Área de TI qual atualmente ta melhor?

galera, acompanhando o topico, tbm sinto dificuldades em escolher que carreira seguir em TI

Sou técnologo em desenvolvimento de sistemas... nao gosto de programar e trabalho numa software_house sistemas ERP...area de regras de negocio, trabalho com implantação do sistema... estou pensando em fazer bacharel contabilidade para aprimorar os conhecimentos nessa area do software, visto que agora a receita federal quer integrar tudo escrituração digital etc... o que acham? alguma outra susgestão de curso nessa area? e a area de homologação(teste de software)?
 
Pode sim. Entre em contato com a SAP Brazil. Esse treinamento é treinamento de ABAP ou é certificação ? As apostilas oficiais SAP são enormes e tem MUITO conteúdo. Fora o e-learning que você acessa ao fazer a academia.

Eu espero que você consiga tirar a certificação ABAP porque é um passo GIGANTE no mercado. Mas não é fácil cara. Se esse treinamento for mais fraco que a academia fica ainda mais difícil. Esquema é dormir bem pra absorver o conteúdo do treinamento, pois geralmente é MUITO puxado.

Valeu Merux. Então, quem vai dar o treinamento é um indiano do meu time que é o guru master em SAP. Ele vem pra cá por 6 semanas justamente pra me dar treinamento de ABAP. Eu confesso que não curto muito programar, sei me virar mas não é o que eu gosto de fazer, mas como temos boa parte dos sistemas implantados já, acredito que a parte de programação será só mais na área de manutenção mesmo, não de deploy de código novo.

Vou dar uma procurada depois que acabar o treinamento, mas eu já vi uma galera que entrou pra IBM mexendo com SAP, que na segunda semana já tava trabalhando 13 horas por dia. Quero isso não hahaha, por mais que pague bem rs.


galera, acompanhando o topico, tbm sinto dificuldades em escolher que carreira seguir em TI

Sou técnologo em desenvolvimento de sistemas... nao gosto de programar e trabalho numa software_house sistemas ERP...area de regras de negocio, trabalho com implantação do sistema... estou pensando em fazer bacharel contabilidade para aprimorar os conhecimentos nessa area do software, visto que agora a receita federal quer integrar tudo escrituração digital etc... o que acham? alguma outra susgestão de curso nessa area? e a area de homologação(teste de software)?

Vc tem que ver o que vc realmente gosta, não va fazer um curso de 4 anos só porque trabalha com isso... Aproveita que vc é novo e escolhe o que você gosta pra direcionar a tua carreira. Sobre a receita federal, sempre lembre do seguinte: As necessidades do mercado de hoje não serão as mesmas do que daqui 4 anos.

Vejo muita gente que falou "vou fazer curso X porque eu vi que ta em falta no mercado". Se formou e agora tem um curso que não gosta, e não tem onde trabalhar porque a necessidade do mercado já foi suprida..

Abraços
 
galera, acompanhando o topico, tbm sinto dificuldades em escolher que carreira seguir em TI

Sou técnologo em desenvolvimento de sistemas... nao gosto de programar e trabalho numa software_house sistemas ERP...area de regras de negocio, trabalho com implantação do sistema... estou pensando em fazer bacharel contabilidade para aprimorar os conhecimentos nessa area do software, visto que agora a receita federal quer integrar tudo escrituração digital etc... o que acham? alguma outra susgestão de curso nessa area? e a area de homologação(teste de software)?

Não gosta de trabalhar e fez desenvolvimento de sistemas ?:yuno:
O que você tá falando nada mais é que suporte. A diferença é que é ligado a ERP e Integração!!

Você na verdade gosta é de dar suporte e fazer parte da área de implantação, integração de projetos. TALVEZ, a área de análise de requisitos ...
 
Valeu Merux. Então, quem vai dar o treinamento é um indiano do meu time que é o guru master em SAP. Ele vem pra cá por 6 semanas justamente pra me dar treinamento de ABAP. Eu confesso que não curto muito programar, sei me virar mas não é o que eu gosto de fazer, mas como temos boa parte dos sistemas implantados já, acredito que a parte de programação será só mais na área de manutenção mesmo, não de deploy de código novo.

Vou dar uma procurada depois que acabar o treinamento, mas eu já vi uma galera que entrou pra IBM mexendo com SAP, que na segunda semana já tava trabalhando 13 horas por dia. Quero isso não hahaha, por mais que pague bem rs.




Vc tem que ver o que vc realmente gosta, não va fazer um curso de 4 anos só porque trabalha com isso... Aproveita que vc é novo e escolhe o que você gosta pra direcionar a tua carreira. Sobre a receita federal, sempre lembre do seguinte: As necessidades do mercado de hoje não serão as mesmas do que daqui 4 anos.

Vejo muita gente que falou "vou fazer curso X porque eu vi que ta em falta no mercado". Se formou e agora tem um curso que não gosta, e não tem onde trabalhar porque a necessidade do mercado já foi suprida..

Abraços

Sucesso pra você cara.
Os indianos são os Call Center SAP kkkkkk.
 
Vc tem que ver o que vc realmente gosta, não va fazer um curso de 4 anos só porque trabalha com isso... Aproveita que vc é novo e escolhe o que você gosta pra direcionar a tua carreira. Sobre a receita federal, sempre lembre do seguinte: As necessidades do mercado de hoje não serão as mesmas do que daqui 4 anos.

Vejo muita gente que falou "vou fazer curso X porque eu vi que ta em falta no mercado". Se formou e agora tem um curso que não gosta, e não tem onde trabalhar porque a necessidade do mercado já foi suprida..

Abraços

entao amigo, pelo que sei o processo de escituração fiscal digital nao esta 100% implantado. existem prazos, adequações e restrições a determinadas areas de atuação, por isso pensei que ate que se esteja 100% seria uma boa possibilidade, alem do que as empresas que produzem software comercial possuem uma dificuldade nessa area contabil e acabam contratando consultores e contadores para realizar o trabalho de adequação do software as novas leis e exigencias.

Não gosta de trabalhar e fez desenvolvimento de sistemas ?:yuno:
O que você tá falando nada mais é que suporte. A diferença é que é ligado a ERP e Integração!!

Você na verdade gosta é de dar suporte e fazer parte da área de implantação, integração de projetos. TALVEZ, a área de análise de requisitos ...

amigo nao sei se tu leu errado eu nao gosto de PROGRAMAR, gosto da area de ti so nao tenho saco pra programação...

isso q vc disse na area de analise de requisitos, no meu caso ja formado poderia fazer uma pos em analise de projetos? gerencia? o que seria? o que exatamente demanda essa area?
 
Essa area de TI é muito complicado, eu atualmente faço MCSA Windows Sever 2012, foi 3K o curso, não tenho faculdade, mas trabalho desde os 15 anos...
Faculdade em TI é só pra ter o canudo, tu pode muito bem fazer um tecnologo pra se adiantar e dizer que tem algo e depois um mestrado como falaram, no final ficam 5 anos, mas em 2 anos e meio voce ja arruma um trabalho bom, o FORTE mesmo é a Certificação, não adianta, quanto mais melhor, não importa ela qual seja, somar sempre é melhor..
 
entao amigo, pelo que sei o processo de escituração fiscal digital nao esta 100% implantado. existem prazos, adequações e restrições a determinadas areas de atuação, por isso pensei que ate que se esteja 100% seria uma boa possibilidade, alem do que as empresas que produzem software comercial possuem uma dificuldade nessa area contabil e acabam contratando consultores e contadores para realizar o trabalho de adequação do software as novas leis e exigencias.



amigo nao sei se tu leu errado eu nao gosto de PROGRAMAR, gosto da area de ti so nao tenho saco pra programação...

isso q vc disse na area de analise de requisitos, no meu caso ja formado poderia fazer uma pos em analise de projetos? gerencia? o que seria? o que exatamente demanda essa area?

Desculpe, eu juro que digitei programar e saiu trabalhar. Esse teclado tá parecendo Android!! :seferrou:
Essa área de projetos tem vários tipos de profissionais. Analista de requisitos atua no levantamento das informações técnicas para a definição do escopo do projeto, também atua no desenho do projeto e alguns também atuam na integração, implementação e etc.
Depende do tamanho da empresa e do projeto.

Sobre gerência, esquece curso de gestor. A experiência é o que vale. Quando você for promovido ou quando estiver próximo da promoção, ai sim você pode pensar em gerenciamento e gestão.

Projetos de TI depende de qual tipo de projeto, se é software, se é ERP, WMS, BD, enfim, usando seu exemplo, a implantação de um ERP demanda não só o hardware, mas políticas de acesso, configurações específicas do cliente, tipos de nota, quais CFOP ele vai utilizar, impostos e cálculos tributários.

O analista de requisitos geralmente é o cara que colhe essas informações e então documenta. Muitos analistas de sistemas também atuam como analistas de requisitos. Pois como eles, teoricamente possuem, conhecimento do software, teoricamente também entendem como devem funcionar no cliente final.
 
infelizmente aq no brasil prevalece a cultura do "bacharelado"

por um lado é bom pois quem faz tecnologo papa as vagas todas :coolface:

Coisa de Brasil mesmo, sempre "achar um jeitinho" :)

E é só no Brasil mesmo esse lance de tecnólogo etc. Veja se lá fora tem isso também.
 
Para quem disse que odeia programar pq é sentar na cadeira e fazer telinha, e que em infra tem contato com o pessoal do resto da empresa:
A análise de sistemas começa essencialmente no entendimento do negócio e da necessidade do cliente, para isso é preciso, além de experiência na área, que exista diálogo sempre durante as etapas do projeto com o cliente, desde o levantamento preliminar de escopo, requisitos, expectativas, até o acompanhamento das alternativas e propostas.



Pra quem odeia programar e quer magicamente entrar como analista de requisitos: até hoje não vi nenhum analista bom nessa área que não tenha uma boa experi~encia em desenvolvimento e programação, para conseguir definir bem os requisitos e saber o que existe viabilidade técnica ou não, já mantendo as expectativas do cliente no patamar realizável.
 
Para quem disse que odeia programar pq é sentar na cadeira e fazer telinha, e que em infra tem contato com o pessoal do resto da empresa:
A análise de sistemas começa essencialmente no entendimento do negócio e da necessidade do cliente, para isso é preciso, além de experiência na área, que exista diálogo sempre durante as etapas do projeto com o cliente, desde o levantamento preliminar de escopo, requisitos, expectativas, até o acompanhamento das alternativas e propostas.



Pra quem odeia programar e quer magicamente entrar como analista de requisitos: até hoje não vi nenhum analista bom nessa área que não tenha uma boa experi~encia em desenvolvimento e programação, para conseguir definir bem os requisitos e saber o que existe viabilidade técnica ou não, já mantendo as expectativas do cliente no patamar realizável.

Concordo. Entretanto, no seu primeiro exemplo estamos falando de um programador front-end. Se for pegar um programador especificamente da área de desenvolvimento, como é aqui na empresa, o cara não levanta da cadeira MESMO. Não tem contato com o cliente final. Tem sim contato com o projeto, mas é assim, o analista leva os diagramas e o cara vai programando.

No segundo é bem isso que você citou mesmo. É o mesmo que um Analista de Sistemas falar que não gosta de programação!!
 
Merux10, mas tem um detalhe, pro cara chegar a ser o analista que leva tudo pronto, ele teve que passar pela área mais técnica pra saber do que está tratando.

E eu trabalhei em poucos lugares que o Analista era só analista e passava tudo pro programador (geralmente em "fábricas de software"), a maioria dos casos é "multitastk" :p
Faz de tudo um pouco, e nesse caso fala muito com o cliente.

Aqui até temos desenvolvedores terceirizados que só fazem codificação, mas apenas para projetos específicos.
Na área corporativa mesmo é preciso que se tenha uma noção da área de negócio e da parte técnica, para agilizar a resolução de problemas, bug tracking e melhorias dentro dos cronogramas "vida loka" que aparecem.


O que eu quis dizer é que é ilusão achar que com cursos vai pular essa etapa e já sair como analista de requisitos, gerente de projetos, etc
Isso gera uma expectativa muito mais alta que a realidade, e nesse meio ninguém é especial, todo mundo rala bastante, faz mais horas extras que se ouviu na história desse país e por aí vai.

Mas se comparar com a maioria das áreas, ganha-se de acordo com o conhecimento e esforço sim.
 
Merux10, mas tem um detalhe, pro cara chegar a ser o analista que leva tudo pronto, ele teve que passar pela área mais técnica pra saber do que está tratando.

E eu trabalhei em poucos lugares que o Analista era só analista e passava tudo pro programador (geralmente em "fábricas de software"), a maioria dos casos é "multitastk" :p
Faz de tudo um pouco, e nesse caso fala muito com o cliente.

Aqui até temos desenvolvedores terceirizados que só fazem codificação, mas apenas para projetos específicos.
Na área corporativa mesmo é preciso que se tenha uma noção da área de negócio e da parte técnica, para agilizar a resolução de problemas, bug tracking e melhorias dentro dos cronogramas "vida loka" que aparecem.


O que eu quis dizer é que é ilusão achar que com cursos vai pular essa etapa e já sair como analista de requisitos, gerente de projetos, etc
Isso gera uma expectativa muito mais alta que a realidade, e nesse meio ninguém é especial, todo mundo rala bastante, faz mais horas extras que se ouviu na história desse país e por aí vai.

Mas se comparar com a maioria das áreas, ganha-se de acordo com o conhecimento e esforço sim.

Concordo plenamente, é bem por ai.
 
Tô bem perdido na área também, desanimado demais até. Estou no quarto ano de Ciência da Computação, trabalho há 4 anos na área (suporte TI). Não tirei certificação, mas fiz um treinamento em Windows 7 e recentemente fiz treinamento para primeira certificação de SQL Server. Estou pensando em fazer um curso de HTML/CSS/PHP e MySQL para aumentar o conhecimento e finalmente escolher para que área partir.

O desanimo não poderia ser maior. Quanto mais conheço pessoas na área, mais desanimo. O salário não é bom e nem garantido para todo mundo. Sinceramente vejo que você estuda muito, tira certificação aqui, ali (que são chatas e exigem muito estudo), faz uma faculdade que te dá uma base mínima, estuda muita coisa absolutamente inútil e no final das contas tá ganhando a mesma coisa ou muito menos do que pessoas de outras áreas que só fizeram a faculdade e alguns cursinhos de especializações.

Pense muito bem antes. Tem que gostar absurdos de estudar e saber que vai fazer isso para o resto da vida. A vida de quem trabalha com TI é resumido nisso. Estudo, horas extras cavalares e trabalho. Quando sobra um tempinho, mais estudo.

Eu já não sei o que quero, sinceramente. Penso em tentar abrir algum negócio e sair disso, é muita gente inteligente, com boas especializações e ganhando salários de *****, tipo 2000 a 3000 reais. Isso é desanimador.

Pode verificar as vagas. Todas exigem experiência. É difícil pegar uma empresa que te aceita lá trás e tem condições de treinar você, bancar você, etc.

Não é uma boa área, só recomendo pra quem realmente é completamente apaixonado por fazer isso.
 
Tô bem perdido na área também, desanimado demais até. Estou no quarto ano de Ciência da Computação, trabalho há 4 anos na área (suporte TI). Não tirei certificação, mas fiz um treinamento em Windows 7 e recentemente fiz treinamento para primeira certificação de SQL Server. Estou pensando em fazer um curso de HTML/CSS/PHP e MySQL para aumentar o conhecimento e finalmente escolher para que área partir.

O desanimo não poderia ser maior. Quanto mais conheço pessoas na área, mais desanimo. O salário não é bom e nem garantido para todo mundo. Sinceramente vejo que você estuda muito, tira certificação aqui, ali (que são chatas e exigem muito estudo), faz uma faculdade que te dá uma base mínima, estuda muita coisa absolutamente inútil e no final das contas tá ganhando a mesma coisa ou muito menos do que pessoas de outras áreas que só fizeram a faculdade e alguns cursinhos de especializações.

Pense muito bem antes. Tem que gostar absurdos de estudar e saber que vai fazer isso para o resto da vida. A vida de quem trabalha com TI é resumido nisso. Estudo, horas extras cavalares e trabalho. Quando sobra um tempinho, mais estudo.

Eu já não sei o que quero, sinceramente. Penso em tentar abrir algum negócio e sair disso, é muita gente inteligente, com boas especializações e ganhando salários de *****, tipo 2000 a 3000 reais. Isso é desanimador.

Pode verificar as vagas. Todas exigem experiência. É difícil pegar uma empresa que te aceita lá trás e tem condições de treinar você, bancar você, etc.

Não é uma boa área, só recomendo pra quem realmente é completamente apaixonado por fazer isso.

Estou na mesma situação, ganho um salario razoável, logico que tem chances de crescimento, também estou com ideias de abrir um negocio... Como o amigo falou, desanima estudar tanto pra ganhar 2000~3000. Qualquer negocio + ou - que você abrir você consegue ganhar isso, logico que precisa de um investimento, saber administrar e trabalhar também.
 
Todo mundo que me pergunta da area mas fala que não gosta de programação e que quer a area de infra eu recomendo fazer no máximo um tecnólogo.

Bacharel em Ciência é pra quem quer estudar o funcionamento, a base, e com isso abstrair para a solução tecnológica.
Não é nem de longe a porta de entrada pro mercado, muito melhor um técnico em processamento ou hardware/redes e uns cursos focados na área escolhida, para depois que tiver uma base melhor conseguir aproveitar a graduação.


fazer mestrado não é pra quem quer sair pra um cargo de gerente, é pra quem quer ir pra area de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias, e isso exige muito mais estudo que a graduação (não só no curso de mestrado, mas na area de pesquisa em si), então quem achou sacal a graduação de ciência, fuja do mestrado...


MBA de Sistemas só vai ser aproveitado se já estiver em uma posição de supervisão ou acima, as empresas querem experiência para as lideranças, não apenas o curso (fundamental ter os dois)
 
Tô bem perdido na área também, desanimado demais até. Estou no quarto ano de Ciência da Computação, trabalho há 4 anos na área (suporte TI). Não tirei certificação, mas fiz um treinamento em Windows 7 e recentemente fiz treinamento para primeira certificação de SQL Server. Estou pensando em fazer um curso de HTML/CSS/PHP e MySQL para aumentar o conhecimento e finalmente escolher para que área partir.

O desanimo não poderia ser maior. Quanto mais conheço pessoas na área, mais desanimo. O salário não é bom e nem garantido para todo mundo. Sinceramente vejo que você estuda muito, tira certificação aqui, ali (que são chatas e exigem muito estudo), faz uma faculdade que te dá uma base mínima, estuda muita coisa absolutamente inútil e no final das contas tá ganhando a mesma coisa ou muito menos do que pessoas de outras áreas que só fizeram a faculdade e alguns cursinhos de especializações.

Pense muito bem antes. Tem que gostar absurdos de estudar e saber que vai fazer isso para o resto da vida. A vida de quem trabalha com TI é resumido nisso. Estudo, horas extras cavalares e trabalho. Quando sobra um tempinho, mais estudo.

Eu já não sei o que quero, sinceramente. Penso em tentar abrir algum negócio e sair disso, é muita gente inteligente, com boas especializações e ganhando salários de *****, tipo 2000 a 3000 reais. Isso é desanimador.

Pode verificar as vagas. Todas exigem experiência. É difícil pegar uma empresa que te aceita lá trás e tem condições de treinar você, bancar você, etc.

Não é uma boa área, só recomendo pra quem realmente é completamente apaixonado por fazer isso.

Eita geração Y essa hein?

Queria o que? Que você saísse da faculdade ganhando 5K por mês?

TI paga muito bem, mas tem que pelear, e não se contentar com o que a faculdade ensina. Tu tens que ir atrás por conta própria, estudar, ralar etc. Faculdade não quer dizer nada hoje em dia (só se for pra arrumar estágio) então se tu provar que tens conhecimento na área que você atua, com certeza você vai coseguir um bom emprego!

Óbvio que, bom, não sei onde tu mora, mas aqui em SP se paga muito bem!
 
Pra essa turminha ai desanimada:

O que vocês fazem para merecer ganhar R$ 5000,00 por mês ? Tem conhecimento para gerenciar um projeto ? Tem experiência para liderar pessoas ? Tem conhecimento para ganhar R$ 5000,00 ou R$ 10000,00 por mês ?

São fluentes em um segundo idioma ? Se jogar um de vocês em um datacenter, conseguem localizar o problema físico de uma rede ? Conseguem programar do zero ?

Não estou dizendo que é o caso de vocês, mas tenho conhecidos que adoram reclamar de TI, mas os caras não conseguem abrir um Packet Tracer e fazer um projeto. Não consegue fazer uma documentação ...

Ai complica né ...
 
Eu tenho 25 anos e também fiz técnico em informática na época do colégio.
Depois acabei fazendo Sistemas de Informação (bacharel) e como o pessoal do tópico comentou na faculdade você vê de tudo.
Na minha época eu tive redes, 3d, programação, banco de dados, redes e por ai vai.
Como eu já gostava de programação, por causa do técnico, acabei programando por muito tempo e nos últimos meses estou trabalhando mais na área de negócios em conjunto com TI. Como já disseram tbm no tópico, poucas coisas que aprendi na faculdade eu utilizo hoje, a maioria já tinha aprendido no técnico ou trabalhando.

Minha recomendação é fazer um curso mais geral de TI (Sistemas de Informação, Ciência da Comput. etc), e se possível, fazer o bacharelado. Posso estar enganado, mas eu acho que ainda existe um certo preconceito com a galera que é tecnólogo. Pegando um curso mais genérico, no futuro vc pode se especializar através de certificações e caso algum dia queira mudar de área e se manter em TI, fica mais fácil.
Por exemplo sair de Infra e ir pra Projetos ou programação, se formando especificamente em redes vc perde essa facilidade.

E como já disseram tbm, faculdade é só pra ter no currículo mesmo rsrs.
Para Infra, acredito que a certificação em algumas ferramentas é imprescindível.

Recomendo tbm estudar inglês e se possível espanhol. Hoje em dia isso não é mais diferencial, é básico.

Não se preocupa que logo mais vc arruma um estágio, e que depois pode virar efetivo.
Logo que fiz 18 anos comecei a estagiar e depois de 1 ano virei efetivo e fui tocando minha vida!

Qualquer outra dúvida grita ai!

Porque saiu da área de programação de foi para négocios?
Está ganhando mais que programação nessa função?
 
Concordo com o pessoal, aqui em SP acho que se paga bem pra TI, pelo menos pra quem faz análise ou desenvolvimento que são as áreas que eu conheço. :awesome:

Já pra infra eu não sei, mas até onde comentam, infra sempre ganhou menos que o pessoal de análise, desenvolvimento ou projetos.
Ou tem alguém aqui que possa nos informar o contrário?

Também concordo com o amigo @mantabodyboarder, normalmente os melhores analistas de sistemas, são aqueles que programaram algum dia. A diferença de conhecimento é absurda entre um cara que já colocou a mão na massa e outro que só fez um cursinho e está tentando analisar.

Uma coisa que eu concordo com a maioria é que pra ser programador, por exemplo, tem que gostar muito de estudar. A cada dia sai uma tecnologia nova, um jeito novo de desenvolver e tem que gostar muito disso. Eu até poucos meses atrás era programador (quase 5 anos programando) e já estava me cansando disso.
Vc estuda .NET 2.0 e logo depois sai o 3.0 mudando tudo. Ai no outro ano muda tudo e vc não usa mais WebForms tem que usar MVC que é completamente diferente, ai bora estudar tudo novamente. Ai vc muda de emprego e os caras usam SQL SERVER, mas depois o cliente decidiu migrar o sistema e agora é banco ORACLE. E vc sempre se atualizando e chega uma hora que vc não aguenta mais essa pegada. Vc quer chegar em casa e quer descansar sem ficar maluco com essas coisas.

Mudei pra área de análise de negócios em TI (ja tinha trabalhado um tempo com isso) e estou mais tranquilo com isso agora, porque por mais que eu ainda precise me atualizar com o passar dos anos (obrigatório em qualquer profissão), a frequência é bem menor do que programando. Seu conhecimento técnico tem grande valor, mas a sua experiência em diversos projetos e situações vale muito mais.
No meu último trampo tinha um cara de quase 40 anos programando e eu pensei "Nem fo***** que quero chegar nessa idade fazendo isso!". Todo mundo (pessoal novo) aprendendo MVC em 1 semana e ele não conseguia nem acompanhar! :fuuu:
Fica essa dica ai pessoal, de mais um ponto a avaliar!
 
Porque saiu da área de programação de foi para négocios?
Está ganhando mais que programação nessa função?

Cara tinha feito minha postagem acima, sem ver o seu quote, mas acho que uma parte do que escrevi se encaixa na sua pergunta.

Mas só confirmando, eu curto muitooooo programar mas não me vejo fazendo isso a vida inteira.
Tenho 25 e programei desde os 18 e tem que ter muita motivação e saco pra ficar se atualizando e bitolado o dia inteiro só vendo código.

No meu caso eu voltei pra negócios, por que tive uma baita oportunidade e como eu disse antes, já estava querendo tbm. Eu ja tinha trabalhado cerca de 1,5 ano com análise de negócios mas como tive uns rolos no lugar que eu estava e acabei saindo e o modo mais rápido de arrumar trabalho foi programando.

Os salários aqui em SP pra programador são muito bons mas acredito que os salários pra cargos de negócio, na maioria dos casos devem ser melhores que o de programador.

No meu caso foi assim, lembrando que os valores são apenas exemplos:

Eu trabalhava em uma pequena empresa X como programador ganhando 3k como PJ (sem ferias, beneficios e nada!).

Me chamaram pra trabalhar em uma empresa de aviação Y como analista de negocios Sr ganhando os mesmo 3K só que agora como CLT (ferias, decimo terceiro, fundo de garantias e todo tipo de benefícios que vc possa imaginar).
Fora a experiência de trabalhar num lugar desse porte e a carga que isso vai dar no meu currículo pro futuro.

Tudo isso me fez trocar.
 
Galera já falou bastante coisa aí, então vou falar um pouco de minhas experiencias pessoais.

Não sou exclusivamente de TI, apesar de fazer a gestão do sistema ERP e rede aqui da empresa. Sou de controladoria e tenho um terceiro que resolve os BOs mais "fortes" aqui.

Tenho trabalhado em controladoria fazem 15 anos e sempre tive muito contato com a área de TI, desenvolvimento de software, estruturação de redes e servidores. Tive contato com grandes empresa do setor como TOTVS, SAP, Oracle, BGM, Folhamatic e fiz amizade com muitos profissionais, alguns reconhecidos como os melhores do Brasil em suas áreas. De uns anos para cá, acabei entrando novamente no mercado de trabalho, já que durante anos trabalhei na mesma empresa. Fui de auxiliar de produção a gerente de controladoria trabalhando lá. Tive a oportunidade de acompanhar a trajetória de várias pessoas na área de TI e o que posso dizer é que, diferente de outras áreas que mesmo vc sendo mediano consegue um bom trabalho com facilidade, pra conseguir trabalho na área de TI, e quando falo trabalho, falo de um profissional já consolidado no mercado, portanto estimo remuneração acima de pelo menos R$ 6 mil, você precisa ser muito bom.

Estes amigos que trabalham na TOTVS, só pra citar uma das empresas, ganham por volta de R$ 5.000 e se ralam pra caramba. Não param em casa, andam o Brasil todo.

Então se tu gosta realmente da área e quer começar essa empreitada, se prepare. Existem outras profissões mais fáceis de ganhar dinheiro.
 
Eita geração Y essa hein?

Queria o que? Que você saísse da faculdade ganhando 5K por mês?

TI paga muito bem, mas tem que pelear, e não se contentar com o que a faculdade ensina. Tu tens que ir atrás por conta própria, estudar, ralar etc. Faculdade não quer dizer nada hoje em dia (só se for pra arrumar estágio) então se tu provar que tens conhecimento na área que você atua, com certeza você vai coseguir um bom emprego!

Óbvio que, bom, não sei onde tu mora, mas aqui em SP se paga muito bem!

Não acho que você tenha entendido o que quis dizer.
 
Galera já falou bastante coisa aí, então vou falar um pouco de minhas experiencias pessoais.

Não sou exclusivamente de TI, apesar de fazer a gestão do sistema ERP e rede aqui da empresa. Sou de controladoria e tenho um terceiro que resolve os BOs mais "fortes" aqui.

Tenho trabalhado em controladoria fazem 15 anos e sempre tive muito contato com a área de TI, desenvolvimento de software, estruturação de redes e servidores. Tive contato com grandes empresa do setor como TOTVS, SAP, Oracle, BGM, Folhamatic e fiz amizade com muitos profissionais, alguns reconhecidos como os melhores do Brasil em suas áreas. De uns anos para cá, acabei entrando novamente no mercado de trabalho, já que durante anos trabalhei na mesma empresa. Fui de auxiliar de produção a gerente de controladoria trabalhando lá. Tive a oportunidade de acompanhar a trajetória de várias pessoas na área de TI e o que posso dizer é que, diferente de outras áreas que mesmo vc sendo mediano consegue um bom trabalho com facilidade, pra conseguir trabalho na área de TI, e quando falo trabalho, falo de um profissional já consolidado no mercado, portanto estimo remuneração acima de pelo menos R$ 6 mil, você precisa ser muito bom.

Estes amigos que trabalham na TOTVS, só pra citar uma das empresas, ganham por volta de R$ 5.000 e se ralam pra caramba. Não param em casa, andam o Brasil todo.

Então se tu gosta realmente da área e quer começar essa empreitada, se prepare. Existem outras profissões mais fáceis de ganhar dinheiro.

Esse é meu ponto. Pra ganhar dinheiro na área de TI é preciso estudar e ralar como em poucas áreas. O mercado paga muito mal para a grande maioria disparada, mesmo quando estamos falando de especialistas. É muita hora extra, é certificação pra tudo quanto é lado, tem que conhecer praticamente tudo e muito mais. Exemplo fácil é profissional que trabalha com SQL. Se o cara só souber SQL, não consegue ir a lugar nenhum. Ou seja, além de ter se ferrado pra fazer faculdade, estudar para certificações, fazer os treinamentos, ainda tem que investir muito para conhecer diversas linguagens de programação e também as aplicações que trabalham com o banco de dados.

Enfim, não tem nenhuma área de TI aonde você precisa voltar seus estudos para algo bem definido e pronto, ao contrário da maioria das outras áreas. O profissional de TI que não tem inglês, que não tem várias certificações dentro de uma especialização, que não tem amplo conhecimento de thirds que provavelmente envolvem o trabalho da especialização dele, tá ferrado. E não tô falando de um desses não. É tudo isso aí é mais um bocado.

Ainda assim o cara que tem tudo aquilo que falei, corre grande risco de ganhar um pouquinho de nada a mais e também não ter tempo pra nada. Agora imagina você levando quase 2 anos entre certificações, treinamentos e estudos. Deixando de fazer as coisas que toda pessoa normal tem que fazer. Faculdade é padrão, 4 anos. Mas uma faculdade que tá longe de ser fácil, está certamente entre as mais difíceis. Ainda assim é MUITO provável que todo esse esforço seja insuficiente para o mercado.

Olhem as vagas e vejam que não estou mentindo. Foco passa longe da área de TI. Se especializar em uma coisa só, o que é padrão nas outras áreas, é a morte aqui...

Agora é claro que não é uma regra. Conheço gente que tem disponibilidade de tempo, que não estudou tanto e nem se especializou tanto, mas tá legal e ganhando algo decente.

Salário bom em TI? Olha, coisa rara. Mas talvez dependa do que cada um acha um bom salário ou não.

Tão desiludido que só não pulei fora porque minha namorada ainda me dá muita força pra não jogar a toalha e todo o conhecimento que tenho da área. Porque minha vontade era realmente de recomeçar, tentar alguma outra coisa. E não digo só por mim, pois eu poderia ter feito outras coisas pra melhorar na área, mas acabei parando no tempo. Falo de várias outras pessoas que conheço que fizeram tudo o que tem de fazer, são competentes e tão aí, quase na mesma que eu e gente até muito abaixo de mim.

É desanimador. Claro que pra quem deu muito certo ou certo, essa talvez não pareça ser uma realidade.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo