• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[AJUDA] (ASRock B450M) LED da Placa-Mãe liga mas o PC não

Thellz

meio besta
Registrado
Bom dia/boa tarde/boa noite amigos do fórum! Aqui vamos pra mais um capítulo da emocionante saga que vem sendo montar o meu setup...

Estava usando o pc da assinatura tranquilamente no último mês, sem problemas aparentes, sem instabilidade, tudo rodando liso. Até que ontem fui fazer a instalação de um Air Cooler para o meu processador (MA410P), e aí começaram os problemas, depois disso o computador simplesmente não ligou mais. Já tentei retirar o Air Cooler e voltar para como estava anteriormente e para minha sorte, também não adiantou. O estranho é que o LED da placa-mãe liga, mas o computador como um todo não, nem pelo botão, nem por curto direto, nem com reza, nem com bença.

Fiz alguns procedimentos, como por exemplo:

Montar o setup fora do gabinete para ver se era questão de algum curto... NOP
Resetar a BIOS... NADA
Tentar iniciar sem a GPU... NEGATIVO

Imaginei que pudesse ser algum problema na fonte, mas como o computador estava funcionando antes, não boto muita fé que vá resolver, mas de qualquer maneira vou testar essa noite pq ontem não tinha um mísero clips em casa pra fazer a ligação preto/verde...

Enfim.
Alguém já teve algum problema parecido? Como resolveu? Algum procedimento que eu deva tentar?

Qualquer dica e sugestão agradeço desde já!!!
 
Quando você instalou o air cooler novo, você exerceu muita pressão nos parafusos, ou seja, apertou-os até não ter mais condição de girar? Se sim, verifique atrás da placa-mãe se não existe nenhuma marca de dano aparente no PCB, de trilhas rompidas e coisas do tipo.

O PC tem speaker? Ligá-lo sem as memórias faz o PC bipar ou não?

Falouws :cool:
 
Quando você instalou o air cooler novo, você exerceu muita pressão nos parafusos, ou seja, apertou-os até não ter mais condição de girar? Se sim, verifique atrás da placa-mãe se não existe nenhuma marca de dano aparente no PCB, de trilhas rompidas e coisas do tipo.

O PC tem speaker? Ligá-lo sem as memórias faz o PC bipar ou não?

Falouws :cool:

Sim, eu tentei deixar o mais firme possível, mas eu retirei ele pra ver a situação depois do ocorrido e não parecia ter danificado nada, até pq a parte de encaixe atrás da placa-mãe é de plástico, mas enfim, vou verificar com mais calma essa noite, ontem foi uma correria... obrigado pela dica!

Quanto as memórias, não tentei iniciar o pc sem, mas ele não chega a ligar pra bipar e acusar algum erro com as mesmas...
 
O mais óbvio a se pensar é que houve dano a placa-mãe na instalação do water cooler. O ideal é levar numa assistência para testarem cada componente e confirmarem se a placa-mãe foi pro espaço.
 
O mais óbvio a se pensar é que houve dano a placa-mãe na instalação do water cooler. O ideal é levar numa assistência para testarem cada componente e confirmarem se a placa-mãe foi pro espaço.

Como eu disse, também pensei nessa possibilidade, mas por não ter nada aparente acho muito estranho, vou postar fotos assim que eu chegar em casa! Espero não ser esse o problema, sinceramente 😢
 
Verificou cabeamento, cabo de energia do cooler? Chegou a retirar o processador? Realmente é bem raro ferrar a placa-mãe trocando um air cooler, mas tratando-se de informática tudo pode acontecer...
 
Verificou cabeamento, cabo de energia do cooler? Chegou a retirar o processador? Realmente é bem raro ferrar a placa-mãe trocando um air cooler, mas tratando-se de informática tudo pode acontecer...

o cabeamento está ok, o cabo de energia do cooler pode estar danificado se for algo interno pq não aparenta nada de errado, retirei o processador também e não há nenhum dano... mistérios
 
ATUALIZAÇÃO

Fiz mais alguns testes:

- Clear no CMOS
- Diversas combinações nos slots de memória
- Dois CPU coolers diferentes
- Teste na fonte (que ligou todos os fans diretamente ligados nela)
- Teste fora do gabinete
- Retirei o processador, nenhum pino danificado
- Verifiquei ao redor do slot do processador, sem danos aparentes

Não tem mais nenhum teste que eu consiga fazer por conta própria, além disso precisaria de peças sobressalentes para verificar.
Vou deixar o PC na assistência e ver o que eles descobrem. Até poderia acionar a garantia diretamente, porém, de nada adianta mandar o componente errado e acabar perdendo 1 mês nisso, apesar de eu acreditar que seja algum curto na placa-mãe.

Enfim,
se alguém passar por algo parecido, fica o relato.
 
Se a assistência técnica achar algo de errado, manda aqui no post, tô com o mesmo problema.
 
Se a assistência técnica achar algo de errado, manda aqui no post, tô com o mesmo problema.

Vc tem a mesma placa-mãe que eu?
Digo o mesmo, se descobrir o problema volta pra deixar o relato.
Vou deixar só a placa-mãe na assistência a princípio, acho difícil ser outra coisa.
 
A minha é uma B450m tbm mas é da Asus, pesquisa sobre "solda fria" e "secador de cabelo pra Arrumar PC" que vai achar um monte de gente com o mesmo problema. Eu vou mandar pra assistência técnica, se conseguir arrumar eu mando uma resposta.
 
Rapaz, tentou não ligar a placa mãe sem nenhum componente e só o CPU_fan? Remova até o chip da BIOS se for possível, normalmente ela vai iniciar e ficar girando o fan sem parar.
Outra coisa não muito recomendada mas dá pra fazer sem nenhum componente apenas um fan é um jumper na fonte com o fio verde e preto, ligado na placa mãe. Dá pra ir com o dedo mesmo procurando um aquecimento em algum componente. Tentar ligar também sem o 4+4 pinos CPU da fonte e só o ATX 24 pinos, pra ver se ela starta. Se iniciar, existe um curto na área do Vcore.

Cuidado com esses malucos que jogam calor sem parar na placa, BGA deixou de ser defeito principalmente em PCH e socket pois não devem fabricar calor de mais feito uma GPU, aquecer acima da temperatura de um secador de cabelo pode fazer ela envergar e danificar componente.
 
Rapaz, tentou não ligar a placa mãe sem nenhum componente e só o CPU_fan? Remova até o chip da BIOS se for possível, normalmente ela vai iniciar e ficar girando o fan sem parar.
Outra coisa não muito recomendada mas dá pra fazer sem nenhum componente apenas um fan é um jumper na fonte com o fio verde e preto, ligado na placa mãe. Dá pra ir com o dedo mesmo procurando um aquecimento em algum componente. Tentar ligar também sem o 4+4 pinos CPU da fonte e só o ATX 24 pinos, pra ver se ela starta. Se iniciar, existe um curto na área do Vcore.

Cuidado com esses malucos que jogam calor sem parar na placa, BGA deixou de ser defeito principalmente em PCH e socket pois não devem fabricar calor de mais feito uma GPU, aquecer acima da temperatura de um secador de cabelo pode fazer ela envergar e danificar componente.

Já tentei startar de todas as maneiras possíveis, acredite. Prefiro deixar na mão de uma assistência pra pelo menos descobrir se é a placa-mãe ou o processador que está com problema. Após isso vou acionar a garantia pq ambos não tem nem 3 meses de uso.
 
Alguma novidade? Fiquei curioso pra saber se o problema foi algum curto na placa-mãe mesmo.
 
Estou no aguardo da resposta da assistência, se vc está curioso imagina eu 🤣 😢

Assim que solucionar, seja trocando algum componente ou acionando a garantia eu volto pra deixar o relato, não tem nada pior do que achar fóruns sem solução, encontrei VÁRIOS assim procurando sobre esse problema que estou passando agora.

A minha é uma B450m tbm mas é da Asus, pesquisa sobre "solda fria" e "secador de cabelo pra Arrumar PC" que vai achar um monte de gente com o mesmo problema. Eu vou mandar pra assistência técnica, se conseguir arrumar eu mando uma resposta.

Talvez o WNoob já tenha tido alguma resposta da assistência dele
 
Aconteceu o esperado, RIP Placa-Mãe 😢

Vou mandar para garantia e cruzar os dedos
 
Última atualização.

Comprei outra placa do mesmo modelo, joguei tudo em cima e saiu funcionando. No final das contas não sei pq isso ocorreu já que fiz exatamente o mesmo processo de instalação do CPU cooler, mas enfim, fica o relato e podem fechar o tópico, agradeço a ajuda de todos! 🙋‍♂️
 
Nossa, tô exatamente com o mesmo problema! Até criei um tópico aqui na área. Minha placa-mãe é novinha, não me vi fazendo nada de errado. Obrigado pela atualização! Espero que o problema seja a placa-mãe mesmo.

 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo