[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4 e além

User falando de OC... Alguém me explica como é possível fazer OC no 7800X3D? :apelo:

A CPU não é bloqueada? O máximo que se pode conseguir é manter a CPU sempre no clock máximo de boost (5050Mhz), não é?

Com bclk externo faz. Uns +5% de performance. Fica melhor que 7950x com um CCD desativado.

Eu acho que tua régua tá muito alta, deve ter algo que dê para abrir mão e/ou que no frigir dos ovos não faça muita diferença no seu dia a dia.

Por curiosidade: Qual seu hardware atual?
9900kf / 3090.

A questão é que essa AM5 é para durar até a série 9000x. Hoje o bclk pode ter relevância limitada mas nas próximas duas pode ser relevante.
PCIE6 e DDR6 não vão ser lançados até a 9000x. As únicas features relevantes até 10000x é ter M.2 direto na CPU, ter PCIE 5.0, USB4/TB para quem já usa (eu acho que não preciso, por isso perguntei), e bclk externo para uma segurança.

Não vejo sentido em esperar a plataforma AMD x770e ou x870e. Deverá trazer chipset melhor com mais conectividade (banda maior que x4) que não vai limitar os M.2 do chipset, talvez 10G (para muitos não é útil/viável. Melhor fibra para quem precisa, via PCIE ou USB4), mais USB4 e só. Para que gastar duas vezes ou aguardar se já posso hoje ter hoje tudo que realmente preciso?
E preço não se sabe se realmente vai cair ou se manter.

A próxima plataforma da Intel talvez sirva para a geração 15. Talvez. Mesmo assim não faz sentido esperar. Mesma perspectiva de recursos sem inovação.

Também não vejo sentido em fazer "sidegrade" para um 13600k (fim de vida) ou 7800x3d numa placa mãe sem slot PCIE 5.0 seja para vídeo ou M.2 (e não vai ter blck externo).

A única incerteza que tenho mas não existe resposta é se o AM5 atual vai suportar a velocidade de RAM futura do Zen5 / Zen 6. Esse seria o único motivo para aguardar.
 

Aí já é brincar com fogo (quase literalmente, rsrs), fora das recomendações do fabricante! Tem de ter "coragi", hein? VSOC deve chorar...
Eu acho que não vale a pena pelo ganho pífio...

Ps: ok, estou sendo um pouco hipócrita, uso a 4090 overclockadada, o que dá uns 5% de ganho só. Porém acredito ser um over um tanto "seguro"...
 
Última edição:
Eu acho que tua régua tá muito alta, deve ter algo que dê para abrir mão e/ou que no frigir dos ovos não faça muita diferença no seu dia a dia.

Por curiosidade: Qual seu hardware atual?

Régua alta??? O pessoal aí ostentando com 4090, multimonitor, placa mãe Hero, 7950x, e vem criticar a minha humilde escolha de placa mãe de 3pau e uns quebrado mais uma CPU de meia-linha?? E ainda me chamam de entusiasta!

Ses tão querendo esconder o ouro, isso sim, kkk, proteger o clubinho. Só posso me gabar do monitor atual e coisas do passado como delid de CPU na gilete, lixar CPU, mod de BIOS em placa de vídeo.
 
Última edição:
Régua alta??? O pessoal aí ostentando com 4090, multimonitor, placa mãe Hero, 7950x, e vem criticar a minha humilde escolha de placa mãe de 3pau e uns quebrado mais uma CPU de meia-linha?? E ainda me chamam de entusiasta!

Ses tão querendo esconder o ouro, isso sim, kkk, proteger o clubinho. Só posso me gabar do monitor.
Eu estou pensando seriamente em pegar o 7800x3D, mas minha ideia é pegar uma b650m aorus pro ax no aliexpress e no caso trocar por outra matx caso a “série B” venha a ter novidades boas.

1200 reais e felicidade total, o overclock pra mim não faz sentido. Com a diferença da pra comprar uma puta vga…
 
Régua alta??? O pessoal aí ostentando com 4090, multimonitor, placa mãe Hero, 7950x, e vem criticar a minha humilde escolha de placa mãe de 3pau e uns quebrado mais uma CPU de meia-linha?? E ainda me chamam de entusiasta!
Isso não tem absolutamente nada a ver com oq o Neo falou. A sua régua de exigências está alta sim pra uma plataforma consumer, seus requisitos seriam mais facilmente atendidos se pulasse logo pra alguma plataforma HEDT.

Seu foco é OC, isso já ficou claro, agora como vc mesmo falou que não dá pra atender todos os requisitos nas mobos atuais, fica a questão do que daria pra vc sacrificar.
 
Régua alta??? O pessoal aí ostentando com 4090, multimonitor, placa mãe Hero, 7950x, e vem criticar a minha humilde escolha de placa mãe de 3pau e uns quebrado mais uma CPU de meia-linha?? E ainda me chamam de entusiasta!

Ses tão querendo esconder o ouro, isso sim, kkk, proteger o clubinho. Só posso me gabar do monitor atual e coisas do passado como delid de CPU na gilete, lixar CPU, mod de BIOS em placa de vídeo.
Pra deixar sua lista de critério "mais humilde", só faltava a placa mãe ser branca :limo:

A questão da régua que falaram não é do preço diretamente, é da quantidade de critérios, e quem precisa de algo tão específico geralmente não liga muito pro preço.

E aproveitando, qual é da escolha do chipset de audio? Fiquei curioso.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Qual MOBO e frequência que tá usando?
Rog Hero e 6000
 
E aproveitando, qual é da escolha do chipset de audio? Fiquei curioso.

A interface da ALC4080 conecta via USB no chipset. A ALC1220 tem interface dedicada de audio direto no CPU. A qualidade de audio é igual.

A latência é importante para quem captura instrumento ou joga tipo Rocksmith ou "osu!". USB adiciona latência, é sempre um mistério se o drive vai funcionar direito, por ser USB acho que não tem ainda drive alternativo, e pouco que pesquisei tem placas mãe da geração passada com reclamações. Suspeito que se estiver transferindo um arquivo grande no M.2 conectado no chipset, o audio vai picotar. É mais uma variável.
 
Régua alta???
A sua régua de exigências está alta sim pra uma plataforma consumer, seus requisitos seriam mais facilmente atendidos se pulasse logo pra alguma plataforma HEDT.
A questão da régua que falaram não é do preço diretamente, é da quantidade de critérios, e quem precisa de algo tão específico geralmente não liga muito pro preço.
Exatamente.
E vou além, eu também saí de um 9900kf e posso dizer que se pegasse um negocinho mais modesto como um 7700 montado numa B650 ia gastar bem menos e já sentiria o coice :vai:

coisas do passado como delid de CPU na gilete, lixar CPU, mod de BIOS em placa de vídeo.
bf964b5d-1be2-4e13-ab1f-1485f2c558d7_text.gif


Aparentemente vc está bem receoso com a plataforma então minha sugestão é segurar a onda por mais um tempinho até encontrar algo que realmente te agrade de um lado ou de outro, mas é preciso ter em mente que provavelmente a 'combinação perfeita' não aparecerá, daí entra a regra de três para saber o que você realmente quer/precisa e o que pode abrir mão, e foi isso que eu quis dizer anteriormente.

Também gosto de pesquisar bastante antes de colocar a mão no bolso mas sei que quando começo a colocar muitos óbices e dar muitas voltas na escolha tenho que pisar no freio e segurar a onda ou pagar pra ver (literalmente), há algumas semanas vi comentários sobre o famigerado chip de rede Intel i225 e fiquei com o pé atrás mas literalmente não tive qualquer problema neste aspecto ou qualquer outro, além de jogar também uso o PC para trabalhar com aplicações bem variadas então preciso de algo que antes de mais nada seja estável/confiável.

Por fim, acho que está implícito mas não é meu intuito desmerecer como/quanto vc quer investir e muito menos suas escolhas, aliás, é bem louvável ver alguém pesquisando com tanto afinco enquanto a geração atual tem preguiça de ler um manual ou as especificações de um componente no site do fabricante, também tive minhas peripécias com hardware no passado e o gif ali em cima foi só pra descontrair mesmo.
 
Alguém sabe me responder se a placa mãe ASUS B650E-E ROG STRIX só é compatível com OC só com memórias EXPO ou XMP também?
 
Alguém sabe me responder se a placa mãe ASUS B650E-E ROG STRIX só é compatível com OC só com memórias EXPO ou XMP também?
É compatível com ambas, minhas memórias são XMP e recomendo optar por memórias que estejam na lista de suporte da placa mãe.

 
É compatível com ambas, minhas memórias são XMP e recomendo optar por memórias que estejam na lista de suporte da placa mãe.

Valeu. É que no site da Kabum tá só EXPO, aí achei estranho...
 
Valeu. É que no site da Kabum tá só EXPO, aí achei estranho...
Tem que olhar o asterisco e -principalmente- o site do fabricante, até pra ter certeza de que a loja não colocou a descrição errada.

* Os tipos de memória suportados, a taxa de dados (velocidade) e o número de módulos DRAM variam dependendo da configuração da CPU e da memória, para mais informações consulte www.asus.com para lista de suporte de memória.
 
É compatível com ambas, minhas memórias são XMP e recomendo optar por memórias que estejam na lista de suporte da placa mãe.


Qual a vantagem da memória EXPO então? Acabei nem pesquisando isso considerando apenas as EXPO como possibilidade de compra.

A princípio meu sogro vai trazer dos EUA agora em junho uma MSI B650 Carbon (249 dólares) + Ryzen 7700X (297 dólares) + 2x16gb ddr5 de 6000mhz Corsair (144,90 dólares). Tem preços promocionais então não sei se até eu comprar vão estar assim.
Estou vendo a possibilidade de pegar alguma X670 mas o preço a mais delas não me convenceu.

A MSI B650 Carbon está 249 dólares e acho que nessa faixa de preço é a melhor B650.
Quanto ao processador a princípio eu ia de 7800x3d mas como vou ter outra oportunidade de trazer coisas dos EUA em janeiro, vou esperar pra ver se até lá o 7800X3D reduz o preço e aí posso pensar comprar ele.
Quanto as memórias pensei em Corsair porque tem garantia internacional.

Edit: Acabei de ler que o EXPO é basicamente o XMP da AMD. Acho que já tinha lido isso em algum review mas não lembrava mais :haha:
 
Última edição:
Edit: Acabei de ler que o EXPO é basicamente o XMP da AMD.
Isso, não é regra mas as EXPO costumam ter latências um pouco mais baixas e/ou clocks maiores que as XMP, mas são mais caras por causa dessa 'certificação' e particularmente achei difíceis de encontrar no mercado nacional quando estava buscando.

Vi vários reviews comparando 4800, 5200, 6000, 6400, etc. e cheguei a conclusão de que não teria grandes diferenças no dia a dia dentro do meu uso, preferi ficar num meio termo e evitar eventuais instabilidades com frequências muito altas, lentidão de boot por memory training e afins... Não lembro onde vi que até essa questão do vSoC alto parece ter sido mais acentuada em plataformas com memórias EXPO mas como sabemos a causa raiz não é essa.

Enfim, acabei optando por memórias XMP por já conhecer marca/modelo e por estarem num preço bem ok na ocasião, zero arrependimento.
 
Isso, não é regra mas as EXPO costumam ter latências um pouco mais baixas e/ou clocks maiores que as XMP, mas são mais caras por causa dessa 'certificação' e particularmente achei difíceis de encontrar no mercado nacional quando estava buscando.

Vi vários reviews comparando 4800, 5200, 6000, 6400, etc. e cheguei a conclusão de que não teria grandes diferenças no dia a dia dentro do meu uso, preferi ficar num meio termo e evitar eventuais instabilidades com frequências muito altas, lentidão de boot por memory training e afins... Não lembro onde vi que até essa questão do vSoC alto parece ter sido mais acentuada em plataformas com memórias EXPO mas como sabemos a causa raiz não é essa.

Enfim, acabei optando por memórias XMP por já conhecer marca/modelo e por estarem num preço bem ok na ocasião, zero arrependimento.
Interessante!
Achei engraçado que o kit que peguei é compatível com ambos: EXPO e XMP. Aqui no fórum sempre menciono EXPO, mas na minha placa mãe a nomeclatura do profile é DOCP...

Aliás, falando nisso, quando comprei, li que era relativamente tranquilo abaixar a latência do meu kit de 36 para CL32. Vocês acham que vale a pena fuçar nisso?

Nunca brinquei com timings. É muita função? Pelo pouco que pesquisei achei meio complicadinho!
Se alguém tiver um link de um tutorial bacana, de repente vou considerar!
 
adquiri uma Rog Strix B650 e foi bem fácil atualizar o BIOS, sem processador e memória, apenas ligando na tomada e não precisa acionar o botão de boot (ligar). Infelizmente os preços estão ruins demais, agora é esperar o processador e memória para terminar a montagem, sem gpu.
essa placa-mãe tem bons recursos para overclock e, principalmente, monitoramento por códigos, além do Clear CMOS e BIOS update, mas em questão do overclock, já nem devemos mais considerar isso, as máquinas chegam de fábrica no limite e o melhor que dá para fazer é reduzir tensões
meu processador é um box chinês e memórias xmp, não achei expo mais em conta
 
Isso, não é regra mas as EXPO costumam ter latências um pouco mais baixas e/ou clocks maiores que as XMP, mas são mais caras por causa dessa 'certificação' e particularmente achei difíceis de encontrar no mercado nacional quando estava buscando.

Vi vários reviews comparando 4800, 5200, 6000, 6400, etc. e cheguei a conclusão de que não teria grandes diferenças no dia a dia dentro do meu uso, preferi ficar num meio termo e evitar eventuais instabilidades com frequências muito altas, lentidão de boot por memory training e afins... Não lembro onde vi que até essa questão do vSoC alto parece ter sido mais acentuada em plataformas com memórias EXPO mas como sabemos a causa raiz não é essa.

Enfim, acabei optando por memórias XMP por já conhecer marca/modelo e por estarem num preço bem ok na ocasião, zero arrependimento.
Bem, até aonde eu saiba, o EXPO tem os timmings terciários no perfil tbm, englobando todos os timmings que o ryzen usa, e o no caso do xmp, ele traduz a tabela e tenta aproximar os números.

Olhando o video do buildzoid sobre as memórias, ele comentava que a boa era pegar sk hynix, e subir elas pra 6000 e apertar os timings. Em outras palavras, era mais barato pegar uma 5600 por exemplo, por 100 dolares mais barato, e subir ela pra 6000 com a latencia menor. Outra parada que achei curioso é que a samsung e micron tão meh até o momento e que a kingston não usa chips samsung por nada nesse universo.
 
Quero fazer um upgrade mas não consigo decidir a placa mãe. Esses preços absurdos fazem questionar tudo.

CPU vai ser 7800x3 com overclock. Futuramente prevendo 8000x3d, 5090, e VR. Uso para jogos, sem uso de software profissionais (vídeo/engenharia) ou streaming.
Requerimentos: BLCK externo para overclock
Preferências: 2x M.2 na CPU +1x M.2 no chipset. 4x USB na CPU (mouse, teclado, DAC externo, VR). Audio ALC1220 ao invés de ALC4080. Placa de rede Realtek ao invés de Intel e Realtek.

Placa de rede não tem como atender.
ALC1220 somente Gigabyte Aorus Master.
2x M.2 na CPU são poucos que fazem de verdade. Asus Crosshair (Hero/Gene) compartilha de forma estranha um dos M.2 da CPU com USB4. Strix e Aorus fazem. A escolha é entre ter USB4 e 1x M.2 ou não ter USB4 e ter 2x M.2

Qual a real necessidade de USB4/Thunderbolt? Não uso doca e vai ter placa de vídeo dedicada. Não preciso ligar o computador direto ao laptop para transferir arquivos, prefiro drive externo para isso. Algum outro uso ou periférico relevante?

Se for 2x M.2:
Strix X670E-F ou Gigabyte X670e Aorus Master?



PlacaPreçoPCIE CPUPCIE CHIPSETM2 CPUM2 CHIPSETUSB-A CPUEthernetAudioFormato
Asus x670e HeroR$ 5.2005x16 + 5x16(/x4/x4)4x1(1+1)*5x42*4x4?ATX
ASRock x670e TaichiR$ 3.9005x16 + 5x16(/x8)01*5x43*4x42x3.2chipset 1chipset 1EATX
Asus x670e GeneR$ 3.7005x164x1(1+1)*5x41*4x4?uATX
ASRock B650e TaichiR$ 3.4005x164x16(x4)1*5x42*4x42x3.2 + 4x3.1chipset 1chipset 1
Aorus x670e MasterR$ 3.9005x164x4 + 3x22*5x42*4x43x3.2 +2HUBchipset 2na CPUEATX
Asus ROG Strix X670E-FR$ 3.4005x164x4 + 3x12*5x42*4x4???ATX
Sabe fazer OC na RAM? O ganho maior é na RAM, timings primários, secundários e terciários, OC na CPU deixou de dar diferença há muito tempo comparado a RAM. E se for fazer e souber, recomendo a Asus X670e Gene pois tem 2 slots pra RAM, faz OC melhor/melhor potencial. Compre tbm chips Hynix M-Die (não A-Die, pois M consegue timings mais apertados que A, perdendo apenas na frequência máxima, o que não é interessante pra AMD visto a limitação do IF).
 


Buildzoid fez um video muito bom sobre ass opções de ddr5, dá pra tirar um bocado de info daí.
 
tenho um deepcool comprado pouco antes de se lançar o AM5, mas descobri que vai precisar de kit, no entanto, para alguns lugares a deepcool envia grátis, para nossa terra, cobra US$ 15,00 aproximadamente. Mais uma empresa com tratamento desigual.
 

AMD Ryzen™ Chipset Driver Release Notes 5.05.16.529​




Article Number
RN-RYZEN-CHIPSET-5-05-16-529

Release Highlights​

  • Bug fixes on few drivers

Known Issues​

  • Sometimes custom install fails to upgrade to latest drivers.
  • Manual system restart required on Non-English OS after the installation is complete.
  • Uninstall summary log may incorrectly show uninstall status as fail on non-English OS.

Chipset Support​

Windows 10​

Windows 11​

AMD WRX80YesYes
AMD TRX40YesYes
AMD X670E / X670YesYes
AMD B650E / B650YesYes
AMD X570YesYes
AMD B550YesYes
AMD A520YesYes
AMD X399YesYes
AMD X470YesYes
AMD B450YesYes
AMD X370YesYes
AMD B350YesYes
AMD A320YesYes

Processor Support​

Windows 10​

Windows 11​

AMD Ryzen™ Threadripper™ PRO ProcessorsYesYes
AMD Ryzen™ 7000 Series Desktop ProcessorsYesYes
AMD Ryzen™ 5000 Series Desktop ProcessorsYesYes
2nd/3rd Gen AMD Ryzen™ Threadripper™ ProcessorsYesYes
1st Gen AMD Ryzen™ Threadripper™ ProcessorsYesNo
2nd/3rd Gen AMD Ryzen™ Desktop ProcessorsYesYes
1st Gen AMD Ryzen™ Desktop ProcessorsYesNo
AMD Ryzen™ 3000G/4000G/5000G Series Desktop Processors with Radeon™ GraphicsYesYes
AMD Ryzen™ 2000G Series Desktop Processors with Radeon™ GraphicsYesNo
AMD Ryzen™ Mobile 3000U/C, 4000U/H, 5000U/H/HS, 6000U/H/HS/HX Series Processors with Radeon™ GraphicsYesYes
AMD Ryzen™ Mobile 2000U Series Processors with Radeon™ GraphicsYesNo
7th Gen AMD A-Series ProcessorsYesNo

Package Contents​

The AMD Ryzen™ Chipset Driver installation package contains various independent drivers designed to support the following Microsoft® Windows® platforms. Operating System support may vary depending on your specific AMD product.

Driver Name​

Windows
10​

Windows
11​

Change Details​

AMD Ryzen Power Plan / AMD Processor Power Management Support8.0.0.138.0.0.13No change
AMD PCI Device Driver1.0.0.901.0.0.90No change
AMD I2C Driver1.2.0.1211.2.0.121Bug fixes
AMD UART Driver1.2.0.1141.2.0.114No change
AMD GPIO2 Driver2.2.0.1302.2.0.130No change
PT GPIO Driver3.0.0.03.0.0.0No change
AMD PSP Driver5.24.0.05.24.0.0Bug fixes
AMD IOV Driver1.2.0.52Not ApplicableNo change
AMD SMBUS Driver5.12.0.385.12.0.38No change
AMD AS4 ACPI Driver1.2.0.46Not ApplicableNo change
AMD SFH I2C Driver1.0.0.861.0.0.86No change
AMD USB Filter Driver2.1.11.304Not ApplicableNo change
AMD SFH Driver1.0.0.3361.0.0.336Bug fixes
AMD CIR Driver3.2.4.135Not ApplicableNo change
AMD MicroPEP Driver1.0.40.11.0.40.1No change
AMD Wireless Button Driver1.0.0.21.0.0.2No change
AMD PMF-6000 Series Driver22.0.3.022.0.3.0No change
AMD PPM Provisioning File Driver8.0.0.208.0.0.20Bug fixes
AMD USB4 CM Driver1.0.0.31Not ApplicableBug fixes
AMD AMS Mailbox Driver2.0.0.5722.0.0.572No change
AMD S0i3 Filter Driver1.0.0.161.0.0.16No change
AMD 3D V-Cache Performance Optimizer Driver1.0.0.71.0.0.7No change

AMD Ryzen™ Chipset Driver 5.05.16.529 installation package can be downloaded from the following link:​

By clicking the Download button, you are confirming that you have read and agreed to be bound by the terms and conditions of the End User License Agreement (“EULA”). If you do not agree to the terms and conditions of these licenses, you do not have a license to any of the AMD software provided by this download.

Installing AMD Ryzen Chipset Drivers​

For detailed instructions on installing AMD Ryzen Chipset drivers, refer to the following article:
 

AMD Ryzen™ Chipset Driver Release Notes 5.05.16.529​


Chipset Support​

Windows 10​

Windows 11​

AMD X370YesYes
AMD B350YesYes
AMD A320YesYes

Processor Support​

Windows 10​

Windows 11​

1st Gen AMD Ryzen™ Desktop ProcessorsYesNo

Quem tem chipset série 3xx (1ªG socket am4) tem suporte pro W11, mas quem tem ryzen 1ªG não?

Ué............................................................:john::john::john::john::john:.

tropa-de-elite-que-porra-e-essa-marreco.gif
 
Quem tem chipset série 3xx (1ªG socket am4) tem suporte pro W11, mas quem tem ryzen 1ªG não?

Ué............................................................:john::john::john::john::john:.

tropa-de-elite-que-porra-e-essa-marreco.gif
Chipset não tem nada a ver com as funções da CPU. Um ryzen 1700 vai ter as mesmas instruções e funcionalidades seja numa a320 ou x570, e o mesmo vale pra um 5950x.
 
Bem, pelo visto a poeira do queima-queima de am5 baixou né?
Pelo menos não vão precisar mandar o meme do "Quem tem AM5 não preisa de fogueira pro São João"
 

Users who are viewing this thread

  • Voltar
    Topo