• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4 e além

Você pretende fazer upgrade pra os Zen 4?

  • Sim, farei upgrade

    Votes: 86 32.7%
  • Depende do ganho de performance

    Votes: 54 20.5%
  • Não, acabei de fazer um upgrade no socket AM4 mesmo

    Votes: 96 36.5%
  • Não, migrei ou migrarei para Intel

    Votes: 27 10.3%

  • Total de votos
    263
Pessoal, to querendo fazer um upgrade visando edição e aplicações como Blender, tenho um R5 5500 com uma b550 TUF atualmente, vale mais a pena trocar somente o processador e pegar um mais forte AM4, ou trocar logo a plataforma, ir pra AM5 e ter margem pra upgrades futuros? quero um kit que eu não precise trocar por um bom tempo, mas que caso necessite, gastar o menor valor possível, tenho ums 3070 de GPU, que creio que vai dar um caldo bom ainda.

Olha, acho que tu pode correr atrás de um 3950X ou um 5950X usado. Em multithread, tu vai ficar colado no i5-13600K, sem precisar gastar tanto.
No Blender especificamente, o 3950X e o 5950X ficam bem próximos. O 5950X tem uma vantagem maior em jogos.
 
Então, eu comprei faz poucos meses, mas na época estava me mudando e a grana estava curta, além de que eu precisava de menos processamento, hj em dia to com uma carga bem maior de trabalho, então há uma necessidade maior de realizar os trabalhos com mais velocidade.
Entendi, é que hardware pra mim é tipo carro, antes de passar pra frente tem que rodar um pouco pra fazer valer o investimento, especialmente se/quando deprecia muito na revenda (em suma: não sei quanto pagou no 5500 e por quanto conseguiria vendê-lo usado), mas aí vai de cada um...

Como vc informou apenas o básico fica difícil opinar melhor, mas basta não ser aquele cara que tenta "combar" um 5950x numa A320 de entrada com 16GB de RAM 2133Mhz em single channel, arquivos armazenados num HD mecânico velho de notebook que ganhou do vizinho e depois não entende porque o negócio ficou uma mer**, é preciso haver equilíbrio.

Sugiro dar uma olhada em 3950x/5900x/5950x, vai dar uma boa sobrevida na máquina sem precisar mexer em placa mãe/memória agora, qq coisa dá uma interagida no tópico dos AM4.
 
Comprei ontem na aliexpress:
7800X3D por 2.3k, AMDCPU Store
kit 2x16GB DDR5 + nvme 2tb na Kingston Oriental

Mobo peguei a MSI B650-P Pro na Kabum, queria uma ATX e pareceu meio arriscado pegar na ali.

Vou atualizando o status aqui no tópico.

Em 2019 comprei a B450 Tomahawk e R5 3600 + cooler na ali também, a mobo deu tudo certo, mas o R5 3600 não. Me mandaram apenas o cooler sem o CPU, mas pelo menos consegui o dinheiro de volta e acabei comprando o CPU na Pichau.
A loja que fez isso foi SZCPU Store, acredito que foi erro e não malandragem mas evito de comprar nessa loja novamente.
 
kit 2x16GB DDR5
Pegou quais?
Tô batendo cabeça nessa parte, ou é clock baixo/latência alta/preço ok e a dúvida de funcionar bem em AMD ou memória 'certificada' custando quase mais que o resto da plataforma :bem:
 
De acordo com as notícias, até junho nada muda.

A partir de julho que a RF vai engrossar na fiscalização.

Eu mesmo comprei um Samsung 990 Pro 2TB há duas semanas e chegou sem impostos adicionais para pagar, precinho camarada de R$1.150.
Poderia passar o link desse 990 lá para eu arriscar tbm ?
 
Pegou quais?
Tô batendo cabeça nessa parte, ou é clock baixo/latência alta/preço ok e a dúvida de funcionar bem em AMD ou memória 'certificada' custando quase mais que o resto da plataforma :bem:
Se quiser aloprar, pessoal tá reportando que os pentes de 48GB tão rodando super tranquilo à 5200MHz no XMP de primeira, mesmo usando 4 pentes.
 
Pegou quais?
Tô batendo cabeça nessa parte, ou é clock baixo/latência alta/preço ok e a dúvida de funcionar bem em AMD ou memória 'certificada' custando quase mais que o resto da plataforma :bem:
16GX2 6000MHz DDR5
Creio ser KF560C36BBEK2-16. CL 36 ou 38.
Parece que os melhores kits são CL30 mas nem cheguei a pesquisar por esses "kits premium" pois eu sei que é muita facada para pouca vantagem, pelo menos pra mim. Então peguei um kit mais ou menos. É foda, pros gringos é diferença de $30 e pra gente é centenas de reais.
 
Olha ai, o Igor confirmando o que falei algumas páginas atrás: A área queimada no socket daqueles processadores X3D é de fato responsável por alimentar o chiplet primário, todos os pinos naquela área são VDDCR e VSS.

A MSI não perdeu tempo e, como solução temporária (ou não), lançou uma atualização de BIOS que bloqueia qualquer possibilidade de se jogar um offset positivo para o vCore de processadores X3D, evitando assim que apareçam problemas do tipo em suas placas (ao menos ela foi honesta e divulgou o motivo da atualização, sem mascarar, diferente da ASUS).

"Em resposta aos relatórios recentes de processadores Ryzen 7000X3D da AMD sendo danificados, a MSI anunciou uma onda de atualizações de firmware para resolver possíveis problemas. [...] O novo firmware da MSI tem como alvo específico a sobretensão das CPUs Ryzen 7000X3D ou a restrição da capacidade de fazer isso ... [Ele] essencialmente bloqueia quaisquer opções ou configurações relacionadas ao ajuste de tensão. Isso inclui o bloqueio de compensações positivas de tensão (offset positivo), bem como o ajuste direto de tensão. Consequentemente, com os novos BIOS, só é possível usar configurações compensação negativa de tensão (offset negativo) em chips X3D. Essas atualizações não afetam apenas o firmware em si, mas a MSI também restringiu o overvolting por meio de seu aplicativo MSI Center. Portanto, assim como o firmware, o MSI Center não permitirá que os usuários adicionem nenhum VCore de CPU adicional ao processador quando usado em qualquer processador Ryzen 7000X3D, como o Ryzen 9 7950X3D e o Ryzen 7 7800X3D [...]."
 
Então a bronca não era só com a Asus? Teve reports dessa bronca com outras fabricantes também?
Tinha visto um cara no reddit falando que a X670E Ace dele tinha matado o 7950X. Postou até fotos.
 
Então a bronca não era só com a Asus? Teve reports dessa bronca com outras fabricantes também?
90% dos casos são de placas ASUS, já com processadores X3D só vi acontecendo nela: Demais fabricantes estão ocorrendo morte do CPU (sem danificar o socket, apenas o CPU deixa de funcionar) ou queima do socket por sobretensão em modelos não X3D.

 
Então, eu comprei faz poucos meses, mas na época estava me mudando e a grana estava curta, além de que eu precisava de menos processamento, hj em dia to com uma carga bem maior de trabalho, então há uma necessidade maior de realizar os trabalhos com mais velocidade.
Bem, vc encontra 5950x por 3k e 7950x por 3.5k, novos, caso queira ter um parametro de preços nos processadores.

Edit: isso no Brasil
 
Última edição:
90% dos casos são de placas ASUS, já com processadores X3D só vi acontecendo nela: Demais fabricantes estão ocorrendo morte do CPU (sem danificar o socket, apenas o CPU deixa de funcionar) ou queima do socket por sobretensão em modelos não X3D.


Já rem relato desse problema em mobo Asrock, vish. Até agora mobos da Gigabyte parecem ser as únicas que ainda não foram afetadas. Pra falar a verdade, até agora a Gigabyte tem feito as melhores placas AM5 no quesito estabilidade e tempo de boot.
 
Já rem relato desse problema em mobo Asrock, vish. Até agora mobos da Gigabyte parecem ser as únicas que ainda não foram afetadas. Pra falar a verdade, até agora a Gigabyte tem feito as melhores placas AM5 no quesito estabilidade e tempo de boot.

É inegável que a grande maioria dos relatos estão relacionados a Asus, porém, há relatos envolvendo todas as fabricantes - o Der8uer soltou um vídeo agora há pouco mostrando que uma Gigabyte que ele estava usando danificou o PCB de um 7900X (não chegou a ponto de matar a CPU), ele notou que o PCB da CPU apresentava um bump, dá pra ver no minuto 8:48 do vídeo abaixo.



Sobre as BIOS AM5 que a Asus removeu do site, ele também conseguiu uma resposta:

1HbpCMS.png


Já havia um pessoal no Reddit especulando que o EXPO tem haver com esse problema, o posicionamento da Asus indica que sim ao citarem "AMD Expo and SoC voltage". O Der8uber aborda a questão no vídeo.

Sobre o meu 7800X3D, ainda não chegou, tá no status de ser enviado de Curitiba para SP e não atualizou durante o final de semana :rolleyes: Bom, espero recebê-lo em algum momento dessa semana 🤔

EDIT: Por via das dúvidas vou desligar o EXPO até ver como isso vai acabar 😅
 
Última edição:
Há anos uso uma ~técnica~ com um pedaço de sacola de mercado ou plástico bem esticado no dedo, assim dá pra aplicar uma fina camada uniforme sem se sujar/desperdiçar e -principalmente- não cria 'vincos' das digitais na pasta aplicada, já tentei a do pingo mas nunca fica 100%, sempre sobra ou falta e só dá pra ter certeza na próxima vez que tirar o cooler.

Aproveitando, seu NH-D15 já veio com o suporte para AM5 ou vai usar outro cooler? O meu é mais antigo e vou ter que pedir para a Noctua depois que comprar uma mobo ou processador, como provavelmente vou pegar um 7900 a ideia é segurar a onda e testar o cooler box até a chegada do aparato.
Falei groselha, informação mais certeira abaixo.
Pois é, eu tinha pesquisado previamente a respeito da compatibilidade do Noctua! Que bom que há compatibilidade total com a plataforma AM5.

Sobre a técnica de aplicação da pasta, muito obrigado pela dica! Gostei, hahahaha! Hoje mesmo um amigo avisou que acabou de chegar o kit novo que ele adquiriu e me pediu pra montar, já vou usar de "cobaia" antes de tentar no meu. A Kabum está enrolada, nem emitiu a nota fiscal ainda, tô achando que o Ryzen deve chegar pra mim só na semana que vem...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

EDIT: Por via das dúvidas vou desligar o EXPO até ver como isso vai acabar 😅
Boa! Vou fazer o mesmo... Tá meio tenebrosa essa situação...
 
Última edição:
Olha ai, o Igor confirmando o que falei algumas páginas atrás: A área queimada no socket daqueles processadores X3D é de fato responsável por alimentar o chiplet primário, todos os pinos naquela área são VDDCR e VSS.

A MSI não perdeu tempo e, como solução temporária (ou não), lançou uma atualização de BIOS que bloqueia qualquer possibilidade de se jogar um offset positivo para o vCore de processadores X3D, evitando assim que apareçam problemas do tipo em suas placas (ao menos ela foi honesta e divulgou o motivo da atualização, sem mascarar, diferente da ASUS).

"Em resposta aos relatórios recentes de processadores Ryzen 7000X3D da AMD sendo danificados, a MSI anunciou uma onda de atualizações de firmware para resolver possíveis problemas. [...] O novo firmware da MSI tem como alvo específico a sobretensão das CPUs Ryzen 7000X3D ou a restrição da capacidade de fazer isso ... [Ele] essencialmente bloqueia quaisquer opções ou configurações relacionadas ao ajuste de tensão. Isso inclui o bloqueio de compensações positivas de tensão (offset positivo), bem como o ajuste direto de tensão. Consequentemente, com os novos BIOS, só é possível usar configurações compensação negativa de tensão (offset negativo) em chips X3D. Essas atualizações não afetam apenas o firmware em si, mas a MSI também restringiu o overvolting por meio de seu aplicativo MSI Center. Portanto, assim como o firmware, o MSI Center não permitirá que os usuários adicionem nenhum VCore de CPU adicional ao processador quando usado em qualquer processador Ryzen 7000X3D, como o Ryzen 9 7950X3D e o Ryzen 7 7800X3D [...]."
Sobre este problema de queima do processador, achei interessante este post:

2023-04-24-22-09-33-Pin-analysis-of-the-destroyed-Ryzen-7800-X3-D-All-burned-pins-supply-the-VDDCR.png


 
O que eu fico encucado é como essas coisas estouraram agora? Quase 2 meses depois do lançamento?
 
e mais: Como eles vão lidar com isso? Atualizando BIOS e etc ou fazendo um Recall geral?
 
e mais: Como eles vão lidar com isso? Atualizando BIOS e etc ou fazendo um Recall geral?
Quem tem e ainda tá vivo, desliga o expo e espera bios nova, se não tiver disponível.
Pra quem teve sua placa com defeito, é acionar a garantia.
 
Quem tem e ainda tá vivo, desliga o expo e espera bios nova, se não tiver disponível.
Pra quem teve sua placa com defeito, é acionar a garantia.
Boa... Pergunto isso pq minha placa mãe e processador não chegaram kkkkk e tão vindo do tio ali. Não sei se há garantia comprando por lá e acontecer algo
 
É inegável que a grande maioria dos relatos estão relacionados a Asus, porém, há relatos envolvendo todas as fabricantes - o Der8uer soltou um vídeo agora há pouco mostrando que uma Gigabyte que ele estava usando danificou o PCB de um 7900X (não chegou a ponto de matar a CPU), ele notou que o PCB da CPU apresentava um bump, dá pra ver no minuto 8:48 do vídeo abaixo.



Sobre as BIOS AM5 que a Asus removeu do site, ele também conseguiu uma resposta:

1HbpCMS.png


Já havia um pessoal no Reddit especulando que o EXPO tem haver com esse problema, o posicionamento da Asus indica que sim ao citarem "AMD Expo and SoC voltage". O Der8uber aborda a questão no vídeo.

Sobre o meu 7800X3D, ainda não chegou, tá no status de ser enviado de Curitiba para SP e não atualizou durante o final de semana :rolleyes: Bom, espero recebê-lo em algum momento dessa semana 🤔

EDIT: Por via das dúvidas vou desligar o EXPO até ver como isso vai acabar 😅

Morri pela língua então, o preocupante é o silêncio da AMD que também tem responsabilidade. Problemas de memória e de BIOS, parece até a época dos Ryzen 1000. Eu não sei não, esses Ryzen 7000 estão muito problemáticos pro meu gosto.
 
Pessoal, sobre o status da peças do Tio Ali.

- Memorias compradas dia 31 e chegou dia 11

- Placa mae comprada dia 11 e chegou hoje, 25/04

- 7800X3D comprado dia 11, foi liberado na alfandega dia 22 e está vindo pra SP desde o dia 22. Não atualizou o Status

Tudo sem taxas
 
Boa... Pergunto isso pq minha placa mãe e processador não chegaram kkkkk e tão vindo do tio ali. Não sei se há garantia comprando por lá e acontecer algo
Placa mãe vc esquece, se der problema, já pode transformar em enfeite na parede. Até pq não sei se existe manutenção nisso. Vou aproveitar e entrar em contato com um cara aqui de bsb que é top nesse tipo de conserto.

Já o processador, se tiver a caixa e o serial bater com o processador, vc pode ter acesso a garantia. Digo pode, pq aos meus olhos, a amd tá sendo gentil em fornecer garantia em um produto que não foi comprado de empresa no Brasil.

Mas mesmos com todos os relatos, eu não confiaria nisso como algo certo.

E essa é a principal razão de eu não animar {ou mesmo recomendar) comprar esse tipo de produto do ali.
 
Acredito que o que temos por hora é atualizar para a última BIOS disponível e não ligar o EXPO por enquanto, acredito que assim está safe 😅

A Gigabyte também removeu uma cacetada de BIOS AM5 de suas páginas de download e deixou apenas as 2 últimas mais recentes disponíveis.

Compartilhando com o pessoal, tem um repositório de BIOS AM5 das principais fabricantes (Asus, Gigabyte, MSI e Asrock) onde é possível ter acesso a todas as BIOS, desde as iniciais até as mais recentes, além das Betas, aqui 👉 AM5 AGESA/UEFI/BIOS Table - Ryzen SMU Table (AM5/AM4)
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo