• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

ASUS - TUF Dash - Intel Core i7 - 16GB DDR5 - RTX 3070 - Esquentando muito GPU e CPU

g1lt0n

Member
Registrado
Boa noite pessoal,

Recentemente adquiri um notebook com essa configuracao, basicamente um i7 12650h com uma 3070.

Acontece que ele esta batendo 100ºc de CPU jogando qualquer jogo (da alguns thermal trottlings ate) e a GPU a 87 graus, ja tentei algumas configuracoes com software/hardware nativos pra limitar o aumento de clock do processador e tal, mas nao ajudou. Ele funciona normal, so realmente to achando MUITO quente, inclusive usando ele fechado plugado no monitor, como fazia com meu nitro 5, quando abri a parte em cima do teclado estava muito quente, a ponto de nao conseguir encostar a mao.

Alguem com experiencia pra dividir sobre esse modelo? eh desse jeito mesmo? sera que vale troca de pasta termica mesmo ele sendo novo?
 
Boa noite pessoal,

Recentemente adquiri um notebook com essa configuracao, basicamente um i7 12650h com uma 3070.

Acontece que ele esta batendo 100ºc de CPU jogando qualquer jogo (da alguns thermal trottlings ate) e a GPU a 87 graus, ja tentei algumas configuracoes com software/hardware nativos pra limitar o aumento de clock do processador e tal, mas nao ajudou. Ele funciona normal, so realmente to achando MUITO quente, inclusive usando ele fechado plugado no monitor, como fazia com meu nitro 5, quando abri a parte em cima do teclado estava muito quente, a ponto de nao conseguir encostar a mao.

Alguem com experiencia pra dividir sobre esse modelo? eh desse jeito mesmo? sera que vale troca de pasta termica mesmo ele sendo novo?

Até falei isso hoje em outro tópico, não é muito legal usar notes gamers com a tampa fechada (nem faz muito sentido) o calor acaba sendo dissipado pelo teclado também (não que tenha sido feito para isto) mas acontece. Fechando a tela o calor acaba ficando "preso" ali.

Ia justamente dar a dica de até mesmo desativar o turbo boost, além de fazer undervolt e talvez criar perfis com clocks mais baixos para 3070, no caso de games que não precisem de todo o poder da placa. Travar em 60fps também ir reduzir MUITO as temperaturas (menor carga para CPU e GPU).

* Não vale a troca da pasta, só se vc deu azar e tiver muito mal aplicada, as vezes o ganho é mínimo mesmo usando as melhores pastas do mercado, o que acontece é que o teu config é muita potência que a refrigeração do TUF Dash não está dando conta. Config desse em note eu só compraria se tivesse um water cooler com os usados pela Avell/XMG (além dos XMG em geral serem liberados para undervolt) .
 
Segue dicas de como configurei o meu Helios 300.

"Eu sei que o Predator assim como outros Notebooks gamer tem um problema crônico de temperatura se utilizar o mesmo em stock. Eu prefiro perder um pouco de performance com o objetivo de ter um sistema com uma temperatura controlada. Fiz um teste rapido aqui no Fortnite com o sistema em default e com as limitações que eu utilizo. Utilizo o ThrottleStop para limitar a CPU em 3.2GHz e o Afterburner para limitar a GPU em 700mV e 1.500MHz. A diferença de temperatura fica em torno de ~20% enquanto a de consumo de energia ~40% e o FPS em ~13%. A perda de desempenho é aceitável pelo menos para mim."

comparativo2.png


Comparativo.png
 
Muito obrigado pelas respostas pessoal.

Triste o fato de precisar fazer essas alterações pra rodar o notebook mais fresco, deveriam ter opções mais "de fabrica" pra controlar isso, a temperatura da 3070 e do i7 12g são meio bizarras, 100 graus e 80 graus eu achei muuuito alto.

Vou seguir as orientações e partir pro throttlestop, tampa aberta e jogos travados!
 
Muito obrigado pelas respostas pessoal.

Triste o fato de precisar fazer essas alterações pra rodar o notebook mais fresco, deveriam ter opções mais "de fabrica" pra controlar isso, a temperatura da 3070 e do i7 12g são meio bizarras, 100 graus e 80 graus eu achei muuuito alto.

Vou seguir as orientações e partir pro throttlestop, tampa aberta e jogos travados!
Você está usando um suporte ou base cooler de qualidade? Isso ajuda a reduzir as temperaturas na média de 5 a 7ºC.
A temperatura ambiente também conta muito, mas nem sempre é possível melhorar...
Experimentou alterar para o modo Performance em vez do modo Turbo? Haverá uma perda de desempenho, mas pode ser interessante pela diminuição das temperaturas e nível de ruído.
Undervolt da GPU ajuda bastante, vale a pena!
Dá uma olhada nesse review da versão com 3060 e i7-12650H. Tem muita informação interessante!
Acredito que na questão térmica deve ser similar ao seu (a diferença pode colocar na conta da temperatura ambiente) já que o TGP da 3060 deve ser o mesmo da 3070 neste notebook (máx 105W):
 
Gente, o amigo aqui é bem burro.

Existe uma aba na ferramenta nativa do asus tuf que da pra setar algumas configurações manualmente, entre elas: Thermal Target da GPU e Power Limit do processador.
Enfim, coloquei tudo no minimo, Thermal Target da GPU a 75 graus e PL 1 e 2 do processador a 28W (pois é).
Ainda nao testei em jogos, no 3dmark passou de
Graphics Score - 7 646
CPU Score - 9 738
Para
Graphics Score - 7 074
CPU Score - 6 242

Curiosamente a CPU continua batendo 98 graus em alguns momentos, mas com menor frequencia e em menos cores.

Bom, com a ferramenta permitindo salvar os perfis, fica mais agradavel encontrar um equilibrio, no final das contas o notebook tem exatamente o que eu reclamei que ele não tinha, agora é testar.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo