• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4 e além

Você pretende fazer upgrade pra os Zen 4?

  • Sim, farei upgrade

    Votes: 86 32.7%
  • Depende do ganho de performance

    Votes: 54 20.5%
  • Não, acabei de fazer um upgrade no socket AM4 mesmo

    Votes: 96 36.5%
  • Não, migrei ou migrarei para Intel

    Votes: 27 10.3%

  • Total de votos
    263
Pra quem tem cooler da Cooler Master que não tem suporte nativo ao AM5, eles fornecem o mounting kit gratuitamente (4 parafusos no caso kkk)

Bem rápido o suporte deles, fiz a solicitação para meu Hyper 212 Black Edition e chegou em uma semana.

E ainda mandaram umas figurinhas de otaku fedorento rs

B05-E0-F23-DC54-481-C-BF6-C-18-EB82977-C65.jpg
Que legal! Já a famigerada GamerStorm DeepCool cobra pelo kit, também seriam apenas 4 parafusos. Pior coisa é pagar por um produto e não ter suporte.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

estou agora com o equipamento básico montado e rodando:
AMD Ryzen 9 7950x
Asus ROG STRIX B650e-e wifi (esse wifi6 é furioso)
64GiB DDR5 da Geil que ainda não consegui seus 6400MTs
reaproveitando um Cooler Master Hyper T4 que nem acreditei ser compatível
falta um monte de coisa para configurar e o Ryzen é bem rápido e esquentado, estou reduzindo sua gula por Giga Hertz
 
Que legal! Já a famigerada GamerStorm DeepCool cobra pelo kit, também seriam apenas 4 parafusos. Pior coisa é pagar por um produto e não ter suporte.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Que merd@ hein

Eu nem pretendo pegar AM5 agora, quem sabe daqui uns 3/4 anos.

Mas já solicitei só pra deixar guardado pro futuro. E me supreendi com a rapidez do suporte da Cooler Master.
 
Que merd@ hein

Eu nem pretendo pegar AM5 agora, quem sabe daqui uns 3/4 anos.

Mas já solicitei só pra deixar guardado pro futuro. E me supreendi com a rapidez do suporte da Cooler Master.

Onde vc pediu? Não sei se vou precisar, entao melhor ja pedir.
 
Quem tem a mobo b650m aorus elite ax fez alguma configuração no PBO? Ou ajustou o Eco mode no Ryzen Master?
 
Onde vc pediu? Não sei se vou precisar, entao melhor ja pedir.
Qual seu cooler?

Manda um e-mail solicitando o mounting kit para rma@coolermaster.com.br

Eles vão pedir seus dados, modelo do cooler, número de série, etc. Depois vão mandar o rastreio da entrega.
 
Qual seu cooler?

Manda um e-mail solicitando o mounting kit para rma@coolermaster.com.br

Eles vão pedir seus dados, modelo do cooler, número de série, etc. Depois vão mandar o rastreio da entrega.
ML240R, a primeira versão.
Mandei email aqui, a placa mãe chega essa semana, esqueci de ver isso antes.
 
O seu tb n ta nessa lista? Não é parafuso diferente? :hmm:
O meu está nos itens que precisa do mounting kit (Hyper 212 Black Edition)

O seu não precisa
 
O meu está nos itens que precisa do mounting kit (Hyper 212 Black Edition)

O seu não precisa
Ah não fui ate o fim, só vi o meu e tb o seu naquela primeira lista.
Que bom, mas queria os adesivos :feelbad:
 
Depois de 4 anos com intel, fiz um upgrade no pc. Primeira vez que uso AMD em processador (já usei em vga e não curti muito na época).

Saí do i7 9700K + Aorus Elite + 32GB Corsair 3200Mhz para o da assinatura. Só aguardando as memos chegarem para desmontar o atual e montar o novo.

Por indicação de meu irmão mudei para AMD e espero fazer up apenas no processador, nos próximos anos.

Outra dúvida é no cooler: tem os adaptadores dele na caixa. Ele serve para esse processador? Seria este modelo:

Cooler Master MasterLiquid ML240R RGB​

 
Depois de 4 anos com intel, fiz um upgrade no pc. Primeira vez que uso AMD em processador (já usei em vga e não curti muito na época).

Saí do i7 9700K + Aorus Elite + 32GB Corsair 3200Mhz para o da assinatura. Só aguardando as memos chegarem para desmontar o atual e montar o novo.

Por indicação de meu irmão mudei para AMD e espero fazer up apenas no processador, nos próximos anos.

Outra dúvida é no cooler: tem os adaptadores dele na caixa. Ele serve para esse processador? Seria este modelo:

Cooler Master MasterLiquid ML240R RGB​


O amigo acima disse que sim, é esse o meu cooler.
Só falta chegar a placa mãe amanhã pra confirmar isso. (tb to saindo do 9700k :v)
 
venho de um i7 4790k, agora é um Ryzen 9 7950x, e o que estou fazendo é deixar dentro da capacidade do cooler em refrigerar, portanto, como ainda estou com um CoolerMaster Hyper T4, que é 100% compatível com AM5, sem necessidade de back plate, bastando inverter a retenção de plástico na placa-mãe, para fixar melhor. O Ryzen vem de fábrica furioso para morrer ou vencer (morrendo), então, vale a pena pegar dicas para reduzir tensão e consumo, além das memórias. Estou usando um par 32GB Geil Polaris XMP, embora não tenha conseguido usar o XMP, testei e tem funcionado o do buildzoid (é assim que escreve?)
 
Depois de 4 anos com intel, fiz um upgrade no pc. Primeira vez que uso AMD em processador (já usei em vga e não curti muito na época).

Saí do i7 9700K + Aorus Elite + 32GB Corsair 3200Mhz para o da assinatura. Só aguardando as memos chegarem para desmontar o atual e montar o novo.

Por indicação de meu irmão mudei para AMD e espero fazer up apenas no processador, nos próximos anos.

Outra dúvida é no cooler: tem os adaptadores dele na caixa. Ele serve para esse processador? Seria este modelo:

Cooler Master MasterLiquid ML240R RGB​

Quando chegar as memórias, faz um review ai pra gente, posta uns prints ai tbm. Estou só esperando chegar uma grana e vou pegar um kit ryzen 7800x3d nos próximos meses.
Saindo de um 8600k comprado em 2016, até aqui me atendeu mto bem, mas sabe como é né rsrs
 
Vi, um bug em um registrador 32bits que dá overflow, pois essa quantidade de dias estoura ele.
Apesar de curioso não tem como culpar a AMD já que não tem como testar isso (a menos que a bancada de testes passe 2 anos e meio ligada ininterruptamente)... se bem que tem como culpar sim, mas deixa quieto xD

---
Isso aqui eu acho muito interessante mas infelizmente nenhum fabricante curte lançar placas assim: Sem PCH/Chipset (todo o I/O da placa vem do SoC do CPU).


ASRock-DeskMeet-DeskSlim-AM5-Mini-PCs-With-AMD-Ryzen-7000-APUs.jpg


A última placa assim foi a X300, também da ASRock para o DeskMini, e agora virá essa X600.
X300M-STX(M1).png
 
Última edição:
Vi, um bug em um registrador 32bits que dá overflow, pois essa quantidade de dias estoura ele.
Apesar de curioso não tem como culpar a AMD já que não tem como testar isso (a menos que a bancada de testes passe 2 anos e meio ligada ininterruptamente)... se bem que tem como culpar sim, mas deixa quieto xD

---
Isso aqui eu acho muito interessante mas infelizmente nenhum fabricante curte lançar placas assim: Sem PCH/Chipset (todo o I/O da placa vem do SoC do CPU).


ASRock-DeskMeet-DeskSlim-AM5-Mini-PCs-With-AMD-Ryzen-7000-APUs.jpg


A última placa assim foi a X300, também da ASRock para o DeskMini, e agora virá essa X600.
X300M-STX(M1).png

Eu tenho um Deskmini A300 (versão anterior a esse que você postou) que foi meu daily driver por muito tempo. Quando fui montar ele fiquei bugado, pois fiquei tentando achar o chipset na placa-mãe e não encontrava em lugar algum 😅 Após ler alguns artigos entendi que o próprio processador fazia o papel do chipeset 😮 Interessante que mesmo sem um chipset o instalador dos drivers de chipset da AMD detecta as funções e consegue concluir a instalação normalmente 😄
 
mais um bug na lista da geração 7nm e, no geral, tem um monte de bugs que as empresas jogam para debaixo do tapete. Meu Core i7-4790k foi comido por bugs com desempenho sofrível a cada atualização até no uso simples em navegação, então, para mitigar, precisava overclocar ao máximo possível e aí o consumo subia as paredes junto com o calor.

agora no Ryzen 9 de 5nm a coisa é bem diferente, primeiro porque posso reduzir o consumo, tirando da insanidade que vem de fábrica e ainda manter um excelente desempenho no geral, depois tem o fato de que posso colocar um M.2 SSD PCI-E 5 além de GPU usando tb o PCI-E 5. Pode não parecer, mas ter um M.2 no 4790k foi o que salvou por um tempo, e isso ainda sendo limitado nos 800MB/s contra 4.000MB/s possíveis no M.2.

poderia ter pego um Intel, mas optei por um AMD porque a plataforma Intel está insanamente esquentada para ficar na frente e já tive a experiência ruim de um processador sem chance de reduzir consumo e sem perder demais o desempenho. Deixando no modo frio, AMD e Intel se equivalem, porém, e embora a plataforma AMD esteja muito cara, vem com maior estabilidade e facilidade de uso, principalmente quando se pega uma placa-mãe que possa dar um Clear CMOS e tenha um painel de código para Boot, daí você já mira no problema e o resolve.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Vi, um bug em um registrador 32bits que dá overflow, pois essa quantidade de dias estoura ele.
Apesar de curioso não tem como culpar a AMD já que não tem como testar isso (a menos que a bancada de testes passe 2 anos e meio ligada ininterruptamente)... se bem que tem como culpar sim, mas deixa quieto xD

---
Isso aqui eu acho muito interessante mas infelizmente nenhum fabricante curte lançar placas assim: Sem PCH/Chipset (todo o I/O da placa vem do SoC do CPU).


ASRock-DeskMeet-DeskSlim-AM5-Mini-PCs-With-AMD-Ryzen-7000-APUs.jpg


A última placa assim foi a X300, também da ASRock para o DeskMini, e agora virá essa X600.
X300M-STX(M1).png
antes a AMD corrigia os bugs com revisões nos modelos em produção e a Intel tb de modo meio silencioso, 4790k teve várias correções, geralmente no microcódigo (por ser mais barato não afetando a produção) e, depois, via software capando o desempenho. Hoje nem vale mais a pena porque os lançamentos são um atrás do outro, então as revisões vão sendo abandonadas ficando as opções de microcódigo e software, daí a queda no desempenho pode ocorrer, ou seja, sempre um risco.
 
Última edição:
Algum user do adrena chegou a confirmar esse bug? :coolface:
dificil manter pc por quase 3 anos sem reinicia hehe
mais um bug na lista da geração 7nm e, no geral, tem um monte de bugs que as empresas jogam para debaixo do tapete. Meu Core i7-4790k foi comido por bugs com desempenho sofrível a cada atualização até no uso simples em navegação, então, para mitigar, precisava overclocar ao máximo possível e aí o consumo subia as paredes junto com o calor.

agora no Ryzen 9 de 5nm a coisa é bem diferente, primeiro porque posso reduzir o consumo, tirando da insanidade que vem de fábrica e ainda manter um excelente desempenho no geral, depois tem o fato de que posso colocar um M.2 SSD PCI-E 5 além de GPU usando tb o PCI-E 5. Pode não parecer, mas ter um M.2 no 4790k foi o que salvou por um tempo, e isso ainda sendo limitado nos 800MB/s contra 4.000MB/s possíveis no M.2.

poderia ter pego um Intel, mas optei por um AMD porque a plataforma Intel está insanamente esquentada para ficar na frente e já tive a experiência ruim de um processador sem chance de reduzir consumo e sem perder demais o desempenho. Deixando no modo frio, AMD e Intel se equivalem, porém, e embora a plataforma AMD esteja muito cara, vem com maior estabilidade e facilidade de uso, principalmente quando se pega uma placa-mãe que possa dar um Clear CMOS e tenha um painel de código para Boot, daí você já mira no problema e o resolve.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


antes a AMD corrigia os bugs com revisões nos modelos em produção e a Intel tb de modo meio silencioso, 4790k teve várias correções, geralmente no microcódigo (por ser mais barato não afetando a produção) e, depois, via software capando o desempenho. Hoje nem vale mais a pena porque os lançamentos são um atrás do outro, então as revisões vão sendo abandonadas ficando as opções de microcódigo e software, daí a queda no desempenho pode ocorrer, ou seja, sempre um risco.
aqui mando pra pqp essas correçoes que capam os cpu

desativo spectre e meltdown e problema resolvido ou tem mais coisas pra desliga pra cpu volta ser cmo era? aqui ivy bridge xeon semelhante ao i7 3770k

CEXvdDI.png
 
Isso aqui eu acho muito interessante mas infelizmente nenhum fabricante curte lançar placas assim: Sem PCH/Chipset (todo o I/O da placa vem do SoC do CPU).
Não seria problema se a AMD fizesse os Ryen estilo os Epyc: com tudo integrado na CPU.
dificil manter pc por quase 3 anos sem reinicia hehe
Pra servidores isso é um cenário bem comum.
 
Não seria problema se a AMD fizesse os Ryen estilo os Epyc: com tudo integrado na CPU.
Mas os Ryzens já são assim, o SoC é completo nele, o PCH apenas expande a quantidade de lanes, USBs e afins. Tanto que essas placas da ASRock A300, X300 e agora X600 não possuem chipset e são totalmente funcionais.
 
o SoC é completo nele
Mas ainda é bem limitado comparado com os Epycs, não? Tô por fora das diferenças do IOD dos ryzen vs epyc, imaginei que fosse algo bem discrepante.
 
Mas ainda é bem limitado comparado com os Epycs, não? Tô por fora das diferenças do IOD dos ryzen vs epyc, imaginei que fosse algo bem discrepante.
Sim, tem nem comparação, apenas apontei que era completo, ou seja, funciona sem precisar do PCH tal qual os Epycs.

Se não me engano, o Zen1/2/3 tem 24 lanes PCIe4 (16+4+4), o Zen4 tem 28 lanes PCIe5 (16+4+4+4) e os Threadrippers e Epycs vão até 128 lanes, nem colocando o chipset na conta a versão para consumidor comum chega perto xD
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo