• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Analista de Sistemas x Engenharia da Computaçao

Engenheria é engenharia cara, é bem mais dificil que qualquer outro curso, se não quer tanta dificuldade com estudos vai fazer alguma de humanas.
 
acho que vcs tão levando pro lado errado
são 2 cursos completamente diferentes
não tem como comparar
 
Bom como todos já falaram, Analista de sistema tem foco Software, documentação, uml, programação e etc. mas e claro que o curso não é só isso, tem calculo diferencial (que muitos choram), matemática discreta 1 e 2, inteligência computacional e laboratório de inteligência computacional e por ai vai, nada é mil maravilhas;
Eng da comp, já é voltada pro hardware ... bastante fisica e tal... acho que como outros disseram prefere Software ou Hardware? essa pergunta define o que você deve escolher ... eu optei por software.
 
eu fiz engª da computação e a grade era metade de engenharia elétrica e metade de ciencia da computação
agora faço sistemas de informação

posso dizer que engenharia da computação te da muita base de lógica, matematica, programação, fisica e elétrica, ja sistemas de informação é só programação mesmo, sem matematica, fisica ou eletrônica e o analista tende a ser um melhor programador

no mercado de trabalho geralmente o enegenheiro vai ganhar mais pois vai ocupar cargos mais exclusivos q o analista
 
Não adianta cara, engenharia é engenharia e ponto. Nego que chega e fala o contrário pra mim é dor de cotovelo.

Realmente. Minha esperiência aqui (EUA) é: quem faz engenharia, especialmente computação, não importa se é gênio ou já programa bastante, vai ter que ralar umas 20 horas em cada projeto semanalmente. O rigor e critérios usados na correção de projetos é absurda. Ou seu programa passa todos os testes ou você ganha uma nota medíocre. Sem falar que pegam gente copiando código facilmente, por isso quase ninguém é burro pra fazer isso. Também porque o nível de competição chega a ser extrema. Se sua nota final num curso é 80% mas a média da classe é 90%, você corre o risco de não passar. O porquê de todo esse rigor? Imagina se seu programa é responsável pelo controle segurança de milhares de pessoas. Uma falhazinha e já era.

O pior foi quando a gente teve que escrever em Assembly no primeiro semestre. Cada projeto com mais de 5 mil linhas. Quando tinha gente reclamando pra mim dizendo que tinha muitas páginas pra ler e escrever pro seu curso de sociologia, psicologia etc..., dava vontade de mandar eles tomarem banho.:sly:

Outra coisa q já falaram. Gosta de joguinho e pc e over e essas coisas todas aí não é sinônimo de ter vocação pra trabalhar com essa área. Digo isso pois uma coisa é trampar com manutação de pc, rede e tals... outra coisa é vc estudar programação e eletrônica.

Concordo plenamente! Muito adolescente por aí acha que só porque sabe tudo que rola no mundo das placas de vídeo, e já montou mais de 2 pcs, sabe fazer overclock, passa o dia todo vendo notícia de informática, vai ser bon programador/engenheiro de software... :slap:

Tenho colegas que escrevem programa bem pra kct, entraram na facu pulando toda a série de cálculo, têm as melhores notas em engenharia elétrica,... Sem exagerar, quase todos que entram aqui já terminaram toda a série de cálculo no colegial. MAS nunca montaram um PC na vida.
 
Última edição:
Bom, isso é oq vc pensa.
Conversei com um dos diretores da Motorola, Siemens e Johnson e Johnson(esse não foi eu quem conversou). Oq eles enfatizam bastante é isso: que eles sempre recorreram a faculdades mais conceitudas(as "Havard" da vida) pois sabem mt bem o tipo de profissional que saem dela.

Papinho de "universidade quem faz é o aluno" é papo de nego q não teve capacidade de passar numa boa universidade e faz qualquer uma por ae.

Enfim, experiência própria em GRANDES EMPRESAS MULTINACIONAIS e até médias.
Não sei como funciona em micro/pequena empresa.

É mesmo?
Conheço gente que trabalhou como gerente de TI na IBM por 10 anos e sequer pediram comprovante de ensino superior dele, ele apenas disse que tinha feito.E siemens também, um amigo meu trabalhava la e so não foi promovido a programador java porque não tinha conhecimento, na epoca ele sequer era formado isso em uma faculdade nem tão conceituada.
Grande parte do sistema de atendimento da cemig aqui de minas foi feito por um estudante dessa mesma faculdade, o cara so ganha 15 mil por mes coitado.

Sobre ser um atalho olhar exclusivamente a faculdade pode ate ser, mas se for so isso contra alguem que tenha experiencia e certificações, duvido que esse diretor contrataria escolheria o cara apenas com um ensino superior.
 
Última edição:
Sobre ser um atalho olhar exclusivamente a faculdade pode ate ser, mas se for so isso contra alguem que tenha experiencia e certificações, duvido que esse diretor contrataria escolheria o cara apenas com um ensino superior.

Concorda q nao é uma comparação justa não é vdd.

Tenho amigos que fazem engenharia na unip de são josé dos campos, e após muito conversar com eles ao longo desses anos que estamos cursando curso superior concluímos que é mais fácil formar em uma unip do q em uma faculdade conceituada.

É simples assim. Se o cara não sabe não forma em federal. E muitas vezes temos professores péssimos, que simplismente ensinam a matéria porcamente, porem cobram uma senhora prova. Isso significa que vc basicamente tem q aprender (aprender mesmo) a matéria por conta própria. E o mercado de trabalho sabe disso.
 
É mesmo?
Conheço gente que trabalhou como gerente de TI na IBM por 10 anos e sequer pediram comprovante de ensino superior dele, ele apenas disse que tinha feito.E siemens também, um amigo meu trabalhava la e so não foi promovido a programador java porque não tinha conhecimento, na epoca ele sequer era formado isso em uma faculdade nem tão conceituada.
Grande parte do sistema de atendimento da cemig aqui de minas foi feito por um estudante dessa mesma faculdade, o cara so ganha 15 mil por mes coitado.

Sobre ser um atalho olhar exclusivamente a faculdade pode ate ser, mas se for so isso contra alguem que tenha experiencia e certificações, duvido que esse diretor contrataria escolheria o cara apenas com um ensino superior.


ORL ?
E dae ?

Um dos caras mais ricos do mundo, Bill Gates, não tem diploma universitário.
Para q eu fiz/faço/irei fazer faculdade então ? Só aqui no Brasil dá para fazer uma boa lista de pessoas sem diploma universitário podres de ricos.

Ai, blá blá blá, mais blá blá blá, tio do avó do primo da tia da mãe do neto do sobrinho do vizinho do pai do sogro do meu irmão ganha 30 pau por mês e não tem diploma tb.

Isso chama-se exceção amigo. Enquanto vc tem 3, 4 10 conhecidos na situação acima, outros 100, 1000 estão na situação q descrevi. Toda regra tem sua exceção.
 
ORL ?
E dae ?

Um dos caras mais ricos do mundo, Bill Gates, não tem diploma universitário.
Para q eu fiz/faço/irei fazer faculdade então ? Só aqui no Brasil dá para fazer uma boa lista de pessoas sem diploma universitário podres de ricos.

Ai, blá blá blá, mais blá blá blá, tio do avó do primo da tia da mãe do neto do sobrinho do vizinho do pai do sogro do meu irmão ganha 30 pau por mês e não tem diploma tb.

Isso chama-se exceção amigo. Enquanto vc tem 3, 4 10 conhecidos na situação acima, outros 100, 1000 estão na situação q descrevi. Toda regra tem sua exceção.

num fala isso! vc esqueceu do Steve Jobs, o dono da Oracle, o Lula e uma par de gente, mas são exceções!

o primo do amigo do vizinho que morava perto de uma tia que era filha da mãe de um amigo que estudou comigo na primeira serie tbm xD
 
É simples assim. Se o cara não sabe não forma em federal. E muitas vezes temos professores péssimos, que simplismente ensinam a matéria porcamente, porem cobram uma senhora prova. Isso significa que vc basicamente tem q aprender (aprender mesmo) a matéria por conta própria. E o mercado de trabalho sabe disso.



Fato.
Ja peguei inumeros professores que nao estavam nem ai para a turma. Nao foi só um ou dois nao, quem dera se fosse...
Teve prof. nosso que só passava quem estudava por conta, porque em sala voce nao aprendia nada, alias, algumas vezes eu só ia para marcar presença, se nao tomava pau por falta (trauma que tomei quando tomei pau por falta em G.A haha).

O ultimo "carrasco" que peguei era tenso de mexer, alem de extremo da grosseiria com os alunos...12 alunos de 45 passaram na materia dele.(superou calculo, 17 de 45 passaram hahaha). Só passei mesmo porque assistia aula com outros professores.
e reclamar?Em Federal? No way... tem que abaixar a cabeça, e de preferencia com um livro embaixo, e estudar.
 
Última edição:
Fato.
Ja peguei inumeros professores que nao estavam nem ai para a turma. Nao foi só um ou dois nao, quem dera se fosse...
Teve prof. nosso que só passava quem estudava por conta, porque em sala voce nao aprendia nada, alias, algumas vezes eu só ia para marcar presença, se nao tomava pau por falta (trauma que tomei quando tomei pau por falta em G.A haha).

O ultimo "carrasco" que peguei era tenso de mexer, alem de extremo da grosseiria com os alunos...12 alunos de 45 passaram na materia dele.(superou calculo, 17 de 45 passaram hahaha). Só passei mesmo porque assistia aula com outros professores.
e reclamar?Em Federal? No way... tem que abaixar a cabeça, e de preferencia com um livro embaixo, e estudar.

Nossa, como pode ter tanta gente reprovando em Calculo? (mesmo com professor ruim)
:eek:
 
Nossa, como pode ter tanta gente reprovando em Calculo? (mesmo com professor ruim)
:eek:


Faz parte da cultura aqui da UFLA. 60~80% dos calouros reprovam em calculo.Como aqui nao tem Trote mais, os alunos tem que passar por outro sufoco...

A coisa tava tao feia esses ultimos anos que tinha gente formando e nao tinha passado em calculo. Inclusive meu pai, formou em 87 em Zootecnia e SEM passar em calculo, prof. jogou um 70 na nota dele depois que meu pai foi papear com ele...

Esse semestre tambem houve uma mudança na grade da maioria dos cursos. Agora tem cursos que nao tem calculo mais (tem um substituto, chamado Fundamentos do Calculo,e só). E acho que só as Engenharias continuaram com todos os Calculos...


Mas boa parte das vezes, é por conta de prof. mesmo. Existe uma "lenda" aqui, chamada Scalon, dizem que o cara é fera em ensinar calculo. Possui um indice de aprovação impressionante. E ele nao empurra nao, os alunos dele (normalmente ele da aula para Quimica e Biologia) tambem vao extremamente bem em Calculo 2.

Aqui em Lavras possuem duas particulares e uma federal. Numa das particulares, o curso de engenharia que possui calculo 1, foca um semestre em Limites! Limites! O curso pode ser o mesmo, mas existe um rio amazonas separando o curso da particular com a federal
 
Última edição:
O curso pode ser o mesmo, mas existe um rio amazonas separando o curso da particular com a federal

Isso acontece com qualquer curso. Universidade pública é infinitamente superior q particular.

E vamos ser bem sinceros, cara só faz particular pois não teve inteligência o suficiente para passar em uma federal.
 
Eu faço Eng. da Computação no CEFET-MG aqui em BH e nao trocaria por Sistema de Informação(curso que forma os Analistas de Sistemas) de forma alguma. Dentro da propia Eng. vc pode optar por focar em analise de sistemas, ou seja, ser uma "maquina" de fazer software. No meu caso, estou preferindo trabalhar na parte de otimização de problemas de engenharia, o que foca desenvolver soluções algoritmicas para problemas que envolvem fisica ou calculo do que ficar simplesmente desenvolvendo software aleatoriamente. Pelo que andei vendo, essa area reembolsa mto bem e se trabalha num campo bem abrangente.
 
Faz parte da cultura aqui da UFLA. 60~80% dos calouros reprovam em calculo.Como aqui nao tem Trote mais, os alunos tem que passar por outro sufoco...

O que exatamente significa "Trote" ?
Eles reprovam essa grande porcentagem para dar uma ilusao de rigor? Ou eh porque os alunos nao tiram a nota minima ou somente uma pequena parte dos alunos realmente vao extremamente bem enquanto a outra metade nem tanto (sendo q a nota do individuo eh comparada com o resto da classe...)
 
O que acontece eh que no Brasil a maioria dos alunos que entram na faculdade continuam no mesmo ritmo do ensino médio. Acham que eh só estudar uns 3 dias antes da prova que tá de bom tamanho. Por isso tantos calouros reprova em cálculo 1. Acham que eh oba-oba a vida inteira e não levam a sério. Depois que bombam eles aprendem.

E geralmente em universidade pública tem muito professor que está ali soh para fazer sua pesquisa, e odeia lecionar... então dá uma aula de ***** e desconta nos alunos. Mas também há exceções.

Não faço engenharia, mas conheço a realidade das coisas... já fiz cálculo e as coisas me pareceram do jeito que falei acima.
 
Cara depende no que tu pensa em trabalhar no futuro.

Conheco muita gente que se formou em SI e CC e hoje estão trabalhando em multi nacionais, mas o diferenca deles foram os cursos extra curriculares, isso sim fez a grande diferença.

Faz uma faculdade e depois começa a tirar certificação na area que tu quer trabalhar, pois isso que vai fazer a diferença.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo