[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4 e além

Sim, este link pode ajudar a encontrar o caminho das pedras.
Tudo ativado, acho que isso é o maximo mesmo, valeu meu mano!!





das.png
d
 
Galera 7800x3d aqui com o Thermalright Phantom Spirit. Quando foi instalado as temperaturas em idle estavam em 35 graus segundo o HWinfo. Mas agora em idle está em 60. Em jogos em 70.

Estou achando meio quente. Não fiz PBO, e apenas coloquei um limite de temperatura em 75.

O que pode ser?


Edit:

Acredito que descobri. O técnico instalou um dos fans no lugar errado. Ele tem que ficar do lado da memória ram, ele colocou o fan do lado do fan exaustor de cima. Ele vai voltar terça-feira e ai faz o ajuste.

É um fan no meio e o outro do lado da Ram.
 
Última edição:
Galera 7800x3d aqui com o Thermalright Phantom Spirit. Quando foi instalado as temperaturas em idle estavam em 35 graus segundo o HWinfo. Mas agora em idle está em 60. Em jogos em 70.

Estou achando meio quente. Não fiz PBO, e apenas coloquei um limite de temperatura em 75.

O que pode ser?


Edit:

Acredito que descobri. O técnico instalou um dos fans no lugar errado. Ele tem que ficar do lado da memória ram, ele colocou o fan do lado do fan exaustor de cima. Ele vai voltar terça-feira e ai faz o ajuste.

É um fan no meio e o outro do lado da Ram.
espero que consiga resolver porque com tão pouca informação não tem como saber o que aconteceu, pode até ser o plástico grudado na base do cooler que esqueceram de tirar ou algum ajuste na BIOS, o 7800x3D não exige tanto ajuste na DDR5, a menos que queira fazer para tirar o máximo de performance, daí é bom ver o que o pessoal do fórum overclock anda fazendo
 
Galera 7800x3d aqui com o Thermalright Phantom Spirit. Quando foi instalado as temperaturas em idle estavam em 35 graus segundo o HWinfo. Mas agora em idle está em 60. Em jogos em 70.

Estou achando meio quente. Não fiz PBO, e apenas coloquei um limite de temperatura em 75.

O que pode ser?


Edit:

Acredito que descobri. O técnico instalou um dos fans no lugar errado. Ele tem que ficar do lado da memória ram, ele colocou o fan do lado do fan exaustor de cima. Ele vai voltar terça-feira e ai faz o ajuste.

É um fan no meio e o outro do lado da Ram.
:datena:

Não faz muito sentido subir 'do nada' se os ajustes e componentes seguem os mesmos desde a montagem mas, como disse o colega acima, é difícil ajudar sem muita informação relevante.
 
:datena:

Não faz muito sentido subir 'do nada' se os ajustes e componentes seguem os mesmos desde a montagem mas, como disse o colega acima, é difícil ajudar sem muita informação relevante.
espero que consiga resolver porque com tão pouca informação não tem como saber o que aconteceu, pode até ser o plástico grudado na base do cooler que esqueceram de tirar ou algum ajuste na BIOS, o 7800x3D não exige tanto ajuste na DDR5, a menos que queira fazer para tirar o máximo de performance, daí é bom ver o que o pessoal do fórum overclock anda fazendo


Eu já descobri e editei a mensagem.

O técnico instalou um dos fans no lugar errado. Ele tem que ficar do lado da memória ram, ele colocou o fan do lado do fan exaustor de cima. Ele vai voltar terça-feira e ai faz o ajuste.

É um fan no meio e o outro do lado da Ram.

Ele vem amanhã resolver.
 
Acho que vc fez confusão na msg citada mas creio que seja só questão de ajustar manualmente o FCLK para 2000/2066/2133/etc e verificar a estabilidade.

Está com a Bios mais recente? Por algum motivo sua placa mãe provavelmente está voltando para o padrão ao utilizar determinados setups de memória.
Opa Mestre ! Não havia visto essa sua mensagem, ou seja, meu FCLK está agora em 2000 e reconhece apenas até 6000.

Posso aumentar meu FCLK para 2133 por exemplo que na teoria ele deve reconhecer mais Mhz da memória isso ? 6400 por exemplo ?
 
Pra quem tava procurando o 7800X3D, ele voltou ao estoque na KaBuM.
 
Eu já descobri e editei a mensagem.

O técnico instalou um dos fans no lugar errado. Ele tem que ficar do lado da memória ram, ele colocou o fan do lado do fan exaustor de cima. Ele vai voltar terça-feira e ai faz o ajuste.

É um fan no meio e o outro do lado da Ram.

Ele vem amanhã resolver.
Cara vejo varios reviews no internet e alguns deles, gente que tem nome e faz isso a anos, esqueceram o planstico que tem no cooler, e colocaram igual, e assim, gerava altas temperaturas do nada. Mas se ja sabe oque é tranquilo!
 
Opa Mestre ! Não havia visto essa sua mensagem, ou seja, meu FCLK está agora em 2000 e reconhece apenas até 6000.

Posso aumentar meu FCLK para 2133 por exemplo que na teoria ele deve reconhecer mais Mhz da memória isso ? 6400 por exemplo ?
Acho que vc está se fiando demais nos presets da placa mãe e é isso que está te confundindo um pouco, em tese vc pode colocar a velocidade que quiser em ambos.

Se 2066/2133Mhz no FCLK + 6200/6400/6600Mhz no MCLK ficará melhor e/ou mais estável que 2000(FCLK) + 6000Mhz (MCLK) com latências mais apertadas só testando pra saber, idem para qualquer outro tipo de arranjo neste interim
 
Rapaziada tem algum risco usar LLC no 7800x3d? Minha placa mae é uma x670e ASUS TUF, e o LLC vai de 1 a 8
não precisa mexer nisso a menos que a refrigeração esteja muito ruim. Os x3D não precisam de clocks tão elevados ou de memórias ultra rápidas, mas entre apertar demais o clock do processador ou das memórias, melhor o das memórias.
 

AMD Ryzen™ Chipset Driver Release Notes 6.02.07.2300​




Article Number
RN-RYZEN-CHIPSET-6-02-07-2300

Release Highlights​

  • Bug fixes.

Known Issues​

  • Some driver names on a non-English OS may appear in English.
  • The Uninstall Summary may incorrectly display the uninstall status as Failed.
  • Occasionally, Ryzen PPKG may not install/upgrade.

Chipset Support​

Windows 10​

Windows 11​

AMD WRX90/TRX50YesYes
AMD WRX80YesYes
AMD TRX40YesYes
AMD X670E / X670YesYes
AMD B650E / B650YesYes
AMD X570YesYes
AMD B550YesYes
AMD A520YesYes
AMD X399YesYes
AMD X470YesYes
AMD B450YesYes
AMD X370YesYes
AMD B350YesYes
AMD A320YesYes

Processor Support​

Windows 10​

Windows 11​

AMD Ryzen™ Threadripper™ PRO ProcessorsYesYes
AMD Ryzen™ 8000G Series processorsYesYes
AMD Ryzen™ 7040 Series processorsYesYes
AMD Ryzen™ 7000 Series Desktop ProcessorsYesYes
AMD Ryzen™ 7000 Series Mobile ProcessorsYesYes
AMD Ryzen™ 5000 Series Desktop ProcessorsYesYes
2nd/3rd Gen AMD Ryzen™ Threadripper™ ProcessorsYesYes
1st Gen AMD Ryzen™ Threadripper™ ProcessorsYesNo
2nd/3rd Gen AMD Ryzen™ Desktop ProcessorsYesYes
1st Gen AMD Ryzen™ Desktop ProcessorsYesNo
AMD Ryzen™ 3000G/4000G/5000G Series Desktop Processors with Radeon™ GraphicsYesYes
AMD Ryzen™ 2000G Series Desktop Processors with Radeon™ GraphicsYesNo
AMD Ryzen™ Mobile 3000U/C, 4000U/H, 5000U/H/HS, 6000U/H/HS/HX Series Processors with Radeon™ GraphicsYesYes
AMD Ryzen™ Mobile 2000U Series Processors with Radeon™ GraphicsYesNo
7th Gen AMD A-Series ProcessorsYesNo

Package Contents​

The AMD Ryzen™ Chipset Driver installation package contains various independent drivers designed to support the following Microsoft® Windows® platforms. Operating System support may vary depending on your specific AMD product.

Driver Name​

Windows
10​

Windows
11​

Change Details​

AMD Ryzen Power Plan / AMD Processor Power Management Support8.0.0.138.0.0.13No change
AMD PCI Device Driver1.0.0.901.0.0.90No change
AMD I2C Driver1.2.0.1241.2.0.124No change
AMD UART Driver1.2.0.1161.2.0.116No change
AMD GPIO2 Driver2.2.0.1302.2.0.130No change
PT GPIO Driver3.0.0.03.0.0.0No change
AMD PSP Driver5.27.0.05.27.0.0Bug fixes
AMD IOV Driver1.2.0.52Not ApplicableNo change
AMD SMBUS Driver5.12.0.385.12.0.38No change
AMD AS4 ACPI Driver1.2.0.46Not ApplicableNo change
AMD SFH I2C Driver1.0.0.861.0.0.86No change
AMD USB Filter Driver2.1.11.304Not ApplicableNo change
AMD SFH Driver1.0.0.3361.0.0.336Bug fixes
AMD CIR Driver3.2.4.135Not ApplicableNo change
AMD MicroPEP Driver1.0.42.01.0.42.0No change
AMD Wireless Button Driver1.0.0.21.0.0.2No change
AMD PMF-6000 Series Driver22.0.3.022.0.3.0No change
AMD PPM Provisioning File Driver8.0.0.278.0.0.27No change
AMD USB4 CM Driver1.0.0.38Not ApplicableNo change
AMD AMS Mailbox Driver3.0.0.6353.0.0.635No change
AMD S0i3 Filter Driver1.0.0.171.0.0.19No change
AMD 3D V-Cache Performance Optimizer Driver1.0.0.71.0.0.7No change
AMD SFH1.1 Driver1.1.0.161.1.0.16No change
AMD PMF-7040 Series Driver23.2.3.023.2.3.0No change
AMD Interface Driver2.0.0.142.0.0.14No change
AMD PMF-7736 Series Driver23.1.17.023.1.17.0No change

AMD Ryzen™ Chipset Driver 6.02.07.2300 installation package can be downloaded from the following link:​

By clicking the Download button, you are confirming that you have read and agreed to be bound by the terms and conditions of the End User License Agreement (“EULA”). If you do not agree to the terms and conditions of these licenses, you do not have a license to any of the AMD software provided by this download.

Installing AMD Ryzen Chipset Drivers​

For detailed instructions on installing AMD Ryzen Chipset drivers, refer to the following article:
 
não precisa mexer nisso a menos que a refrigeração esteja muito ruim. Os x3D não precisam de clocks tão elevados ou de memórias ultra rápidas, mas entre apertar demais o clock do processador ou das memórias, melhor o das memórias.
é que ele tava esquentando um pouquinho e o curve optmizer ajudou mas nao ficou tão estavel, vi uma galera falando em foruns que com o LLC melhorava, mas como não faço ideia se isso é bom ou ruim, e até que ponto vale a pena nem mexi
 
é que ele tava esquentando um pouquinho e o curve optmizer ajudou mas nao ficou tão estavel, vi uma galera falando em foruns que com o LLC melhorava, mas como não faço ideia se isso é bom ou ruim, e até que ponto vale a pena nem mexi
qual é o seu cooler? O curve optimizer é dependente da refrigeração, quanto melhor, mais dá para colocar valor negativo

LLC cada placa mãe tem um esquema, nas Asus costuma ser quanto maior mais forte é o LLC, mas outras fabricantes podem inverter a ordem de elevação, então é tomar cuidado
 
qual é o seu cooler? O curve optimizer é dependente da refrigeração, quanto melhor, mais dá para colocar valor negativo

LLC cada placa mãe tem um esquema, nas Asus costuma ser quanto maior mais forte é o LLC, mas outras fabricantes podem inverter a ordem de elevação, então é tomar cuidado
O aircooler é um scythe fuma 3, em geral a temperatura se mantém ok, mas em jogos com por exemplo o Football manager que tem uma base de dados enorme, ele ficava bem esquentadinho. Mas desencanei de usar o LLC, vou deixar tudo no padrão com um limite de temp e ta otimo kk
 
Oi gente. Eu fui na Bios, placa mãe Asus Tuf X670E, e chequei a voltagem da memoria em EXPO e fica em 1.35. Isso não é muito alto não?
Depende, já vi memórias de 1.1v até 1.55v, creio que a 'média' seja 1.35-1.40v então basta olhar nas especificações das suas memórias para confirmar, alguns QVL de placas mãe também informam.

Anteriormente falamos sobre "pouca informação" e estávamos nos referindo basicamente a isso, tenho certeza que vc já deve ter compartilhado o hardware que pretendia comprar/efetivamente comprou nas páginas anteriores mas é impossível lembrar então quando não há muitos detalhes as respostas acabam vindo no chute, ou são genéricas.

A questão da temperatura/refrigeração vc conseguiu resolver?
 
Depende, já vi memórias de 1.1v até 1.55v, creio que a 'média' seja 1.35-1.40v então basta olhar nas especificações das suas memórias para confirmar, alguns QVL de placas mãe também informam.

Anteriormente falamos sobre "pouca informação" e estávamos nos referindo basicamente a isso, tenho certeza que vc já deve ter compartilhado o hardware que pretendia comprar/efetivamente comprou nas páginas anteriores mas é impossível lembrar então quando não há muitos detalhes as respostas acabam vindo no chute, ou são genéricas.

A questão da temperatura/refrigeração vc conseguiu resolver?

A memória especifica essa voltagem mesmo. É pq meu processador é o 7800x3d e a placa mãe é a Asus X670E Wifi. Fico com receio pq teve aquele problema de processadores 7800x3d explodindo devido a voltagem alta. Mas não sei quanto estava na época que lançou para dar esse problema.
 
Essas memórias aparentemente são XMP e não EXPO mas sim, a voltagem é essa mesmo, tanto loja como fabricante informam a mesma coisa (sempre confiar no segundo).

1710421780558.png

-> https://www.teamgroupinc.com/en/pro...ck/delta-rgb-ddr5-black-FF3D532G6000HC30DC01/

É pq meu processador é o 7800x3d e a placa mãe é a Asus X670E Wifi. Fico com receio pq teve aquele problema de processadores 7800x3d explodindo devido a voltagem alta. Mas não sei quanto estava na época que lançou para dar esse problema.
Não confundir, o problema em questão era com vSoC alto (não tensão de memória diretamente) e foi corrigido há muito tempo, basta se certificar de estar com uma Bios atualizada.

Aplicativos como Ryzen Master, ZenTimings e o próprio HWiNFO64 permitem monitorar esses valores.
 
Essas memórias aparentemente são XMP e não EXPO mas sim, a voltagem é essa mesmo, tanto loja como fabricante informam a mesma coisa (sempre confiar no segundo).

Ver anexo 135959
-> https://www.teamgroupinc.com/en/pro...ck/delta-rgb-ddr5-black-FF3D532G6000HC30DC01/


Não confundir, o problema em questão era com vSoC alto (não tensão de memória diretamente) e foi corrigido há muito tempo, basta se certificar de estar com uma Bios atualizada.

Aplicativos como Ryzen Master, ZenTimings e o próprio HWiNFO64 permitem monitorar esses valores.
Minha bios é a mais recente. Foi atualizada. Obrigado pelas informações.

Na Bios aparecem perfil EXPO I e II e customizado, com voltagem menor. Acredito que no update já reconhece como tendo um perfil expo na bios mais nova.
 
Oi Galera. Tudo ok com as temperaturas, realmente era a posição do fan do coller do CPU como eu tinha suspeitado.

A minha dúvida agora é se tento abaixar mais o curve optimizer. Está em negativo 20. Estou vendo algumas pessoas conseguindo negativo 30, mas isso parece sorte.
 
Oi Galera. Tudo ok com as temperaturas, realmente era a posição do fan do coller do CPU como eu tinha suspeitado.

A minha dúvida agora é se tento abaixar mais o curve optimizer. Está em negativo 20. Estou vendo algumas pessoas conseguindo negativo 30, mas isso parece sorte.
eu consigo -30, mas tem de ver a refrigeração. No entanto, o valor pode ser até positivo a depender do que você está rodando, quanto mais se exige do processador e a refrigeração não der conta, mais positivo fica
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo