Aprendendo um nova língua sozinho!

Maurynster

New Member
Registrado
Criei este tópico pois não encontrei um que trate deste assunto, gostaria que os colegas compartilhassem experiência quanto ao assunto. No momento estou tentando aprender Inglês e Espanhol. Deixe abaixo seus métodos. Vlw!
 
Quando eu estudava inglês, utilizei muito um canal chamado movieclip, como gosto muito de filmes e os vídeos são curtos, tem em sua maioria dois ou três minutos dava para ver várias vezes, o que eu fazia basicamente era colocar o vídeo com a legenda em inglês do youtube, dai eu ia traduzindo o que não entendia, depois de entender uns noventa por cento ficava uns dois ou três dias no tempo livre assistindo esse vídeo até decorar praticamente todas as falas. Outra coisa que fazia, que descobri na internet foi um app chamado ankidroid, onde você basicamente coloca frases em inglês com a sua tradução e elas ficam como flashcards. Tentei apps como Duolingo etc, mas achava muito chato ficar completando frases. Atualmente me considero com um bom nível de inglês no quesito entendimento e escrita, só acabo pecando na pronúncia, consigo assistir séries, filmes e jogar games em inglês sem problemas, lembrando que nunca fiz uma aula se quer em escolas de inglês.

Um cara que usa um método parecido com o que eu usei é aquele yotuber Mairo Vergara, ele ate vende um curso la por uma facada, mas na minha opinião não vale a pena.

Canal que usei:

https://www.youtube.com/channel/UC3gNmTGu-TTbFPpfSs5kNkg
 
Quando eu estudava inglês, utilizei muito um canal chamado movieclip, como gosto muito de filmes e os vídeos são curtos, tem em sua maioria dois ou três minutos dava para ver várias vezes, o que eu fazia basicamente era colocar o vídeo com a legenda em inglês do youtube, dai eu ia traduzindo o que não entendia, depois de entender uns noventa por cento ficava uns dois ou três dias no tempo livre assistindo esse vídeo até decorar praticamente todas as falas. Outra coisa que fazia, que descobri na internet foi um app chamado ankidroid, onde você basicamente coloca frases em inglês com a sua tradução e elas ficam como flashcards. Tentei apps como Duolingo etc, mas achava muito chato ficar completando frases. Atualmente me considero com um bom nível de inglês no quesito entendimento e escrita, só acabo pecando na pronúncia, consigo assistir séries, filmes e jogar games em inglês sem problemas, lembrando que nunca fiz uma aula se quer em escolas de inglês.

Um cara que usa um método parecido com o que eu usei é aquele yotuber Mairo Vergara, ele ate vende um curso la por uma facada, mas na minha opinião não vale a pena.

Canal que usei:

https://www.youtube.com/channel/UC3gNmTGu-TTbFPpfSs5kNkg
Cara, gostei muito do seu comentário, vejo que estou no caminho certo. Aprender 2 idiomas simultaneamente é muito complicado, e nós, meros mortais, sempre queremos resultados rápido. Comecei no ano passado a aprender Inglês, utilizei um método parecido com o seu, no início, pequei um texto com tradução em português e li varias vezes, até compreender-lo. Utilizo o Anki, realmente, é muito bom, vale a pena. Tenho mais ou menos 800 frases nele, 20% ainda não estudei. Porem, no inicio deste ano, saiu o edital do concurso que eu estava esperando, tive que dar um pausa no meu estudo de inglês, porem continuo à utilizar o Anki, só que eu o programei para menos cards, então utilizo 5 a 8 minutos por dia, só pra não perder o que eu aprendi. Pois bem, agora entra o espanhol, como é mais fácil, (pelo fato de se assemelhar com a nossa língua) eu somente estou assistindo à series em espanhol com a legenda também em espanhol. Consigo acompanhar tranquilamente a série, atualmente, estou assistindo El Patron del Mal. Quanto ao Inglês, antes de voltar a estudar pra concurso, tinha baixado duas séries que eu gosto muito e que assistir várias vezes: Every body hates Chris e How I Met your Mother, assistia com legenda em Inglês, como eu já tinha assistido aos episódios em no mínimo uma vez, conseguia acompanhar tranquilamente.
 
Se você está se referindo a aprender para passar em concursos de prova teórica que não exigem fluência é uma coisa, mas se precisa aprender uma língua fluentemente daí é outra coisa bem diferente.

Estudar sozinho você até aprende, porém existem 2 problemas sérios:

1- Sem ninguém para te corrigir você tende a aprender errado e criar vícios que são muito difíceis de corrigir depois. É melhor aprender certo de primeira.

2- Chega um momento em que você precisará treinar conversação com alguém senão seu crescimento ficará empatado num ponto e você não irá desenvolver a fluência da língua. Na verdade qualquer língua você só aprende realmente quando começa a praticar a fluência. Sem ela não passa de um "bom entendedor".

Não acredito que seja possível aprender BEM uma língua sozinho, na verdade acho impossível!

Falo por mim mesmo. Comecei a estudar inglês sozinho há 15 anos atrás em 2003. Em 2005 perdi a minha primeira oportunidade de ir ao exterior a trabalho por não ter fluência em inglês. Passei os 2 anos seguintes estudando em escola de inglês, foi quando descobri que eu tinha muitos vícios por ter estudado sozinho e passei a ter aulas com prof. particular que me corrigiu e me aperfeiçoou no inglês. Em 2008 eu estava pronto para a segunda oportunidade que surgiu e fui aos USA pela minha primeira vez, bem mais preparado, passei 23 dias lá a trabalho e foi só assim que eu "destravei a língua", hoje o inglês é vital não só no meu trabalho mas também na minha vida pessoal. Conversação é a chave para o domínio do inglês, tem que praticar com alguém senão não vai aprender nunca.

.
 
Última edição:
Melhor forma de aprender rápido é convivendo com alguém nativo da língua e ser obrigado a usar o idioma estrangeiro mais da metade do dia, todo dia, de 6 meses a 1 ano. Depois disso parece que o cérebro muda completamente e vira quase como fosse língua materna.

Existem algumas plataformas online que fornecem conversação, algumas pagas, outras grátis. Eu nunca as usei mas planejo usá-las caso eu comece a estudar.
 
Dá para aprender o básico e até intermediário...já avançado não tem como...Eu mesmo nunca fiz curso de inglês na vida, aprendi mesmo de curioso, de escutar músicas e ler a letra (os CD's internacionais antigos vinham com as letras junto), assistia seriados e filmes sempre legendados além dos próprios jogos que só recentemente é que resolveram ter dublados ou legendados em pt-br, mas igual sempre jogo em inglês...

Hoje consigo ler textos sem problemas, entendo quem fala normalmente (tem uns que falam rápido, mas quem fala normal o cara entende), vejo filmes e series sem legendas sem problemas também, consigo falar também boa parte sem problemas...isso eu chamo de nível intermediário...

O que eu não domino é conjugação verbal correta, não sei nem aonde se coloca vírgula em textos em inglês e até mesmo separar uma palavra em inglês para continuar na outra linha...isso eu chamo de nível avançado...

Um teste que você pode fazer diariamente é de logo que você conversar algo, converte para inglês na sua mente e vê se tem dificuldade...até lendo os posts aqui do tópico converte pra inglês na cabeça e o que tiver dúvida, procura na internet....só vai dominar algo se ela for comum na sua vida...
 
Minha intenção é de poder entender um pouco o Inglês falado e conseguir ler. Utilizei um método que eu gostei bastante: Textos na internet com tradução e audio. Treinei bastante os texto até chegar ao ponto de ouvir acompanhando a leitura e compreendendo mais ou menos 95%. Pra armazenar melhor, todas as frases eu coloco no ANKI (um aplicativo excelente), e para o "lazer", peguei series que eu já assistir diversas vezes, em inglês, e baixei as legendas em Inglês. acho um bom método.
 
Tempos atrás eu comecei a aprender japonês por conta própria, e o método que deu certo pra mim no início, foi procurar vários sites diferentes explicando a mesma coisa. Por exemplo, eu comecei procurando sobre conjugação de verbos. No
primeiro site eu entendi algumas coisas, mas não entendi outras. Quando eu fui procurar sobre verbos em outros sites, eu acabei entendendo as coisas que não tinha entendido anteriormente, e ao voltar no site inicial tudo estava bem mais claro,
e as coisas começam a se encaixar melhor conforme você vai escutando/lendo textos usados em algo, como em animes ou jogos.

Depois disso é focar em vocabulário e muita leitura. Não foque tanto nas regras pois isso só vai atrasar. As regras servem pra você entender como a língua funciona no geral e saber porque determinada palavra/frase é escrita dessa forma. Após entender
você não precisa decorar regras, a menos que você queira ser professor de inglês. Assim como eu não lembro nada sobre regras do português, mas sei escrever normalmente sem ter que pensar em regras de gramática.

E por falar nisso tenho que voltar aos estudos de japonês, faz bastante tempo que dei uma relaxada e tava só no começo :haha:
 
Isso é muito bacana, não ficar perdendo muito tempo com gramática e tal. Eu faço isso tanto no Inglês como no Espanhol. Leio bastante, assisto séries com legendas das línguas, tento me expor ao máximo. Algo que também estou curtindo muito é podcast, tem alguns, se você procurar, que tem são até transcritos( espanhol conheço a "se habla español"). E sem falar tambem do ANKI que eu acho fundamental, pois é muito interativo, rápido e fácil de coloca-lo no dia-a-dia.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo