AM5 de última geração que marca um novo começo para o ecossistema Ryzen.

CPUs de desktop AMD Ryzen 7000 "Zen 4" oficiais - especificações completas, desempenho e preços revelados​

A revelação hoje abrange vários aspectos que os usuários estavam esperando. Já tínhamos aprendido as especificações no início deste mês, mas agora podemos confirmar que elas estavam realmente corretas e também podemos dar uma olhada nos números oficiais de desempenho e nos preços da própria AMD. Mas antes de entrarmos nisso, vamos dar uma olhada nas CPUs que receberemos durante o lançamento:


  • AMD Ryzen 9 7950X - $ 699 EUA
  • AMD Ryzen 9 7900X - $ 549 EUA
  • AMD Ryzen 7 7700X - $ 399 EUA
  • AMD Ryzen 5 7600X - US$ 299

x0ik2Pp.jpg



Portanto, antes de entrar nas principais especificações desses quatro SKUs, devemos ressaltar que os processadores AMD Ryzen 7000 são baseados em um nó de processo TSMC de 5nm e adotam a arquitetura Zen 4, trazendo consigo um aumento de 13% do IPC, mas a maioria dos o benefício de desempenho vem das velocidades de clock mais altas e um TDP mais alto que é complementado em cada chip em relação à geração anterior. A AMD destacou um aumento de +29% Single-Threaded, >35% Multi-Threaded e >25% Perf/Watt ao comparar os núcleos Zen 4 com Zen 3.


7hgiWNd.png



fpWYTnX.png



Recursos da CPU de desktop AMD Ryzen 'Zen 4':


  • Até 16 Zen 4 Cores e 32 Threads
  • +29% de aumento de desempenho em aplicativos single-thread
  • Novos núcleos de CPU Zen 4 (IPC / Melhorias arquitetônicas)
  • Novo nó de processo TSMC de 5 nm com IOD de 6 nm
  • 25% de melhoria de desempenho por watt vs Zen 3
  • >35% de melhoria geral de desempenho vs Zen 3
  • ~13% de melhoria de instruções por relógio (IPC) vs Zen 3
  • Suporte na plataforma AM5 com soquete LGA1718
  • Novas placas-mãe X670E, X670, B650E, B650
  • Suporte de memória DDR5 de canal duplo
  • Até velocidades nativas DDR5-5600 (JEDEC)
  • 28 pistas PCIe (exclusivo da CPU)
  • TDPs de 105-120 W (Faixa de Limite Superior ~ 170 W)


Os processadores virão com uma reestruturação de cache otimizada, apresentando o dobro do cache L2 (1 MB vs 512 KB), um cache L3 compartilhado como a geração anterior, suporte para memória DDR5 com EXPO (AMD's Extended Profiles For Memory Overclocking), PCIe Gen 5.0 placa gráfica e suporte a SSD M.2. Recursos de overclock, como PBO e XFR, também serão transferidos dos chips anteriores. Então, com tudo isso dito, vamos continuar com as especificações.

CPU de desktop AMD Ryzen 9 7950X 16 núcleos "Zen 4"

Começando com o carro-chefe de todos eles, temos o AMD Ryzen 9 7950X, que mantém sua contagem saudável de 16 núcleos e 32 threads das duas gerações anteriores. A CPU apresentará uma impressionante frequência base de 4,5 GHz e um clock de até 5,7 GHz (5,85 GHz F-Max), o que deve torná-lo 200 MHz mais rápido que o Alder Lake Core i9-12900KS da Intel, que tem uma frequência de aumento de 5,5 GHz em um único núcleo.

Parece que a AMD está extraindo cada grama de Hertz que poderia dentro desse TDP de 170W (230W PPT) para os chips Ryzen 9. Quanto ao cache, a CPU vem com 80 MB do que inclui 64 MB de L3 (32 MB por CCD) e 16 MB de L2 (1 MB por núcleo). O carro-chefe custará US $ 699, o que significa que terá um preço um pouco mais alto que o Core i9-12900K, oferecendo um salto significativo de desempenho em aplicativos multi-threading, como Chaos V-Ray, de até + 57% e com até até 47% mais eficiência energética.


ZpMeeTQ.jpg



Em termos de desempenho de jogos, o AMD Ryzen 9 7950X oferecerá um aumento de até 35% em jogos como Shadow of The Tomb Raider versus o Core i9-12900K.


MRresvw.jpg



CPU de desktop AMD Ryzen 9 7900X 12 núcleos "Zen 4"

Em seguida, temos outro chip AMD Ryzen 9, o 7900X, que como o nome sugere, viria equipado com 12 núcleos e 24 threads. A CPU vem com um clock base ainda maior de 4,7 GHz e um clock boost ajustado em 5,6 GHz em um único núcleo. A CPU mantém seu TDP de 170W e recebe 76 MB de cache (64 MB L3 + 12 MB L2). A CPU será posicionada no mesmo patamar que o AMD Ryzen 9 5900X, mas com desempenho que sacudiria o chão abaixo do Core i7-12700K. O Ryzen 9 7900X manterá os mesmos preços do Ryzen 9 5900X, oferecendo melhores recursos de processador.

CPU de desktop AMD Ryzen 7 7700X 8 Core "Zen 4"

Passando para a família Ryzen 7, aqui temos o AMD Ryzen 7 7700X, uma parte de 8 núcleos e 16 threads. A AMD posiciona isso como o ponto ideal para os jogadores e, como tal, a CPU apresentará um clock base de 4,5 GHz e um clock boost de 5,4 GHz, mas com um TDP de 105W (142W PPT) mais baixo. A CPU receberá um pool de cache de 40 MB que consiste em 32 MB L3 do CCD singular e 8 MB L2 dos núcleos Zen 4.

Agora, uma coisa interessante a mencionar é que até agora não há atualização da AMD em um chip Ryzen 7 7800X. É provável que a AMD queira substituir essa peça por um sucessor do Ryzen 7 5800X3D com núcleos Zen 4 (3D V-Cache). Se for esse o caso, podemos esperar uma atualização ainda este ano para a linha de CPUs, já que as peças do V- Cache foram confirmadas para um lançamento no final do quarto trimestre de 2022 pela própria AMD. O Ryzen 7 7700X custará US$ 399 e competirá com o Core i7-12700K durante o lançamento.

CPU de desktop AMD Ryzen 5 7600X 6 Core "Zen 4"

Por último, temos o chip mais econômico (se você pode chamá-lo assim, mas o preço não reflete isso), o Ryzen 5 7600X. Esta será uma parte de 6 núcleos e 12 threads que apresenta um clock base de 4,7 GHz e uma frequência de impulso de núcleo único de 5,3 GHz. A CPU também funcionará em um TDP de 105W (142W PPT), que é muito maior que seu predecessor de 65W, embora mais uma vez, esse seja o sacrifício que você terá que pagar para atingir velocidades de clock mais rápidas. A CPU carregará 38 MB de cache que vem de 32 MB de L3 e 6 MB de L2 na matriz. Este chip custará US$ 299 e oferecerá um ganho de desempenho de 5% sobre o Core i9-12900K em jogos.


ldxGWAj.jpg


Especificações da CPU de desktop AMD Ryzen 7000 'Raphael':​



qbYORTV.png


Lançamento e disponibilidade de CPUs AMD Ryzen 7000 'Zen 4'​

Portanto, embora possamos ver o lançamento oficial hoje, também devemos lembrar que as CPUs não chegarão às prateleiras do varejo até um pouco mais tarde. A data oficial de vendas está planejada para 27 de setembro, enquanto o Ryzen 7000 CPUS entrará em pré-venda cerca de duas semanas antes, em 15 de setembro.


E0iUHlF.jpg



 
Última edição:
Começou a apresentação
 
Imaginei que pudesse ter algum anúncio para o AM4, talvez um 56003D. Me enganei 😔
 
Será que o 7900X chega pra nós a 4k brl ou é muito otimismo ?
 
Será que o 7900X chega pra nós a 4k brl ou é muito otimismo ?
Com o dolar de hoje pode chegar mas caso subir é bem improvável.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

MD EXPO para perfis de overclocking DDR5​

A AMD está finalmente confirmando a tecnologia EXPO.

O AMD Extended Profiles for Overclocking (EXPO) é uma tecnologia alternativa ao Intel XMP 3.0. A tecnologia EXPO permitirá overclocking DDR5 com um clique para compilações AM5 e a nova série de desktops Ryzen 7000. Os jogadores que usam essa tecnologia devem esperar um desempenho até 11% melhor na resolução de 1080p e menor latência para cerca de 63 nanossegundos.


nQQhOlg.jpg



A AMD também está comprometida em tornar essa licença padrão e livre de royalties, o que acelerará a adoção e reduzirá o custo. A empresa anunciou até 15 kits DDR5 parceiros que oferecem velocidades de até 6400 MT/s. Esses incluem kits de memória ADATA, Corsair, Geil, G.Skill e Kingston.


NK6Sb6Z.jpg



Os fabricantes de memória anunciarão em breve os primeiros kits de memória com perfis EXPO. Felizmente, esses anúncios incluirão informações sobre preços, pois será um dos fatores mais importantes para o custo da plataforma AMD AM5.
 
Esta nova linha de processadores da AMD poderão ter overclock? Ou seja, o que a AMD mostrou seriam resultados com os processadores trabalhando em stock?
Outro detalhe, o que a AMD mostrou em termos de desempenho já incluia o AMD EXPO?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo