• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4 e além

Você pretende fazer upgrade pra os Zen 4?

  • Sim, farei upgrade

    Votes: 86 32.7%
  • Depende do ganho de performance

    Votes: 54 20.5%
  • Não, acabei de fazer um upgrade no socket AM4 mesmo

    Votes: 96 36.5%
  • Não, migrei ou migrarei para Intel

    Votes: 27 10.3%

  • Total de votos
    263
dificil manter pc por quase 3 anos sem reinicia hehe

aqui mando pra pqp essas correçoes que capam os cpu

desativo spectre e meltdown e problema resolvido ou tem mais coisas pra desliga pra cpu volta ser cmo era? aqui ivy bridge xeon semelhante ao i7 3770k

CEXvdDI.png
no caso, você tem atualização no microcode, então não precisa de o software mitigar a vulnerabilidade, porque seu processador já foi guilhotinado
essa atualização de microcode antes era feito no fabricante, hoje em dia é aplicado pelo sistema operacional e, em máquinas mais antigas, deve ser um micro código no kernel do windows/linux ou algo assim, não sei se já grava no BIOS ou no processador
 
deve ser um micro código no kernel do windows/linux ou algo assim, não sei se já grava no BIOS ou no processador
Carrega no boot, não é algo permanente. No linux vc carrega se quiser, no windows já não sei como é.
 
Carrega no boot, não é algo permanente. No linux vc carrega se quiser, no windows já não sei como é.
se não me engano, ao menos nos navegadores a mitigação já está integrada. Dava para sentir a perda de desempenho no 4790k com 4.6GHz all core, se não colocasse ao menos 4.8GHz já ficava mais lento. Diga-se de passagem, 4790k já vem de fábrica com overclock.

está muito bom esse Ryzen 9 7950x e a placa mãe é bem estável, também é mais fácil trabalhar com overclock/downclock sem ter de abrir o gabinete. Embora a DDR5 ainda tenha o que evoluir, já peguei 64GB para ter alguma tranquilidade. Não achei EXPO com preço razoável, arrisquei numa Geil Polaris 6400MT tendo apenas XMP, então, consegui 6000MT ainda que exista um conjunto de perfis próprios de Geil Polaris disponível pré-configurados, esses perfis não funcionaram muito bem, mas ajudam a ter sub times DDR5 prontos. Colocando o modo ECO a temperatura fica muito boa e deveria ser o padrão e não o perfil extreme. E fiz um pequeno over no BCLK de 0,500
 
ao menos nos navegadores a mitigação já está integrada
É uma mitigação diferente, mas se aplica somente ao navegador, e a perca pode variar entre 0 à 15% (mais comum ficar perto de 0).
 
Iae galera, alguém aí sabe como anda a treta do 7800X3D tá fritando ainda as mobo ou tá safe já?
 
Iae galera, alguém aí sabe como anda a treta do 7800X3D tá fritando ainda as mobo ou tá safe já?
Pelo menos com a asus eu sei que tá safe.
 

AMD confirma que a série de desktops Ryzen 8000 AM5 contará com arquiteturas de CPU Zen5 e GPU Navi 3.5.​


A AMD se compromete com o soquete AM5 para a série Ryzen 8000.
T6ekQ2X.png

Um roteiro atualizado com o soquete de desktop AMD AM5 foi compartilhado pela empresa durante o recente webcast Meet The Expert. Isso foi descoberto pelo detetive de vazamento de hardware @harukaz5719 . A empresa confirmou seu plano de 4 anos para manter o soquete até pelo menos 2026.

O novo roteiro lista a série Ryzen 8000 com arquiteturas Zen5 e Navi 3.5. Essas arquiteturas não foram mencionadas oficialmente pela AMD antes para uma série de produtos. De acordo com os rumores , o silício APU de próxima geração da AMD, codinome “Strix Point”, deve apresentar 16 ou 40 CU desenvolvidos com arquitetura RDNA3.5. Este roteiro confirmaria que tais produtos também poderiam vir para desktops.

Igualmente interessante é a menção do Zen4 e Navi 3.0 para desktop Ryzen 7000. Como sabemos, a linha atual do Ryzen 7000 apresenta apenas a arquitetura RDNA2 para seus gráficos integrados. Isso implica que o Navi 3.0 (também conhecido como RDNA3) estará disponível para o soquete AM5 este ano. Para habilitar o Navi 3.0 para o soquete AM5, apenas um produto vem à mente e esse é o Phoenix APU que agora está sendo implantado para laptops de última geração.

QYiAANf.jpg


A AMD não confirmou seus planos para o Ryzen 8000 antes, mas a empresa mencionou que lançará a arquitetura de núcleo de CPU de última geração em três variantes: Zen5, Zen5c e Zen5 com 3D V-Cache. De acordo com a empresa, este produto deve utilizar nós de 4nm e 3nm.
 
A dúvida que vem é sobre essa próxima geração. Nos anteriores, 4000 e 6000 foram direcionados pro mercado mobile, e a não ser que eu já esteja velho e cego (ou burro aheuhauee) eu não vi nenhuma menção sobre ser mobile ou desktop.
 

AMD confirma que a série de desktops Ryzen 8000 AM5 contará com arquiteturas de CPU Zen5 e GPU Navi 3.5.​


A AMD se compromete com o soquete AM5 para a série Ryzen 8000.
T6ekQ2X.png

Um roteiro atualizado com o soquete de desktop AMD AM5 foi compartilhado pela empresa durante o recente webcast Meet The Expert. Isso foi descoberto pelo detetive de vazamento de hardware @harukaz5719 . A empresa confirmou seu plano de 4 anos para manter o soquete até pelo menos 2026.

O novo roteiro lista a série Ryzen 8000 com arquiteturas Zen5 e Navi 3.5. Essas arquiteturas não foram mencionadas oficialmente pela AMD antes para uma série de produtos. De acordo com os rumores , o silício APU de próxima geração da AMD, codinome “Strix Point”, deve apresentar 16 ou 40 CU desenvolvidos com arquitetura RDNA3.5. Este roteiro confirmaria que tais produtos também poderiam vir para desktops.

Igualmente interessante é a menção do Zen4 e Navi 3.0 para desktop Ryzen 7000. Como sabemos, a linha atual do Ryzen 7000 apresenta apenas a arquitetura RDNA2 para seus gráficos integrados. Isso implica que o Navi 3.0 (também conhecido como RDNA3) estará disponível para o soquete AM5 este ano. Para habilitar o Navi 3.0 para o soquete AM5, apenas um produto vem à mente e esse é o Phoenix APU que agora está sendo implantado para laptops de última geração.

QYiAANf.jpg


A AMD não confirmou seus planos para o Ryzen 8000 antes, mas a empresa mencionou que lançará a arquitetura de núcleo de CPU de última geração em três variantes: Zen5, Zen5c e Zen5 com 3D V-Cache. De acordo com a empresa, este produto deve utilizar nós de 4nm e 3nm.
O que dá para extrair dessa imagem:
1) O socket AM5 vai segurar lançamentos até 2026, logo AM6 em 2027 (com DDR6)
2) A cadência será anual, ou seja, teremos 4 gerações no AM5 (até o Ryzen 10k)
3) Não teremos processadores de 35W (final -GE) e/ou 45W (final -E)
4) Confirmado o refresh/fix da RDNA3, ao menos nas APUs
5) Teremos as APUs Phoenix/Strix no AM5)

O que não ficou claro é se essa cadência será "CPU->CPU->CPU->CPU" ou "CPU->APU->CPU->APU", mas como vem acontecendo da segunda forma desde os 4000G suponho que continuará dessa maneira, mas aquele item 5 pode indicar a primeira maneira (explico em breve). No caso teremos duas ou três arquiteturas no AM5, se pararmos para olhar direitinho.

Quanto aos asteriscos, é a parte que mais incomoda: O slide fala de "AM5", mas em nenhum momento existiu um "Ryzen 5000G" com iGPU Vega no desktop, e sim nos notebooks (erro meu, agradeço ao @ksio89 por apontar tamanha falha). Ou seja, de maneira nenhuma esse slide está confirmando essas APUs no desktop, e sim no brand Ryzen, então o que está claro é que não teremos mais uma numeração exclusiva para desktop/mobile, será unificado (e creio essa ser a dúvida do @zOLtAm ).
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O que já sabíamos, mas é interessante como o Areej coloca um título totalmente diferente do que a fonte da notícia dele...
HardwareTimes: "CPUs Ryzen híbridas da AMD usarão [...]"
Tom'sHardware: "AMD fala sobre conceitos de CPU Ryzen híbrida [...]"

Enquanto que um confirma, o outro diz que pode lançar... independente da tomada jornalística, o certo é que já existe um modelo de engenharia híbrido de APU funcionando (Phoenix2), com 2C+4C (Zen4+Zen4c), RDNA3 (4CU) e em 4nm com TDP de 15W, basicamente o Phoenix atual com um cluster de "eficiência" no meio, além de poucos núcleos de iGPU que combina com o resto do conjunto. Para o futuro (2H'24) o MLID diz que o StrixPoint será 4C+8C+16CU (Zen5+Zen5c+Navi3.5), 4nm, 15~45W, ou seja, segundo ele o sucessor do Phoenix já será híbrido.

Para quem ainda não sabe a grande diferença dos núcleos tipo 'C' da AMD: Eles usam uma biblioteca mais densa (resultando em clocks menores e maior eficiência/menor fuga de corrente), possuem metade do cache L3, são 100% compatíveis com o ISA do seu irmão maior e possuem SMT. Logo esse Phoenix2 "2P+4E" seria reconhecido como 6c/12t ao invés de 6c/8t como se dá na arquitetura híbrida da Intel, e isso significa maior desempenho em multithread e a total compatibilidade desses núcleos menores com programas pesados (jogos e softwares que usem AVX512), além de evitar incompatibilidades.
 
Última edição:

AMD confirma que a série de desktops Ryzen 8000 AM5 contará com arquiteturas de CPU Zen5 e GPU Navi 3.5.​


A AMD se compromete com o soquete AM5 para a série Ryzen 8000.
T6ekQ2X.png

Um roteiro atualizado com o soquete de desktop AMD AM5 foi compartilhado pela empresa durante o recente webcast Meet The Expert. Isso foi descoberto pelo detetive de vazamento de hardware @harukaz5719 . A empresa confirmou seu plano de 4 anos para manter o soquete até pelo menos 2026.

O novo roteiro lista a série Ryzen 8000 com arquiteturas Zen5 e Navi 3.5. Essas arquiteturas não foram mencionadas oficialmente pela AMD antes para uma série de produtos. De acordo com os rumores , o silício APU de próxima geração da AMD, codinome “Strix Point”, deve apresentar 16 ou 40 CU desenvolvidos com arquitetura RDNA3.5. Este roteiro confirmaria que tais produtos também poderiam vir para desktops.

Igualmente interessante é a menção do Zen4 e Navi 3.0 para desktop Ryzen 7000. Como sabemos, a linha atual do Ryzen 7000 apresenta apenas a arquitetura RDNA2 para seus gráficos integrados. Isso implica que o Navi 3.0 (também conhecido como RDNA3) estará disponível para o soquete AM5 este ano. Para habilitar o Navi 3.0 para o soquete AM5, apenas um produto vem à mente e esse é o Phoenix APU que agora está sendo implantado para laptops de última geração.

QYiAANf.jpg


A AMD não confirmou seus planos para o Ryzen 8000 antes, mas a empresa mencionou que lançará a arquitetura de núcleo de CPU de última geração em três variantes: Zen5, Zen5c e Zen5 com 3D V-Cache. De acordo com a empresa, este produto deve utilizar nós de 4nm e 3nm.


Esse 2023 vai ser no fim do ano provavelmente?
 
Não acho que a série 8000 vai chegar pra brigar com a 7000, principalmente pela janela de tempo curta entre ambos.

Então pode ser o que a gente viu entre o 4000 vs 5000.

E outra, esse hardware times é tendencioso pra cacete, eu acompanhava ele ano passado, e além disso eu acho que joga muito drama no header.
 
O que dá para extrair dessa imagem:
1) O socket AM5 vai segurar lançamentos até 2026, logo AM6 em 2027 (com DDR6)
2) A cadência será anual, ou seja, teremos 4 gerações no AM5 (até o Ryzen 10k)
3) Não teremos processadores de 35W (final -GE) e/ou 45W (final -E)
4) Confirmado o refresh/fix da RDNA3, ao menos nas APUs
5) Teremos as APUs Phoenix/Strix no AM5 (**********)

O que não ficou claro é se essa cadência será "CPU->CPU->CPU->CPU" ou "CPU->APU->CPU->APU", mas como vem acontecendo da segunda forma desde os 4000G suponho que continuará dessa maneira, mas aquele item 5 pode indicar a primeira maneira (explico em breve). No caso teremos duas ou três arquiteturas no AM5, se pararmos para olhar direitinho.

Quanto aos asteriscos, é a parte que mais incomoda: O slide fala de "AM5", mas em nenhum momento existiu um "Ryzen 5000G" com iGPU Vega no desktop, e sim nos notebooks. Ou seja, de maneira nenhuma esse slide está confirmando essas APUs no desktop, e sim no brand Ryzen, então o que está claro é que não teremos mais uma numeração exclusiva para desktop/mobile, será unificado (e creio essa ser a dúvida do @zOLtAm ).
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


O que já sabíamos, mas é interessante como o Areej coloca um título totalmente diferente do que a fonte da notícia dele...
HardwareTimes: "CPUs Ryzen híbridas da AMD usarão [...]"
Tom'sHardware: "AMD fala sobre conceitos de CPU Ryzen híbrida [...]"

Enquanto que um confirma, o outro diz que pode lançar... independente da tomada jornalística, o certo é que já existe um modelo de engenharia híbrido de APU funcionando (Phoenix2), com 2C+4C (Zen4+Zen4c), RDNA3 (4CU) e em 4nm com TDP de 15W, basicamente o Phoenix atual com um cluster de "eficiência" no meio, além de poucos núcleos de iGPU que combina com o resto do conjunto. Para o futuro (2H'24) o MLID diz que o StrixPoint será 4C+8C+16CU (Zen5+Zen5c+Navi3.5), 4nm, 15~45W, ou seja, segundo ele o sucessor do Phoenix já será híbrido.

Para quem ainda não sabe a grande diferença dos núcleos tipo 'C' da AMD: Eles usam uma biblioteca mais densa (resultando em clocks menores e maior eficiência/menor fuga de corrente), possuem metade do cache L3, são 100% compatíveis com o ISA do seu irmão maior e possuem SMT. Logo esse Phoenix2 "2P+4E" seria reconhecido como 6c/12t ao invés de 6c/8t como se dá na arquitetura híbrida da Intel, e isso significa maior desempenho em multithread e a total compatibilidade desses núcleos menores com programas pesados (jogos e softwares que usem AVX512), além de evitar incompatibilidades.
CPU híbrido focado em portáteis = super apoio
CPU híbrido para desktops = não faz o menor sentido pra mim
 
CPU híbrido focado em portáteis = super apoio
CPU híbrido para desktops = não faz o menor sentido pra mim
É tudo questão de mercado, não dá para separar apenas em mobile e desktop: Como o @igormp disse, no mundo gamer não faz sentido, mas a nível escritório faz. Para pessoas com PCs de entrada, para pesquisa/office/youtube, ele também faz sentido, então tem seus mercados e tudo depende de como a AMD vai lançar ele no mercado, se é em toda a linha (como a Intel faz) ou se ficará restrito a uma linha própria (apenas APUs, por exemplo).

PS: Diferente da abordagem da Intel, esses "little-cores" da AMD são funcionais em jogos, e por não serem heterogêneos não gerará problemas e não precisará desativa-los para se evitar stuttering.
 
Não pro seu pc gaymer, mas pro PC de escritório médio faz todo sentido.
Gaymer com estilo :fag:

Mas sério, não vejo sentido nem pra desktop de escritório que mexe com planilha do Excel. Ainda mais hj que os CPUs mobile da AMD trabalham mto bem com eficiência (sem ser os X da vida). Um bom CPU 4c/8t ou até 6/6 daria conta tranquilamente com TDP na casa dos 20~30W.

Mas é como falei, minha opinião, aberto a debates sempre
É tudo questão de mercado, não dá para separar apenas em mobile e desktop: Como o @igormp disse, no mundo gamer não faz sentido, mas a nível escritório faz. Para pessoas com PCs de entrada, para pesquisa/office/youtube, ele também faz sentido, então tem seus mercados e tudo depende de como a AMD vai lançar ele no mercado, se é em toda a linha (como a Intel faz) ou se ficará restrito a uma linha própria (apenas APUs, por exemplo).

PS: Diferente da abordagem da Intel, esses "little-cores" da AMD são funcionais em jogos, e por não serem heterogêneos não gerará problemas e não precisará desativa-los para se evitar stuttering.
Cara, eu prefiro ter só núcleos de alta performance do que eficientes tendo como penalidade menos núcleos P
 
Mas sério, não vejo sentido nem pra desktop de escritório que mexe com planilha do Excel. Ainda mais hj que os CPUs mobile da AMD trabalham mto bem com eficiência (sem ser os X da vida). Um bom CPU 4c/8t ou até 6/6 daria conta tranquilamente com TDP na casa dos 20~30W.
Nesse caso um híbrido faz mais sentido ainda, onde vc só precisa de 1 ou 2 cores realmente mais parrudos, enquanto pode ter outros 4 menores que serão mais úteis em 95% do tempo.
Cara, eu prefiro ter só núcleos de alta performance do que eficientes tendo como penalidade menos núcleos P
Em questão de eficiência multi core total eu prefiro vários cores eficientes com só 2~4 P pra situações específicas que não escalam bem, vai muito do uso de cada um.

Os novos bergamo da AMD (que só tem cores 4c) devem ser monstros pra compile times e devem bater os outros Epycs.
 
Iae galera, alguém aí sabe como anda a treta do 7800X3D tá fritando ainda as mobo ou tá safe já?
Eita...

Devo montar meu setup novo nesta quinta. Então é bom atualizar a bios assim que ligar, certo?
 
Devo montar meu setup novo nesta quinta. Então é bom atualizar a bios assim que ligar, certo?
Sempre é o mais recomendado, independente da plataforma.
 
Nesse caso um híbrido faz mais sentido ainda, onde vc só precisa de 1 ou 2 cores realmente mais parrudos, enquanto pode ter outros 4 menores que serão mais úteis em 95% do tempo.

Em questão de eficiência multi core total eu prefiro vários cores eficientes com só 2~4 P pra situações específicas que não escalam bem, vai muito do uso de cada um.

Os novos bergamo da AMD (que só tem cores 4c) devem ser monstros pra compile times e devem bater os outros Epycs.
Mudando de assunto, e falando do Bergamo e Zen4c, aconselho uma leitura aqui (para qualquer um que tenha interesse em saber mais do Zen4c):

Infelizmente o artigo é pago na área de desempenho, mas as partes interessantes são gratuitas de se conferirem :3
 
Eita...

Devo montar meu setup novo nesta quinta. Então é bom atualizar a bios assim que ligar, certo?
AM5 permite atualizar BIOS sem processador ou memória RAM instalados, basta seguir o manual do fabricante. No Asus, basta ligar na tomada e acionar a fonte, e não precisa dar arrancada (boot) ligando o equipamento, em seguida o pendrive vai ser lido, então, leiam o manual para entender o processo porque cada fabricante pode ter alguma pequena variação.

tenho um 7950x e atualizei a placa-mãe antes das memórias e do processador chegarem. Depois foi colocar o modo ECO e pronto. Minhas memórias são da Geil 6400MTs com apenas o XMP, então até agora consegui colocar 6200MTs 32-39-39-96, tempos padrão dela.
 
Última edição:
No Asus, basta ligar na tomada e acionar a fonte, e não precisa dar arrancada (boot) ligando o equipamento, então o pendrive vai ser lido, então, leiam o manual para entender o processo porque cada fabricante pode ter alguma pequena variação.
Então é só fonte e placa mãe? Nada de memória e SSD? Tenho uma x670e-a
 
Então é só fonte e placa mãe? Nada de memória e SSD? Tenho uma x670e-a
só fonte e a placa-mãe, as minhas memórias e o processador chegaram duas semanas depois já com o BIOS dessa minha placa atualizado. O que não é legal seria queda de energia durante a atualização do BIOS e é no manual da placa-mãe que o fabricante informa os detalhes e como contornar problemas
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo