As configurações padrão do radeon wattman foram restauradas devido a uma falha inesperada do sistema

leo162

Banido
Banido
Montei um PC a pouco tempo mais ou menos 2 meses, todas as peças novas, e o problema é o seguinte, as vezes quando ligo o PC, recebo a seguinte mensagem: "As configurações padrão do radeon wattman foram restauradas devido a uma falha inesperada do sistema". Gostaria de saber qual o motivo dessa mensagem, mais alguém com o mesmo problema ? minha placa de vídeo é uma RX 570 gaming da gigabyte, o restante da configuração do meu pc abaixo:

Obs.: Não tenho problema de tela azul, travamentos e etc ... somente depois que atualizei para a bios 5.20 da minha placa mãe, tive uma tela preta jogando Path of Exile, porém só aconteceu nesse jogo, em nenhum outro, não sei se é má otimização do driver da minha placa de vídeo para esse jogo.

Configuração:
Ryzen 5 1600 3.4GHz Stock
a320m-hd
2x 4gb 2400 HyperX Fury
SSD 120gb Crucial bx300 120gb
Gigabyte RX 570 4gb Gaming
Corsair VS 400
 
Última edição:
Vim dar uma bisbilhotada no fórum até achei estranho ler o titulo do seu topico... Também estou com o mesmo problema... tem vezes que ao entrar no site da Netflix o computador para de responder... (trava)
Pior que nem na gringa tem relatos desse problema nosso... E a unica semelhança de meu setup pro seu é o chipset A320...

R5 1400
A320MH Pro
8Gb 2400 Hyperx
XFX R9 270x 2gb
Corsair Cx 550
 
Já tentou outros drivers? Desinstalando com DDU?
 
Montei um PC a pouco tempo mais ou menos 2 meses, todas as peças novas, e o problema é o seguinte, as vezes quando ligo o PC, recebo a seguinte mensagem: "As configurações padrão do radeon wattman foram restauradas devido a uma falha inesperada do sistema". Gostaria de saber qual o motivo dessa mensagem, mais alguém com o mesmo problema ? minha placa de vídeo é uma RX 570 gaming da gigabyte, o restante da configuração do meu pc abaixo:

Obs.: Não tenho problema de tela azul, travamentos e etc ... somente depois que atualizei para a bios 5.20 da minha placa mãe, tive uma tela preta jogando Path of Exile, porém só aconteceu nesse jogo, em nenhum outro, não sei se é má otimização do driver da minha placa de vídeo para esse jogo.
Pesquisando parece que o bios 5.20 foi retirado, geralmente isso acontece porque a versão tem algum problema (bug e afins). A regra é simples: se estiver funcionando não precisa atualizar bios. Se não conseguir retornar versão da bios, precisa esperar o fabricante lançar uma nova bios com correção.
https://www.asrock.com/MB/AMD/A320M-HD/index.br.asp#BIOS

Sobre a mensagem: pela minha experiência isso aparece quando existe overclock instável. Sugestões:

1 - Entre no driver e deixe configuração padrão (wattman).
2 - Remova qualquer programa da Gigabyte e o MSI Afterburner, use somente o driver da AMD.
3 - Se for testar versões diferentes do driver, rode o DDU entre instalações.

Caso esteja tentando fazer overclock na memória, recomendo ler o tópico dedicado e aprender como cada ajuste funciona e seu efeito. Lembre que overclock é tentativa e erro, depende de vários fatores (controladora de memória, chips do módulo, tensão).
https://adrenaline.uol.com.br/forum/threads/amd-zen-informacoes-tecnicas.610541/

No caso do R5 1600 a AMD garante 2666MHz com módulo single rank e 2 slots ocupados. Se, por exemplo, o módulo for dual rank o limite reduz para 2400MHz.
http://i.imgur.com/x3zjlWL.png


Vim dar uma bisbilhotada no fórum até achei estranho ler o titulo do seu topico... Também estou com o mesmo problema... tem vezes que ao entrar no site da Netflix o computador para de responder... (trava)
Pior que nem na gringa tem relatos desse problema nosso... E a unica semelhança de meu setup pro seu é o chipset A320...
Se o problema ocorre no Netflix, isso pode ser um problema no site, veja lá:
https://help.netflix.com/pt/node/100242

Caso não resolva pesquise no google: netflix pc freeze. Vai aparecer várias pessoas com problema similar e soluções (reddit tem várias).
 
Última edição:
Pesquisando parece que o bios 5.20 foi retirado, geralmente isso acontece porque a versão tem algum problema (bug e afins). A regra é simples: se estiver funcionando não precisa atualizar bios. Se não conseguir retornar versão da bios, precisa esperar o fabricante lançar uma nova bios com correção.
https://www.asrock.com/MB/AMD/A320M-HD/index.br.asp#BIOS

Sobre a mensagem: pela minha experiência isso aparece quando existe overclock instável. Sugestões:

1 - Entre no driver e deixe configuração padrão (wattman).
2 - Remova qualquer programa da Gigabyte e o MSI Afterburner, use somente o driver da AMD.
3 - Se for testar versões diferentes do driver, rode o DDU entre instalações.

Caso esteja tentando fazer overclock na memória, recomendo ler o tópico dedicado e aprender como cada ajuste funciona e seu efeito. Lembre que overclock é tentativa e erro, depende de vários fatores (controladora de memória, chips do módulo, tensão).
https://adrenaline.uol.com.br/forum/threads/amd-zen-informacoes-tecnicas.610541/

No caso do R5 1600 a AMD garante 2666MHz com módulo single rank e 2 slots ocupados. Se, por exemplo, o módulo for dual rank o limite reduz para 2400MHz.
http://i.imgur.com/x3zjlWL.png



Se o problema ocorre no Netflix, isso pode ser um problema no site, veja lá:
https://help.netflix.com/pt/node/100242

Caso não resolva pesquise no google: netflix pc freeze. Vai aparecer várias pessoas com problema similar e soluções (reddit tem várias).

Eu até tentei OC nas memóriam RAM, porém não consegui passar de 2700 então desisti, e voltei a usar somente o xmp dela normal que é 2400 .. sendo que eu fiz esse teste já faz um tempinho, quando deu esse problema que mencionei do wattman, eu já estava sem over em nada.
 
Eu até tentei OC nas memóriam RAM, porém não consegui passar de 2700 então desisti, e voltei a usar somente o xmp dela normal que é 2400 .. sendo que eu fiz esse teste já faz um tempinho, quando deu esse problema que mencionei do wattman, eu já estava sem over em nada.
Na minha modesta opinião não use XMP/DOCP, utilize o ajuste "auto" para evitar qualquer tipo de problema. Além disso precisa fazer teste para achar a causa do problema. Se não fizer nunca vai conseguir resolver.

Sugestões:

1 - Entre no driver e certifique que está configuração padrão (wattman).
2 - Desinstale qualquer programa da Gigabyte e o MSI Afterburner, use somente o driver da AMD.
3 - Se for testar versões diferentes do driver, rode o DDU entre instalações.
 
Na minha modesta opinião não use XMP/DOCP, utilize o ajuste "auto" para evitar qualquer tipo de problema. Além disso precisa fazer teste para achar a causa do problema. Se não fizer nunca vai conseguir resolver.

Sugestões:

1 - Entre no driver e certifique que está configuração padrão (wattman).
2 - Desinstale qualquer programa da Gigabyte e o MSI Afterburner, use somente o driver da AMD.
3 - Se for testar versões diferentes do driver, rode o DDU entre instalações.

Valeu pelas dicas amigo, como formatei hoje eu vou ficar usando o PC, e aguardando para ver se o problema aparece novamente, caso aconteça eu desativo o xmp das memórias, e continuo usando sem xmp para testar.
 
Se o problema ocorre no Netflix, isso pode ser um problema no site, veja lá:
https://help.netflix.com/pt/node/100242

Caso não resolva pesquise no google: netflix pc freeze. Vai aparecer várias pessoas com problema similar e soluções (reddit tem várias).

Opa, não é um problema do site já que o computador inteiro trava, deve ser um recurso do site...
Mas depois das ideias ai sobre "bios" resolvi atualizar ela... (na placa mãe estava bios de 2017) coloquei a A32AS305.BSS que saiu esse ano pra minha placa mãe... até agora não travou o pc com a netflix e também parou de crashar esse "wattman"...
Visto que eu só entro no site da netflix só pra mandar o cast pro Chromecast... dai meu pc travar só pq acessei 1 site é zoado...
 
Opa, não é um problema do site já que o computador inteiro trava, deve ser um recurso do site...
Mas depois das ideias ai sobre "bios" resolvi atualizar ela... (na placa mãe estava bios de 2017) coloquei a A32AS305.BSS que saiu esse ano pra minha placa mãe... até agora não travou o pc com a netflix e também parou de crashar esse "wattman"...
Visto que eu só entro no site da netflix só pra mandar o cast pro Chromecast... dai meu pc travar só pq acessei 1 site é zoado...
Como comentado se não resolver pesquise no google: netflix pc freeze. O termo "pc freeze" é relacionado com travar/congelar (o pc inteiro). Veja lá no reddit:

"I've had exactly the same issue since 3/4 months
Whenever I browse netflix, hovering a movie or serie tile with the mouse will freeze my computer, and the only solution to take control back over it will be to hard reboot it."

Leia mais aqui:
https://www.google.com/search?q=net...D7kGHTvGCjMQrQIoBDAAegQIBRAN&biw=2196&bih=966
 
Mesmo depois de formatar o PC, a notificação de erro do wattman, persiste ... agora tentei outra coisa, ativei esse wattman, criei um perfil baseado na configuração atual e salvei, depois carreguei esse perfil .. vamos ver se quando eu ligar o PC novamente depois de muito tempo desligado, vou continuar recebendo essa notificação de erro.

Obs.: Depois de salvar um novo perfil no wattman, e carrega-lo, não tive mais o problema de erro do wattman ao ligar o PC no dia seguinte, vou continuar testando para ver se realmente o problema foi resolvido, enquanto isso quem estiver com o mesmo problema, faça o procedimento para ver se resolve.
 
Última edição:
conseguio resolver, o meu depois q montei o kit novo, esta dando isso, abro algum jogo trava, as vezes mechendo no pc trava da esse erro as configurações padrão do radeon wattman foram restauradas devido a uma falha inesperada do sistema
 
Eu estou com o mesmo problema, ao que me parece, qualquer overclock instável causa isso. Agora não sei se o overclock na placa de vídeo também causa.

Quando uso tudo em default, processador e RAM essa mensagem para. O estranho é que eu testei estabilidade no MemTest do Hci das rams e o IntelBurn Test do processador e todos passaram...
 
Siga o passo a passo desse vídeo para resolver o problema:
 
Siga o passo a passo desse vídeo para resolver o problema:


Realmente, fiz um teste aqui colocando uma configuração "instável" na minha placa e parece ter solucionado esse problema.

Mas eu acho que quando um overclock não está 1000% estável, gera alguma falha nessa inicialização rápida que dá esse erro, porque depois que eu coloquei as configurações "estáveis" não tive mais esse erro.

Obrigado pela ajuda!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo