Anatel libera teles para explorar TV paga

Status
Não esta aberto para novas mensagens.

lucianotecladista

know-it-all Member
Registrado
SÃO PAULO - A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) confirmou nesta quinta-feira, 2, a aprovação do novo regulamento do mercado de TV a cabo.

A partir de agora, empresas de telefonia poderão oferecer diretamente serviços de TV paga, sem precisar recorrer a parceiros. A nova regra estabelece o fim de limite de outorgas por município e fixa o preço de R$ 9 mil, com condicionantes.
Segundo o presidente da Anatel, Ronaldo Sardenberg, foram aprovadas três propostas de consulta pública: o regulamento do serviço de TV a cabo; o regulamento dos serviços de outorga para as empresas que prestam serviço (renovação dos contratos das empresas que prestam o serviço, que somam cerca de 80); e o regulamento dos serviço de outorga para as empresas que não prestam serviço ainda.

As consultas ficarão à disposição para sugestões pelo prazo de 40 dias, a partir da publicação no Diário Oficial da União. Está prevista também a realização de uma audiência pública em Brasília.

Quando entrarem em vigor, as novas regras permitirão que qualquer empresa de telefonia ofereça também serviços de TV paga. Hoje, isso ocorre de forma indireta, já que as teles precisam se associar a terceiros para fazer isso.

A Telefônica, por exemplo, vale-se de uma parceria com a TVA. Já a Embratel usa um acordo com a NET. Quando a regra entrar em vigor, qualquer tele poderá requerer uma licença de TV paga e exploras este mercado.

http://info.abril.com.br/noticias/mercado/anatel-libera-teles-para-explorar-tv-paga-02062011-45.shl


Agora que a NET e principalmente a GVT, entrarão de sola na área da Sky.
 
Net na SKY? As duas não competem diretamente não.

Pra cabear uma área só vale a pena se tiver uma densidade demográfica alta e com o perfil adequado. Muitas áreas que a NET não atende vão continuar sem ser atendidas.

-----------

Onde o bicho vai pegar vão ser nos grandes centros com as teles concessionárias entrando nesse mercado.

A última milha eles já tem, ou seja, praticamente todas residências já tem um cabinho deles entrando. Fica muito fácil atender um grande número de clientes com a TV.


OBS: Espero que a GVT largue mão dessa ideia de te obrigar a ter DTH e parta logo para o IPTV!
 
NET e Sky competem sim.....


Em todo caso isso é só aperitivo, o limite de capital estrangeiro ainda não foi retirado e só vai ser com o PLC116 aprovado.
 
pois é isso que liberaram hoje mas ainda precisa ser assinado e promulgado, só beneficia a Oi, as outras vão ter que esperar o PL29 ou PL 116 por causa do capital estrangeiro envolvido

mas a Oi ja pode vender iptv se quiser. Só promulgar e ta livre.
 
O conselho diretor da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) aprovou hoje regras que abrem o mercado de TV a cabo para empresas de telefonia.
Com a decisão de hoje, cai o limite de licenças de TV a cabo no país e a necessidade de fazer licitação para outorga do serviço, ponto que pode ser questionado juridicamente.

As teles poderão solicitar autorizações para a Anatel e pagarão R$ 9.000 para cada pedido. A última licitação foi feita no início dos anos 2000, por valores milionários.

Justamente por isso, poderão surgir questionamentos jurídicos. Alguns representantes de emissoras alegam que não poderiam ter seus ativos (licenças) "reduzidos a pó".

Nos bastidores, algumas empresas alegam que a agência não tem poder para, por meio de regulamento (decisão administrativa), pôr fim a restrições definidas por uma lei federal (Lei do Cabo).

A Folha apurou que, por isso, há chances de que entrem na Justiça.

Para levar as mudanças adiante, entretanto, a agência está respaldada por parecer da Procuradora Especializada, um braço da AGU (Advocacia-Geral da União) na Anatel.

Segundo o documento, ao qual a Folha teve acesso, a confrontação entre a Lei do Cabo, de 1995, e a LGT (Lei Geral de Telecomunicações), de 1997, abre espaço para que a agência decida sobre o tema independentemente da aprovação do PLC 116, que permite às teles atuar em TV paga.

MERCADO FLEXÍVEL

A Anatel afirma que a medida é importante para a criação de um "mercado mais flexível e permeável para ingresso de mais competidores, em ambiente de convergência".

A agência afirma também que o baixo valor das outorgas serão compensados por investimento das empresas em infraestrutura de redes.

Até então, de acordo com a Lei do Cabo, as teles não podiam, sozinhas, oferecer sinais de TV por assinatura. Por isso, a Telefônica adquiriu a TVA; a Oi, a WayTV.

Mas o serviço não foi massificado e acabou ultrapassado pela TV via satélite (DTH), que já responde por quase metade dos assinantes de TV por assinatura no país.

TV via cabo hoje representa 48,1% do mercado de TV por assinatura. Em abril, a transmissão via satélite superou, pela primeira vez, a via a cabo, com 49,2% do segmento.

Em outros países, ocorreu o contrário. A regulação abriu o mercado de cabo para qualquer operador. Nos EUA, 98% dos domicílios estão conectados por fibras ópticas ou cabos coaxiais.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/924684-anatel-aprova-abertura-do-mercado-de-tv-a-cabo.shtml
 
A Culpa desse atraso é da Globo. Ela mudou de lado após uma série histórica de prejuízos na Globopar, e por isso mudou seu foco para venda de programação, mas para essa idéia dar certo, ela precisa de um mercado mais amplo, que só o PL116 pode oferecer.
 
sim, mas esse papo de que falam da programação, etc.. é tudo papo furado o interesse desse projeto que os tubarões tem medo de perder o osso é ter que competir com as teles que faturam 200 bilhoes por ano e todo o mercado de radiodifusão do país fatura apenas 10 bilhoes.

é o IPTV que pode acabar com a farra da dona SKY e o cartel de canais estrangeiros exploradores, alinhados a ela.

isso sim, mais do que qualquer coisa, vai alavancar os investimentos em FTTH e redes HFC pelo país afora.
 
A band continua a campanha suja dela contra o projeto. Acho que até a bOi é capaz de prestar um serviço melhor que aquela merd@ da SimTV.
 
A band continua a campanha suja dela contra o projeto. Acho que até a bOi é capaz de prestar um serviço melhor que aquela merd@ da SimTV.

é a BAND é contra pq ao ser aprovado esse projeto, ela será obrigada a vender esse lixo chamado SIMTV
 
é o IPTV que pode acabar com a farra da dona SKY e o cartel de canais estrangeiros exploradores, alinhados a ela.

A Globosat é nacional!!!!! Os canais exploradores são verde-e-amerelos puro sangues. Pra quem não sabe a Globosat cobra valores estratosféricos pelos seus canais BÁSICOS e ainda obriga contratualmente que eles sejam incluídos em todos pacotes. Os canais gringos básicos são baratos.

A band continua a campanha suja dela contra o projeto. Acho que até a bOi é capaz de prestar um serviço melhor que aquela merd@ da SimTV.

Pra você ver como jornalismo no Brasil é coisa séria...

é a BAND é contra pq ao ser aprovado esse projeto, ela será obrigada a vender esse lixo chamado SIMTV

Na verdade o que ela mais quer é vender esse lixo... o problema é que com o fim do embargo que já durava uma decada, a SIM TV virou pó, já que o seu ativo mais valioso era justamente a licensa. Por isso a Band faz tanta campanha contra o projeto.
 
Uma coisa é a globo cobrar caro pelos seus canais, porque ela sabe que uma TV por assinatura sem ela dificilmente rende... Outra coisa é a Sky - DirecTV - querer se recusar ao conteudo nacional, ridiculo, isso abre espaço pra mais canais e ai um problema a mais pra sky, mais canais no satélite = mais compressão até um novo satélite subir. Na Europa por exemplo as regras de conteudo nacional são MUITO mais rigorosas do que o que foi proposto aqui e a DirecTV acatou sem chiar, mas como aqui é Brasil, se quiser eles fazem uma Lei que impede a Sky de operar no Brasil e ela acha uma brecha pra continuar operar, eles fazem uma lei que a Sky tem uqe pagar 1bilhão por ano ao Brasil e ela acha uma que oBrasil tem que pagar 10bilhões..... Brasileiro é tudo frouxo......
 
papaleu eu sei que a globosat é nacional e os caras fecham um valor astronomico no pacote e outras exigencias. Com PL29 aprovado o pacotão vai ter que ser desmembrado, mas, atualmente a propria globo ta a favor, pq eles sabem que é melhor abrir pras teles com algumas regras (PL29) do que abrir pela lei do cabo..

hoje em dia somente a SKY e toda essa turma, HBO, ANIMAL PLANET, DISCOVERY, NATGEO, e mais uns 60 canais são 100% contra, nao querem absolutamente nada de mudança.

mas estão perdendo a guerra.. as pessoas tem a ilusão de achar que uma CNN vai ter que ter jornal nacional e não tem nada disso. Mas o grande vilão mesmo é o IPTV pra radiodifusão, paciencia, que não dá é cobrar 300 reais em algo que tem 100 canais de radio, igrejas, boi, lixo.

la fora, os canais de musica, nao existem, ai olha que legal, vende aki um pacote de 100 canais, com 40 de musica, ai enche a boca "vendemos 100 canais" enquanto a concorrente vende os mesmos 60 canais sem esse lixo mais barato ai a sky diz que é inferior, com iptv isso vai mudar. Custos de vender IPTV = metade do DTH. Precisa mais?
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo