Asus G51vx-RX05 [Zero Edition... +t9800 + Cooling mod temporário]

Zero.

know-it-all Member
Registrado
Vou fazer um breve review do note que peguei tem umas semanas... nesse tempo deu pra usar e dar uma nota pro note.


Bom, é meu primeiro note asus, já tiver um alienware e um sony vaio... mas esse é meu primeiro note que compro após pesqusiar muita, os outros comprei porque apenas"gostei" do modelo...

Acho ele muito bonito, poderia pegar um g7XX, mas me apaixonei pela tampa branca, com o simbolo agressivo da ROG junto as leds, mas o problema era que o processador dele é meio fraco... foi ai quando vi em um fórum que negada geralmente colocava um t9800 ou t9900 em seus notes, foi quando tiver a idéia de compra-lo junto com o processador... tudo saiu um aproximado de 2700 reaos tudo (note + proc) impostos pagos e tudo...

Estou adorando o note, era tudo o que queria, poder jogar meus jogos em qualquer lugar (especialmente no trabalho, onde só fico coçando o saco!) e na facu quando não se tem nada pra fazer!

Ele só está mais como um extra e não como meu computador principal, em casa eu uso meu desktop mesmo, até porque, jogar em 3d de um note não rola.


Aqui o resultado de laguns testes que fiz:


Drivers originais e sem overclock - CPU 2.00 Ghz / GPU 500/800/1250
1280x720 - 8961
1280x1024 - 8672

Com Overclock na CPU @ 2.4 Ghz
1280x720 - 10152
1280x1024 - 9421


DOX Drivers 195.62 / CPU 2.6 Ghz / GPU 575/980/1500
1280x768 - 11402
1280x1024 - 11052

3DMark 06 com o T9800
DOX Drivers 195.62 / CPU 2.93 Ghz / GPU 575/980/1450
1280X768 - 12407
1280x1024 - 11621

DOX Drivers 195.62 / CPU 3.31 Ghz / GPU 575/980/1450
1280x768 - 12989
1280x1024 - 12011



Medi pouco as temperaturas, mas pelo tempo que fiquei medindo, percebi que o negocio esquenta... e MUITO!

Só pra ter uma idéia ,a GPU chegava a 95 graus jogando Splinter Cell Conviction, e 102 Graus Jogando Crysis no Very High...

Foi ai que tiver que operar o sujeito!
Esse é o unico ponto que tenho a reclamar do note e da asus, porra, colocar uma entrada de ar fake pro cooler é foda!:nugget:

Essa entrada aqui, acredite se quiser, é apenas um adesivo, se abrir a tampa não TEM BURACO algum do outro lado! (a foto não é minha, esqueci de tirar foto antes da operação)

P10100601.jpg



depois do trabalhão que deu, ficou assim:







Eu sei, ficou horrível! É apenas provisório, comprei uns mods prontos, que chegam aqui no brasil em algumas semanas..

Não sabem q diferença que isso fez, sabem o splinter cell que chegava a 95 graus? não passa de 82 agora, e o crysis não passa de 88, isso na temperatura ambiente, no ar-condicionado ficar mais baixo que isso. (geralmente fico mais no ar com ele... no trampo e no trabalho)

em idle caiu de 67 para 59



Temperatura do processadores sempre foi normal, pelo menos isso!


Sobre desempenho em jogos, eu apenas tiro pelo crysis! Consigo manter 35~40 fps no crysis warhead no enthusiast sem aa e resolução nativa, e 35 em média com aa, sem overclock, com over passa fácil disso, mas não usava muito já que esquentava pra kct, agora com o mod dá pra arriscar mais.

BOm, pra mim foi um ótimo CxB, estou adorando ele, e a unica coisa que eu tinha do que reclamar, que eram as temperaturas eu já resolvi!

Fica algumas fotos,se deixei de dizer algo nesse review ou se quiserem perguntar algo, fique avontade, tenho preguiça pra essas coisas :said: hehe






 
Última edição:
Tenho um desse e é muito bom.Qual o site que vc comprou o processador e os mods prontos?
 
Procurei no ebay e não achei.Daria pra passar o link?Tenho o mesmo problema com temperatura aqui.
 
Olá amigo, não sei como consegue temperaturas tão baixas...
No meu G51VX, estou usando o driver197.16 da nVidia, acredito ser o mais recente.

Sem overclock, com o clock padrão de fábrica (500/799/1250), chego a pegar 93C rodando algumas horas de Age of Empire III - War Chiefs.

g51vxtemp.gif


Também realizei a mesma modificação que você, criei um buraco onde deveria existir de fábrica. Vale ressaltar que alcancei essa temperatura de 93C com esse buraco e uma base com cooler da Thermaltake no clock de fábrica.

Por isso meu espanto em ver você conseguir idle abaixo de 60C e Crysis abaixo de 95C. Será que estou fazendo alguma *****?

O cooler que uso é o que se segue na foto abaixo:

thermaltake_massive23st.jpg
 
Você chegou a trocar a pasta térmica? Qual a versão do driver da placa de vídeo que você usa?
Fazer o undervolt implica em um pior desempenho da VGA?

não troquei a pasta termina não, mas vou comprar uma pasta termica a base de prata akasa 450, nos notebooks review ela ela chegou a diminuir 10 graus da cpu e vga!

um tubo dela grande custa 60 reais!

no caso so undervolting, ele não vai diminuir o desempenho da vga, pois a mesma em stock está com com a voltagem acima do normal, basta colocar a voltagem que o cara sugere no topico que funcionará tranquialmente sem perda de perfomance...


nos testes acima eu usava os drivers mais atuais, mas vi em um fórum que os drivers 186.82 são os drivers que esquentam menos a VGA, pelos testes ele diminuiu até 4 graus!
 
Esse mod ajuda mesmo, fiz no meu e deu uma boa melhorada.
 
olha a quanto chegou a temperatura da vga em idle ( temperatura ambiente deve tá uns 27 graus)

temphw.jpg


imagina depois de passar pasta termica e colocar uns blocos de bronze no chipset... esses drivers são realmente bons!
 
Muito estranho, cheguei até a entrar em contato com a ASUS, eles me pediram para atualizar a BIOS para versão mais recente, isto é, versão 205, mas eu já havia feito isso.

O estranho é que em idle, a temp. varia de 65C a 90C. Isso sem OC.

O incrível é que você consegue baixas temp. e ainda com OC. O melhor OC que testei foi 600/1000/1500, rodou Crysis lisinho, fps de 25~40+. Muito bom. Mas a temp. teve máximas de 101C. A partir deste OC, OC superiores tem ganho pouco significativo de fps, em torno de 2 a 4 frames a mais, não vale a pena se arriscar por tão pouco.

E tudo isso com a mod. do cooler + mesa da Thermaltake.

Qual a BIOS que você está usando? Eu devo estar errando em alguma coisa...
 
essas temps estou pegando sem OC! e a versão da bios nem sei, to usando a que veio mesmo :s
 
essas temps estou pegando sem OC! e a versão da bios nem sei, to usando a que veio mesmo :s

Após o undervolt obtive resultados realmente significantes. Há 4 tipos de voltagens pré determinadas na GPU, 3 definidas para aplicações 2D e pouco 3D como navegar na internet e usar o aero do Windows e 1 para aplicações que exigem muito uso da GPU, como jogos.

Resumo, o orignal é 8.5V para 2D e 9.5V 3D intenso. Da primeira vez reprogramei a BIOS da GPU para 7.5V/9.0V, funcionou lindamente, baixou a temp em quase 6C. Mas ao setar OC em 550/950/1375 e executar o Furmark para teste de estabilidade, deu pau. Voltei a reprogramar a BIOS para 7.5V/9.5V e funcinou com os OCs de costume como 600/1000/1500.

Dessa forma, em IDLE, consigo temp. relativamente baixas e em LOAD não chego mas a atingir os 100C.

Entrei em contato com a ASUS, e me informaram que notebooks da linha gamer geralmente rodam a 95C, e "[...] se o equipamento não está apresentando travamentos durante sua utilização, desligamentos inesperados ou qualquer ação que possa ser caracterizado como uma avaria, consideremos o mesmo operante dentro dos limites seguros; por ser uma "caixa" fechada de espaço bem limitado para componentes, os notebooks da linha gamer tendem a esquentar mais do que outros, visto que os processadores robustos, bem como as placas de vídeo integradas, exigem uma maior utilização de energia elétrica para seu funcionamento, acarretando o aumento da temperatura destes componentes.".

Ou seja, falaram, falaram e não disseram nada...

Bom, teoricamente meu problema com altas temperaturas e OC se passaram, mas ainda estou buscado uma maior refrigeração e para isso tentarei a pasta térmica que dizem ser a melhor do mundo, então postarei os resultados.

E está a um preço bem aceitável.
 
vou comprar a pasta semanda que vem! postarei meus resultados também!


Uma dica é sempre colocar o modo da VGA em adaptiva no painel da nvidia, e usar os drivers que citei ali encima, fazem bastante diferenças, tanto que a palca em quase 100% de uso chega no max a 87 graus
 
Se você está tendo problemas de temperatura com a placa de video, recomendo que você abra o notebook e faça uma limpeza, retire todo pó e poeira acumulados. Ajudará bastante..
 
Se você está tendo problemas de temperatura com a placa de video, recomendo que você abra o notebook e faça uma limpeza, retire todo pó e poeira acumulados. Ajudará bastante..

isso realmente ajuda, mas no meu caso não muito devido o note ser novo :s
 
Aquela grade ali ajuda e ao mesmo tempo atrabalha, ajuda no quisito sujeira e atrapalhar na saida eficiente de ar quente.

Se você colocar esses cooler para notebook, com o tempo irá notar que vai estar bem sujo o cooler do notebook.

Difícil achar um sistema de refrigeração totalmente eficiente para notebook, até porque é escasso o espaço para várias ventoinhas.
 
Depois do undelvolt atingi máximas de 91C, o que é muito bom comparado com as temps que atingia anteriormente. IDLE tem ficando em 60C.

Mas sim, vou limpar mesmo, notei que está rpecisado de uma limpeza urgente, já vai fazer quase 1 ano de idade esse note. Pensei em passar pra frente e pegar o G73, esse sim tem 2 coolers, e o sistema de refrigeração me pareceu bem eficiente. O problema é a placa, não gosto muito da ATI, apesar de nesse exato momento ser a lider em gráfico high-end.

Bom, vou fazer a limpeza, passar a pasta e mais tarde postar os resultados.

Ah, esqueci de perguntar, Zero, você utilizou alguma cola especial para grudar a grade do novo buraco do note? Alguma para altas temperaturas e afins?
 
Aquela grade ali ajuda e ao mesmo tempo atrabalha, ajuda no quisito sujeira e atrapalhar na saida eficiente de ar quente.

Se você colocar esses cooler para notebook, com o tempo irá notar que vai estar bem sujo o cooler do notebook.

Difícil achar um sistema de refrigeração totalmente eficiente para notebook, até porque é escasso o espaço para várias ventoinhas.

De qual grade você se refere? E pq atrapalha na saída eficiente de ar quente?
 
Dava para por um Quad, mas ai não sei como se comportaria a temperatura do processador. Vou fazer isso (Quad) no meu futuramente, pois mesmo com meu C2D não me deixa na mão.
A temperatura do meu note fika em 47C e sobe pra 70C jogando.
 
Dava para por um Quad, mas ai não sei como se comportaria a temperatura do processador. Vou fazer isso (Quad) no meu futuramente, pois mesmo com meu C2D não me deixa na mão.
A temperatura do meu note fika em 47C e sobe pra 70C jogando.

Você também fez a mod?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo