[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

  • Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
É que nessa o backend é justamente o Numpy, esperava que escalasse bem com mais cores.
Hmm, não tinha notado, mas o numpy tem muitas coisas sim que são multithreaded (falo por experiência própria, tava mexendo com isso ontem até), não sei pq nesse teste em específico ficou apenas como single thread.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Ah, abri o repositório do teste e achei: https://github.com/dionhaefner/pyhpc-benchmarks

This is a suite of benchmarks to test the sequential CPU and GPU performance of various computational backends with Python frontends.

Why only test sequential CPU performance?​

Two reasons:

  • I was curious to see how good the compilers are without being able to fall back to thread parallelism.
  • In many physical models, it is pretty straightforward to parallelize the model "by hand" via MPI. Therefore, we are not really dependent on good parallel performance out of the box.
 

MSI revela novas placas-mãe AMD B650 na plataforma AM5.



A MSI, marca de placas-mãe líder mundial em computação inovadora e de alto desempenho, anuncia suas novas placas-mãe AMD Série B650. O MSI não é apenas adaptado para jogadores entusiastas, mas também oferece possibilidades para criação de conteúdo e uso no escritório. A MSI é totalmente dedicada a todos os tipos de usuários de PC, satisfazendo suas necessidades. Desta vez, preparamos cuidadosamente uma variedade de tecnologias avançadas e recursos exclusivos para ajudar nossos clientes a criar as experiências mais imersivas e maximizar cada grama de desempenho.

“Com o aumento de memória DDR5 e um design térmico aprimorado, as placas-mãe MSI B650 Series são construídas para suportar totalmente o desempenho e os recursos dos processadores AMD Ryzen 7000 Series”, disse David McAfee, vice-presidente corporativo e gerente geral da unidade de negócios de canal de clientes da AMD. "Projetadas especificamente para gamers e criadores de conteúdo, as placas-mãe MSI apresentam tecnologias avançadas que aproveitam ao máximo a plataforma AM5."


ygG2Joc.jpg



Dy9S5Wh.jpg



W4Nvgzd.jpg



Solução Térmica Premium
Para oferecer suporte total aos algoritmos de desempenho avançados dos processadores AMD Ryzen Série 7000, as placas-mãe MSI B650 herdaram a superfície ampliada do Extended Heatsink para dissipação de calor e utilizaram almofadas térmicas de 7 W/mK e choke pads para desempenho estável. O M.2 Shield Frozr mantém os SSDs M.2 funcionando de forma mais estável e evita o estrangulamento imediato durante a leitura e gravação em alta velocidade. O M.2 Shield de dupla face Frozr evita que ambos os lados do M.2 estrangulem, especialmente para armazenamentos de alta capacidade ou alta velocidade.

Design VRM forte com Core Boost
Para liberar o desempenho dos novos processadores AMD Ryzen 7000 Series, as placas-mãe MSI B650 adotaram até 16+2+1 Duet Rail Power System e conectores de alimentação de CPU duplos. A tecnologia Core Boost tornou-se um recurso icônico da MSI, não apenas suportando CPUs multi-core, mas também ajudando a criar as condições perfeitas para overclocking da CPU, otimizando o design de layout e o design de energia digital.

Aumento de memória DDR5
A nova plataforma AMD AM5 foi projetada junto com a memória DDR5. Com os benefícios de largura de banda dobrada e velocidade mais alta, a memória DDR5 definitivamente acelera seu sistema. Com um processo de soldagem SMT dedicado e tecnologia exclusiva Memory Boost, as placas-mãe MSI B650 podem atingir até 6600 MHz e estão prontas para oferecer desempenho de memória de classe mundial. As placas-mãe MSI B650 suportam a tecnologia AMD EXPO e perfis A-XMP (Intel XMP), facilitando a escolha de módulos de memória compatíveis.


2JqkUHa.jpg



Muita Conectividade
Para satisfazer a necessidade dos jogadores de velocidade de transferência, 2.5G LAN, módulo Wi-Fi 6E e conector USB 3.2 Gen 2x2 (20 Gbps) Tipo-C estão prontos para placas-mãe MSI B650. Os fanáticos por RGB terão mais opções para tornar seu PC novinho em folha mais brilhante, suportando dispositivos ARGB Gen2. O botão Flash BIOS está pronto na E/S traseira para futuras atualizações com facilidade.

Desempenho em grande estilo - Série MPG
A série MPG desfruta de atualizações extraordinárias para a nova plataforma AM5. Haverá 2 opções de esquemas de cores, preto carbono e branco prateado, para satisfazer diferentes preferências. O MPG B650 CARBON WIFI e o MPG B650 EDGE WIFI possuem slot PCIe 5.0 x4 M.2 que utiliza o desempenho total dos processadores AMD Ryzen 7000 Series. A Série MPG suporta até 4 slots M.2 e 6 portas SATA, armazenando tudo para você sem preocupações. A MPG B650I EDGE WIFI é uma placa-mãe do tamanho Mini-ITX com aparência branca prateada para combinar perfeitamente com uma construção de PC de tamanho compacto branco.


sP6eTxd.jpg



Série MAG - Conquistou o campo de batalha
A série MAG é a mais popular e melhor escolha para iniciantes em bricolage. A série MAG é projetada com linhas simples e formas sólidas para apresentar a estética da armadura resistente. O MAG B650 TOMAHAWK WIFI e o MAG B650M MORTAR WIFI estão ambos equipados com um robusto 80 A Smart Power Stage de alimentação VRM, dois conectores de alimentação de CPU de 8 pinos, 2 M.2 Shield Frozrs e tecnologia Audio Boost 5 para fornecer mais do que apenas o básico para os recém-chegados de bricolage.


pUOhSd3.jpg


érie PRO - Business Elegance
A Série PRO é a melhor para uso corporativo e de escritório. O design neutro combina com escritório ou estúdio de todas as maneiras possíveis para uma aparência mais unificada. O PRO B650-P WIFI e o PRO B650M-A WIFI apresentam todos os recursos populares da MSI, como Steel Armor, Extended Heatsink, M.2 Shield Frozr e Flash BIOS Button. Ambos suportam 2 slots PCIe 4.0 e slots M.2 para expansão e armazenamento em massa.


jzFiw4F.jpg




 

CPUs AMD Next-Gen Zen 5 recebem suporte antecipado no HWiNFO​


LZjxoBh.jpg



CPUs AMD Zen 5 recebem suporte antecipado no software de monitoramento em tempo real HWiNFO​

A primeira família de CPUs Zen 4 da AMD, codinome Raphael, acaba de entrar no mercado consumidor como a linha Ryzen 7000. Agora, a empresa planeja lançar suas CPUs Genoa para o EPYC e as CPUs Phoenix Point / Dragon Range para a família de mobilidade Ryzen. Esse não será o fim do Zen 4, no entanto, a equipe vermelha também tem vários SOCs personalizados e chips Zen 4 V-Cache em andamento.


Mas sabemos que o desenvolvimento de núcleos Zen de última geração já está em andamento e, como o Zen 4 já está desenvolvido, o trabalho já começou no Zen 5 e nas futuras arquiteturas de chip. Atualmente, o HWiNFO habilitará suporte antecipado para algumas famílias de CPU Zen 5. É provável que o fabricante do software já tenha algumas informações sobre os IDs do produto e os dados iniciais. Considerando que este é um suporte inicial, há muito mais por vir nos próximos anos. Mas com a próxima atualização, o software terá pelo menos algum nível básico de suporte se o Zen 5 começar a aparecer online ou se um engenheiro da AMD planeja usar o software para monitoramento ou diagnóstico de hardware.


QL3bybK.png



O Zen 4 da AMD será seguido pelo Zen 5 em 2024, que também virá em versões 3D V-Cache e utilizará um nó de processo de 4 nm, enquanto o Zen 5C, otimizado para computação, aproveitará o nó de processo de 3 nm mais avançado. A seguir está a lista completa de núcleos de CPU Zen confirmados pela equipe vermelha:


  • Zen 4 - 5nm (2022)
  • Zen 4 V-Cache 5nm (2023)
  • Zen 4C - 4nm (2023)
  • Zen 5 - 4nm (2024)
  • Zen 5 V-Cache - 4nm (2024+)
  • Zen 5C - 3nm - (2024+)

OFynVcl.png



AMD Zen 5 em 2024, com V-Cache e variantes de computação com nova microarquitetura


A AMD confirmou que a nova arquitetura Zen 5 será lançada em 2024, o que confirma os rumores anteriores. As CPUs Zen 5 virão nos três sabores mencionados acima e o chip em si é projetado desde o início com uma microarquitetura completamente nova que se concentra em oferecer desempenho e eficiência aprimorados, um front-end reencaminhado e um problema amplo junto com IA integrada e otimização de aprendizado de máquina. Alguns dos principais recursos das CPUs Zen 5 incluem:

  • Desempenho e eficiência aprimorados
  • Front-end reencaminhado e problema amplo
  • Otimizações integradas de IA e aprendizado de máquina

m67XcQl.png
Curiosíssimo sobre o desempenho do Zen5, pois não terá o dedo do Keller nela (ele só ajudou a projetar até o Zen3, e o Zen4 não tem nada de novo além do suporte ao AVX512). Lembro de ter lido em algum lugar, inclusive, de que será uma arquitetura completamente nova (esteve em desenvolvimento em paralelo com o Zen1, com uma equipe diferente).
 
Só queria que a AMD parasse de lançar processadores com e sem 3d cachê KKK
 
Só queria que a AMD parasse de lançar processadores com e sem 3d cachê KKK
Concordo, lança tudo de uma vez, tipo ryzen 7700x3d pra quem quer jogar e o ryzen 7700 (sem X nem nada) pra quem quer um bom 8c/16t pra trabalho, ou até pra jogo, mas que não se importe tanto com framerate máximo e etc.
 
Hmm, não tinha notado, mas o numpy tem muitas coisas sim que são multithreaded (falo por experiência própria, tava mexendo com isso ontem até), não sei pq nesse teste em específico ficou apenas como single thread.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Ah, abri o repositório do teste e achei: https://github.com/dionhaefner/pyhpc-benchmarks
Ele testa o Single :(
Mesmo assim bom salto.
 
Galera me dá uma ideia aí de um setup(combo) pra eu trocar meu surrado setup de i5-6600k+16gb ddr4(3000)

Queria pegar um Ryzen 5 mas não sei qual placa mãe é uma boa. Queria pegar uma que desse suporte a 32gb de ram ddr5 pretendia compra um pente de 16 e depois outro.
 

Guia da placa-mãe B650: ROG Strix, TUF Gaming, ProArt e Prime trazem PCIe 5.0 e DDR5 para todos​

A mais recente plataforma de placa-mãe X670E introduziu uma variedade de recursos de ponta para acompanhar os mais recentes CPUs da série 7 da AMD. Encabeçadas pela conectividade PCIe 5.0 e suporte DDR5 em toda a placa, nossas placas-mãe X670E atendem aos entusiastas prontos para extrair cada grama de desempenho que podem obter de seu novo processador AMD. Agora, as versões convencionais do PC também podem entrar em ação. Nossas placas B650E e B650 oferecem um valor tremendo para quem monta uma máquina de última geração. Este guia da placa-mãe B650 orienta você em nossas diferentes famílias de produtos para ajudá-lo a encontrar o modelo que melhor se adapta às suas necessidades e orçamento.


28oFJJ4.jpg



9dxmCeu.jpg



Comprar uma placa-mãe para jogos que oferece desempenho excepcional e exala estilo confiante? Comece com a nossa linha ROG Strix. Do carro-chefe ROG Strix B650E-E Gaming WiFi ao compacto, porém poderoso, ROG Strix B650E-I Gaming WiFi, essas placas trazem recursos de ponta e boa aparência. Talvez você prefira uma placa de jogo simples que oferece recursos essenciais em um design sem frescuras? Confira nossa família TUF Gaming. Disponíveis em formatos ATX ou micro-ATX, esses produtos oferecem tudo o que você precisa para uma construção de jogos confiável e nada que você não tenha.

Os jogadores não são os únicos por aí olhando tudo o que os novos chips da AMD têm a oferecer. Para os profissionais criativos – e qualquer pessoa que aspire a levar seus talentos em CGI, cinema, engenharia ou design para o próximo nível – o ProArt B650-Creator oferece ótima conectividade e estilo sofisticado. Por último, mas não menos importante, nossa ampla gama de placas-mãe ASUS Prime oferece tudo o que você precisa para um excelente PC.

Elevado à potência de cinco​

Nossas placas-mãe B650E e B650 trazem uma variedade de recursos de última geração. Até o soquete da CPU recebeu um upgrade para a ocasião. O novo soquete AM5 é um soquete estilo LGA, então os pinos estão na placa-mãe, não na CPU, tornando menos provável qualquer dobra ou dano acidental aos pinos. O AM5 suporta um TDP de até 170 W, permitindo desempenho computacional excepcional para CPUs de alta contagem de núcleos em cargas de trabalho pesadas.

Mas não é apenas o soquete da CPU que está desfrutando de uma atualização de última geração. As placas-mãe B650E e B650 suportam a mais recente RAM DDR5. Com taxas de dados 50% mais rápidas do que a memória DDR4 da geração anterior, a DDR5 libera um novo nível de desempenho, e nossas placas-mãe oferecem uma série de otimizações de hardware e firmware que permitem aos usuários fazer overclock de kits com capacidade para o limite absoluto.

As placas-mãe B650E e B650 também possuem conectividade PCIe 5.0. Cada opção em nossa linha inclui pelo menos um slot PCIe 5.0 M.2 integrado pronto para as unidades de armazenamento mais rápidas do mercado. Para preparar seu PC para aproveitar ao máximo as placas gráficas PCIe 5.0 de última geração, escolha uma de nossas placas-mãe B650E. Essas opções de ponta possuem pelo menos um slot PCIe 5.0 x16. E com o dobro das velocidades de link do PCIe 4.0, o novo padrão nos fornece a largura de banda para equipar nossas placas-mãe B650E e B650 com uma seleção abrangente de portas de alta velocidade. Cada placa-mãe ROG Strix, TUF Gaming e ProArt B650 oferece uma porta USB 3.2 Gen 2×2 Type-C de alta velocidade integrada.

Aumente o desempenho e o estilo com o ROG Strix​

A linha ROG Strix pega o DNA ROG high-end e o destila em placas-mãe para jogos que estão prontas para qualquer coisa. Esteja você construindo uma plataforma de jogos ATX ou uma máquina Mini-ITX compacta, você encontrará a placa-mãe de que precisa aqui. Qualquer que seja a placa ROG Strix que você escolher, você encontrará circuitos de ponta, elementos de design convenientes e recursos criados para melhorar sua experiência de jogo. Shields de E/S integrados facilitam o processo de instalação e ficam lindos atrás da janela lateral do seu gabinete. Os VRMs de última geração estão prontos para conduzir toda a gama de chips Ryzen atuais, enquanto a Ethernet de 2,5 Gb com tecnologia Intel e o Wi-Fi 6E oferecem rede de ponta. E nosso áudio para jogos líder do setor envolve você como nunca antes com um codec ALC4080 e um amplificador Savitech SV3H712.

Interessado em ajustar e ajustar sua nova CPU AMD Ryzen para obter o máximo desempenho? De todas as nossas placas-mãe B650E e B650, os modelos ROG Strix são os mais bem equipados para overclocking. Uma rápida viagem ao BIOS UEFI é tudo o que é necessário para aumentar os clocks de carga leve por meio do Precision Boost Overdrive (PBO) - uma ação que aprimora a capacidade de resposta geral do sistema para a maioria dos construtores. Procurando mais controle manual sobre o desempenho da sua CPU? Preparamos o ROG Strix B650E-E Gaming WiFi e o ROG Strix B650E-I Gaming WiFi para satisfazer sua sede de levar seu processador ao limite. Ambos oferecem soluções de energia particularmente robustas e acesso às nossas ferramentas Dynamic OC Switcher e Core Flex.

ROG Strix B650E-E Gaming WiFi​

No topo da pilha está o carro-chefe ROG Strix B650E-E Gaming WiFi. A opção premium para qualquer construtor que pretenda levar a plataforma B650E aos seus limites, esta placa-mãe decorada oferece uma seleção premium de recursos. Sua solução de energia otimizada prepara você para fazer overclock em sua CPU Ryzen com 16+2 estágios de energia agrupados com 8+8 conectores de energia ProCool. Dois slots PCIe 5.0 x16 estão prontos para placas complementares de última geração. Quatro slots M.2 integrados — dois dos quais são conectados para PCIe 5.0 — facilitam a instalação de um storage array extremamente rápido para sua biblioteca de jogos. Para manter tudo refrigerado, cada slot M.2 tem seu próprio dissipador de calor de alto desempenho, e dissipadores de calor VRM maciços com almofadas térmicas de alta condutividade usam silenciosamente o ar de resfriamento que se move pelo gabinete para manter o circuito funcionando confortavelmente.


Kf1DFvt.jpg




O ROG Strix B650E-E Gaming WiFi vai além para tornar seu processo de construção fácil e intuitivo. O botão Q-Release do slot PCIe dedicado facilita muito a liberação da placa gráfica do slot PCIe 5.0 x16 primário. Nosso sistema M.2 Q-Latch garante que você nunca mais perderá um pequeno parafuso M.2 ao instalar uma unidade. O suporte ao BIOS FlashBack™ faz com que sua nova compilação funcione sem problemas, permitindo que você atualize o firmware da sua placa com nada mais do que uma fonte de alimentação e uma unidade flash USB. E com uma seleção de conectividade premium, incluindo 19 portas USB, portas DisplayPort 1.4 e HDMI 2.1 e um conector Thunderbolt 4, você não terá problemas para montar sua estação de batalha completa.

Também aproveitamos esta nova plataforma para aumentar a solução de áudio que oferecemos em nossas placas-mãe ROG Strix convencionais. Atualizamos para o codec de áudio ALC4080 baseado em USB e incluímos um AMP Savitech SV3H712 de alto desempenho para levar som de nível audiófilo ao seu fone de ouvido. O DTS Sound Unbound oferece áudio espacial imersivo, e nosso pacote Sonic Studio III+ oferece controle preciso sobre a saída.


Xl60kRX.png



ROG Strix B650E-F Gaming WiFi​

Talvez você ame a estética e o conjunto geral de recursos do ROG Strix B650E-E Gaming WiFi, mas não precisa imediatamente de dois slots PCIe 5.0 X16 e dois slots PCIe 5.0 M.2. Confira o ROG Strix B650E-F Gaming WiFi. De muitas maneiras, esta placa-mãe é uma imagem espelhada de sua irmã mais velha, mas oferece um slot PCIe 5.0 x16 e um slot para uma unidade PCIe 5.0 M.2 de última geração - apenas o ingresso para muitos PCs de jogos convencionais.


lNYDcF3.jpg



Caso contrário, você encontrará um conjunto de recursos amplamente semelhante entre as duas placas-mãe. O mesmo acabamento preto furtivo adorna seus enormes VRMs, coberturas e dissipadores de calor, os acentos de LED RGB Aura Sync semelhantes fornecem um toque de cor ousado e oferecem o mesmo conjunto de recursos de design amigáveis à bricolage.


nQoIxH2.png



ROG Strix B650E-I Gaming WiFi​

Se você estiver montando um PC para seu centro de entretenimento doméstico ou dormitório — ou em qualquer lugar onde o espaço seja um fator limitante primário — um sistema ATX pode ser muito grande para suas necessidades. Para suportar a construção Mini-ITX dos seus sonhos, oferecemos o ROG Strix B650E-I Gaming WiFi. Esta placa-mãe compacta pode caber facilmente em uma mão, mas oferece um conjunto de recursos de jogos de ponta.


OGjObq1.jpg



Como uma placa B650E, ela possui um slot PCIe 5.0 x16 e um slot PCIe 5.0 M.2, tornando-a pronta para as placas gráficas mais rápidas de hoje e de amanhã. Sua seleção de conectividade versátil e de ponta, incluindo uma porta USB 3.2 Gen 2 com modo DisplayPort ALT, oferece tudo o que você precisa para sua construção. E conveniências como a blindagem de E/S pré-montada simplificam o processo de construção nos limites apertados de um gabinete Mini-ITX


XG306Q7.png



ROG Strix B650-A Gaming WiFi​

Sem ofensa para aqueles que preferem a estética preta clássica para seus PCs para jogos, mas há algo especial em uma construção com tema branco. Os acabamentos brancos focam e amplificam a iluminação LED RGB da sua construção – ou fornecem uma estética limpa e coesa por seus próprios méritos. Para a base da sua próxima construção branca, não procure mais, o ROG Strix B650-A Gaming WiFi.


ZYzjKxB.jpg



Tal como acontece com todas as nossas placas-mãe B650E e B650, o ROG Strix B650-A Gaming WiFi possui um slot PCIe 5.0 M.2 integrado e suporte DDR5. Se um slot PCIe 5.0 x16 lhe parecer mais um recurso interessante do que necessário para o seu próximo PC, esta placa-mãe pode ser mais adequada para você do que as placas-mãe ROG Strix B650E de última geração. Seu slot PCIe 4.0 x16 é mais do que capaz de colocar você no jogo com uma placa gráfica de última geração.


Zt9QtPf.png



Prepare-se para a ação com as placas-mãe TUF Gaming forjadas em batalha​

Se suas principais prioridades para uma placa-mãe são operação confiável, boa aparência e desempenho essencial em jogos, nossa linha TUF Gaming foi criada para você. Projetamos essas placas para oferecer aos jogadores opções de alta qualidade prontas para ir longe



HQTEXM0.jpg



Nossas placas-mãe TUF Gaming B650 oferecem uma poderosa proposta de valor para uma construção de jogos AMD Ryzen de última geração. Disponíveis em formatos ATX ou micro-ATX, essas placas oferecem suporte DDR5, um slot PCIe 5.0 M.2 para armazenamento extremamente rápido e uma porta USB 3.2 Gen 2 × 2 USB Type-C® integrada para conectividade rápida e versátil . A Ethernet de 2,5 Gb de alta largura de banda é padrão e o WiFi 6 está disponível para quem precisar.

Procurando complementar sua placa-mãe TUF Gaming com uma variedade de componentes e periféricos com a mesma estética? A TUF GAMING Alliance é uma colaboração entre a ASUS e marcas de componentes de PC confiáveis para garantir a compatibilidade em uma ampla gama de peças, como gabinetes de PC, fontes de alimentação, coolers de CPU, kits de memória e muito mais. Com novas parcerias e componentes sendo adicionados regularmente, a TUF Gaming Alliance continuará a crescer ainda mais forte.


c9YNLwZ.png



O ProArt capacita os criadores com desempenho poderoso e estilo sofisticado​

Os jogadores não são os únicos que planejam novas compilações em torno dos mais recentes CPUs Ryzen da AMD. Profissionais criativos como engenheiros, designers, cinegrafistas, animadores e desenvolvedores de jogos tendem a ter fluxos de trabalho prontos para aproveitar ao máximo CPUs multicore, RAM DDR5 de alta largura de banda e armazenamento PCIe 5.0 rápido. Para esses criadores e outros, as placas-mãe ProArt oferecem conectividade excelente, várias opções de armazenamento de alta velocidade e estilo profissional.


lTnKRYD.jpg



O ProArt B650-Creator continua essa tradição com um conjunto de recursos que oferece um valor incrível para uma construção criativa consciente do orçamento. O suporte DDR5 permite que você aproveite a largura de banda bruta fornecida pelos mais recentes kits de última geração, e um slot PCIe 5.0 M.2 permite que você aproveite as taxas de transferência vertiginosas de uma unidade de última geração.

Procurando uma placa-mãe que possa aproveitar mais de uma placa gráfica? O ProArt B650-Creator tem o que você precisa. Seus slots PCIe 4.0 x16 duplos podem operar em uma configuração x8/x8 para que você possa aproveitar ao máximo um par de placas gráficas.

A conectividade versátil é essencial para qualquer estação de trabalho criativa, portanto, o ProArt B650-Creator inclui um conector para uma porta USB 3.2 Gen 2×2 Type-C no painel frontal - e é conectado ao Quick Charge 4+ para que você possa usá-lo para recarregue de forma conveniente e rápida seus outros dispositivos. Também conectamos uma das portas USB 3.2 Gen 2 Type-C no painel de E/S traseiro para oferecer suporte a um modo alternativo que fornece saída DisplayPort 1.4 de até 8K/60Hz.* Se você deseja usar a porta para alta velocidade de transferência de arquivos de 10 Gbps ou conectar uma tela adicional de alta resolução, a escolha é sua.


jMTzNjm.png



ASUS Prime cobre todas as bases​

Nossas famílias ROG Strix, TUF Gaming e ProArt atendem jogadores e usuários avançados prontos para extrair até a última gota de desempenho de seus sistemas. Embora nossas placas Prime ofereçam muitos dos mesmos recursos de nível de entusiasta, elas também têm bastante conteúdo para servir como plataformas confiáveis para seu trabalho e computação diária. Para quem está construindo um PC econômico que combina capacidade geral e estilo sutil, uma placa Prime é a escolha ideal.


18XY5ub.jpg



Para o B650, oferecemos placas-mãe Prime em quatro variações. Escolha entre os fatores de forma ATX e micro-ATX, faça um julgamento sobre se você precisa de rede sem fio e você está pronto para começar. Independentemente de sua escolha, você desfrutará de uma rede cabeada de alta velocidade por meio de um controlador Ethernet Realtek de 2,5 Gb, um slot PCIe 5.0 M.2 e suporte a DDR5.

Nossas placas-mãe Prime B650 também facilitarão a atualização do seu processador no futuro. Através do BIOS FlashBack™, você poderá atualizar rapidamente o firmware da sua placa com nada mais do que uma fonte de alimentação e uma unidade flash USB. Isso abrirá o caminho para você se manter atualizado com as gerações subsequentes de CPUs Ryzen da AMD enquanto a AMD mantiver a compatibilidade com versões anteriores, usando a mesma placa-mãe Prime B650.


7o4xvf2.png
 
Será que vai sair alguma B650/X670 (Não E) com PCIe 5.0 na GPU?
 
Será que vai sair alguma B650/X670 (Não E) com PCIe 5.0 na GPU?

X670 sim, B650 não, ai é PCIE 5 só pra SSD.

Com o detalhe que na X670 não Extreme as lanes são compartilhadas entre GPU e SSD.

O slide do keynote não mencionou o B650E.

AMD-X670E-Hero-1024x618.jpeg
 
X670 sim, B650 não, ai é PCIE 5 só pra SSD.

Com o detalhe que na X670 não Extreme as lanes são compartilhadas entre GPU e SSD.

O slide do keynote não mencionou o B650E.

AMD-X670E-Hero-1024x618.jpeg
Eu olhei as que tão disponíveis fora, nenhuma X670/B650 ta com PCIe 5 na GPU.

Elas sendo compartilhadas, então é PCIe5 em um ou no outro?
 
Eu olhei as que tão disponíveis fora, nenhuma X670/B650 ta com PCIe 5 na GPU.

Elas sendo compartilhadas, então é PCIe5 em um ou no outro?


B650 = Somente Storage
B650E = Storage/VGA

X670 = Storage ou VGA (vai depender da fabricante)
X670E = Storage/VGA

Acho que é isso.
 
B650 = Somente Storage
B650E = Storage/VGA

X670 = Storage ou VGA (vai depender da fabricante)
X670E = Storage/VGA

Acho que é isso.
No Anandtech, B650 pode ter PCIe 5.0, é opcional.
Link

Só não sei tem como ter os dois em 670, e talvez limitar as lanes PCIe 4.0 dos M2, não sei.

Seria o mais interessante, queria uma placa mãe com PCIe 5.0 na GPU e um no storage, pra ser bem future proof.
 
B650 = Somente Storage
B650E = Storage/VGA

X670 = Storage ou VGA (vai depender da fabricante)
X670E = Storage/VGA

Acho que é isso.

No Anandtech, B650 pode ter PCIe 5.0, é opcional.
Link

Só não sei tem como ter os dois em 670, e talvez limitar as lanes PCIe 4.0 dos M2, não sei.

Seria o mais interessante, queria uma placa mãe com PCIe 5.0 na GPU e um no storage, pra ser bem future proof.

No total são 24 lanes PCI 5.0 direto no processador, sendo 16x GPU + 8x pra SSD.
Toda mobo precisa ter pelo menos 1 slot PCI 5.0 4x pra SSD. Teoricamente vai até 8x mas não lançaram nem o SSD 4x (até agora só lembro da Crosshair com 2x slots SSD 5.0 x4).

Sobre a GPU duvido com força que alguma fabricante coloque na não Extreme os 16x da GPU + 4x do SSD, se fizer isso não tem porque existir as Extreme.
O compartilhado que mencionei é se o fabricante quiser "economizar" e deixa no modo Flex, ligando só os 16x da GPU e compartilhando com 8x com a GPU + 4/8x com o SSD.

Na Crosshair que tem 2 slots PCI5 "16X", se colocar o Hyper Card pra usar +1 SSD 5.0 4x, a GPU (outro slot) fica limitada em PCIE 5.0 em 8x.
Lembrando que PCIE 4.0 16x = PCIE 5.0 8x = 32gb/s e nada que existe chega próximo disso.

Sem-t-tulo.png


Não vai ter nada Future Proof para o Pcie 5.0 agora... ainda mais que o slot m.2 está mudando pro formato mais largo.
 
No Anandtech, B650 pode ter PCIe 5.0, é opcional.
Link


Só não sei tem como ter os dois em 670, e talvez limitar as lanes PCIe 4.0 dos M2, não sei.

Seria o mais interessante, queria uma placa mãe com PCIe 5.0 na GPU e um no storage, pra ser bem future proof.
O "E" nas X670/B650 é só pra dizer a fabricante da placa mãe implementou o combo PCIe x16 5.0 + NVME PCIe 5.0.
Não tem diferença no chipset, X670E/X670/B650E/B650, todas usam o mesmo chipset só muda a quantidade, ambas X670 usam 2 e ambas B650 usam 1.

Isso fica bem claro no diagrama das placas da Gigabyte


uDEBmm5_d.webp
N5oAsq0_d.webp
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

No total são 24 lanes PCI 5.0 direto no processador, sendo 16x GPU + 8x pra SSD.
Toda mobo precisa ter pelo menos 1 slot PCI 5.0 4x pra SSD. Teoricamente vai até 8x mas não lançaram nem o SSD 4x (até agora só lembro da Crosshair com 2x slots SSD 5.0 x4).

X670 não "E" é obrigada a ter pelo menos um M.2 PCIe 5.0 x4
B650 não "E" não precisa ter nenhum PCIe 5.0, é completamente opcional.
 
Última edição:
No total são 24 lanes PCI 5.0 direto no processador, sendo 16x GPU + 8x pra SSD.
Toda mobo precisa ter pelo menos 1 slot PCI 5.0 4x pra SSD. Teoricamente vai até 8x mas não lançaram nem o SSD 4x (até agora só lembro da Crosshair com 2x slots SSD 5.0 x4).

Sobre a GPU duvido com força que alguma fabricante coloque na não Extreme os 16x da GPU + 4x do SSD, se fizer isso não tem porque existir as Extreme.
O compartilhado que mencionei é se o fabricante quiser "economizar" e deixa no modo Flex, ligando só os 16x da GPU e compartilhando com 8x com a GPU + 4/8x com o SSD.

Na Crosshair que tem 2 slots PCI5 "16X", se colocar o Hyper Card pra usar +1 SSD 5.0 4x, a GPU (outro slot) fica limitada em PCIE 5.0 em 8x.
Lembrando que PCIE 4.0 16x = PCIE 5.0 8x = 32gb/s e nada que existe chega próximo disso.

Sem-t-tulo.png


Não vai ter nada Future Proof para o Pcie 5.0 agora... ainda mais que o slot m.2 está mudando pro formato mais largo.
Ah é isso mesmo, a Anand fala a mesma coisa, se colocar um PCIe 5.0 pra GPU, comercialmente não faz sentido.
Não vai ter nada Future Proof para o Pcie 5.0 agora... ainda mais que o slot m.2 está mudando pro formato mais largo.

Não entendi, mais largo você fala maior que os 8 cm ou maior que os 2.2?
 
Já existe hoje até na verdade até o 22110, a MSI vai lançar já com o slot 2580.
Mas vai substituir os 2280 de hoje em dia?


De qualquer maneira, prefiro PCIe 5.0 na GPU, teria que ser alguma Extreme pelo que to vendo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O "E" nas X670/B650 é só pra dizer a fabricante da placa mãe implementou o combo PCIe x16 5.0 + NVME PCIe 5.0.
Não tem diferença no chipset, X670E/X670/B650E/B650, todas usam o mesmo chipset só muda a quantidade, ambas X670 usam 2 e ambas B650 usam 1.

Isso fica bem claro no diagrama das placas da Gigabyte


uDEBmm5_d.webp
N5oAsq0_d.webp
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



X670 não "E" é obrigada a ter pelo menos um M.2 PCIe 5.0 x4
B650 não "E" não precisa ter nenhum PCIe 5.0, é completamente opcional.
No Anand, eles falam que a B650 precisa ter pelo menos um PCIe 5 pra Storage.
 
Obrigado pela ajuda pessoal.


Uma dúvida:

Eu aqui uso um Cloud II Wireless USB, o chip de som da placa mãe, influencia no meu fone? Ou quando é USB usa controlador próprio?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo