Ar Comprimido - Usar ou não usar?

Status
Não esta aberto para novas mensagens.

malok

Well-Known Member
Registrado
Galera, é viável o uso do ar comprimido (lata-spray) para limpeza do computador? Queria limpar bem minha placa de vídeo, mas tenho medo de desmontar ela - sou muito azarado, ja quebrei várias partes do computador - e estava pensanado em comprar a lata de ar comprimido. Vale a pena? 300ml aguenta quantas limpezas será? :D
 
De vez em quando limpo meu PC com ar comprimido, direto de um compressor de ar. :haha: Se dá algum problema, acredito que não, já fiz isso algumas vezes e nada aconteceu, mas por precaução tirei os HDDs antes de passar o ar.

E não deve desmontar a placa de vídeo, pelo menos a minha não desmontou. :lol2:
 
ou voce pode ser mais rambo e usar um aspirador de po

sendo um aspirador nao mto forte e tomando CUIDADO, voce limpa td sem precisar desmontar o pc
se estiver bem sujo, essa eh a melhor opcao

se for desmontar algo e talz, entao o melhor eh ar comprimido mesmo, devido a potencia ser menor que um aspirador
compressor de ar ainda tende a ser mto forte...

se voce quiser deixar como novo, banho em alcool sem agua, alcool puro, vc nao encontra em supermercado esse
Alcool Isoproprilico eh o nome
Ae pode dar banho em td, menos em HD,
DEIXE SECAR por pelo menos 72 horas! Principalmente em caso de fontes.

só um ADDENDUM

se for desmontar a placa de video, vai ter que tirar a pasta termica antiga e botar um nova! Tirou o heatsink da GPU, tem que botar pasta nova.
 
Última edição:
Acho que me expressei mal na pergunta :lol2:

Assim, abri meu pc hoje pra limpar e tudo, limpei os coolers e parte "superficial" porém no dissipador da placa de vídeo e do processador está sujo, cheio de pó. Tentei tirar com um pincel de cerdas macias e tirei apenas o mais grosso, porém, la "no fundo" ainda tem bastante poeira o que está me incomodando. Eu poderia muito bem abrir a placa de vídeo, ou seja, desmontar ela, mas tenho medo de quebrar alguma coisa pois sou muito azarado. Foi aí que pensei na lata de ar comprimido que encontrei no mercado livre. Sem desmontar por completo a placa eu conseguiria (na teoria) tirar a sujeira que está nos dissipadores. Será que rola? O ar não vem "molhado"?

Esse aqui seria a lata:
air-dust-www.oversite.com.br.jpeg



@Katys
Sobre o alcool isopropílico eu tenho ele aqui, porém, tenho muito medo de desmontar a máquina por completo para "banhar" no álcool :p
 
postaram uma dúvida sobre isso esses dias aqui e nos comentários colocaram uma matéria dizendo o pq de não utilizar esse spray ai, antes da matéria eu já achava ruim usar depois de ler isso ai não passa nem perto do meu pc.

Se fosse vc iria até um posto de gasolina e limpava lá mesmo a vga:lol2: só se certifique de que não esteja saindo gotículas de água do compressor.




edit

acho que a matéria eu encontrei no google pois não achei no tópico.

segue a conversa (a partir do post 814)
http://adrenaline.uol.com.br/forum/...0-usar-apenas-jpg-topico-dedicado-3-a-33.html
 
Última edição:
postaram uma dúvida sobre isso esses dias aqui e nos comentários colocaram uma matéria dizendo o pq de não utilizar esse spray ai, antes da matéria eu já achava ruim usar depois de ler isso ai não passa nem perto do meu pc.

Se fosse vc iria até um posto de gasolina e limpava lá mesmo a vga:lol2: só se certifique de que não esteja saindo gotículas de água do compressor.




edit

acho que a matéria eu encontrei no google pois não achei no tópico.

segue a conversa (a partir do post 814)
http://adrenaline.uol.com.br/forum/...0-usar-apenas-jpg-topico-dedicado-3-a-33.html

hahhahah posto de gasolina eh foda :coolface:


eu tb ficaria como voce cara (@OP), sempre quando eh nosso e eh caro, da medo hahaha

Nunca tive que desmontar plca video high end ou mid por causa de sujeira tao intensa assim, realmente esta tao sujo? Se as temps estão normais ta de boa.

Nao tem necessidade de ficar limpo igual novo pra funcionar normal.

Agora, se voce tem TOC por limpeza e mesmo assim quer limpar, abre e pincel ou alcool Iso. mesmo.
Eu tenho TOC com limpeza mas me seguro, se desmontar tem que trocar pasta, que eh um saco.
 
postaram uma dúvida sobre isso esses dias aqui e nos comentários colocaram uma matéria dizendo o pq de não utilizar esse spray ai, antes da matéria eu já achava ruim usar depois de ler isso ai não passa nem perto do meu pc.

Se fosse vc iria até um posto de gasolina e limpava lá mesmo a vga:lol2: só se certifique de que não esteja saindo gotículas de água do compressor.




edit

acho que a matéria eu encontrei no google pois não achei no tópico.

segue a conversa (a partir do post 814)
http://adrenaline.uol.com.br/forum/...0-usar-apenas-jpg-topico-dedicado-3-a-33.html

É isso que eu pensei, sorte que não comprei por impulso rsrsrsrsrs
 
hahhahah posto de gasolina eh foda :coolface:


eu tb ficaria como voce cara (@OP), sempre quando eh nosso e eh caro, da medo hahaha

Nunca tive que desmontar plca video high end ou mid por causa de sujeira tao intensa assim, realmente esta tao sujo? Se as temps estão normais ta de boa.

Nao tem necessidade de ficar limpo igual novo pra funcionar normal.

Agora, se voce tem TOC por limpeza e mesmo assim quer limpar, abre e pincel ou alcool Iso. mesmo.
Eu tenho TOC com limpeza mas me seguro, se desmontar tem que trocar pasta, que eh um saco.

pra quem não tem um compressor em casa ir no posto rapidinho de carro com a vga só não dá nada, eu tenho um tufão aqui e já quebra um galhão.

É isso que eu pensei, sorte que não comprei por impulso rsrsrsrsrs

eu não usaria.
 
É isso que eu pensei, sorte que não comprei por impulso rsrsrsrsrs

Cara, melhor coisa que ce faz é investir nuns filtros pro case, o meu já tem uns 2 meses numa regiao bem cheia de poeira e o interior do pc ta limpinho, já os filtros tao um lixo, tenho de lavar toda hora.
 
Você pode tentar usar um soprador ou algo assim para dar auxilio, eu estava pensando em comprar um aspirador de pó portátil para limpar o carro e ele também tem função soprador, acho que pode ser interessante para limpar o pc (VH800 da black & decker). Não sei o quão forte é a função soprar mas ele tem 750w então deve ser fortinho.
 
O problema de soprar a poeira é que ela levanta e acaba caindo de volta.... nunca testei esses frascos com ar comprimido, acabo usando pano mesmo e cotonete nas pás.
 
postaram uma dúvida sobre isso esses dias aqui e nos comentários colocaram uma matéria dizendo o pq de não utilizar esse spray ai, antes da matéria eu já achava ruim usar depois de ler isso ai não passa nem perto do meu pc.

Se fosse vc iria até um posto de gasolina e limpava lá mesmo a vga:lol2: só se certifique de que não esteja saindo gotículas de água do compressor.




edit

acho que a matéria eu encontrei no google pois não achei no tópico.

segue a conversa (a partir do post 814)
http://adrenaline.uol.com.br/forum/...0-usar-apenas-jpg-topico-dedicado-3-a-33.html
*Revivendo o tópico*

Você lembra os motivos que essa matéria deu pra não usar ar comprimido? Pesquisei no Google e não achei nada...

Eu comprei recentemente uma lata dessa, usei várias vezes no PC e não deu nenhum problema. Esse líquido que alguns mencionam só sai se você virar a lata (nela própria tem uma advertência dizendo pra não virar), eu mantive na vertical e não saiu líquido nenhum.
Já estava prestes a comprar outra quando me deparei com esse tópico, mas como não há muita informação técnica aqui gostaria de me aprofundar no assunto.

Por enquanto eu continuo achando que não há riscos, até porque o Linus tem videos antigos e novos recomendando o uso de ar comprimido, e ele é um cara que mexe bastante com PC...
 
Uso um secador de cabelos pra limpar o PC e componentes. Uso na velocidade padrão e sem ar quente, limpa que é uma beleza.
E pra uma limpeza mais forte uso um pincel antiestático.
 
*Revivendo o tópico*

Você lembra os motivos que essa matéria deu pra não usar ar comprimido? Pesquisei no Google e não achei nada...

Eu comprei recentemente uma lata dessa, usei várias vezes no PC e não deu nenhum problema. Esse líquido que alguns mencionam só sai se você virar a lata (nela própria tem uma advertência dizendo pra não virar), eu mantive na vertical e não saiu líquido nenhum.
Já estava prestes a comprar outra quando me deparei com esse tópico, mas como não há muita informação técnica aqui gostaria de me aprofundar no assunto.

Por enquanto eu continuo achando que não há riscos, até porque o Linus tem videos antigos e novos recomendando o uso de ar comprimido, e ele é um cara que mexe bastante com PC...

O loko, revivendo mesmo..kkkkk

Cara pelo que eu lembro falavam sobre umidade do ar, e sai um pouco de liquido junto, não lembro exatamente pois já faz mais de um ano que li :lol2:
Tem gente que usa e tal, mas eu não uso nem fu¨%$#$, até compressor comum vc tem que tomar cuidado pois se não estiver com manutenção em dia ele acumula água, e essa água sai junto com o ar, já vi umas merdas por causa dessa água que fica acumulada (trabalhava em uma concessionaria na área de funilaria e pintura).
 
Pra mim, um pincel, pano, cotonete e alcool isopropilico resolvem o problema, mas digo uma coisa: abrir a placa para limpar não recomendo, fiz isso com minha 680 lightning e acabei queimando ela, porque? simples, não deixei secar por tempo suficiente. Se ainda quiser limpar a placa vá em frente, apenas tome muito cuidado e paciência.
 
Remova a placa de video e use um secador de cabelos com jato frio. Primeiro limpe com um pincel, pra tirar o grosso, o resto sai com o secador. Melhor que isso só desmontando e dando uma geral mesmo, eu fiz isso hoje, desmontei a placa toda, limpei, troquei pasta térmica e já está no lugar funcionando geladinha. Não aconselho jogar álcool isopropílico direto na placa. Eu só uso o mesmo para remover a pasta térmica velha e mesmo assim molhando um cotonete e tirando devagar.
 
Secador de cabelos (potencia 1, ar frio) e pincel antiestatico e pronto.
 
So não uso ar comprimido por não ter um compressor :sefu:

geralmente é um pincel + aspirador de pó...
 
Cara eu sempre usei ar comprimido de compressor para limpar as minhas máquinas e as dos clientes. Para não dizer que NUNCA tive problema, uma vez passando ar numa placa de video (HD4870), acabei passando muito forte numa parte exposta onde havia um pedacinho de thermalpad meio ressecado, e com isso ele simplesmente soltou e saiu voando :bwahaha: mas felizmente não comprometeu o desempenho ou temperatura da placa.

Pincel macio e ar comprimido são seus melhores amigos na hora da limpeza :joia:
 
Putz,

t%C3%B3picoQueRenasce.jpg


Vamos prestar atenção às datas antes de postar, né!!
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo